Autor Tópico: Que capacete escolher?!  (Lida 8182 vezes)

Ricardo Santos

  • Visitante
Que capacete escolher?!
« em: 13 de Setembro de 2015, 10:39 »
Olá a todos.
Que capacete devo escolher?!
O Capacete aberto MD Speedblock preto "Frost" vendido pela Yamaha por 280€?

http://www.yamaha-motor.eu/pt/acessorios/apparel/gear/riding-gear/capacete-aberto-md-speedblock-preto-frost-/YHE-MJHFB-0M-00/produto.acc?overviewhash=

Ou o Capacete Schuberth M1 de 399€?

http://motoponto.pt/schuberth-capacete-m1-liso

Além do preço, podem me explicar outras diferenças, sff?!


Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« Última modificação: 13 de Setembro de 2015, 10:42 por Ricardo Santos »

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Que capacete escolher?!
« Responder #1 em: 13 de Setembro de 2015, 11:03 »
Aconselho Shoei ou Arai. Várias pessoas (não relacionadas entre si) com décadas de experiência em duas rodas aconselharam-me unanimemente essas duas marcas.

Não significa isto que outras marcas sejam más. Essas duas têm realmente uma grande reputação entre quem já viu muita coisa.

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Que capacete escolher?!
« Responder #2 em: 13 de Setembro de 2015, 11:06 »
Não conheço concretamente os dois modelos que falas mas pessoalmente nunca dei mais de 150euros por um capacete por várias razões mas entendo quem dá mais. Verifica os valores obtidos nos testes de segurança, vê bem o peso de cada um (100g a mais ou a menos faz muita diferença ao fim de umas horas) e sobretudo experimenta cada um deles para ver como assentam porque mesmo tamanho em marcas diferentes têm formas totalmente dispares. Outra coisa, compra sempre apertado, quase a magoar porque ao fim de umas utilizações fica justo e confortável mas se comprares já folgado vai ficar demasiado largo com o tempo e à medida que os forros acamam. Relativamente ao preço, prefiro gastar 150eur e trocar de capacete ao fim de 3 anos do que gastar 600 euros e andar com o capacete 5 ou 6 anos. Além desse pormenor, não é o preço que dita a capacidade de proteção do capacete e como em tudo a marca muitas vezes faz-se pagar não significando isso qualidade acrescida.

Ricardo Santos

  • Visitante
Que capacete escolher?!
« Responder #3 em: 13 de Setembro de 2015, 11:47 »
Obrigado pelas dicas.
Desculpem mas não referi que ambos são Capacetes abertos e o uso será exclusivamente citadino.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« Última modificação: 13 de Setembro de 2015, 13:07 por Ricardo Santos »

pjmartinho

  • Visitante
Re: Que capacete escolher?!
« Responder #4 em: 13 de Setembro de 2015, 12:06 »
o uso será exclusivamente citrino

Mas para beber umas limonadas não é preciso capacete  _lol_ ... Desculpem-me lá, mas não resisti.

Voltando ao tema, penso que a escolha do capacete é uma coisa que deverá ser ponderada cuidadosamente (afinal de contas é ele que nos protege a cabeça, quando o corpo não tem juizo). É melhor procurar capacetes com as melhores classificações SHARP (4 e 5 estrelas) depois, e dentro desses, olhar para a estética e o preço dos mesmos.

E como já foi dito, o melhor é ir às lojas experimentar os diferentes modelos e rápidamente te vais aperceber que 2 capacetes de tamanho L, e de marcas diferentes, te assentam de forma diferente na cabeça.

Só a titulo de exemplo, quando fui comprar o meu capacete aberto, experimentei quase uns 20 capacetes de marcas e modelos diferentes. De acordo com as tabelas das maiorias de marcas, o tamanho de capacete para mim seria um L. Acredita que, no meio de todos os capacetes que experimentei, cheguei a colocar na cabeça um S e servia-me que nem uma luva. Por isso, evita comprar o capacete pela net e vai a uma loja experimentar que, com certeza, te irão fazer um desconto no momento da compra.

Ricardo Santos

  • Visitante
Re: Que capacete escolher?!
« Responder #5 em: 13 de Setembro de 2015, 13:09 »

Mas para beber umas limonadas não é preciso capacete  _lol_ ... Desculpem-me lá, mas não resisti.

Voltando ao tema, penso que a escolha do capacete é uma coisa que deverá ser ponderada cuidadosamente (afinal de contas é ele que nos protege a cabeça, quando o corpo não tem juizo). É melhor procurar capacetes com as melhores classificações SHARP (4 e 5 estrelas) depois, e dentro desses, olhar para a estética e o preço dos mesmos.

E como já foi dito, o melhor é ir às lojas experimentar os diferentes modelos e rápidamente te vais aperceber que 2 capacetes de tamanho L, e de marcas diferentes, te assentam de forma diferente na cabeça.

