Autor Tópico: Scooter para cidade  (Lida 33452 vezes)

JViegas

  • Visitante
Re: Scooter para cidade
« Responder #50 em: 16 de Setembro de 2015, 11:54 »
Olá e desejo-te uma boa escolha independentemente do modelo.

Permite-me salientar que a escolha do ABS é sempre uma mais valia na segurança. Se não existem agora condições para "chegares" ao modelo com ABS, recomendaria sempre esperar um pouco mais até te ser permitido.

No entanto por vezes não se pode esperar e devem ser tomadas decisões. Terás que chegar a um compromisso pessoal, onde os risco será sempre algo a teres em conta e na forma como irás circular nas estradas. É claro que existem situações que não controlamos e para isso é sempre preciso sorte.

No entanto e porque não deves a sorte reger a forma como conduzes na estrada, é a escolha do equipamento adequado. Não digo/escrevo o melhor, mas sim o adequado e quem sabe, num futuro próximo poderás comprar o melhor que te for possível.

Faz contas e mais contas. Visita as lojas, sites, etc.

Boa sorte.


RichieKnight

  • Visitante
Re: Scooter para cidade
« Responder #51 em: 16 de Setembro de 2015, 11:55 »
Best MaxiScooter = Xmax 125 ABS

Malakyth

  • Visitante
Re: Scooter para cidade
« Responder #52 em: 16 de Setembro de 2015, 13:12 »
Best MaxiScooter = Xmax 125 ABS
Até pode ser... mas não é para os valores que quero ;)

E para o uso que lhe vou dar é demais...

Olá e desejo-te uma boa escolha independentemente do modelo.

Permite-me salientar que a escolha do ABS é sempre uma mais valia na segurança. Se não existem agora condições para "chegares" ao modelo com ABS, recomendaria sempre esperar um pouco mais até te ser permitido.

No entanto por vezes não se pode esperar e devem ser tomadas decisões. Terás que chegar a um compromisso pessoal, onde os risco será sempre algo a teres em conta e na forma como irás circular nas estradas. É claro que existem situações que não controlamos e para isso é sempre preciso sorte.

No entanto e porque não deves a sorte reger a forma como conduzes na estrada, é a escolha do equipamento adequado. Não digo/escrevo o melhor, mas sim o adequado e quem sabe, num futuro próximo poderás comprar o melhor que te for possível.

Faz contas e mais contas. Visita as lojas, sites, etc.

Boa sorte.

Pois... mas a verdade é que também não quero/posso ir mais além... já estou a esticar a corda aqui em casa, se é que me faço entender:  Ela-> _martelada_ e eu sou o da esquerda  :))


Outra questão - Seguros: Quando falam de ~100€ é seguro contra todos ou só terceiros?

JViegas

  • Visitante
Re: Scooter para cidade
« Responder #53 em: 16 de Setembro de 2015, 14:12 »
Até pode ser... mas não é para os valores que quero ;)

E para o uso que lhe vou dar é demais...

Pois... mas a verdade é que também não quero/posso ir mais além... já estou a esticar a corda aqui em casa, se é que me faço entender:  Ela-> _martelada_ e eu sou o da esquerda  :))


Outra questão - Seguros: Quando falam de ~100€ é seguro contra todos ou só terceiros?

Então companheiro, se me permites:
É em conjunto que devem decidir, pois uma decisão que implica o "investimento" em milhares de €€€€ e que pode "abalar" o orçamento familiar, deve ser analisada em conjunto e pesados os prós e os contras seguir no melhor para ambos. A maxi é "apenas" uma máquina. Se não vier agora...paciência.

Relativamente aos seguros, os 100€ são para seguros contra terceiros, pois tenho sérias duvidas de um seguro contra todos os risco nesses valores). O meu seguro anda à volta desse valor, é contra terceiros, pois contra roubos ou contra todos pediam-me 400 €. Pago o seguro trimestralmente para não doer tanto na carteira.

