Apresentação ibérica da nova Honda Sh300i em Barcelonaimagem cedida pelo sapiens21Ola companheiros, como devem saber vai decorrer no próximo dia 9 e 10 de setembro uma apresentação a nível ibérico da nova Honda SH300i.
Entre outros convidados eu irei estar também presente graças a um convite endereçado ao companheiro Sapiens21 que por motivos pessoais não poderia estar presente e colocou esse lugar a votação de 3 membros aqui do CPM, votação dessa da qual eu sai vencedor. Agradeço desde já a confiança depositada quer pelo sapiens21 quer pelos membros que votaram em mim.
Desta forma irei então até Barcelona na próxima quarta-feira com o apoio do CPM e terei muito gosto em vos relatar toda a esta aventura tentado vos aproximar e envolver o mais possível deste evento.
A Honda SH300i era até a data uma scooter que confesso nunca lhe tinha dado muita atenção portanto a minha primeira iniciativa para me integrar foi enviar uma mensagem privada a todos os membros aqui do fórum proprietários de Hondas sH300i a questionar a sua relação com a mesma, aspectos positivos/negativos, aspectos a melhora e expectativas para este novo modelo.
Grande parte dos membros responderam e um aspecto que foi unanime em todos os proprietários foi o entusiasmo com que se referem a SH300i. Outro aspecto que foi unanime nas respostas foi que quase todos os membros têm quilometragens bem elevadas nas suas SH’s, o que demonstra que só podem estar plenamente satisfeitos com a sua maquina e que não desilude na sua função. O PGomes têm 36mk feitos, o JGarcia 60mk, o Nuno MM 98mk! O Ramos 48mil e nenhum deles fizeram referência a grandes avarias o que demonstra que a sh300i é um exemplo prático de fiabilidade e resistência.
Todos fizeram referência a um motor desembaraçado e bastante vivaço. E uma mota muito ágil e prática, vocacionada para um percurso urbano em que a falta de mais proteção aerodinâmica torna o uso em autoestrada desconfortável.
Um ponto comum nos aspectos negativos relatados pelo proprietários foi a suspensão traseira, uns referem-se a uma suspensão traseira rija, outros imprecisa, outros pouco eficaz e até mesmo instável. A capacidade de carga praticamente inexistente é outro dos aspectos negativos relatados pelos donos de actuais sh300i.
Depois vêm as pequenas coisas mais dentro do gosto pessoal: falta de conta-rotações, ausência de botão de luzes de emergência (4 piscas), pouca protecção aerodinâmica ou até mesmo a falta de um computador de bordo.
Regra geral todos se referem a uma scooter cumpridora e que não desaponta e as quilometragens elevadas são prova disso.
Dentro dos membros inquiridos houve um mesmo que se disponibilizou para me emprestar a sua SH300i para um teste drive da mesma. Esse membro foi o
PGomes78 ao qual agradeço sinceramente a sua disponibilidade para me emprestar a sua scooter e me acompanhar esta tarde num percurso de aproximadamente 80km pela zona de Mafra/Ericeira.
E lá fomos nós a Mafra comprar pão com chouriço lol Quando se arranca na sh300i a ligeireza e a agilidade do conjunto faz-se logo notar. A leveza da direcção que nos primeiros kms até pode parecer imprecisa com o andamento e em conjunto com a roda alta torna-se numa direcção extremamente precisa parecendo mesmo que estamos ao guiador de uma mota convencional. Depois temos o motor que me surpreendeu bastante pela positiva, são 27cv para uma scooter de 177kg, a acelaração é forte e vigorosa! O ponteiro do velocímetro sobe por ai acima sem quebras ou poços de potência e transporta facilmente o conjunto para velocidades bem acima dos 100km/h e mesmo em subidas o motor têm sempre uma resposta pronta e o ponteiro do velocímetro sobe realmente! No entanto a resistência aumenta bastante a partir dos 100km/h, nota-se bem o casaco a colar ao peito e a viseira do capacete têm mesmo de descer.
Os travões são bons, não têm aquele tacto duro e são bastante eficazes. Talvez por a unidade testada ter andado quase sempre a dois os amortecedores traseiros parecem bastante bamboleantes a partir dos 100, não acho que sejam desconfortáveis (antes pelo contrario) e mesmo em pisos empedrados absorvem bem as irregularidades do pavimento. Este será certamente um aspecto ao qual irei dar especial atenção durante ao teste da nova versão.
O compartimento de carga e efetivamente muito pequeno. A informação no quadrante resume-se ao essencial e o banco talvez por estar acostumado ao banco muito duro da minha achei-o muito mole o que provoca mau estar logo nos primeiros kms.
Algumas fotos da Honda SH300i do PGomes78:
Em conclusão gostei muito da scooter, principalmente pelo motor bastante viciante de usar e abusar com acelerações fortes e vigorosas tornando a condução muito divertida. E uma scooter vocacionada para um uso citadino, ágil e pratica que não dispensa o uso obrigatório de uma top-case se quisermos guardar pelo menos o capacete na scooter. Trajetos mais logos têm de ser bem equacionados e privilegiando o uso fora de autoestradas uma vez que a proteção aerodinâmica é nula.
Esta foi a segunda e ultima parte do processo de preparação para a apresentação da nova SH300i gostaria no entanto de forma a corresponder as vossas expectativas saber qual é a vossa expectativa para este evento, o que esperam e o que gostariam de ver aqui relatado e sobretudo se este assunto vos interessa. Prometo da minha parte irei fazer todos os esforços para que a missão seja bem sucedida, que vivam esta aventura da mesma forma que eu a estou a sentir.
A partida é já na próxima quarta-feira e deixo-vos o programa da apresentação ibérica da nova Honda SH300i:
09 de Setembro - 4ª feira> Formalidades de embarque
> 14:45 - Encontro na porta de embarque
> 15:35 / 18:25 - Viagem Lisboa / Barcelona no voo TP1044
> 18:45 - Transfer para o Hotel
> 19:15 - Check-In Hotel
> 19:30 / 20:30 - Teste Urbano 'Barcelona Sightseeing'
> 20:30 / 21:30 - Fotos noturnas
> 22:00 - Jantar
10 de Setembro - 5ª feira > 08:00 / 08:45 - Transfer do hotel para a Honda Espanha
> 09:00 / 09:30 - Apresentação do modelo
> 10:00 / 14:00 - Teste Estrada
> 14:00 / 15:00 - Almoço
> 15:00 / 15:30 - Regresso às instalações da Honda Espanha
> 16:30 - Transfer para aeroporto
> 17:00 - Formalidades de embarque
> 19:10 / 20:05 - Viagem Barcelona / Lisboa no voo TP1045
Cumprimentos a todos e até já