Autor Tópico: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona  (Lida 24329 vezes)

Offline NetGom

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2015
  • Mensagens: 104
  • Localidade: Pinhal Novo
  • Marca: Honda
  • Modelo: S Wing 125 ABS CBF 600 SA
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #25 em: 10 de Setembro de 2015, 00:47 »
Motojornal. Motociclismo, rev e autosport


E MotoCPM ......  _lol_  _lol_
Com noticias ao minuto ...  _pol_  _pol_ _palmas_  _palmas_  _palmas_

Abraço e desfruta.
Luís Gomes

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #26 em: 10 de Setembro de 2015, 01:54 »
 _pol_

Já sei que estás com o Marcus da REV que é simplesmente 5 estrelas  _pol_
do espírito|honda deves estar com o Pedro lol que é também muito bom gente  _pol_

desfrutem  scooter_
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #27 em: 10 de Setembro de 2015, 22:06 »
Pelo que conheço do programa, deve faltar pouco para chegar a Portugal, onde terá embarcado no avião da TAP ao início desta noite.

Mas só mesmo mais logo ele deve dizer algo...isto se ainda houver forças para o fazer hoje.  :)

interceptor

  • Visitante
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #28 em: 11 de Setembro de 2015, 00:21 »
Já estou de regresso e com sentimentos difíceis de descrever, confesso que até um pouco emocionado... Trouxe muita coisa na bagagem, sobretudo memorias e sentimentos que por enquanto ainda são difíceis de expressar.

As primeiras palavras têm de ser de agradecimento: ao companheiro Sapiens21 por me ter colocado nesta posição e ao qual vou ficar eternamente grato, um divida que será certamente difícil de liquidar.

A Honda Portugal nomeadamente na pessoa do sr. Carlos Cerqueira que me recebeu e acolheu nestes dois dias de uma forma exemplar, dignificante e com uma humildade já muito difícil de encontrar em seres humanos nos dias que correm.

Aos meus companheiros de viagem: Pedro Ochoa (espírito Honda), Marcus (Rev motorcycle), Francisco (Motociclismo), Vitor Martins (Motojornal) e Paulo (autosport) que me receberam muito bem e de uma forma bastante acolhedora.
O facto de estar junto com estas pessoas que "conhecia" através das revistas, de artigos na internet, etc e depois estar junto deles todos com um objectivo em comum fez com que me tivesse de beliscar varias vezes para me certificar que não estava mesmo a sonhar.

Perdoe-me mas por enquanto é difícil escrever algo mais, tenho muitas fotos oficiais do evento e minhas que prometo irei publicar brevemente assim como uma apresentação da nova Honda SH300i que é uma scooter fantástica lamentavelmente muito subvalorizada desde lado da fronteira.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #29 em: 11 de Setembro de 2015, 01:05 »
Fico bastante feliz que tudo tenha corrido bem e venhas carregado dessa satisfação.

Terei o cuidado de, logo que me seja possível, agradecer ao Carlos Cerqueira da Honda Portugal, pela forma como te recebeu e te acompanhou nestes 2 dias em Barcelona, sem esquecer a oportunidade que de alguma forma premeia o próprio fórum CPM.

Quanto às tuas palavras e de uma possível dívida para comigo...não a tens companheiro.  _pol_ _pol_

Aguardarei pelo que tiveres para nos contar e mostrar, mas apenas quando tal te for possível (sem pressas  :) )... _pol_ _pol_

JViegas

  • Visitante
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #30 em: 11 de Setembro de 2015, 08:19 »
Ainda bem que correu tudo com normalidade. Acredito que tenha sido uma experiência marcante. Aguardo com expectativa o relato da tua experiência.

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #31 em: 13 de Setembro de 2015, 11:21 »
O sistema de chave inteligente podia muito bem ter sido esquecido. O que mais me agrada nesta scooter é a simplicidade e fiabilidade e acrescentar esta eletrónica vai quase de certeza dar problemas porque estou curioso para saber o que acontece se me apetecer desligar a bateria por 24 horas...Será que depois o sistema vai reconhecer a chave inteligente ou vamos ter de chamar o reboque e pagar fatura no stand para um reset ao sistema?

