Autor Tópico: Scotter perdendo força  (Lida 6976 vezes)

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Offline bitolas

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Scotter perdendo força
« em: 28 de Agosto de 2015, 14:21 »
Boas...
Esponho aqui a minha situação situação actual a ver se me ajudam a perceber o problema da mota sem ir ao mecânico e trocar coisas a mais...

A minha Sym GTS 125i, já com 36000Km, com Kit Malossi (roletos +- 10000Km), correia (15000Km) começou a perder força, principalmente nas subidas ingremes (monsanto). Anteriormente subia a 80, agora vai perdendo até ao 60, e não consegue recuperar. Parece-me que a rotação está lenta a subir, e mesmo nos arranques não se comporta como dantes (o Malossi dá um arranque rápido), pois anteriomente a rotação subia sempre às 8000 quando rodava punho, mas agora só com mais velocidade lá chega...

Será roletos quadrados e por isso não deslizam bem, correia mais estreita, vela, ou cansaço? :-[ :-[ :-[
Coisas simples de fazer será ver e talvez substituir a vela, ou limpar o filtro de ar, mas mais que isso já terá de ir ao mecânico.

Obrigado pelas opiniões aos mais experientes na materia...

Offline Bruno Gomes

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Re: Scotter perdendo força
« Responder #1 em: 28 de Agosto de 2015, 14:25 »
Companheiro,

Tenta verificar se está tudo bem com os roletes e a correia, porque segundo percebi já tem uns bons kms e podem já não estar nas melhores condições.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 14:30 por Bruno Gomes »
ROSSI
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Offline bitolas

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Re: Scotter perdendo força
« Responder #2 em: 28 de Agosto de 2015, 15:36 »
Obrigado pela resposta, mas a correia ao gastar o que faz é perder velocidade de ponta, certo?
E a mota em recta/descer recupera bem, e vai até as velocidades normais dela. Mas é nos arranques e em subidas ingremes, que não se aguenta como antes, e como a rotação não aumenta mais que as 7500 quando perde velocidade, não consigo voltar a ganhar...

Offline Bruno Gomes

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Re: Scotter perdendo força
« Responder #3 em: 28 de Agosto de 2015, 16:03 »
Companheiro, a correia quando não está nas melhores condições "patina".

Vou tentar simplificar: as nossas correias são dentadas e com o desgaste normal da mesma, esses dentes vão desgastando, o que faz com que a mesma não agarre como deve ser ao variador.

Vê na net a diferença entre correias dentadas e lisas, porque basicamente a dentada é a nossa correia nova e a lisa é o estado em que fica depois de muitos kms, não sei se me fiz entender  _pensador_ _pensador_
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Offline Joao Santos

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Re: Scotter perdendo força
« Responder #4 em: 28 de Agosto de 2015, 16:36 »
As correias das Scooter são dentadas para poderem fazer a curva no variador e na embraiagem.

Não perdem dente nenhum e quando perdem com aquecimento, partem.

Ainda não percebeste o funcionamento da correia no variador, mas vais lá! _pol_

Companheiro Bitolas o que relatas poder ter várias análises. Correia a dar as últimas, e todos os componentes envolventes, ou afinação de valvulas !

Espero ter ajudado

João _scp_ scooter_ _scp_ scooter_ _scp_ scooter_
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Offline Bruno Gomes

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Re: Scotter perdendo força
« Responder #5 em: 28 de Agosto de 2015, 16:53 »
As correias das Scooter são dentadas para poderem fazer a curva no variador e na embraiagem.

Não perdem dente nenhum e quando perdem com aquecimento, partem.

Ainda não percebeste o funcionamento da correia no variador, mas vais lá! _pol_

Companheiro Bitolas o que relatas poder ter várias análises. Correia a dar as últimas, e todos os componentes envolventes, ou afinação de valvulas !

Espero ter ajudado

João _scp_ scooter_ _scp_ scooter_ _scp_ scooter_

A correia nunca chega a perder nenhum dente, eu sei  _pol_ o que eu queria transmitir ao companheiro é a imagem visual da correia nova/velha, não me expliquei foi como deve ser mas com o tempo vai lá _Rolley_!!!

Abraço.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 17:02 por Bruno Gomes »
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Offline bitolas

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Re: Scotter perdendo força
« Responder #6 em: 28 de Agosto de 2015, 18:27 »
Gracias pelas respostas.
Eu sei como funciona a correia, mas ela em andamento penso que não vai patinar, mas por vezes noto isso em arranques a frio, a curvar ligeiramente, pois não agarra bem... mas em andamento penso que isso não acontece e seja o motivo da perca de potência nas subidas (ou o motivo principal...).
Os roletos já devem estar nas últimas, e isso pode fazer com que estes não rodem/deslizem correctamente, e por isso ficava o variador numa posição má para puxar correctamente.. será?
A vela pode ser outro ponto (a ver se a vejo este FDS)..
Espero que não seja já perca de potência ou afinação de válvulas....

interceptor

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Re: Scotter perdendo força
« Responder #7 em: 28 de Agosto de 2015, 22:42 »
Tens os roletos bem gastos e a correia a dar as ultimas  _pol_

Offline TMaxer

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Re: Scotter perdendo força
« Responder #8 em: 29 de Agosto de 2015, 10:00 »
Bruno,


De um modo geral o desgaste não faz as correias patinar.

Aquilo que o faz são os upgrades de motor e as mudanças mais radicais de peso nos roletes... Para o contrariar podemos colocar uma mola de contraste mais forte

(Óleo nas polies também pode ser outra causa)  _pol_ _pol_ _pol_



O diagnóstico já apresentado de desgaste nos roletes e correia parece-me acertado, se bem que falando de perca de rendimento numa subida e a quantidade de kms indicada deixa-me com uma dúvida: o filtro do ar foi limpo recentemente???  _pensador_

Offline petervivas

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Re: Scotter perdendo força
« Responder #9 em: 10 de Outubro de 2016, 10:23 »
Viva bom dia pessoal

Tendo lido os testemunhos da malta aqui anteriormente neste post, é a minha vez de dar o bitaite por sentir o mesmo na pele.
Tenho uma Daelim S2 com 32000, fiz manutenção "grande" da mesma ha umas 3 semanas atrás, troquei roletes e verifiquei todo o kit de embraiagem, correia, oleos motor + transmissao, os 3 filtros (oleo, combustivel e ar)... até a ter levado à revisão ela puxava que era um mimo.

A partir do momento que veio da revisão, começo a senti-la com perca de potência a subir, inclusive na subida da A5 chegava la a cima acima dos 80, agora se chegar a 60 é milagre (em linha reta puxa bem, chega a velocidades normais para a mota em questão - 100/110). Ando a começar a ficar f*d*** com isto, pois troquei-lhe tudo como manda a lei e fiquei "pior".
Já vi malta a falar que poderá ser humidades no variador ou então um dos filtros "empapados" por se terem desfeito por alguma razao, ou por ultimo escape com carvão/partido que lhe provoque perdas.

Aqui a questão é: Levei ao mecanico, comportava-se IMPEC! Veio de revisão feita, ficou assim. Alguem pode dar opiniao?

Abraço a todos e obrigado


« Última modificação: 10 de Outubro de 2016, 10:33 por petervivas »
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