Autor Tópico: Lojas - oferta em equipamento estagnada?  (Lida 6807 vezes)

antonio-rodrigues

  • Visitante
Lojas - oferta em equipamento estagnada?
« em: 11 de Setembro de 2015, 14:23 »
Boas.

Sendo novo neste aliciante mundo das duas rodas (motorizadas, claro está, que das outras já há muito sou cliente!) tenho-me deparado com um cenário que já vi noutras paragens e diferente contexto.

Quem me acompanha por aqui desde que abri o meu DB já deve ter percebido que tenho apetência por coisas práticas mas adequadas à situação. No caso, tenho gosto em trajar de acordo com a ocasião.

Quando passamos a fazer-nos transportar por uma duas-rodas há coisas a que não podemos (ou devemos) fugir.
Uma é essencial: segurança. E esta, além do capacete e dos constantes quatro pares de olhos na estrada e nos outros, passa essencialmente pelo equipamento.

E é esse ponto que quero trazer à discussão, em relação à oferta nas lojas nacionais.

Quando pensei em trocar os transportes e/ou enlatado pela Scooter investiguei um pouco sobre o que é que implicava, a nível de investimento e principalmente a nível de segurança vs. conforto, e sempre na óptica de quem vai fazer viagens relativamente curtas casa/trabalho, seja com que tempo for.

Scooter comprada, vamos lá às compras. Nada como ir a lojas porque experimentamos as coisas na pele, e até se conseguem por vezes alguns descontos de ocasião. Visitei algumas para verificar existências e logo me deparei com um cenário idêntico em todas: a oferta é praticamente igual. Sem tirar nem pôr...

O pior: o estilo de equipamento que procuro, mais urbano/casual/clássico como já referi noutros tópicos, é quase inexistente nas prateleiras. 99% do vestuário e calçado é ao estilo "Racing", muito apreciado por quem prima por cilindradas muito mais potentes que as normais nas Scooters  _pol_

Ora não me faz muito sentido, nem sequer é muito prático andar com vestimenta Racing numa Scooter-zita.
Afinal, apesar do prazer da condução das duas rodas, tem em primeiro lugar um cariz de meio de transporte, não propriamente de corridas (há excepções, claro... _policia_ )

Bem vistas as coisas, é quase como passear na marginal ao fim de semana com uma bicicleta barata, mas envergando um traje de Downhill, com protecções, capacete integral, braçadeiras e o catano. DOH!  _confuso_

Depois, pelas minhas pesquisas online verifiquei que hoje em dia já é perfeitamente possível usar equipamento com a protecção adequada, impermeável, mas que nem por isso choca com o traje natural do dia-a-dia. Inclusive para quem tem necessidade de usar fato.
Surpreende-me um pouco que as lojas não tenham já percebido que o mercado das motas "ligeiras" cresceu bastante nos últimos anos, especialmente nos centros urbanos onde seguramente a procura será maior, e não tenham preparado/adaptado o seu negócio a isso. Porque obviamente é mais uma oportunidade de negócio, digo eu, que sou algo leigo na matéria.

Bem sei que é um tema complexo com muitas variantes, e que as vendas dependem da procura, dos fornecedores, etc, e aí também aponto o dedo: quer-me parecer que certas marcas olham para "este" mercado com algum desdenho. Senão, já teriam há muito nos seus catálogos ofertas nesse estilo?
O dinheiro que se dá por umas botas com estilo "Clássico" não será igual ao que se dá por umas "Racing", cheias de whistles & bells?  _pensador_

Para não me alongar muito mais: parece-me claramente um mercado que estagnou na oferta, em relação ao tipo e estilo de equipamento e segmento. Não me refiro aos avanços nos materiais e qualidade, obviamente.

Não admira que eu, e provavelmente outros tantos, sejamos "obrigados" a procurar e comprar via internet em sites estrangeiros.

Só para ilustrar, será que estou redondamente enganado e não há mesmo nenhuma procura deste tipo de equipamento?
Ou será que não há precisamente porque não é habitual ver-se nas lojas?

 

PS: podem chamar-me esquisito, com manias, picuinhas, whatever... só não quero embarcar numa de andar sempre como se fosse fazer a corrida da minha vida no circuito do Estoril (sem ofensa a ninguém...) _vinho_
Gosto de vestir bem e com a qualidade possível, desde que seja exequível em questões prácticas e segurança.
E se existe, não vejo porque deva privar-me disso só porque passei a andar de moto.