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #32 em: 13 de Setembro de 2015, 14:09 »
Olá companheiro Farmboy,

Vou então dar-te a conhecer que sou utilizador do sistema Smart-key desde há +3 anos na minha actual Forza X (comprada nova, zero Kms, em Junho de 2012) e não tive qualquer problema com o mesmo. Nenhum!

Adianto ainda que estou rendido a um sistema que reconhece a minha presença quando estou a cerca de 1m dela e basta ter a chave smart-key no bolso, para poder ligá-la e a colocar em marcha.

A comodidade é enorme e basta atentar no facto que se antes, num dia de chuva e as mãos ocupadas com sacos de compras, tinha de colocar tudo no chão e andar à procura das chaves nos bolsos....agora com esta basta chegar junto dela, carregar num botão para abrir o banco, colocar as coisas...ignition on...and off we go.

Se o sistema montado na nova SH300i viesse encarecer o preço em p.ex. 8, 9 ou 10%, não via com muito bons olhos a opção....mas a Honda vai colocar este modelo com um preço exactamente igual, precisamente igual à geração anterior lançada no decurso de 2012, a qual não possui alguns dos avanços e updates tecnológicos por esta apresentados.

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #33 em: 13 de Setembro de 2015, 14:34 »
 _convivio_ Olá

Boas pessoal, a Honda sempre apostou muito na SH como uma bandeira da marca

e faz muito bem ela merece que continue assim durante muito tempo
abraços
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #34 em: 13 de Setembro de 2015, 15:34 »
Andei 1 ano com um sistema semelhante ao smart-key numa Daelim S3 e nunca tive problemas, exceto uma interferência sofrida uma vez devido à proximidade de uma central elétrica da EDP.
Movi a mota uns metros e já deu.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #35 em: 14 de Setembro de 2015, 00:36 »
Parece que já na próxima edição da Motociclismo.PT, teremos um artigo dedicado a essa apresentação em Barcelona.  _pol_

https://www.facebook.com/Motociclismo.revista/photos/a.10151626827262771.1073741834.92726552770/10153360028142771/?type=1&theater

Será que apareces na primeira capa, aos comandos da máquina numa qualquer rua de Barcelona, Pedro??   _convivio_

interceptor

  • Visitante
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #36 em: 14 de Setembro de 2015, 13:13 »
Tiramos fotos individuais e cada um ira aparecer concerteza na publicação que representa. Eu tenho estado a preparar a minha apresentação e conto durante o decorrer desta semana apresentar a mesma _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #37 em: 14 de Setembro de 2015, 17:51 »
Prepara então Pedro  _pol_....mas vê lá isso, não é preciso gastar a tinta ao teclado com tanta escrita.  ;D

Imagino que tenhas muito para contar e irei ler com atenção todas essas sensações e vivências que forem passadas a escrito, sempre com esse sentido de isenção e rigor.  _pol_

Deixo-te aqui, porque me parece que gostarás de o saber, um excerto do e-mail que o Director de Comunicação e Relações Públicas da Honda Portugal (Carlos Cerqueira), me enviou:

"(...) A apresentação da SH300 correu muito bem, apesar da chuva, e creio ter sido mais um evento muito interessante já que esta maxiscooter revelou-se em toda a sua amplitude.
A participação do Pedro Espada correspondeu às nossas expectativas e penso que ele também gostou muito de participar.
Mais do que uma jornada de apresentação de uma nova scooter foi também importante passarmos a mensagem das virtudes de utilização das scooters de roda grande, as preferidas em mercados mais maduros e fenómenos de vendas em Espanha e Itália. (...)"
.


Ele também irá espreitar o que por aqui vieres a transmitir sobre esta apresentação e sobre o próprio modelo.  :)  _pol_

interceptor

  • Visitante
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #38 em: 20 de Setembro de 2015, 08:54 »
Apresentação ibérica da nova Honda SH300i em Barcelona

Foi com grande emoção que vivi esta apresentação, desde o dia em que terminou a votação aqui no cpm da qual sai vencedor até, para ser sincero, ao dia de hoje. Eu, Pedro Espada, um mero utilizador aqui no fórum a acompanhar uma comitiva portuguesa até Barcelona para a apresentação de uma scooter, nem queria acreditar… ali lado a lado com o diretor de comunicação da Honda Portugal, jornalistas de revistas conceituadas e outras pessoas influentes no meio até parecia mentira eu estar ali tambem. Correu tudo bem e fui muito bem recebido por todos, eu sem conhecer ninguém lá fui seguindo os passos dos meus companheiros mais acostumados a estas lides e foi fantástico.

