Autor Tópico: Sintomas de segmento colados  (Lida 16378 vezes)

eltugap1

  • Visitante
Sintomas de segmento colados
« em: 14 de Setembro de 2015, 14:41 »
Boa tarde estava com uma duvida, uma mota trabalha com 2 segmentos se um deles tiver colado qual e o sintomas que uma mota da?  _pensador_

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Sintomas de segmento colados
« Responder #1 em: 14 de Setembro de 2015, 14:44 »
Depende de qual estiver na sucata, um é da compressão e a mota fica sem compressão e o outro é do oleo, começa a mamar oleo

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Sintomas de segmento colados
« Responder #2 em: 14 de Setembro de 2015, 14:49 »
Boa tarde estava com uma duvida, uma mota trabalha com 2 segmentos se um deles tiver colado qual e o sintomas que uma mota da?  _pensador_

São dois de compressão e um de óleo. Os motores a 4 tempos usam 2 de compressão e 1 de óleo.

João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

eltugap1

  • Visitante
Re: Sintomas de segmento colados
« Responder #3 em: 14 de Setembro de 2015, 14:51 »
a minha tem a mania de colar sempre o segundo segmento porque? e a mota depois não pega por ter muito oleo

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Sintomas de segmento colados
« Responder #4 em: 14 de Setembro de 2015, 14:53 »
São dois de compressão e um de óleo. Os motores a 4 tempos usam 2 de compressão e 1 de óleo.

João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_ scooter_ _scp_

Sim, é isso mesmo _pol_

eltugap1

  • Visitante
Re: Sintomas de segmento colados
« Responder #5 em: 14 de Setembro de 2015, 14:56 »
a minha só usa 2 ela nao pega quer dizer passado o tempo a tentar ja pega mas sempre que abro a cabeça tem sempre o segundo segmento colado. descolo ele e a mota ja fica a trabalhar bem por uns meses la volta outra vez o problema segmento colado

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Sintomas de segmento colados
« Responder #6 em: 14 de Setembro de 2015, 15:00 »
Quando agarra um dos segmentos é porque tem alguma parte a toda a volta do piston, na cavidade do segmento que está muito justa.

Ou também pode ser que o segmento de óleo já não está a fazer o seu trabalho, isto é:

Quando o piston desce o segmento de óleo traz para baixo todo o óleo que o piston levou para cima para se lubrificar.

Quando o segmento já não traz para baixo todo o óleo, este vai agarrar no 2º segmento e com as altas temperaturas vai ganhando carvão e bloqueia o 2º segmento e agarra.

Espero ter ajudado.

João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

eltugap1

  • Visitante
Re: Sintomas de segmento colados
« Responder #7 em: 14 de Setembro de 2015, 15:07 »
hummm estou a ver pode ser também do oleo ser uma bosta vou ver melhor o que se esta a passar.

sendo assim e por isso que acumula tanto óleo e a mota tem dificuldade a pegar, e também pode originar do tipo tu ires na boa a conduzir e afugar e desligar só passado um tempo e que ela volta de novo a vida?  _pensador_

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Sintomas de segmento colados
« Responder #8 em: 14 de Setembro de 2015, 15:13 »
Bem o teu motor é a dois tempos. Expliquem sempre bem a situação, senão estamos aqui a falar pró boneco.

Pelos sintomas que indicas é excesso de óleo na mistura e ou de má qualidade, ganha carvão e cola.

Em Coimbra tens um representante da Sym, a Motoclinic na Estrada para a Figueira. Vai lá ter com o Sr Paulo ele resolve a situação.

João

Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

eltugap1

  • Visitante
Re: Sintomas de segmento colados
« Responder #9 em: 14 de Setembro de 2015, 15:18 »
e que eu vou fazer senão estou lixado _pol_ obrigado pela ajuda.

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Sintomas de segmento colados
« Responder #10 em: 14 de Setembro de 2015, 22:50 »
Se o segmento agarra e varias vezes parece-me que geometricamente já não bate a bota com a perdigota... Ou seja tem folgas não uniformes no perímetro do pistão... esse cilindro cheira-me que já foi retificado ou levou alguma camisa... Posso estar enganado mas por vezes a coisa não corre bem...