Nuno Robin

  • Visitante
Re: Scooter para cidade
« Responder #54 em: 16 de Setembro de 2015, 14:37 »
Como já referi anteriormente, o meu seguro ficou, após contacto com vários mediadores conhecidos, por 86 €, sendo que outro me fazia por 92 €. Seguro contra terceiros.
Contra todos os riscos fica por 400 €, pois além de cobrir todos os danos, cobre roubo (o que faz com que seja bem mais caro que um seguro automóvel contra terceiros com cobertura furto ou roubo). Pois a scooter é muito mias fácil de ser roubada!

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Scooter para cidade
« Responder #55 em: 16 de Setembro de 2015, 15:41 »
Vê aqui no fórum as parcerias.
Seguros RC para scooters a 64 patacas, adicional de 17.50 para acidentes pessoais  _pol_
Se escolheres Honda pode ficar mais barato.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Scooter para cidade
« Responder #56 em: 16 de Setembro de 2015, 16:03 »
 _convivio_ Olá

Boas companheiro Nuno Robin acho esse seguro contra todos um bocado exagerado
eu tenho na minha 400 e pago 240€
abraços
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Malakyth

  • Visitante
Re: Scooter para cidade
« Responder #57 em: 16 de Setembro de 2015, 17:04 »
Vê aqui no fórum as parcerias.
Seguros RC para scooters a 64 patacas, adicional de 17.50 para acidentes pessoais  _pol_
Se escolheres Honda pode ficar mais barato.

Vou ver essa parte do fórum que pouco la fui ainda :)

_convivio_ Olá

Boas companheiro Nuno Robin acho esse seguro contra todos um bocado exagerado
eu tenho na minha 400 e pago 240€
abraços

Já agora qual é a companhia?


PS: Já estive a ver e não percebi a tabela de descontos da Fidelidade... alguem pode dar uma breve explicação?
« Última modificação: 16 de Setembro de 2015, 17:16 por Malakyth »

Nuno Robin

  • Visitante
Re: Scooter para cidade
« Responder #58 em: 16 de Setembro de 2015, 17:29 »
Bem Paulo Jorge por esses valores é um caso a pensar... no próximo ano. Fazer a mudança para essa seguradora. ;)

Malakyth

  • Visitante
Re: Scooter para cidade
« Responder #59 em: 16 de Setembro de 2015, 20:17 »

Então companheiro, se me permites:
É em conjunto que devem decidir, pois uma decisão que implica o "investimento" em milhares de €€€€ e que pode "abalar" o orçamento familiar, deve ser analisada em conjunto e pesados os prós e os contras seguir no melhor para ambos. A maxi é "apenas" uma máquina. Se não vier agora...paciência.

Relativamente aos seguros, os 100€ são para seguros contra terceiros, pois tenho sérias duvidas de um seguro contra todos os risco nesses valores). O meu seguro anda à volta desse valor, é contra terceiros, pois contra roubos ou contra todos pediam-me 400 €. Pago o seguro trimestralmente para não doer tanto na carteira.
Engraçado que este comentário teu não me aparece no browser do PC mas aparece no tapatalk...

Em resposta ao teu comentário: a questão não é o abalar o orçamento familiar, é mais: "Porque é que não compras aquela de 1000€? Também te leva onde queres ir!" Hehehe

E sendo que acordamos um orçamento e já vou ultrapassa-lo um pouco, também não quero esticar.

Senão, subo agora mais 300€... ok... E depois já vem alguém dizer e porque não aquela que é só mais 200€? E de repente em vez de 3, vamos para os 4000 ou mais...

Temos que pôr um limite e o meu já foi atingido.