1º dia
Chegamos a Barcelona ao fim da tarde, estava um bom dia de sol,é o transito aquela hora é bastante intenso! Vias bastante largas, com 4 vias até, apinhadas de carros e um constante passar de scooters entre os carros. Curiosamente a maior parte das motos são scooters e de roda alta!
Chegamos ao hotel, bem no centro, check in e subimos para trazer o equipamento de segurança para darmos a primeira volta pela cidade de Honda sh300i. Juntou-se a nossa comitiva uma chica que têm um blog muito conhecido: http://www.mujeresmoteras.com/

Algumas explicações principalmente sobre o funcionamento da smart key e lá arrancamos nós. A nova SH300i é extremamente ágil e fácil de usar, assim que arrancamos a leveza do conjunto e a dinâmica mete-nos logo a vontade em cima dela, mesmo no interior de uma cidade com Barcelona com trânsito intenso a scooter fura por todo o lado sem hesitar.

A SH chama a atenção, os espanhóis são grandes fans destas scooters de roda alta e ninguém ficava indiferente à nossa passagem, mesmo nos semáforos outros companheiros com motões ficavam a admirar a SH.

Paramos num local pré-escolhido e já estava um pequeno grupo de fotógrafos a nossa espera para tirarmos umas fotos dinâmicas num ambiente urbano noturno.




A unidade que me calhou:



Da sessão fotográfica profissional saíram estas fotos:



Depois disto jantar entre todos, as scooters regressaram de camião para a sede da Honda, convívio, conversa e gastronomia típica da zona para todos. Regresso ao hotel e fomos descansar porque já era bastante tarde.

2º dia
Começou muito cedo e com chuva… fomos de táxi até a sede da Honda , visitamos o HIS  (o maior centro de aprendizagem e segurança da Honda na Europa) e foi feita uma apresentação da nova Honda SH300i pelo director de comunicação da Honda Portugal.





De seguida e apesar da chuva lá nos arranjaram uns impermeáveis (sim porque ninguém ia preparado para a chuva) para termos um novo contacto na estrada com a sh300i numa volta de 100km com paragem a meio para mais umas fotos em andamento.



A chuva era fraca mas não parava, fizemos as fotos na mesma mas a estrada estava muito molhada e isso pelo menos para mim limitava-me um pouco na condução. As estradas eram muito boas, sinuosas e as curvas puxavam por nós e pela sh300i mas confesso que não me aventurei muito com aquele piso molhado.



Paragem para almoço e a chuva não parava, almoçamos tranquilamente e regressamos nas scooters a sede da Honda. Despedidas e seguimos para o aeroporto para desta forma nos despedirmos de Barcelona.

E foram assim os dois dias passados na apresentação internacional da nova Honda SH300i. Para mim foi uma experiência única, muito enriquecedora e sobretudo prestigiante para o Clube Português de maxiscooters, senti-me mais uma vez privilegiado por pertencer a um clube desta dimensão e estar ali naquele meio de pessoas apaixonadas por motos foi o auge!

Continua…

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #39 em: 20 de Setembro de 2015, 09:30 »
IMPECÁVEL.

Muitos parabéns pela tua disponibilidade participação nesse evento da nova Honda SH300i em Barcelona. O CPM sem dúvida que ficou e muito a ganhar, e não podia estar melhor representado !

Vou aguardar pelos futuros relatos desta tua participação, e pela tua análise pessoal sobre a SH300i - a "roda alta" !!

 _palmas_ _palmas_ _palmas_



Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #40 em: 20 de Setembro de 2015, 10:15 »
Parabéns e obrigado pela partilha dessas sensações pelas quais passaste em Barcelona, aos comandos de uma máquina que claramente conseguiu surpreender-te.

As fotos dinâmicas tiradas pelo grupo de fotógrafos que vos acompanhou, ficaram muito boas e aquela vermelha a atirar para o bourdeaux, é muito bonita.

