Autor Tópico: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i  (Lida 24254 vezes)

interceptor

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #25 em: 06 de Setembro de 2015, 19:49 »
Obrigado a todos os companheiros pelas questões e pelo apoio demonstrado :) a partida para esta aventura está marcada para dia 9 (quarta-feira) depois do almoço, as 14h45.

interceptor

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #26 em: 11 de Setembro de 2015, 23:04 »
Obrigado a todos pelas vossas questões que passo com muito gosto a responder e algumas delas foram mesmo submetidas ao director de comunicação da Honda Portugal.

Qual a fórmula encontrada para manter, passados que estão 30 anos de existência do modelo, esta capacidade para estar repetidamente no top3 de tantos e importantes mercados Europeus?
A resposta está na simplicidade e como se costuma dizer por vezes menos é mais. A SH é uma scooter prática, eficiente e eficaz, pode se mesmo dizer que é o modelo perfeito para enfrentar o trânsito dos grandes centros urbanos.

Qual a razão que levou a marca a incluir a funcionalidade da Smart Key?
Por uma questão de comodidade que aumenta ainda mais a facilidade de uso desta scooter tornando-a ainda mais pratica.

A opção por focar a atenção do desempenho do motor em baixos e médios regimes não sacrifica em demasia o seu top-speed?
A velocidade máxima não foi afectada, esta nova sh300i atinge a mesma velocidade máxima que a geração anterior. A curva de binário apenas foi corrigida para aumentar o desempenho a baixos e médios regimes facilitando o seu uso diário uma vez que estes são os regimes mais utilizados no dia-a-dia.

O motor desta nova geração da SH300i poderá vir a servir numa nova Forza 300 com o design da atual 125cc ou noutro novo modelo da Honda?
A Honda Forza 300 que está em produção actualmente é um modelo relativamente recente no mercado e ainda não há previsão para a sua substituição.

Tendo este novo modelo ABS de série, foi equacionado a inclusão do CBS? E se sim porque não foi opção?
O CBS não foi sequer equacionado na nova sh300i uma vez que o ABS é um sistema de travagem muito mais evoluído satisfazendo plenamente as necessidades dos condutores.

O novo quadro tipo berço e o aumento da sua envergadura veio aumentar o espaço de carga... Quais os reflexos desta opção na ciclista da SH300i?
Este novo quadro não foi só aumentado entre eixos, houve um cuidado em reforçar a estrutura, dividir e reduzir o peso é o reflexo disso traduz-se num aumento da estabilidade e da agilidade assim como uma postura mais direita e neutra para o condutor.

Face ao mercado Português e à existência de modelos de cilindrada 400, qual resposta da Honda face à discrepância que existe na sua oferta de modelos, atendendo que não existe um modelo de scooter de 400 cc ou 530/500 cc ? Atendendo aos custos (em Portugal) de aquisição de uma 400 de outras marcas, quais os pontos (para além dos já conhecidos) para escolher esta motorização?
Em relação a falta de uma scooter com 400/500cc não se sabe nada por enquanto. Há vários pontos positivos nesta nova Honda SH300i: baixo consumo, manutenções mais baratas, impostos mais reduzidos, capacidade de carga de 19L.

Porque é que não foi incluído o sistema idle stop neste modelo, quando é um sistema que também favorece e muito não só os consumos, mas também as emissões do motor?
O motor desta nova Honda SH300i vê o seu consumo reduzido em 9% face a geração anterior e é a primeira scooter a cumprir a norma Euro4, como tal o sistema start&stop nem ser foi posto em questão neste modelo.

Será introduzida uma motorização 125 dentro da linha desta nova SH300i?
Já está disponível esta nova versão com motor de 125cc.

Qual é o tempo de previsão desta nova geração no mercado? Tendo em conta que a anterior saiu em 2012, é expectável que esta tenha um "tempo de vida útil" de 3 anos?
O tempo de comercialização desta nova Honda sh300i será aproximadamente de 3/4 anos.

A produção desta nova geração da SH300i terá lugar na Europa, ou não? Não sendo por cá (UE), onde será produzida/montada e daí exportada para todo o Mundo?
Esta nova Sh300i será produzida em Itália na fábrica da Honda em Atessa.

O mercado Italiano tem uma atratividade muito grande por modelos de roda alta, vendendo-se muito facilmente este e outros modelos semelhantes por lá! Em face disto e não sendo Portugal muito dado a este género de conceito, qual a previsão de vendas/ano?
A previsão de vendas é expectável que seja superior à versão anterior uma vez que esta nova Sh300i tem características muito superiores à antiga versão que podem ajudar a decidir o comprador final.

Tendo este modelo sido amplamente melhorado e tendo-lhe sido adicionados novos argumentos tecnológicos, a decisão de manter o preço exatamente igual à anterior geração - como já divulgado - é uma decisão que emanou da própria Honda Europe, ou foi dada luz verde a que cada país decidisse o preço pelo qual queria vender esta nova geração?
O preço de fabrica é igual para todos os países, apenas varia de acordo com a carga fiscal imposta por cada pais que a comercializa.

Será justo e/ou verdadeiro dizer-se que a SH300i é um modelo quase especificamente desenvolvido para o Continente Europeu?
A Sh300i é claramente um modelo desenvolvido para os grandes centros urbanos europeus.

Por que razão a Honda se mantém renitente em apostar em modelos elétricos plug-in com produção em larga escala, porque razão não temos pelo menos já ao dispor uma SH300i híbrida, porque razão as grandes marcas decidem manter-se ainda a uma grande distância deste tipo de motricidade com origem na energia elétrica?
A Honda tem trabalhado no desenvolvimento de modelos elétricos no entanto face a reduzidada procura no mercado não têm apostado na sua produção. Para tornar este mercado competitivo é necessário aumentar a rede de abastecimento, a autonomia e as dimensões das baterias.