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Scooter para cidade
« Responder #60 em: 16 de Setembro de 2015, 20:25 »
O ABS é uma mais valia mas não seria por falta dele que não faria negócio. Seja qual for a moto deves saber usar os travões e adaptar a velocidade e estilo de condução às condições da estrada. Nenhuma das motos que tive veio com abs (lá está, negócios vantajosos em usadas) e não foi por causa disso que tive acidentes ou tenho medo de andar à chuva. Deves sobretudo conhecer as capacidades de travagem da moto, testar numa estrada fechada ou com pouco movimento e bloquear a roda traseira algumas vezes (nas motos/scooters em que se consegue) e testar a sensibilidade e limite de aderência da roda da frente. Não vás para o abs pensando que trava por ti e num espaço mais curto porque em tempo seco até é mentira. O abs evita o bloqueio das rodas quando a moto está quase unicamente na vertical (alguns mas poucos já actuam em inclinação) e será praticamente obrigatório em todas as motos muito em breve pelo que pode desvalorizar bastante a revenda de motos sem esta funcionalidade mas não baseies a tua escolha tendo isto como ponto de partida. A minha sh300 não tem abs mas trava de forma exemplar em tempo seco ou molhado porque monta bons pneus e os quilómetros que passei em cima dela já me ensinaram como travar, mesmo em situações de pânico. Se seria melhor com abs? Não duvido disso mas se tivesse de fazer negócio novamente hoje pelo preço que a comprei nem pensava duas vezes porque de todas as falhas de segurança que temos em duas rodas o abs acaba por ser apenas uma pequena fracção de tudo o que pode correr mal no momento errado.

Malakyth

  • Visitante
Re: Scooter para cidade
« Responder #61 em: 17 de Setembro de 2015, 10:01 »
Não será certamente por isso que não compro a scooter...

O que seria do pessoal há uns anos atrás?  :P

JViegas

  • Visitante
Re: Scooter para cidade
« Responder #62 em: 17 de Setembro de 2015, 10:16 »
Esperemos bem que não seja por isso, no entanto desculpa a insistência, que unicamente visa, em conjunto, refletirmos unicamente na compra que irás fazer, no sentido de te ajudar a tomar a decisão que se adequa à tua situação.

E desconta-me por favor a pouca experiência que tenho no mundo das duas rodas (1 ano).

Os veículos evoluíram imenso de há 20 anos atrás.
A maioria das vias permitem velocidades superiores.
A facilidade com que muita gente tira a carta de condução aumentou igualmente, ou seja, a probabilidade de se encontrarem mais pessoas a conduzirem um veículo sem terem noção daquilo que levam na mão é maior.
Destaco ainda a falta de civismo que se assiste diariamente nas estradas Portuguesas, bem como o estado de degradação que as mesmas apresentam ou a sinalização deficiente.

Estes são pontos que devem fazer refletir muito seriamente as pessoas que se encontram à procura de um veículo de duas rodas.

O ABS não salva ninguém se se circular a velocidades superiores para natureza e condições da via e igualmente do clima.

Se antigamente muitos se salvavam pela sua habilidade em conduzir em duas rodas hoje em dia essa habilidade deve ser a mesma, mas que seja à custa da ajuda dos sistemas de segurança.

É claro que não confio no ABS, mas no meu caso pessoal, já se pagou integralmente, quando uma jovem se "meteu" na minha via com o seu carro sem ter minimamente olhado.

Não digo que o ABS é imprescindível numa mota, mas é sempre bem vindo. E sei que ninguém está a colocar aqui em causa a sua utilidade.

Espero que escolhas bem. Boa sorte.

Malakyth

  • Visitante
Re: Scooter para cidade
« Responder #63 em: 17 de Setembro de 2015, 13:07 »
Esperemos bem que não seja por isso, no entanto desculpa a insistência, que unicamente visa, em conjunto, refletirmos unicamente na compra que irás fazer, no sentido de te ajudar a tomar a decisão que se adequa à tua situação.

E desconta-me por favor a pouca experiência que tenho no mundo das duas rodas (1 ano).

Os veículos evoluíram imenso de há 20 anos atrás.
A maioria das vias permitem velocidades superiores.
A facilidade com que muita gente tira a carta de condução aumentou igualmente, ou seja, a probabilidade de se encontrarem mais pessoas a conduzirem um veículo sem terem noção daquilo que levam na mão é maior.
Destaco ainda a falta de civismo que se assiste diariamente nas estradas Portuguesas, bem como o estado de degradação que as mesmas apresentam ou a sinalização deficiente.

Estes são pontos que devem fazer refletir muito seriamente as pessoas que se encontram à procura de um veículo de duas rodas.

O ABS não salva ninguém se se circular a velocidades superiores para natureza e condições da via e igualmente do clima.

Se antigamente muitos se salvavam pela sua habilidade em conduzir em duas rodas hoje em dia essa habilidade deve ser a mesma, mas que seja à custa da ajuda dos sistemas de segurança.