Uma palavra também ao Conselho de Coordenaçao do CPM, que viu e reconheceu a importância deste tipo de oportunidade que foi dada a um membro do CPM, naquilo que não poderemos ver de outra forma senão um reconhecimento pela importância e qualidade informativa do CPM.  "(....) O Conselho de Coordenação vem por este meio apresentar o seu total apoio e solidariedade a esta participação do Membro Interceptor, congratulando-se por existir um membro do CPM com acesso direto a esta apresentação (....)" - COMUNICADO 17

Ficarei a aguardar a Continuação do que nos tiveres a contar....e mais uma vez, Parabéns.  _pol_
« Última modificação: 20 de Setembro de 2015, 10:19 por Sapiens21 »

interceptor

  • Visitante
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #41 em: 21 de Setembro de 2015, 22:46 »
A sh300i
A geração SH começou em 1984 na altura com a designação scoopy, que se perdeu entretanto, e foi um sucesso nos principais mercados logo desde a primeira geração. Esse sucesso dura até aos dias de hoje em toda a europa mas os utilizadores deste continente á beira mar plantado parece que ainda não se aperceberam das vantagens da roda alta… É difícil de explicar esta reticência aos modelos de roda alta, uns referem-se a uma questão de maturidade outros de pouca evolução no conceito scooter ou até mesmo de desconhecimento ou desinteresse por estes modelos. Uma coisa é certa, quem experimenta estas scooters de roda alta (+15”) fica rendido à sua agilidade, dinâmica e principalmente da sua facilidade de utilização mantendo-se fiel ao conceito.

Esta nova sh300i embora à primeira vista não pareça é um modelo que se destaca positivamente da geração anterior em vários aspetos.


As linhas hereditárias da SH, tradicionais e simples, foram mantidas. O estrado plano, a linha em L invertido na traseira e a linha vertical na frente distinguem bem a SH das demais.


As linhas mais talhadas tornam esta sh mais robusta e a frente distinta não engana que estamos perante uma sh. Esta nova sh utiliza mais painéis à cor para linhas mais salientes, sem uniões de forma a dar um aspecto mais compacto.


A nova sh foi atualizada e melhorada em alguns pormenores de forma a agradar a quem precisa de uma scooter para as suas deslocações diárias de rotina. Foram introduzidos novos componentes que visam sobretudo potencializar a comodidade dos proprietários, tais como:

Smart-key
Esqueçam a chave convencional, esta nova sh vêm equipada com uma smart-key, basta andarmos com ela no bolso e enquanto estivermos a 2 mts da mota podemos operar com a scooter, abrir o banco e trancar a direcção. Caso esteja fora de alcance, o sinal intermitente dos piscas e accionado e a scooter fica inactiva.


Se estiver estacionada no meio de uma imensidão de scooters basta pressionarmos um botão do comando e ela faz os 4 piscas de forma a a podermos localizar!

Iluminação em led
Esta nova SH tem a iluminação totalmente em led o que lhe confere uma presença bem distinta na estrada, a iluminação é muito boa em comparação à tradicional lâmpada de halogéneo. A luz é distribuída pela frente da scooter de uma forma mais homogénea sem aquela bola de luz concentrada que estamos acostumados com a iluminação tradicional.


Capacidade de carga
Ao contrário das gerações anteriores esta nova sh têm realmente espaço de carga debaixo do banco para albergar qualquer tipo de capacete integral e até mesmo um modelar. Graças a uma reestruturação do quadro foi possível criar um espaço de carga com 19L de capacidade! Para além disso ainda há um pequeno compartimento de carga por baixo do guiador para pequenos objetos.


Novo quadro
O quadro foi totalmente redesenhado, em aço e tipo berço foi reduzido em 1kg, aumentou a distância entre eixos e foi reforçado de forma a aumentar a estabilidade e a agilidade da scooter.


Motor mais eficiente e mais económico
O motor da sh300i é o primeiro a cumprir a norma euro4 apresenta-se com 25cv e 25.5nm de binário. O consumo apresentado é de 3L/100 o que representa uma diminuição de 9% face a geração anterior. Realmente é um motor voluntarioso e sempre disponível, as acelerações são vigorosas, logo a baixa velocidade o motor mostra-se disposto a aumentar de velocidade progressivamente e sem poços de potência.