Só a titulo de exemplo, quando fui comprar o meu capacete aberto, experimentei quase uns 20 capacetes de marcas e modelos diferentes. De acordo com as tabelas das maiorias de marcas, o tamanho de capacete para mim seria um L. Acredita que, no meio de todos os capacetes que experimentei, cheguei a colocar na cabeça um S e servia-me que nem uma luva. Por isso, evita comprar o capacete pela net e vai a uma loja experimentar que, com certeza, te irão fazer um desconto no momento da compra.

Limonada!!! Ahahahahah... Por lapso escrevi citrino... Queria dizer citadino!!! (Já alterei)

Sim sim experimentar, mas estou para comprar uma NMAX e tenho a opção de um ou outro capacete! Nessa medida, peço conselho a todos Vós.

Enorme abraço e boas curvas


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Que capacete escolher?!
« Responder #6 em: 13 de Setembro de 2015, 13:28 »
Olá a todos.
Que capacete devo escolher?!
O Capacete aberto MD Speedblock preto "Frost" vendido pela Yamaha por 280€?

http://www.yamaha-motor.eu/pt/acessorios/apparel/gear/riding-gear/capacete-aberto-md-speedblock-preto-frost-/YHE-MJHFB-0M-00/produto.acc?overviewhash=

Ou o Capacete Schuberth M1 de 399€?

http://motoponto.pt/schuberth-capacete-m1-liso

Além do preço, podem me explicar outras diferenças, sff?!


Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Olá Ricardo Santos!

No que diz respeito aos capacetes já dizia a sabedoria popular: "Cada cabeça a sua sentença..." (literalmente!!!)

Uma pergunta destas no CPM terá sempre respostas do tipo "eu comprei este por isso vai lá ver..." ou "não vale apena comprar este ou aquele porque isto e aquilo..."

Por isso, e para "fugir à norma", vou tentar ajudar-te a tomar uma decisão: O Schuberth M1 é considerado pelos testes que já vi (aqui vai um recente) como a nova bitola para analise de capacetes 3/4 abertos.

Será provavelmente o melhor neste estilo que poderás comprar, mas tem no seu custo o principal defeito, assim como o facto de ter de origem a pré instalação para o M1 SRC Bluetooth intercom, o que explica parcialmente o seu custo elevado. Se já fores dono de um intercom, este poderá ser um ponto contra, caso contrário um ponto a favor! Além disso, é considerado como o primeiro da nova geração de capacetes da Schuberth, o que significa que é de concepção muito recente!!!

O M1 SRC Bluetooth intercom deve andar pelos 180€...

Em relação aos Yamaha Momo não encontrei muito sobre os mesmos mas se são feitos pela Momo serão com certeza capacetes de topo, pelo menos em termos acabamentos, pois a Momo costuma ser exemplar a este nível (hand-made finish)! Tenho ideia que o companheiro Mercúrio tem um destes capacetes, pelo que podes lhe questionar por PM...

Não percas ainda a oportunidade de ver os equivalentes da Shoei (J-Cruise Helmet) ou Arai (X-tend Ram/X-tend). São caros, mas não deverão diferir muito do preço dos Schuberth...
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Ricardo Santos

  • Visitante
Re: Que capacete escolher?!
« Responder #7 em: 13 de Setembro de 2015, 13:33 »

Olá Ricardo Santos!

No que diz respeito aos capacetes já dizia a sabedoria popular: "Cada cabeça a sua sentença..." (literalmente!!!)

Uma pergunta destas no CPM terá sempre respostas do tipo "eu comprei este por isso vai lá ver..." ou "não vale apena comprar este ou aquele porque isto e aquilo..."

Por isso, e para "fugir à norma", vou tentar ajudar-te a tomar uma decisão: O Schuberth M1 é considerado pelos testes que já vi (aqui vai um recente) como a nova bitola para analise de capacetes 3/4 abertos.

Será provavelmente o melhor neste estilo que poderás comprar, mas tem no seu custo o principal defeito, assim como o facto de ter de origem a pré instalação para o M1 SRC Bluetooth intercom, o que explica parcialmente o seu custo elevado. Se já fores dono de um intercom, este poderá ser um ponto contra, caso contrário um ponto a favor! Além disso, é considerado como o primeiro da nova geração de capacetes da Schuberth, o que significa que é de concepção muito recente!!!

O M1 SRC Bluetooth intercom deve andar pelos 180€...

Em relação aos Yamaha Momo não encontrei muito sobre os mesmos mas se são feitos pela Momo serão com certeza capacetes de topo, pelo menos em termos acabamentos, pois a Momo costuma ser exemplar a este nível (hand-made finish)! Tenho ideia que o companheiro Mercúrio tem um destes capacetes, pelo que podes lhe questionar por PM...

Não percas ainda a oportunidade de ver os equivalentes da Shoei (J-Cruise Helmet) ou Arai (X-tend Ram/X-tend). São caros, mas não deverão diferir muito do preço dos Schuberth...

Muito obrigado pela resposta.

Não tenho nenhum acessório de Bluetooth, mas reconheço a vantagem apesar de não necessitar...
O que queria era segurança e beleza estética e ambos cumprem esses requisitos... O que difere?! 100€!!!
Qual seria a tua opção?!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Que capacete escolher?!
« Responder #8 em: 13 de Setembro de 2015, 13:42 »
Muito obrigado pela resposta.