É claro que não confio no ABS, mas no meu caso pessoal, já se pagou integralmente, quando uma jovem se "meteu" na minha via com o seu carro sem ter minimamente olhado.

Não digo que o ABS é imprescindível numa mota, mas é sempre bem vindo. E sei que ninguém está a colocar aqui em causa a sua utilidade.

Espero que escolhas bem. Boa sorte.


Não tens que pedir desculpa.

Todo e qualquer conselho é bem-vindo, seja ele de quem já tem 20 anos de experiência ou apenas 1 ;)

O que mais me preocupa é, como dizes, a falta de civismo/respeito de quem anda nas ruas portuguesas.

Quando tirei a carta de mota (já há 20 anos e não foi em Portugal), andar de mota ou de carro (em termos de respeito) era exactamente igual. Passado uns anos vim para PT e a verdade é que senti imenso a diferença. Excessos de velocidade, mudar de via sem dar pisca, andar colado ao da frente e inumeras outras coisas que não estava habituado...

Infelizmente, já sei então o que é andar na estrada para  os condutores de duas rodas motorizadas (por que acho que o desrespeito é ainda maior para bicicletas).

Quanto ao ABS, sem dúvida alguma que qualquer sistema de segurança é bem-vindo. Que ninguém venha a precisar dele :)

Malakyth

  • Visitante
Re: Scooter para cidade
« Responder #64 em: 18 de Setembro de 2015, 19:30 »
Obrigado a todos pelas várias intervenções que me fizeram realmente olhar para pormenores que nem sequer tinha pensado. Ajudaram-me imenso na decisão, embora também tenham ajudado à indecisão :P Mas no final é uma decisão tomada após analisar os prós e contras dos vários modelos, tentando encaixar no meu orçamento.

Assim, vou comprar a PCX.

Agora falta o material:

Extras:
Vidro alto GIVI
Bloqueador de disco XX6

"EPI"s:
Capacete: LS2 FF325 modular
Luvas: SPIDI Voyager
Blusão: REVIT Jupiter ou SPIDI Ace (o meu estilo é mais Jack Roamer... mas não dá para inverno :) )
(a ver: calças/fato de chuva)


O que me dizem?

Nuno Robin

  • Visitante
Re: Scooter para cidade
« Responder #65 em: 18 de Setembro de 2015, 20:10 »
Muito bem amigo  _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Scooter para cidade
« Responder #66 em: 18 de Setembro de 2015, 20:12 »
Nesse caso e agora que está tomada a decisão (que esperamos suficientemente sólida), muitos parabéns.  _pol_

Quanto ao equipamento...parece-me que tens tudo controlado.  _pol_
Aliás, é assim mesmo que se faz: para andar em 2 rodas, o equipamento é essencial!

Malakyth

  • Visitante
Re: Scooter para cidade
« Responder #67 em: 18 de Setembro de 2015, 21:29 »
Muito bem amigo  _pol_
Nesse caso e agora que está tomada a decisão (que esperamos suficientemente sólida), muitos parabéns.  _pol_

Quanto ao equipamento...parece-me que tens tudo controlado.  _pol_
Aliás, é assim mesmo que se faz: para andar em 2 rodas, o equipamento é essencial!
Espero para na próxima 6ª-feira já poder ir ao encontro no Bom Sucesso no Porto!  _convivio_

Quanto ao equipamento, não quero descurar essa parte e prefiro investir mais uns trocos nisto do que na máquina em si e para já estou a estudar estes modelos. Mas a dúvida principal está no capacete...

Criei um tópico para esse assunto: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,25842.0.html se quiserem passar por lá agradeço ;)

Offline NunoMM

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 826
  • Localidade: VNGaia
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 i
Re: Scooter para cidade
« Responder #68 em: 19 de Setembro de 2015, 08:13 »
   Colega Malakyth,

   Fizeste uma boa escolha, com certeza.  _pol_
   Agora é esperar que ela te dê muitos, divertidos e seguros kms.

   Mesmo que não tenhas a scooter, nada te impede de aparecer no evento de 6ª-feira. Pelo contrário, serás bem-vindo!

   Continuação de bons kms para ti.
Todas as grandes viagens começam com um pequeno passo.