A minha experiência com a sh300i


Honestamente no geral gostei desta scooter, é uma scooter modesta mas com o essencial para as nossas deslocações habituais, é prática e na cidade é bastante ágil, muito ágil mesmo. Se optarmos por um trajeto por autoestrada ela também não se inibe e temos sempre motor para uma ultrapassagem que nos leve acima do limite máximo legalmente imposto. O conjunto motor/quadro/suspensões/rodas é bastante equilibrado e por vezes faz-nos esquecer que estamos em cima de uma scooter tal é a sua agilidade e determinação com que aborda a estrada.


Julgo que este factor se deve principalmente as rodas de 16”, as irregularidades do pavimento são melhor absorvidas e as abordagens as curvas são feitas de uma forma mais confiante. Aposição de condução é ótima, bastante confortável, vamos sentados exatamente sentados como os ortopedistas aconselham, as costas direitas, os pés no estrado e as pernas a 90º. O estrado plano embora esteticamente não seja muito apelativo para a maioria dos utilizadores as vantagens no acesso e até mesmo como suporte de cargas é realmente uma mais valia.


O motor também foi uma agradável surpresa, em comparação a geração anterior não se notam diferenças significativas, é um motor linear que puxa bem em baixos e médios regimes levando-nos facilmente até aos 140km/h. A versão que eu conduzi tinha apenas 450km e a média de consumo no Cb era de 3,8L/100 com uma condução sem preocupações com o consumo.


A instrumentação é suficiente: velocímetro, temperatura do motor, indicador do nível de combustível, luzes, odómetro com dois trips e esta nova geração já têm a média do combustível gasto aos 100 e o consumo instantâneo.


As suspensões são cumpridoras, não nos podemos esquecer que estamos perante uma scooter com todas as limitações inerentes a este tipo de veículos… a de traz têm um curso reduzido e se na geração anterior os proprietários se queixavam do bambolear e dureza nesta houve pouca evolução nesse sentido.


Queria apontar alguns aspetos negativos mas na realidade não encontro, podem pensar que estou a ser politicamente correto e quero agradar à Honda por me ter permitido esta experiencia mas sinceramente não encontro. Posso apontar um ou outro pormenor negativo tais como a falta de luzes de emergência, um conta-rotações, uns espelhos mais largos para se ver para a retaguarda mas são pequenas coisas que nunca iriam assombrar esta magnifica scooter.

E ainda possível personalizar esta nova Honda SH300i com acessórios originais que lhe conferem ainda mais comodidade: ecran, protecção de punhos, punhos aquecidos, top case, cadeado, alarme.


A nova Honda SH300i vai estar disponível a partir deste mês por um preço de 5250€, vendida em 6 cores diferentes e com abs de serie!  É um modelo a ter em conta para quem procura estes veículos urbanos nestas cilindradas, vale bem a pena experimentar.


Texto: Pedro Espada Fotos: Francesc Montero

Offline "Baêta"

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 738
  • Localidade: Vale Figueira, S. João da Talha
  • Devagar para chegar rápido...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 750s
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #42 em: 21 de Setembro de 2015, 23:10 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Piaggio X8 250ie, Fev 2006 até Dez 2012 - 0 kms - 74000 kms
Piaggio X10 500cc, Jan 2013 até Ago 2015 - 29970 kms
Honda Integra 750s, Ago 2015

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #43 em: 21 de Setembro de 2015, 23:45 »
Obrigado por esta leitura que nos proporcionaste.  _pol_

Parabéns Pedro, estiveste muito bem numa descrição bastante abrangente, com uma mais do que notória isenção e rigor.

Gostei bastante!   _palmas_

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #44 em: 22 de Setembro de 2015, 10:09 »
Excelente.

Apenas alguns reparos, considerando a tua experiência com a nova Sh e com a minha Sh.

