Autor Tópico: Scotter perdendo força  (Lida 16254 vezes)

bitolas

  • Visitante
Scotter perdendo força
« em: 28 de Agosto de 2015, 14:21 »
Boas...
Esponho aqui a minha situação situação actual a ver se me ajudam a perceber o problema da mota sem ir ao mecânico e trocar coisas a mais...

A minha Sym GTS 125i, já com 36000Km, com Kit Malossi (roletos +- 10000Km), correia (15000Km) começou a perder força, principalmente nas subidas ingremes (monsanto). Anteriormente subia a 80, agora vai perdendo até ao 60, e não consegue recuperar. Parece-me que a rotação está lenta a subir, e mesmo nos arranques não se comporta como dantes (o Malossi dá um arranque rápido), pois anteriomente a rotação subia sempre às 8000 quando rodava punho, mas agora só com mais velocidade lá chega...

Será roletos quadrados e por isso não deslizam bem, correia mais estreita, vela, ou cansaço? :-[ :-[ :-[
Coisas simples de fazer será ver e talvez substituir a vela, ou limpar o filtro de ar, mas mais que isso já terá de ir ao mecânico.

Obrigado pelas opiniões aos mais experientes na materia...

bgomes1983

  • Visitante
Re: Scotter perdendo força
« Responder #1 em: 28 de Agosto de 2015, 14:25 »
Companheiro,

Tenta verificar se está tudo bem com os roletes e a correia, porque segundo percebi já tem uns bons kms e podem já não estar nas melhores condições.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 14:30 por Bruno Gomes »

bitolas

  • Visitante
Re: Scotter perdendo força
« Responder #2 em: 28 de Agosto de 2015, 15:36 »
Obrigado pela resposta, mas a correia ao gastar o que faz é perder velocidade de ponta, certo?
E a mota em recta/descer recupera bem, e vai até as velocidades normais dela. Mas é nos arranques e em subidas ingremes, que não se aguenta como antes, e como a rotação não aumenta mais que as 7500 quando perde velocidade, não consigo voltar a ganhar...

bgomes1983

  • Visitante
Re: Scotter perdendo força
« Responder #3 em: 28 de Agosto de 2015, 16:03 »
Companheiro, a correia quando não está nas melhores condições "patina".

Vou tentar simplificar: as nossas correias são dentadas e com o desgaste normal da mesma, esses dentes vão desgastando, o que faz com que a mesma não agarre como deve ser ao variador.

Vê na net a diferença entre correias dentadas e lisas, porque basicamente a dentada é a nossa correia nova e a lisa é o estado em que fica depois de muitos kms, não sei se me fiz entender  _pensador_ _pensador_

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Scotter perdendo força
« Responder #4 em: 28 de Agosto de 2015, 16:36 »
As correias das Scooter são dentadas para poderem fazer a curva no variador e na embraiagem.

Não perdem dente nenhum e quando perdem com aquecimento, partem.

Ainda não percebeste o funcionamento da correia no variador, mas vais lá! _pol_

Companheiro Bitolas o que relatas poder ter várias análises. Correia a dar as últimas, e todos os componentes envolventes, ou afinação de valvulas !

Espero ter ajudado

João _scp_ scooter_ _scp_ scooter_ _scp_ scooter_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

bgomes1983

  • Visitante
Re: Scotter perdendo força
« Responder #5 em: 28 de Agosto de 2015, 16:53 »
As correias das Scooter são dentadas para poderem fazer a curva no variador e na embraiagem.

Não perdem dente nenhum e quando perdem com aquecimento, partem.

Ainda não percebeste o funcionamento da correia no variador, mas vais lá! _pol_

Companheiro Bitolas o que relatas poder ter várias análises. Correia a dar as últimas, e todos os componentes envolventes, ou afinação de valvulas !

Espero ter ajudado

João _scp_ scooter_ _scp_ scooter_ _scp_ scooter_

A correia nunca chega a perder nenhum dente, eu sei  _pol_ o que eu queria transmitir ao companheiro é a imagem visual da correia nova/velha, não me expliquei foi como deve ser mas com o tempo vai lá _Rolley_!!!