Não tenho nenhum acessório de Bluetooth, mas reconheço a vantagem apesar de não necessitar...
O que queria era segurança e beleza estética e ambos cumprem esses requisitos... O que difere?! 100€!!!
Qual seria a tua opção?!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Se o preço não fosse objecção, iria para o Schubert, até pelo facto de ter pré instalação para o intercomunicador e este ter um preço em linha com os Cardo Q3 e afins (que deverão ser equivalentes).

Mas isto sou eu...

A Motoponto em Algés tinha vários M1 em exposição, eu passaria por lá para ver como me assentavam...
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Que capacete escolher?!
« Responder #9 em: 13 de Setembro de 2015, 13:43 »
Completamente de acordo com o companheiro pjmartinho.

Ademais de isso acho que as opções que apresentas parecem-me extremamente caras.
Se procurares aqui no fórum existem imensas opções e feedback dos companheiros de várias outras marcas com preço qualidade mais razoável. Desde as portuguesas que parecem mais populares fora de Portugal até as ofertas de todos os tipos em lojas que te podem surpreender nas diferenças entre eles.
Boas escolhas

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Ricardo Santos

  • Visitante
Re: Que capacete escolher?!
« Responder #10 em: 13 de Setembro de 2015, 13:44 »

Se o preço não fosse objecção, iria para o Schubert, até pelo facto de ter pré instalação para o intercomunicador e este ter um preço em linha com os Cardo Q3 e afins (que deverão ser equivalentes).

Mas isto sou eu...

A Motoponto em Algés tinha vários M1 em exposição, eu passaria por lá para ver como me assentavam...

Eu vi esse Schuberth na MJPaiva, no Estoril!
Mas o da Yamaha é muito giro.

Portanto ambos são bons em qualidade e segurança (apesar de abertos) e isso é que me importa!

Obrigado pelo apoio e conselhos 😜

Abraço e boas curvas


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Que capacete escolher?!
« Responder #11 em: 13 de Setembro de 2015, 13:59 »
Compra esse da Yamaha e assim ficas com tudo da Yamaha é conjunto completo.

João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Ricardo Santos

  • Visitante
Re: Que capacete escolher?!
« Responder #12 em: 13 de Setembro de 2015, 15:12 »

Compra esse da Yamaha e assim ficas com tudo da Yamaha é conjunto completo.

João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_ scooter_ _scp_

Ahahahahaha...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Que capacete escolher?!
« Responder #13 em: 13 de Setembro de 2015, 17:29 »
Eu prefiro um integral de 150 euros a um jet de 400 euros. Ainda por cima vem aí o inverno...
Posto isto e falando de capacetes jet, já viste os Momo Design? Ficam bem com a Yamaha. _pol_

cgomes

  • Visitante
Re: Que capacete escolher?!
« Responder #14 em: 13 de Setembro de 2015, 19:23 »
Sugiro que experimentes o Schuberth C3 Basic (modular).

Ricardo Santos

  • Visitante
Re: Que capacete escolher?!
« Responder #15 em: 13 de Setembro de 2015, 19:39 »

Eu prefiro um integral de 150 euros a um jet de 400 euros. Ainda por cima vem aí o inverno...
Posto isto e falando de capacetes jet, já viste os Momo Design? Ficam bem com a Yamaha. _pol_
Ainda não, mas vou ver!

Obrigado 😜


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Que capacete escolher?!
« Responder #16 em: 13 de Setembro de 2015, 21:50 »
Certíssimo. A classificação SHARP é fundamental no apoio à decisão.

Mas para beber umas limonadas não é preciso capacete  _lol_ ... Desculpem-me lá, mas não resisti.

Voltando ao tema, penso que a escolha do capacete é uma coisa que deverá ser ponderada cuidadosamente (afinal de contas é ele que nos protege a cabeça, quando o corpo não tem juizo). É melhor procurar capacetes com as melhores classificações SHARP (4 e 5 estrelas) depois, e dentro desses, olhar para a estética e o preço dos mesmos.

E como já foi dito, o melhor é ir às lojas experimentar os diferentes modelos e rápidamente te vais aperceber que 2 capacetes de tamanho L, e de marcas diferentes, te assentam de forma diferente na cabeça.

Só a titulo de exemplo, quando fui comprar o meu capacete aberto, experimentei quase uns 20 capacetes de marcas e modelos diferentes. De acordo com as tabelas das maiorias de marcas, o tamanho de capacete para mim seria um L. Acredita que, no meio de todos os capacetes que experimentei, cheguei a colocar na cabeça um S e servia-me que nem uma luva. Por isso, evita comprar o capacete pela net e vai a uma loja experimentar que, com certeza, te irão fazer um desconto no momento da compra.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Que capacete escolher?!
« Responder #17 em: 14 de Setembro de 2015, 10:29 »
100% de acordo, comprar um capacete sem experimentar é um salto para o escuro :), mas nada de impede de passares por umas lojas para experimentar e depois de escolher podes comprar onde encontrares melhores condições ;)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"