Nuno Robin

  • Visitante
Re: Scooter para cidade
« Responder #69 em: 19 de Setembro de 2015, 10:40 »
O capacete LS2 que tens em vista, é um capacete bastante razoável, se eventualmente puderes ir para um Carberg Duke Smart, ficas mais bem servido.
Os blusões da Revi't costumam ser de excelente qualidade. Na relação qualidade/preço, optaria pelo revi´t ;)
O que poupas no blusão dá para escolheres um capacete melhor!
(a ver: calças/fato de chuva)... Penso que já te falei em algumas hipóteses e preços...

Esta é meramente a minha opinião :)





Malakyth

  • Visitante
Re: Scooter para cidade
« Responder #70 em: 19 de Setembro de 2015, 12:05 »
   Colega Malakyth,

   Fizeste uma boa escolha, com certeza.  _pol_
   Agora é esperar que ela te dê muitos, divertidos e seguros kms.

   Mesmo que não tenhas a scooter, nada te impede de aparecer no evento de 6ª-feira. Pelo contrário, serás bem-vindo!

   Continuação de bons kms para ti.
Espero que a ir seja já "equipado" ;)

O capacete LS2 que tens em vista, é um capacete bastante razoável, se eventualmente puderes ir para um Carberg Duke Smart, ficas mais bem servido.
Os blusões da Revi't costumam ser de excelente qualidade. Na relação qualidade/preço, optaria pelo revi´t ;)
O que poupas no blusão dá para escolheres um capacete melhor!
(a ver: calças/fato de chuva)... Penso que já te falei em algumas hipóteses e preços...

Esta é meramente a minha opinião :)
Obrigado Nuno!

Quando for formalizar a compra, vou ver melhor esses aspectos que falas!
No blusão, o SPIDI até fica mais barato...
« Última modificação: 19 de Setembro de 2015, 12:07 por Malakyth »

Malakyth

  • Visitante
Re: Scooter para cidade
« Responder #71 em: 08 de Outubro de 2015, 09:44 »
Olá Pessoal!

Um pequeno update.

Infelizmente e não por opção, ainda não pude comprar a scooter...

Tive um pequeno acidente num braço e estou proibido de conduzir. Suspeita-se de uma rotura parcial de um tendão no ombro, fiz hoje uma RM para ter certezas.

Por isso compra adiada...


tparracho

  • Visitante
Re: Scooter para cidade
« Responder #72 em: 08 de Outubro de 2015, 10:32 »
Olá Pessoal!

Um pequeno update.

Infelizmente e não por opção, ainda não pude comprar a scooter...

Tive um pequeno acidente num braço e estou proibido de conduzir. Suspeita-se de uma rotura parcial de um tendão no ombro, fiz hoje uma RM para ter certezas.

Por isso compra adiada...

As melhoras companheiro.

Trata de ti primeiro. Quando tiveres devidamente curado, aí sim, podes voltar a pensar na scooter. Saúde em 1º lugar.

JViegas

  • Visitante
Re: Scooter para cidade
« Responder #73 em: 08 de Outubro de 2015, 14:06 »
As melhoras companheiro.  _pol_

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Scooter para cidade
« Responder #74 em: 08 de Outubro de 2015, 14:12 »
Olá Pessoal!

Um pequeno update.

Infelizmente e não por opção, ainda não pude comprar a scooter...

Tive um pequeno acidente num braço e estou proibido de conduzir. Suspeita-se de uma rotura parcial de um tendão no ombro, fiz hoje uma RM para ter certezas.

Por isso compra adiada...

Não te preocupes que vais ficar recuperado num instante. Só para te dar esperança, costumas ver o programa "greatest motorcycle rides" com o Henry cole? Num dos últimos programas ele deslocou gravemente um ombro numa queda de motocross e após uma cirurgia e alguns dias de fisioterapia conseguiu subir novamente para a moto e bater o recorde de velocidade nas salinas americanas aos comando de uma moto do inicio do século 20 :) Por vezes essas coisas podem deixar um "relógio" mas alguém está à espera de viver toda a vida sem dores??!! Boa sorte na recuperação e conta depois os teus relatos nas duas rodas que certamente irão acontecer em breve.