Abraço.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 17:02 por Bruno Gomes »

bitolas

  • Visitante
Re: Scotter perdendo força
« Responder #6 em: 28 de Agosto de 2015, 18:27 »
Gracias pelas respostas.
Eu sei como funciona a correia, mas ela em andamento penso que não vai patinar, mas por vezes noto isso em arranques a frio, a curvar ligeiramente, pois não agarra bem... mas em andamento penso que isso não acontece e seja o motivo da perca de potência nas subidas (ou o motivo principal...).
Os roletos já devem estar nas últimas, e isso pode fazer com que estes não rodem/deslizem correctamente, e por isso ficava o variador numa posição má para puxar correctamente.. será?
A vela pode ser outro ponto (a ver se a vejo este FDS)..
Espero que não seja já perca de potência ou afinação de válvulas....

interceptor

  • Visitante
Re: Scotter perdendo força
« Responder #7 em: 28 de Agosto de 2015, 22:42 »
Tens os roletos bem gastos e a correia a dar as ultimas  _pol_

TMaxer

  • Visitante
Re: Scotter perdendo força
« Responder #8 em: 29 de Agosto de 2015, 10:00 »
Bruno,


De um modo geral o desgaste não faz as correias patinar.

Aquilo que o faz são os upgrades de motor e as mudanças mais radicais de peso nos roletes... Para o contrariar podemos colocar uma mola de contraste mais forte

(Óleo nas polies também pode ser outra causa)  _pol_ _pol_ _pol_



O diagnóstico já apresentado de desgaste nos roletes e correia parece-me acertado, se bem que falando de perca de rendimento numa subida e a quantidade de kms indicada deixa-me com uma dúvida: o filtro do ar foi limpo recentemente???  _pensador_

petervivas

  • Visitante
Re: Scotter perdendo força
« Responder #9 em: 10 de Outubro de 2016, 10:23 »
Viva bom dia pessoal

Tendo lido os testemunhos da malta aqui anteriormente neste post, é a minha vez de dar o bitaite por sentir o mesmo na pele.
Tenho uma Daelim S2 com 32000, fiz manutenção "grande" da mesma ha umas 3 semanas atrás, troquei roletes e verifiquei todo o kit de embraiagem, correia, oleos motor + transmissao, os 3 filtros (oleo, combustivel e ar)... até a ter levado à revisão ela puxava que era um mimo.

A partir do momento que veio da revisão, começo a senti-la com perca de potência a subir, inclusive na subida da A5 chegava la a cima acima dos 80, agora se chegar a 60 é milagre (em linha reta puxa bem, chega a velocidades normais para a mota em questão - 100/110). Ando a começar a ficar f*d*** com isto, pois troquei-lhe tudo como manda a lei e fiquei "pior".
Já vi malta a falar que poderá ser humidades no variador ou então um dos filtros "empapados" por se terem desfeito por alguma razao, ou por ultimo escape com carvão/partido que lhe provoque perdas.

Aqui a questão é: Levei ao mecanico, comportava-se IMPEC! Veio de revisão feita, ficou assim. Alguem pode dar opiniao?

Abraço a todos e obrigado


« Última modificação: 10 de Outubro de 2016, 10:33 por petervivas »

erkyloko

  • Visitante
Re: Scotter perdendo força
« Responder #10 em: 12 de Maio de 2020, 11:19 »
Gracias pelas respostas.
Eu sei como funciona a correia, mas ela em andamento penso que não vai patinar, mas por vezes noto isso em arranques a frio, a curvar ligeiramente, pois não agarra bem... mas em andamento penso que isso não acontece e seja o motivo da perca de potência nas subidas (ou o motivo principal...).
Os roletos já devem estar nas últimas, e isso pode fazer com que estes não rodem/deslizem correctamente, e por isso ficava o variador numa posição má para puxar correctamente.. será?
A vela pode ser outro ponto (a ver se a vejo este FDS)..
Espero que não seja já perca de potência ou afinação de válvulas....


Boas camarada,

Sei k já passou alguns anos mas....como resolveste a tua situação??