EDIT: vi agora que é dois tempos o motor e apaguei a história do óleo...

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk
« Última modificação: 14 de Setembro de 2015, 22:55 por cross »

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Sintomas de segmento colados
« Responder #11 em: 15 de Setembro de 2015, 21:45 »
Num motor a dois tempos o óleo de mistura é um dos elementos mais importantes a ter em conta.

Um bom óleo 100% sintético além de proteger ao máximo o motor de todo o tipo de agressões ainda te proporciona um escape limpo e seco, velas a queimar com maior duração e qualidade de queima, melhor arranque quase ausência de fumo a quente e até redução na quantidade de mistura de óleo/gasolina. Numa moto dessas, com um bom oleo 100% sintético basta fazeres a mistura numa proporção de 2%. Mas se fizeres a 2.5% também não fará mal nenhum.

Para teres ideia. o meu pai tem uma serie de ferramentas de jardim com motores a dois tempos (motoroçadores, motoserras, sulfatadores, etc) e durante muito tempo chamava-me maluco querer comprar óleos 100% sintéticos para as mesmas pois eram muito caros e com um litro deles comprava dois ou 3 do mineral.

Claro que de tempos a tempos era tirar velas para limpar ou mesmo substituir pois as maquinas não pegavam. E falamos de maquinas com uso esporádico. Cheguei a ter de tirar escapes para os limpar de tanto carvão que tinham.
O sulfatador até pistão e segmentos teve de levar na altura!
Um dia resolvi oferecer-lhe um litro de óleo semi-sintético (Pennzoil) .

Passados uns tempos veio ter comigo a pedir que comprasse mais daquele e perguntei-lhe o porque da mudança. A resposta foi óbvia, que agora tudo pegava bem, não tinha mudado mais velas, não havia quase fumo e os escapes tinham deixado de pingar. E isto a usar percentagens de mistura para óleo minerais.

Em vez de lhe comprar semi sintético, comprei 100% sintético e mandei fazer a mistura a 2.5% (pois estas máquinas funcionam sempre em regime máximo). Hoje em dia nem discute o preço do oleo que lhe compro (que ronda entre 10 e 15€/litro) e se lhe falar de óleo mineral, diz que é bom mas para olear a serra da motoserra ou coloca nas dobradiças  ;D

Em tempos tive um Suzuki RMX 250, logo motor de uma moto de enduro com cerca de 50cv e nunca deu um único problema de motor. Mas só entravam óleo bons (e caros).

Se tal voltar a acontecer, tenta verificar se tens riscos na camisa do cilindro. Possivelmente não terás pois o colar que falar é o segmento ficar colado ao pistão e não à camisa do cilindro. E se queres um conselho, uma vez que os tens cá fora, aproveita e muda ambos pois é relativamente fácil de fazer e nada caro e fica como novo. Não te esqueças é de fazer uma pequena rodagem. Dá um olho no escape que se calhar também precisará de ser limpo.


Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Milfont

  • Visitante
Re: Sintomas de segmento colados
« Responder #12 em: 21 de Setembro de 2015, 15:58 »
Boas!
eltugap1, eu tive um problema semelhante e foi de muito facil e barata soluçao.
Eu uzava oleo continente 2t semi sintetico e na falta dele em stock com 50% de desconto em cartao tive uma pequena conversa com um funcionario que foi um anjo para minha moto, bastou me poupar 50cents no oleo que ficou boa. ele me disse que motos velhas chegam a um ponto que colam por causa do oleo e nesse caso o melhor oleo e o mineral, entao optei pelo oleo mineral galp para motos a 2t que segundo ele nao qualha fazendo o tal carvao.
Na minha moto que colava sempre que andava ora descolando, mal troquei o oleo para esse, nem 30 km percorridos estava boa, nunca mais fez fumo do escape(ou pelo menos que se veja) e o som do motor parece mesmo de um aspirador novinho.
Esse oleo so custa 7.50.
No meu caso existem duas versoes e como nao entendo disso debatam melhor. uma e que poderia ser a correia de transmissao ou os rolamentos(e esse caso e provavel pois a moto foi a muda de calços de travao e talvez tenha ido ao lugar com a remonta da roda, sei la) e a outra que para min que ouço o colar a anos e faz mais sentido e o que se debate aqui e que condiz com o que o funcionario do continente me disse. Para min foi a unçao milagrosa que curou minha moto...
Comprimentos, M.M.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Sintomas de segmento colados
« Responder #13 em: 21 de Setembro de 2015, 16:28 »
Boas!
eltugap1, eu tive um problema semelhante e foi de muito facil e barata soluçao.
Eu uzava oleo continente 2t semi sintetico e na falta dele em stock com 50% de desconto em cartao tive uma pequena conversa com um funcionario que foi um anjo para minha moto, bastou me poupar 50cents no oleo que ficou boa. ele me disse que motos velhas chegam a um ponto que colam por causa do oleo e nesse caso o melhor oleo e o mineral, entao optei pelo oleo mineral galp para motos a 2t que segundo ele nao qualha fazendo o tal carvao.
Na minha moto que colava sempre que andava ora descolando, mal troquei o oleo para esse, nem 30 km percorridos estava boa, nunca mais fez fumo do escape(ou pelo menos que se veja) e o som do motor parece mesmo de um aspirador novinho.
Esse oleo so custa 7.50.
No meu caso existem duas versoes e como nao entendo disso debatam melhor. uma e que poderia ser a correia de transmissao ou os rolamentos(e esse caso e provavel pois a moto foi a muda de calços de travao e talvez tenha ido ao lugar com a remonta da roda, sei la) e a outra que para min que ouço o colar a anos e faz mais sentido e o que se debate aqui e que condiz com o que o funcionario do continente me disse. Para min foi a unçao milagrosa que curou minha moto...
Comprimentos, M.M.

Desculpa.....oleo mineral melhor?????
Podes não ter tido problemas mas daí a ser melhor vai muito. Compra um bom 100% sintético e vai ver que até notas o motor mais solto.

Em nenhum motor meu entra oleos minerais. Os benefícios que o 100% traz compensa em muito a diferença de preços.
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Milfont

  • Visitante
Re: Sintomas de segmento colados
« Responder #14 em: 23 de Setembro de 2015, 08:31 »
Bons dias!
Ok pgomes78, eu nao sou entendido de oleos, e ando de moto a pouco tempo.
No caso o empregado de secçao de oleos do continente me informou que e melhor para motores velhos, nao posso dar certeza; mas cmonigo funcioou... Alem de ter me descolado o motor(talvez por outra razao?), nao faz mais fumo nenhum e o barulho e bem mais agudo e rapido dando a sensaçao que a rotaçao e maior, sera isso o solto?
Ja agora; podes me dizer exactamente quais sao as desvantagens do mineral. No manual da minha moto diz que ela leva oleo semi sintetico 2t; posso nesse caso por um 100% sintetico? E quais sao as suas mais valias?.
Comprimentos, M.M.

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Sintomas de segmento colados
« Responder #15 em: 10 de Outubro de 2015, 19:09 »
Melhor queima, melhor lubrificação, menos resíduos de queima, (o vulgar carvão que é carbono).

Abraço

Bons dias!
Ok pgomes78, eu nao sou entendido de oleos, e ando de moto a pouco tempo.
No caso o empregado de secçao de oleos do continente me informou que e melhor para motores velhos, nao posso dar certeza; mas cmonigo funcioou... Alem de ter me descolado o motor(talvez por outra razao?), nao faz mais fumo nenhum e o barulho e bem mais agudo e rapido dando a sensaçao que a rotaçao e maior, sera isso o solto?
Ja agora; podes me dizer exactamente quais sao as desvantagens do mineral. No manual da minha moto diz que ela leva oleo semi sintetico 2t; posso nesse caso por um 100% sintetico? E quais sao as suas mais valias?.
Comprimentos, M.M.
[/URL]

Milfont

  • Visitante
Re: Sintomas de segmento colados
« Responder #16 em: 10 de Outubro de 2015, 20:12 »
Boa noite!

