Autor Tópico: Sym 125 - Limite  (Lida 2878 vezes)

goncalod

  • Visitante
Sym 125 - Limite
« em: 10 de Agosto de 2015, 12:38 »
Acabei de deixar a Lulu na oficina e venho com alguma relutância pois foi-me transmitida uma ideia diferente da que tinha.

O motivo de a levar à oficina é que tenho notado que às 8000/85000 r.p.m começa muitas vezes com um trabalhar embrulhado e com uma trepidação forte.
O que me foi transmitido é que isso à partida não é nada mais do que o esfroço de estar a andar a fundo por ser uma 125cc e que assim a mota não me vai durar muito.

Não sendo um conhecedor de motos não tenho o que duvidar de alguém que realmente percebe, no entanto vinha pedir outras opiniões de outros conhecedores. A minha ideia é que estava a tratá-la bem, precisamente porque nunca a deixo entrar no red line (9000rpm), tenho sempre que desenrolar o punho para ela não ir por aí fora.

Afinal qual o limite saudável pare este modelo? Ir até às 8000 rpm? então porque é que o red line não é às 8000 rpm?

Não preciso ir sempre às 8500, só o faço porque pensava ser seguro.

abrc

madds

  • Visitante
Re: Sym 125 - Limite
« Responder #1 em: 10 de Agosto de 2015, 12:57 »
Na sym que eu tive ia quase até ao redline e ela não se queixava muito. Existia uma vibração a partir das 6500/7500 rpm mas segundo li por aqui não é defeito, é feitio.

Mas fizeste a opção correcta, leva-la a quem perceba.

Boa sorte e boas curvas.


Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Sym 125 - Limite
« Responder #2 em: 24 de Agosto de 2015, 08:51 »
o inicio do redline tão cedo limitava a scooter para quem, como tu, gosta de "dar" mais um bocadinho. Entre as 8 e 9 mil não significa que faz logo mal, andar sempre é que já será provavel desgastar mais.
_fcp_
 

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Sym 125 - Limite
« Responder #3 em: 24 de Agosto de 2015, 11:53 »
Creio que o red-line não significa senão a margem de segurança para o excesso de rotações. Se tiver arrefecimento e lubrificação não vai furar o bloco nem sair o piston pelo escape.
Mas andar quase sempre no red-line vai acentuar o desgaste, motor e transmissão, da menina. Esperemos é que seja proporcional ao gozo que tiras dela  scooter_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

goncalod

  • Visitante
Re: Sym 125 - Limite
« Responder #4 em: 24 de Agosto de 2015, 12:42 »
Pois, o veredito da oficina aponta para estar tudo 100% Ok com a menina, eu é que tenho que aprender a ser mais meiguinho, se quero que ela dure!

Assim sendo passei a andar mais pela 7000 rpm, 7000 e picos, vou até aos 90km/h e de facto ela assim não se queixa  scooter_

Por mim é na boa, prefiro tratá-la bem  _pol_
« Última modificação: 24 de Agosto de 2015, 12:42 por goncalod »