Autor Tópico: X-Max 250 não pega  (Lida 10927 vezes)

Pinto

  • Visitante
X-Max 250 não pega
« em: 06 de Setembro de 2015, 18:15 »
Boas pessoal,

Já não vinha aqui há algum tempo. Tanto tempo que me tive de registar novamente  _corado_

Por ter estado a residir fora de Portugal, estive com a minha X-Max parada durante os últimos 13 meses. Antes de a "deixar" tive o cuidado de desligar a bateria para a mesma não descarregar.

Liguei a bateria novamente hoje, o painel eléctrico liga normalmente mas acontece que quando tento ligar o motor o mesmo não pega. Simplesmente tenta de facto pegar mas não chega a fazê-lo. :(

Algum conselho sobre o que fazer? Não percebo nada do assunto mas já pensei que poderá ser por a bateria não estar devidamente carregada.

Obrigado!

interceptor

  • Visitante
Re: X-Max 250 não pega
« Responder #1 em: 06 de Setembro de 2015, 19:54 »
13 meses é mais que suficiente para descarregar qualquer bateria, mesmo em perfeito estado de funcionamento.

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: X-Max 250 não pega
« Responder #2 em: 06 de Setembro de 2015, 19:56 »
E pode ainda ter que pifado a bomba de combustível... Tanto tempo seca... Digo eu que não percebo nada...

Sent from my LG-D802 using Tapatalk

João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: X-Max 250 não pega
« Responder #3 em: 06 de Setembro de 2015, 19:59 »
A bateria não tendo a carga suficiente não inicia motor de arranque. Creio que é para proteger o rectificador.

Tentar por á carga e liga a ignição várias vezes para fazer chegar a gasolina á injecção. Deve pegar, mas pode haver outro pormenor, a gasolina pode ter perdido propriedades e será melhor colocares gasolina nova.

Espero ter ajudado.

João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_ scooter_ _scp_

Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Pinto

  • Visitante
Re: X-Max 250 não pega
« Responder #4 em: 06 de Setembro de 2015, 20:53 »
Obrigado pelas respostas!

Vou tentar recarregar a bateria e se isso não resolver o problema vou tentar com gasolina nova.

Btw, alguém sabe dum sítio onde possa recarregar a bateria?

Obrigado!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: X-Max 250 não pega
« Responder #5 em: 06 de Setembro de 2015, 21:16 »

Btw, alguém sabe dum sítio onde possa recarregar a bateria?

Qualquer oficina auto tem um carregador e safam-te sem problemas.  _pol_
Isso não será mais do que falta de carga da bateria, como já foi dito. É algo que se resolve sem stress... _convivio_

cgomes

  • Visitante
Re: X-Max 250 não pega
« Responder #6 em: 06 de Setembro de 2015, 21:48 »
Há-de ser mesmo só da bateria. Não estou a ver o combustível perder qualidades ou a bomba secar.

Milfont

  • Visitante
Re: X-Max 250 não pega
« Responder #7 em: 06 de Setembro de 2015, 22:23 »
Caro Pinto, ha dias tive ma experiencia com o cachimbo da vela da minha. depois de uns tantos kickes sem sucesso bastou me dar um geitinho ao gajo que pegou a primeira. Entretanto cada vez que passava em um buraco ia se abaixo mas resolvi o caso sacando o fora e dando lhe um apertao na mola que engata na vela. desde ai ficou mesmo boa. Ha que ter em conta que a minha scooter e bem velha e ja da esse tipo de problemas. Pode tambem ser so sujidade. Como dizes que tenta pegar faz me lembrar mesmo o problema que tive, pois o comportamento dela era identico em que ate chegou a pegar uma ou duas vezes antes de apertar o cachimbo da vela, mas logo morreu e outras era so o susto. Nao perdes nada por dar lhe um geito e ver se pega, ou mesmo simplesmente puxa lo da vela e desenrrosca lo do cabo, limpa lo bem e dar lhe um apertao na mola com um canivete depois de dar lhe um raspao com a lamina para melhorar a condutabilidade que pode estar obstruida bem como limpar a vela e voltar a montar; a nao ser uns 3 minutos e corres o risco de ter o caso solucionado. A min falaram me ate para ver se nao precisava de vela nova e essa ate podera ser outra causa, corrijam me se estiver enganado por favor. Embora eu nao entenda quase nada do assunto e tenha moto a pouco tempo, esse mal eu ja sofri e resolvi-o sem stress. E eu andei um tempo so no kick e sem bateria, portanto ainda por cima se o painel liga quer dizer que ainda la tem carga e segundo o que li hoje embora hajam motos que precisam de alguma carga para ligar mesmo no kicke essa nao precisa ser muita. Tenta isso antes de carregar a bateria, que em principio qualquer mecanico te pede uns 5€ no minimo para la ter a tua bateria a carga algumas horas, e nesse caso deixa a a carga umas 12h.
Espero que ajude...
Boas noites e uma continuaçao de bom domingo.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2015, 22:40 por Milfont »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: X-Max 250 não pega
« Responder #8 em: 08 de Setembro de 2015, 17:30 »
Vou tentar recarregar a bateria e se isso não resolver o problema vou tentar com gasolina nova.


E então companheiro!  _pol_
Já carregaste a bateria....novamente pronta para devorar kms?   _convivio_  scooter_

Milfont

  • Visitante
Re: X-Max 250 não pega
« Responder #9 em: 08 de Setembro de 2015, 18:30 »
Pelo que ele diz parecemesmo ser da vela e/ou cachimbo. Esta igualsinha a minha quando teve esse problema e se a bateria ainda faz acender o painel em principio deve ter carga para o motor de arranque. Outra hipotese sera problema com o rele do motor de arranque mas nesse caso nem da sinal de vida a nao ser com o kicke e ai ate sem ter bateria tinha que pegar. Para min e questao mesmo do cachimbo ou no maximo trocar a vela maslimpar isso deve ser suficiente.

Pinto

  • Visitante
Re: X-Max 250 não pega
« Responder #10 em: 08 de Setembro de 2015, 20:58 »
Boas,

Como estou de férias só daqui a uma semana é que terei novidades. Já levei a bateria a um amigo para a carregar.

Obrigado!

Cumprimentos!


Milfont

  • Visitante
Re: X-Max 250 não pega
« Responder #11 em: 08 de Setembro de 2015, 21:58 »
A bateria não tendo a carga suficiente não inicia motor de arranque. Creio que é para proteger o rectificador.

Isso acontece com algumas motos, frequentemente as mais recentes se nao todas as actuais. Se a bateria nao tem 10 volts ela nao passa corrente ao motor de arranque para nao ser esforçado.
Eu continuo apostando na vela e cachimbo sujos.
Comprimentos, M.M.

Pinto

  • Visitante
Re: X-Max 250 não pega
« Responder #12 em: 14 de Setembro de 2015, 17:33 »
Bateria carregada, mota a funcionar  _convivio_

Já deu para ir dar uma voltinha e ver um CPM na Av. das Forças Armadas (Lisboa). Depois de 13 meses os pneus já estavam a precisar de um arzinho e digamos que estou a reaprender a conduzir.

Obrigado pelas dicas!

 _scp_ _scp_ _scp_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: X-Max 250 não pega
« Responder #13 em: 14 de Setembro de 2015, 17:35 »
Já se esperava que fosse somente bateria.  _pol_

Boas voltas e não a deixes muito tempo parada lá pela garagem...  _convivio_

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: X-Max 250 não pega
« Responder #14 em: 05 de Outubro de 2015, 21:18 »
É incrivel a diferença que uma bateria bem carregada faz ehehe  ;D