Obrigado nunompires pelo esclarecimento da mais valia.
So fiquei na duvida se posso trocar o semi-sintetico indicado no manual da minha 50cc a 2 tempos pelo melhor.
Comprimentos, M.M.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Sintomas de segmento colados
« Responder #17 em: 10 de Outubro de 2015, 22:56 »
Bons dias!
Ok pgomes78, eu nao sou entendido de oleos, e ando de moto a pouco tempo.
No caso o empregado de secçao de oleos do continente me informou que e melhor para motores velhos, nao posso dar certeza; mas cmonigo funcioou... Alem de ter me descolado o motor(talvez por outra razao?), nao faz mais fumo nenhum e o barulho e bem mais agudo e rapido dando a sensaçao que a rotaçao e maior, sera isso o solto?
Ja agora; podes me dizer exactamente quais sao as desvantagens do mineral. No manual da minha moto diz que ela leva oleo semi sintetico 2t; posso nesse caso por um 100% sintetico? E quais sao as suas mais valias?.
Comprimentos, M.M.

Olá.
Um óleo mineral em principio tem menos capacidades de lubrificação bem como de se misturar com a gasolina. Num motor a dois tempos para além de menos poder de aguentar conduções exigentes, exige maior percentagem de óleo na mistura o que faz que as velas queimar pior, isola as mesmas mais facilmente, criam mais depósitos (geralmente a fim de algum tempo os escapes até pingam e chegam a entupir com o "carvão" que se vai formado pelos vapor do óleo não queimado e acaba colado no seu interior que por sua vez, com a temperatura vai queimado nesse local e formando o dito carvão).

Em relação ao mudar de óleo, para melhor e desde que o fabricante não o proíba, podes sempre mudar. Aliás, se o fabricante manda usar semi-sintético, nunca deverás colocar inferior (o mineral é inferior).
Um bom 100% sintético permite-te fazer misturas de 2% em condições de condução normal ou de 2.5% em condições extremas. Como precaução faz-se a 2.5% que nada de mal faz excepto na carteira pois dura menos :-)

Mas a tua moto certamente faz a mistura por ela (deves ter um deposito para meter o óleo de mistura certo?) pelo que como já vem especificada para óleo semi sintético, deve fazer a mistura na casa dos valores que falei. Mas podes controlar isso vendo quantos litros de gasolina gastas para acabar com determinada quantidade de oleo. Se der mais de 2.5% de consumos, mandas fechar um pouco a bomba pois estás simplesmente a desperdiçar.
As motos a 2t fizeram parte da minha juventude (e de muitos da minha idade e mais velhos) quer de 50CC quer de 200 e 250CC. São motos relativamente simples de manter e mesmo reparar a todos niveis. Por esta razão,  por fazerem facilmente muita rotação  e também pelo peso destes motores, continuam a ser muito utilizados em ferramentas como motoserras, cortadores de mato, sulfatadores, etc.

Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Milfont

  • Visitante
Re: Sintomas de segmento colados
« Responder #18 em: 13 de Outubro de 2015, 10:47 »
Boas!
Pedro Gomes, obrigado pelo esclarecimento!

Acho que estou a gastar algo muito diferente dos valores que referenciaste.
Se nao estou em erro gasto na combust˜ao cerca de 800ml por cada 1000km e mais uns 100ml na transmissao. Pelo menos e essa a ideia que tenho, mas nuca verifiquei ao certo.
Hoje vou fazer adiçao de oleo e meço bem o deposito de oleo da combstao e faço contas a gasolina e kilometros para ter uma ideia maisaproximada da realidade e quando puder mandar afinar esse motor, que para min esta claramente a gastar muito oleo.
Ja na transmissao nao tenho como saber quando acaba o oleo. Meu manual diz para por 100ml e ja tive problemas por atestar com mais do dobro...

Em relaçao a qualidade do oleo me desculpem a minha eiguice. Fiquei mesmo com a ideia que seria melhor pelo que notei na minha moto e nem fumo faz ao contrario do semi-sintetico, pelo menos o do continte.
Tenho que estudar melhor os oleos mais adequados para min. Acho ate que alem de utilizar o mineral equivocadamente em relaçao a qualidade estou a por o oleo errado na transmissao. Que adiciono do mesmo mineral.

Obrigado!
Comprimentos, M.M.