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A manutenção do capacete

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Ferro:
O seu capacete foi projectado para lhe permitir passeios seguros e confortáveis por muitos anos. Para manter o seu capacete com um aspecto novo e sentir-se confortável, recomenda-se que tenha em mente estas indicações ao fazer a manutenção do seu capacete. Não esqueça que o seu capacete é constituído por uma variedade de diferentes materiais, logo é importante limpar as várias partes tendo em conta essas diferenças, nunca utilizando solventes orgânicos, diluentes ou gasolina.
 
Limpeza exterior
Na limpeza exterior do seu capacete pode utilizar os mesmos produtos concebidos para a limpeza dos automóveis, pois quase todos os capacetes levam um acabamento idêntico ao dos automóveis. Pode utilizar produtos para a remoção de riscos e polimento, tendo o cuidado para não polir demais, pois poderá abrasar demais a camada de acabamento (verniz), chegando à camada de pintura. O capacete serve para protecção e não como elemento decorativo, no entanto, se colocar autocolantes tenha o cuidado de limpar a superfície com água e um detergente neutro para eliminar pó e gorduras. Quando remover autocolantes do capacete, ficam sempre resíduos de cola, que poderá remover com álcool etílico (70º ou 95º), limpando com água e sabão logo de seguida.

As peças plásticas (que incluem a viseira) não devem ser limpas com solventes porque estes agentes são absorvidos pelo material plástico e podem fazer com que se deteriorem e se enfraqueçam com o tempo. Os agentes de limpeza corrosivos (ácidos ou alcalinos), como os líquidos de limpeza de janelas que contêm amônia, devem igualmente ser evitados. A viseira deve ser limpa usando um pano macio ou um cotonete de algodão com água limpa.

 
Limpeza interior
O forro removível deve ser retirado e lavado à mão em água limpa usando um agente de limpeza neutro ou então colocando na máquina de lavar numa rede de lavagem. O forro fixo deve ser limpo com um pano húmido que contenha um agente de limpeza neutro. Após a limpeza, todas as peças devem ser completamente secas à luz solar directa a fim impedir o aparecimento de odores desagradáveis.

O forro de EPS (poliestireno expandido) não resiste a solventes nem a calor excessivo, pelo que deve ser tratado com um cuidado particular durante a limpeza. Deve ser limpo usando somente um pano húmido a fim evitar riscar.


 
Limpeza dos canais de ventilação
A poeiras, a sujidade e até insectos podem ficar acumuladas nestas zonas. Se possível, utilize um compressor a ar para soprar toda esta sujidade. Deve retirar o forro interior do capacete para proceder a esta operação.
 
Apertar e remover os parafusos
Por vezes é necessário ajustar alguma peça do capacete, tal como o suporte da viseira. Tenha atenção para não apertar demais estes parafusos pois podem-se partir, se forem de plástico, ou rasgar-se se forem de alumínio.
 
 
Fonte:
http://mxdirtrider.com/h-resources/s-about-Maintaining-your-helmets.htm
http://www.motonline.pt/left/tecnica/artigos_interesse/index.asp?ART_ID=64

Traduzido e adaptado por
Amadeu Ferro/2010©

Paulo Varela:
Grande Ferro

Já começam a ser imperdíveis estes teus posts...
Mais um com excelente qualidade e de "serviço publico"...

Parabéns...

ZEV:
Nunca é demais lembrar que isto (limpar o capacete) é de extrema importância, afinal é onde enfiamos a cabeça de cada vez q andamos de moto.
No entanto, tbm n convém exagerar - especialmente na limpeza do forro; podem-se danificar + rapidamente as esponjas, ou verificar-se a sua diminuição de tamanho/espessura.

Há um tempo escrevi um texto sobre limpeza de capacetes: vou procurar.

veigolas:
Grandes dicas, muito bom!

tparracho:
Já alguém experimentou lavar o forro interior do capacete? Quanto tempo +/- demora a secar?

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