A todos continuação de boas e muitas curvas... com estilo!  _careta_
Ah, e bom fim de semana!


Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Lojas - oferta em equipamento estagnada?
« Responder #1 em: 11 de Setembro de 2015, 15:15 »
 _convivio_ Olá

Companheiro faço minhas as tuas palavras e ideias eu revejo-me em tudo

se quiser-mos andar bem protegidos e clássicos não podemos porque

as ofertas estão centradas só num tipo de produto
abraços
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline pjota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2011
  • Mensagens: 219
  • Localidade: Lx
  • Kiss - Keep it simple, stupid!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Majesty 400 ABS
Re: Lojas - oferta em equipamento estagnada?
« Responder #2 em: 11 de Setembro de 2015, 15:23 »
Havia em tempos uma loja Tucano Urbano na zona da Expo mas entretanto fechou. Tinha umas coisas diferentes, talvez um bocadinho hipster, mas ainda assim consegui comprar lá um blusão que uso no verão.

Já procurei na net e parece que a marca desapareceu do mapa, pelo menos em Portugal.

Também considero haver oferta  reduzida de modelos fora do registo "motard", o que é uma pena.
Spritmonitor.de" border="0

Offline paubar

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 104
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650
Re: Lojas - oferta em equipamento estagnada?
« Responder #3 em: 11 de Setembro de 2015, 15:42 »
Tanto a Box46 como a Caparica peles têm muita oferta e para todos os gostos.
Burgman For ever

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Lojas - oferta em equipamento estagnada?
« Responder #4 em: 11 de Setembro de 2015, 15:58 »
Pois, supostamente sim.

Foi a primeira loja que visitei, e o capacete Airoh até comprei lá.
Dou-te o exemplo de botas no estilo da imagem que coloquei: nem sombra de algo parecido...
Questionado o delegado comercial, resposta como nas outras lojas: "Não temos".

De facto mesmo online contam-se pelos dedos das mãos os fabricantes que se dedicam ou que têm ofertas neste segmento: a Tucano Urbano e a Revit são duas das mais conhecidas.

Existem alguns modelos de outras marcas mais mainstream (Drenaline, Dainese, etc), mas apenas quase como cortesia do que outra coisa. Basicamente, é só para dizer que têm, até porque ficam muito longe dos modelos da Revit, por exemplo  _thumbdown_

Também me ocorreu que pode ter a ver com as condições entre fornecedores e resellers.
Muitas vezes não temos cá no burgo certas coisas excelentes que existem "lá fora", simplesmente porque as margens são estupidamente baixas e/ou os representantes oficiais fazem um péssimo trabalho de divulgação... ou são demasiado gulosos e as lojas preferem nem comercializar a marca  _policia_

O que vale é que a globalização já nos permite mandar vir num par de dias as coisas via net.
Obviamente tem o risco acrescido de não servir o tamanho, e ainda pior, não gostarmos do produto por qualquer motivo, mas sempre é melhor que ter que vestir "farda" que não queremos/gostamos.


Nuno Robin

  • Visitante
Re: Lojas - oferta em equipamento estagnada?
« Responder #5 em: 11 de Setembro de 2015, 15:59 »
Boas companheiro antonio-rodrigues, tal como tu e após uma vasta procura de alguns trajes mais adequados a scootards, encontrei esta marca "DRENALINE" que embora a marca seja nacional, é fabricado lá fora (não sei onde...).
Procurei um estilo mais clássico, que embora com as devidas proteções, desse também para usar mais casualmente.

Tal como este blusão que acabei por comprar, com a vantagem que dá para primavera(verão retirando o forro. Assim como também é possível tirar a proteção das costas.



E estas luvas... em preto.



Ficam em falta as botas... Assim que houver mais euros :)

Opções seriam as FORMA MITO



TCX URBAN CITY WATERPROOF



REVIT RODEO BLACK



PS: Com a moda CAFE RACER começam se a encontrar propostas de vestuário mais interessantes ;) Existem algumas marcas novas no mercado mais direcionadas aos CAFE RACER. Assim que tiver algum tempo irei pesquisar e atualizo este tópico.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2015, 18:50 por Nuno Robin »

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Lojas - oferta em equipamento estagnada?
« Responder #6 em: 11 de Setembro de 2015, 16:15 »
Essas foi as que mandei vir, aguardo a entrega das FORMA MITO  _pol_
O blusão também já tinha visto esse, mas prefiro um dos da Revit (apesar do preço ui ui...)