Aguardo pela tua resposta sff.

Atenciosamente

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Scotter perdendo força
« Responder #11 em: 12 de Maio de 2020, 14:10 »
Companheiro atençao que a resolução pode não ser a mesma para o teu problema , o ideal é expores a tua situação .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

erkyloko

  • Visitante
Re: Scotter perdendo força
« Responder #12 em: 25 de Junho de 2020, 09:15 »
Bom dia camarada David,

O meu problema é exactamente igualzinho!

O que já fiz...troquei a embraiagem ,troquei a correia e os roletes do variador malossi!

depois de voltar a queimar mais um jogo de roletes no espaço de 1 mes...resolvi voltar a pôr o variador original e os roletes original com +/- 6mil klms.

depois de inspeccionar o variador da malossi, verifiquei k o disco que encosta à tampa do variador tinha uma "orelha" partida e aqueles 3 plásticos em V tambem estavam gastos...conclusão , pensando eu, com a tal peça partida, criou mais folga, mais trepidação e um maior desgaste do variador e os seus roletes...

como disse, voltei a pôr o variador original pensado que o problema seria do variado malossi....mas não! a moto continua a fazer a mesma coisa, perde força a subir e no mesmo sitio...e a única coisa que noto que melhorou foi que , ja consigo dar 120k/h.
como já não tem o variador malossi agora vão dizer que se voltar a pôr um variador novo o problema fica resolvido, mas mesmo com o variador original eu conseguia subir o Monsanto a 80kmh e aguentava se!

outra coisa...

quando estou parado num semáforo...ou simplesmente parado, e acelero ou arranco a marcha...a moto enrola e só ao fim de alguns segundos é k ganha força e ganha alma....lol...tipo ela arranca mas fica a arrastar se por alguns segundos(3 a 5) e só depois é k dá aquele grito de aceleração.

a moto conta com pouco mais de 52mil kms

Atenciosamente
Pedro Martins

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Scotter perdendo força
« Responder #13 em: 25 de Junho de 2020, 10:15 »
quando estou parado num semáforo...ou simplesmente parado, e acelero ou arranco a marcha...a moto enrola e só ao fim de alguns segundos é k ganha força e ganha alma....lol...tipo ela arranca mas fica a arrastar se por alguns segundos(3 a 5) e só depois é k dá aquele grito de aceleração.
Companheiro conheço esse comportamento, é quase uma fotocópia do problema que tive.No meu caso, a mota a enrolar não durava uns segundos. Mais ou menos a 1 segundo, penso que não chegava a 2.Comecei por trocar vela, era barato e ficava descansado.Não resolveu e após verificar que o filtro de ar precisava ser substituído lá o fiz. Melhorou bastante e deixei andar algum tempo, nomeadamente até voltar o tempo frio que era quando se notava mais.Por fim, já este mês, mandei afinar válvulas. A mota parece outra.
Acabou-se aquele enrolar de 1 a 2 segundos em que a mota só reage um bocado depois de acelerarmos.Também passou a enfrentar bastante melhor as subidas.

erkyloko

  • Visitante
Re: Scotter perdendo força
« Responder #14 em: 25 de Junho de 2020, 11:10 »
Boas camarada Rui,

Exactamente como descreves, mas já mudei o filtro de ar e a vela não pk pega sempre bem à 1. a única coisa que não o fiz foi afinar válvulas ,isto pk, por norma só mando afinar quando a mota a frio não aguenta ao relanti ou se travar a fundo com o motor a frio ela vai a baixo....

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Scotter perdendo força
« Responder #15 em: 27 de Junho de 2020, 19:14 »
Boas camarada Rui,

Exactamente como descreves, mas já mudei o filtro de ar e a vela não pk pega sempre bem à 1. a única coisa que não o fiz foi afinar válvulas ,isto pk, por norma só mando afinar quando a mota a frio não aguenta ao relanti ou se travar a fundo com o motor a frio ela vai a baixo....
A ideia do ralentim não está errada mas se for um motor com afinação de ralentim e o mesmo estiver muito alto ela pode ter válvulas desafinadas e aguentar o ralentim.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk