Autor Tópico: [geral] Como lavar uma scooter?  (Lida 27054 vezes)

interceptor

  • Visitante
[geral] Como lavar uma scooter?
« em: 08 de Setembro de 2015, 22:57 »
A eterna questão que assola todos, desde os recém-chegados aos mais antigos, que no entanto não têm grande mistério. A scooter foi feita para andar à chuva portanto é a prova de agua, se usarem a pressão evitem o motor e contactos eléctricos.

Fiz este video que de uma forma geral pode ajudar a dissipar esta grande questão.

Os materiais usados são poucos: agua, shampoo, esponja, uma trincha e alguma paciência. Se abusarem da paciência o resultado final compensa :)

Se tiverem duvidas disponham à vontade _pol_

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #1 em: 09 de Setembro de 2015, 12:47 »
Tens muito jeitinho!  Podes por espuma activa na minha quando quiseres! ahahahah Desde que não arrebentes a mangueira toda!


Obrigado pela partilha!  _pol_
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline Girino

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2014
  • Mensagens: 42
  • Localidade: Sines
  • Vão sem mim qu' eu vou lá ter.
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Magesty S
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #2 em: 09 de Setembro de 2015, 12:48 »
Até cansa, só de ver.

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #3 em: 09 de Setembro de 2015, 13:01 »
Tens uma alternativa melhor e barata para protegeres o escape da água. É o que eu uso (atenção ao tamanho):
http://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&_trksid=p2050601.m570.l1313.TR0.TRC0.H0.Xexhaust+plug.TRS0&_nkw=exhaust+plug&_sacat=0
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #4 em: 09 de Setembro de 2015, 13:21 »
Isso é que é paciência para lavar todos os recantos à máquina...  _pol_

Dá trabalho, mas fica um mimo.   scooter_

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #5 em: 09 de Setembro de 2015, 13:26 »
Eu tenho 2 métodos, e resultam muito bem:

Pouco suja - esperar calmamente que chova;

Muito suja - levar á revisão no Lombas&Curvas  _careta_

Resulta na minha, mas é cinzenta,... nas pretas como a tua não resulta tão bem  _thumbdown_


PS: gostei da mangueira que tomou a iniciativa se se arrumar sózinha, e confesso que a tua maxi fica bonita com essa espuma, já agora, só para não ser um completo off topic, onde é que se arranja essa espuma?  embora não esteja a pensar mudar os meus métodos, é sempre bom saber, quanto mais não seja para ensinar no LombasCurvas  _mau_

 >:D desculpa, não resisti  _careta_

Nunes

  • Visitante
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #6 em: 09 de Setembro de 2015, 17:22 »

Pouco suja - esperar calmamente que chova;


Também uso esse método, passo um pano ao chegar a casa e anda sempre lavadinha.

Quando não chove passo só por água nas lavagens automáticas e passo o pano.

Também nunca fica especialmente suja, as minhas viagens são curtas e por bons caminhos...

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #7 em: 09 de Setembro de 2015, 18:14 »
.....Já tirei senha para o interceptor lavar a minha menina só falta combinar o dia,hehe.
Por acaso eu vou ao elefante azul ou similar e tenho sempre o cuidado de não apontar para a saída de escape e procuro seca-la logo após a lavagem e assim ela não fica manchada, como também é preta como a do interceptor temos de ter + cuidados, não a lavar ao sol por exº.
1 abraço
Scooterado
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

TMaxer

  • Visitante
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #8 em: 09 de Setembro de 2015, 23:04 »
O fazedor de espuma, chama-se "foam lance".


nao sei qual é o modelo usado pelo interceptor, mas eu uso uma Foam master II da Gilbour  _pol_

Ha maquinas de pressao tipo Karcher que ja trazem este acessorio  _pol_ (mas também podem comprar uma pistola para praticamente todas as maquinas de pressao, pois trazem os encaixes necessarios)




Para fazer espuma "a serio" é preciso usar um shampoo proprio... ha varias marcas, geralmente usam o termo "snow foam" para definir que o shampoo é para "festa da espuma"



Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #9 em: 09 de Setembro de 2015, 23:09 »
Com todo o respeito pelo companheiro Interceptor, fiquei cansado só de o ver lavar a Xmax, agora quem paga é a minha que de certeza vai esperar que chouva, _pol_
Caneco! ganda lavagem scooter_
Atenção aos radares! Eles andem aí!

jota

  • Visitante
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #10 em: 09 de Setembro de 2015, 23:53 »
Isso dá para ir lavar a carroça? Quanto custa??? _confuso_

interceptor

  • Visitante
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #11 em: 12 de Setembro de 2015, 00:19 »
Isto da espuma activa confesso que usei desta vez mas por regra nem costumo usar. O tmaxer já explicou bem o conceito e em alternativa podem usar um pulverizador daqueles que se usa sob pressão, não é bem a mesma coisa mas também serve.