Lá está: entre um e outro, seria ao vivo e a cores que se tiram as teimas e se identificam os pontos fortes e fracos.
Na impossibilidade, lá temos que arriscar...

Nuno Robin

  • Visitante
Re: Lojas - oferta em equipamento estagnada?
« Responder #7 em: 11 de Setembro de 2015, 16:23 »
Penso que facilmente encontras a DRENALINE em alguma loja.

http://www.drenaline.net/pt/concessionarios/default/scripts/core.htm?p=concessionarios&f=default&lang=pt

Bem se vamos por aí os da REVI'T são caros, mas estes "meu deus" que loucura de blusões... Infelizmente não dão para o meu bolso... Ou por outra pelo preço deles tirava a carta A2 e comprava outra sccoter de mais cilindrada.  :P

http://www.belstaff.eu/new-in/mens-new-in/
« Última modificação: 11 de Setembro de 2015, 16:25 por Nuno Robin »

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Lojas - oferta em equipamento estagnada?
« Responder #8 em: 11 de Setembro de 2015, 16:34 »
Tchiiiiii! Que abuso...  _confuso_

Nem 8 nem 80, hehehe...
Esses já são para bolsas muito despreocupadas, ou por outra, "preocupadas" com fashion...

Já considero os da REVI'T muito caros, mas lá está, as opções não são muitas e como o mercado não aquece os preços não baixam  _martelada_

scorpionnc

  • Visitante
Re: Lojas - oferta em equipamento estagnada?
« Responder #9 em: 11 de Setembro de 2015, 16:43 »
No que toca Rev'it vê aqui http://www.in-parts.com/loja/

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Lojas - oferta em equipamento estagnada?
« Responder #10 em: 11 de Setembro de 2015, 17:44 »
Olá a todos...

Antes de tudo acho que estão um pouco desviados do que se pretende discutir neste tópico...

A ideia que fiquei da leitura inicial referiu-se ao facto de nas  maior parte das lojas termos uma escolha muito limitada de equipamentos, que se restringem praticamente ao estilo racing/RR ou ao estilo Aventura/GS...

Reconheço que à uma dúzia de anos atrás esse seria o mercado de equipamentos de topo, e será ainda um mercado  apetecível, mas actualmente não é esse o mercado mais forte!

Analisando o mercado português é fácil perceber que as scooters são senhoras e rainhas do mercado e a utilização maioritariamente urbana.

Mas tentem arranjar equipamentos de estilo urbano, em stock, para experimentar e/ou comprar na hora. Não há, ou há pouco, e se não fossem as Caparica Pele e afins, com material mais acessível, não teríamos sequer opção!

Mas e material premium? Nada, ou quase nada, e muitos só por encomenda em catálogo!

Ok, lá virão os que dizem que tal e qual, beltrano e fulano, há pouco mercado, e os stocks assim e assado, etc...

Mas eu já ando há tempo suficiente para saber e ter aprendido que o barato normalmente sai caro, pois atalhar caminho normalmente pode desenrascar mas não resolve, pelo que actualmente prefiro esperar, procurar e comprar a sério, infelizmente normalmente em loja virtual...

Mas serei o único? Duvido...

Sent from my LG-D802 using Tapatalk
« Última modificação: 11 de Setembro de 2015, 17:48 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Nuno Robin

  • Visitante
Re: Lojas - oferta em equipamento estagnada?
« Responder #11 em: 11 de Setembro de 2015, 17:57 »
Boas Twin, não não és o único... por cá a oferta é pouca, e cada vez menos, visto que os lojistas praticamente não fazem stock. Só por encomenda do catalogo. Principalmente nas marcas um pouco mais caras... de uma forma geral isso vem a acontecer com todos os produtos de valor superior.

Até nem me posso queixar muito... pois aqui em viana existe a "koniditi pit stop". Que apostas em linhas de vestuário, capacetes, calçado, etc... mais clássico/hipster. E tem uma grande variedade de marcas em stock.

O que acontece também é que nas lojas online encontras os mais variados preços, uns mais baratos outros mais caros. E marcas que não se encontram no mercado nacional.