Ao contrario do que muita gente fala, o mal destas suspensões não é serem propriamente duras mas sim o inverso. Esse facto é muito notado nos utilizadores das PCX, especialmente na primeira geração, onde quase todos se queixam da suspensão ser dura quando na realidade é demasiado mole e rapidamente esgota batendo no limite de curso e que as pessoas associam a dureza.
Exemplo disso é a minha Sh e uma PCX que esteve esta 6a feira na minha garagem. Ambas levaram amortecedores traseiros novos, no meu caso uns feitos por um espanhol e no caso da PCX uns YSS de entrada de gama. Na Sh estão quase no mínimo (tem uma imensa afinação milimétrica (de rosca e grande) de compressão de mola e na PCX, metemos na posição 3 das 5 possíveis.
Resultados: mais "rijas" e estáveis (a Sh parece outra moto, hás-de vir testa-la novamente) e incrivelmente mais confortáveis pois digerem muito melhor todas as irregularidades e buracos.
Resumindo, se hoje voltasse a comprar uma Sh ou qualquer outra scooter que não gostasse lá muito da suspensão, compraria imediatamente umas novas. É dinheiro muito mais bem gasto que por exemplo um escape (que custa normalmente até mais), uma vez que além de trazer mais conforto, traz muito mais segurança!
Em relação ao consumo, é certo que a que andastes era nova, mas 3.8l/100km faz a minha a dois e também sem o mínimo de preocupação de consumos. Aliás, eu arranco sempre a enrolar punho pois nesta moto dá-me gozo as suas acelerações .  A mulher é que manda vir sempre, que assim gasto gasolina e sem necessidade. Mas como nas minhas deslocações em cidade, andar a pastelar ou andar a curtir a diferença fica-se por cerca de 0.5l/100km, quero lá saber  ;D

Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 822
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #45 em: 22 de Setembro de 2015, 10:35 »
Muito bom relato companheiro Pedro  _palmas_ _palmas_

Parabéns  _pol_

Estou realmente MUITO contente com a minha  scooter_

Grande abraço

JGarcia
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

interceptor

  • Visitante
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #46 em: 23 de Setembro de 2015, 12:56 »
Esta nova sh300i têm 6 posições para ajustar a tensão das molas atrás, não sei se será os mesmos ajustes da geração anterior mas os proprietários que confirmem.

Obrigado a todos _pol_

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #47 em: 23 de Setembro de 2015, 13:06 »
Na minha  (tal como nas PCX) o problema não é nas molas mas sim nos amortecedores que são fracos e não travam as oscilações das molas!!
Quanto às posições, logo já tento ver se consigo fazê-las mudar com os amortecedores fora da moto!
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #48 em: 23 de Setembro de 2015, 13:47 »
A geração anterior tem creio 5 posições de amortecimento. A minha anda quase sempre no máximo porque na posição intermédia e com pendura abaixo dos 60kg fica demasiado imprecisa. Além disso ao fim de 4 anos já têm ferrugem na zona superior mas enquanto durarem lá ficam porque depois mando vir uns yss por cerca de 70euros e faço a substituição. Na minha experiência quase que posso dizer por regra que a pior suspensão traseira de uma moto convencional é melhor que a melhor suspensão traseira da melhor scooter (claro que há sempre excepção). Não se pode ter tudo e felizmente que o raio de 16 das rodas da sh ajudam a minorar este problema.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelona
« Responder #49 em: 23 de Setembro de 2015, 14:04 »
A geração anterior tem creio 5 posições de amortecimento. A minha anda quase sempre no máximo porque na posição intermédia e com pendura abaixo dos 60kg fica demasiado imprecisa. Além disso ao fim de 4 anos já têm ferrugem na zona superior mas enquanto durarem lá ficam porque depois mando vir uns yss por cerca de 70euros e faço a substituição. Na minha experiência quase que posso dizer por regra que a pior suspensão traseira de uma moto convencional é melhor que a melhor suspensão traseira da melhor scooter (claro que há sempre excepção). Não se pode ter tudo e felizmente que o raio de 16 das rodas da sh ajudam a minorar este problema.

Os YSS de 70€ possivelmente são melhores que os originais mas eu acho que compensa apostar em algo melhor (que poderá ser YSS na mesma).
A minha levou dois agora e se soubesse que a diferença era tão drástica em segurança e conforto tinha os colocado logo  no dia que comprei a moto!
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010