Os ingredientes principais para uma boa lavagem são: paciência, uma trincha, uma esponja e um bom shampoo _pol_

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #12 em: 12 de Setembro de 2015, 07:00 »
Olá Pedro!

Espero que já estejas recuperado de  Barcelona... ;)

Mais do que a lavagem em si, que já tive oportunidade de ver neste filme, seria interessante também ver o passo seguinte, ou seja, o tratamento dos plásticos e afins, área que, das conversas que já  tivemos, também dominas e que é muito mais complicada!

Uma relação dos materiais usados (pode e deve incluir referências) também seria interessante, pois muitos de nos podemos estar a utilizar material não indicado/muito agressivo nas nossas máquinas...

Temos que falar sobre isto de novo um dia...

Sent from my LG-D802 using Tapatalk
« Última modificação: 12 de Setembro de 2015, 07:02 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

interceptor

  • Visitante
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #13 em: 15 de Setembro de 2015, 00:01 »
A maior parte dos utilizadores desvalorizam a lavagem/limpeza da scooter no entanto na minha opinião isso é tão importante como a manutenção mecânica. A minha scooter de 2010 com 36mk está melhor que muitas mais recentes e com menos kms graças a lavagens regulares profundas, protecção da pintura e hidratação de todos os plásticos.

Os produtos tenho os adquirido em lojas especializadas quer no universo da internet quer em varias lojas físicas no distrito de Lisboa. Podem parecer caros mas rendem muito mais e sobretudo fazem efeito.

http://store.carcareeurope.com

http://www.detailspot.com/

http://www.tomdetails.com/V2/index.php/2013-04-15-16-26-35

http://www.asborrego.pt/


Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #14 em: 15 de Setembro de 2015, 00:25 »
Companheiro Interceptor: a Álvaro de Sousa Borrego é uma surpresa porque não é de detalhe.

Que compras lá? Verniz 2k Spies-Hecker 8800? Está explicado o bom aspecto da tua Scooter!

A carcareeurope está a ficar carota.

Já agora, mais um link que talvez te agrade: http://www.stardustcolors.pt/. Dá uma vista de olhos às tintas.

Até breve,
Pedro.

A maior parte dos utilizadores desvalorizam a lavagem/limpeza da scooter no entanto na minha opinião isso é tão importante como a manutenção mecânica. A minha scooter de 2010 com 36mk está melhor que muitas mais recentes e com menos kms graças a lavagens regulares profundas, protecção da pintura e hidratação de todos os plásticos.

Os produtos tenho os adquirido em lojas especializadas quer no universo da internet quer em varias lojas físicas no distrito de Lisboa. Podem parecer caros mas rendem muito mais e sobretudo fazem efeito.

http://store.carcareeurope.com

http://www.detailspot.com/

http://www.tomdetails.com/V2/index.php/2013-04-15-16-26-35

http://www.asborrego.pt/
« Última modificação: 15 de Setembro de 2015, 00:32 por pedroareias »

TMaxer

  • Visitante
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #15 em: 15 de Setembro de 2015, 00:35 »
A maior parte dos utilizadores desvalorizam a lavagem/limpeza da scooter no entanto na minha opinião isso é tão importante como a manutenção mecânica.


Amen a isso!!!  _palmas_ _palmas_


Eu lavo sempre a scooter quase todos os fins de semana... no maximo de 2 em 2...  Estando limpa, a lavagem é só de manutenção não demorando mais do 30 ou 40 minutos  _pol_


Existem no mercado muito bons produtos... eu no final da lavagem gosto de aplicar um pouco de Gyeon Wet Coat ou entao 1Z raindance lackfinish para deixar a superficie com alguma reflectividade e um acabamento gloss que acentuam as linhas da scooter e lhe dao um ar de quem acabou de sair do stand  _pol_ _pol_



PS: a espuma é muito boa para uma coisa: para nao nos esquecermos de lavar nenhuma parte  _lol_ _lol_



Pedro, a ASB vende a linha 1Z...  _pol_ outro sitio onde tambem podes encontrar 1z é na matricauto, Na Av Oscar Monteiro Torres perto do Campo Pequeno  _pol_

interceptor

  • Visitante
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #16 em: 15 de Setembro de 2015, 07:56 »
O asb vende a linha einszett mais barata e bem falado ainda faz descontos.

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #17 em: 15 de Setembro de 2015, 09:38 »
Lavo quando o rei faz anos ou quando chove  _Rolley_ _Rolley_ _Elefante azul ou similar e depois um pouco de cera e lubrifacação onde é preciso. Com as motos tal como com os carros a lavagem exagerada não serve para nada (a não ser para desperdiçar o líquido da vida). O importante é após lavar proteger bem as partes alvo de oxidação e no inverno ter especial cuidado com isso devido à chuva e sal em algumas zonas do território. Tenho um carro com 15 anos que sempre dormiu na rua e a tinta ainda é de origem e continua a brilhar. Os cuidados que tenho com ele são os mesmos que referi antes e nada mais sendo lavado uma vez a cada, bem...1, 2 ou 3 meses _lol_

JViegas

  • Visitante
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #18 em: 15 de Setembro de 2015, 14:14 »
Confesso que deveria lavar mais a maxi.
Lavo manualmente (balde e esponja) quando o tempo e a vontade o permite.
Uma aplicação de spray nos plásticos e lubrificante nas molas dos descansos central e lateral.

Por vezes vai à lavagem automática levar com a pistola de jato de água, principalmente quando está com xixi de cães ou alguma lama.

Pessoalmente não compro material especifico para a lavagem/proteção da maxi, optando por comprar o que encontro nas grandes superfícies, destinado ao tratamento automóvel.

Confesso que preferia, principalmente para a proteção dos plásticos, um material mais concreto sem ser o spray com cheiro.

No entanto este tópico serve para retirar os nomes dos produtos de referência que os companheiros utilizam na limpeza das suas maquinas.

Bom post e obrigado pelo vídeo pois deu-me para ter uma outra perceção sobre esta questão da lavagem e limpeza das maxis.

vasco

  • Visitante
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #19 em: 15 de Setembro de 2015, 16:23 »
Sim senhora gostei do que vi , pareço eu nos meus tempos livres na minha garagem a tratar da  scooter_ , obrigado pela partilha dos sites  _pol_ , toca a estimar esse escape OK  _careta_ , continuação de boas lavagens  _palmas_

odivelas

  • Visitante
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #20 em: 16 de Setembro de 2015, 11:39 »
Boas,
Excelente tópico e parabens pela paciência.
Eu já ha algum tempo que ando a procurar essa "festa da Espuma" para o meu carro e agr com a chegada da DT, queria mesmo comprar isso. Desculpa a pergunta mas podes deixar link do produto onde compras?

Cumps,
Odivelas

TMaxer

  • Visitante
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #21 em: 16 de Setembro de 2015, 14:53 »
Por exemplo aqui na CCE:

http://store.carcareeurope.com/kit-foam-lance-snow-foam-5l-prelavado.html




Muitos retailers online tem este aparelho, é procurar por "FOAM LANCE"  _pol_


odivelas

  • Visitante
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #22 em: 16 de Setembro de 2015, 15:05 »
Por exemplo aqui na CCE:

http://store.carcareeurope.com/kit-foam-lance-snow-foam-5l-prelavado.html




Muitos retailers online tem este aparelho, é procurar por "FOAM LANCE"  _pol_

Thanks pela partilha.
Não tinha ideia que fosse tao caro. 85 paus??? Tá puxadote mas ainda assim acho k me vou aventurar...

Cumps,
Odivelas.

TMaxer

  • Visitante
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #23 em: 16 de Setembro de 2015, 15:13 »
85 ja com o shampo... ;)


procurando é capaz de encontrar mais barato  _pol_

saraiva

  • Visitante
Re: [geral] Como lavar uma scooter?
« Responder #24 em: 18 de Setembro de 2018, 16:12 »
Descobri agora este post antigo.

Vou mudar três posts que tinha colocado no meu diário de bordo para aqui, pois faz mais sentido.