PS: Foi aqui falado no site http://www.in-parts.com/loja/ pois pelas minhas aventuras na web a procura de material foi dos sites em que achei tudo mais caro  _pensador_

Nuno Robin

  • Visitante
Re: Lojas - oferta em equipamento estagnada?
« Responder #12 em: 11 de Setembro de 2015, 18:35 »
Aqui está uma outra marca que te pode eventualmente interessar e a todos que procuram um estilo mais clássico ou vintage.

http://www.rolandsands.com/

Sei que existe uma loja em Portugal que vende essa marca, esteve presente no evento waves riders and blues... Mas não me recordo qual o nome.

http://www.rolandsands.com/ecatalog/rsd2015apparel/index.html#p=1

TMaxer

  • Visitante
Re: Lojas - oferta em equipamento estagnada?
« Responder #13 em: 11 de Setembro de 2015, 18:55 »
Boas...


Entendo o sentido do post do companheiro  _pol_  tambem entendo que o mercado nacional nao é prodigo em poder de compra e que muitos comerciantes nao tenham em stock muito material pois isso como é sabido custa muito dinheiro e provavelmente a rotacao de stocks nao é a que eles desejariam.



Posto isto, tambem digo que temos ainda algumas lojas onde nao é difícil encontrar uma excelente oferta de material, sao elas a Dainese Cartaxo e a Motoponto, (tanto em Alges como na Junqueira.)


Em relacao as botas que mostrou na foto... penso que na junqueira nao terá dificuldade em encontrar varias ofertas do genero (TCX) pois ja por lá andei a namora-las... sao caras, isso é verdade.


Na box46 tambem ha muito stock com a vantagem materia bom (alpinestars) de haver material com preco mais em conta  (modeca, thor, Drenaline, icon, etc) _pensador_

A grande oferta de material de moto com melhor preco qualidade vem da Alemanha... se procurar em algumas lojas online tipo fcmoto vai encontrar uma oferta grande de material tipo "urban"  _pol_ algumas delas tem seccoes de "outlet". No caso de optar por esta via, ha cá no forum um topico com links de loja pelo que é questao de dar uma olhada  _pol_

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Lojas - oferta em equipamento estagnada?
« Responder #14 em: 10 de Outubro de 2015, 20:03 »
Nem de propósito: quando fui à dias fazer a primeira revisão, enquanto esperava aproveitei para dar uma vista de olhos na loja do stand (Santogal Alfragide, onde comprei a Forza).

Qual o meu espanto que dei de caras com os blusões que procurava!!!

Aliás, quase todo o material que lá tem é... Rev'it!  _martelada_ _martelada_ _martelada_
 _lol_

Resultado: tive oportunidade de experimentar o Revit RIVOLI (em baixo), mas ainda vou aguardar pelo ELYSEE (em stock para a semana)  _palmas_



Material de primeiríssima qualidade, com aspecto igualzinho a um blusão normalíssimo sendo ideal para quem procura algo que possa continuar a usar no trabalho sem ter que levar atrás o casaco/blusão do dia a dia  _pol_

Curiosamente, ao toque até o achei mais confortável que um da BMW que custava quase o dobro.

Entretanto, já tenho +/-500kms com as botas MITO e também só tenho maravilhas a dizer delas: super confortáveis (parecem uns ténis!) e mesmo com o tempo ameno que se tem feito sentir, não são demasiado quentes.
Ainda não apanhei chuva a sério para aferir o grau de impermeabilidade e se são muito frias ou não. 

Voltando ao tópico:
Por um lado, percebo que o stock nas lojas seja mais orientado a pilotos de motos e não propriamente de scooters porque, apesar de cada vez sermos mais, julgo que continuamos a representar apenas uma parte menor da totalidade de motos em circulação (corrijam-me se estou errado).

Talvez por isso aconteça um pouco o efeito pescada-rabo-na-boca nas lojas: é o "estilo" de material que têm, é o que a malta compra (à falta de alternativa/escolha); como vende, encomendam mais do mesmo.
Até na loja de Alfragide e apesar de serem todos Revit, em estilo casual só lá tinham dois. O Rivoli e outro que não identifiquei.

E pelo que apurei não será por questões de preço: a esmagadora maioria dos jackets da Revit que vi na loja têm preços muito semelhantes aos que existem nas outras lojas.

Isto só lá vai quando a malta começar a perguntar com mais afinco por esse tipo de material, e as lojas perceberem que com mais scooters na estrada mais vai crescer a apetência por um estilo mais Causal/Executive  _pt_

boas curvas e cuidadinho com a pinga... a que está a cair na estrada desde ontem  _thumbdown_
« Última modificação: 10 de Outubro de 2015, 20:05 por antonio-rodrigues »