Foi alterada a posição do Cilindro para que tenha mais espaço debaixo do banco?
O motor também acompanhou as alterações do quadro para que a capacidade de carga aumentasse e a cabeça do motor baixou 1º.

A SH 125 era a scooter da Honda mais vendida em Barcelona ( com mais de um milhão de scooters de todas as marcas a circular diariamente), qual a razão porque gostam tanto das SH e se esperam que a nova 300 tenha a mesma aceitação?
A razão do sucesso da SH em quase todos os mercados europeus justifica-se essencialmente pela sua elegância, sentido pratico, eficiência e fiabilidade. São mercados mais evoluídos e mais maduros que já descobriram à muito as vantagens de usar uma scooter com rodas de 16 polegadas. É expectável que esta nova sh300i tenha ainda mais aceitação uma vez que vê as suas qualidades aumentadas principalmente o espaço de carga que era o grande defeito da versão anterior.



Se tiverem mais alguma questão terei muito gosto em responder e brevemente farei eu próprio uma apresentação desta nova SH300i

Offline santos466

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #27 em: 11 de Setembro de 2015, 23:46 »
Muito bom feedback e parece estarem muito seguros do produto em questão!
Obrigado Espada !

"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline Sapiens21

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #28 em: 12 de Setembro de 2015, 00:02 »
Obrigado pela colocação aqui das respostas às várias questões formuladas, Pedro.

São respostas que me parecem ser muito sinceras e isentas de grandes floreados...como se quer, aliás.  _pol_

Achei interessante esta resposta em particular (última pergunta), quando questionada a razão de haver tantas SH's vendidas em Barcelona, sendo mesmo a mais vendida de todas....

"(...) São mercados mais evoluídos e mais maduros que já descobriram à muito as vantagens de usar uma scooter com rodas de 16 polegadas. (...)"

interceptor

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #29 em: 12 de Setembro de 2015, 00:07 »
A nossa historia no que respeita as scooters ainda é muito curta, só em meados dos anos 90 é que começamos a aderir as scooter e neste aspecto os espanhóis já levam um avanço de quase 20 anos! Eu arrisco mesmo a dizer que 90% das motas que vi em Barcelona eram scooters e a maior parte delas de roda alta, vi lá mais scooters de roda alta numa hora do que aqui numa vida inteira _lol_

Offline twin-pt

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #30 em: 12 de Setembro de 2015, 07:07 »
O motor desta nova geração da SH300i poderá vir a servir numa nova Forza 300 com o design da atual 125cc ou noutro novo modelo da Honda?
A Honda Forza 300 que está em produção actualmente é um modelo relativamente recente no mercado e ainda não há previsão para a sua substituição.

Olá Pedro!

Faço minhas as palavras do Isaac, obrigado pela tua disponibilidade para ires a Barcelona e tentares ter resposta a todas as dúvidas que foram colocadas...

Espero que também te tenhas divertido...

Em relação à questão acima não esperava outra resposta, embora duvide que a Honda não vá capitalizar, mais cedo ou mais tarde o sucesso da Forza 125 numa ou mais cilindradas superiores...

Obrigado de novo!



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« Última modificação: 12 de Setembro de 2015, 07:12 por twin-pt »
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JViegas

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #31 em: 14 de Setembro de 2015, 14:34 »
Obrigado pelo cuidado na organização das respostas.
Naturalmente a Honda está a investir em grande neste modelo, uma vez que tem tanto sucesso pela Europa.
Nunca conduzi uma scooter de roda alta e são claros os benefícios desta versão que agora são explicados pela Honda.




interceptor

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #32 em: 14 de Setembro de 2015, 22:42 »
Esse assunto foi amplamente abordado durante a apresentação e a conclusão a que chegamos foi que de facto em Portugal não ha ainda uma mentalidade mais aberta no que diz respeito as scooters. Se eu vos disser quantas Hondas sh300i foram vendidas o ano passado em PT vocês nem vão acreditar... Estamos muito presos ao passado e pouco abertos a mudanças, a maior parte de nós quando pensa em adquiri ou substituir a scooter nunca coloca a hipótese de adquirir uma roda alta é que nem sequer experimenta! Porquê?!
« Última modificação: 14 de Setembro de 2015, 22:43 por interceptor »

FARMOBOY83

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #33 em: 14 de Setembro de 2015, 23:12 »
Esse assunto foi amplamente abordado durante a apresentação e a conclusão a que chegamos foi que de facto em Portugal não ha ainda uma mentalidade mais aberta no que diz respeito as scooters. Se eu vos disser quantas Hondas sh300i foram vendidas o ano passado em PT vocês nem vão acreditar... Estamos muito presos ao passado e pouco abertos a mudanças, a maior parte de nós quando pensa em adquiri ou substituir a scooter nunca coloca a hipótese de adquirir uma roda alta é que nem sequer experimenta! Porquê?!

É uma boa questão que acho não ter apenas um "culpado" na resposta. As scooters de rodas altas foram associadas em Portugal a motos de "velhos" ou entregadores de pizza (famosas wave e anf innova que por acaso nem scooters são consideradas). A juntar ao preconceito, as principais marcas nunca apostaram por cá nestes modelos com a mesma força que apostaram noutras scooters de roda baixa porque acharam que não iam vender. A juntar a tudo isto, se os meus vizinhos e colegas têm uma scooter de roda baixa eu não quero ser diferente e ainda ser gozado por ter uma scooter "feia" e de "velhos" porque razão investir numa rodas altas?!. Por fim o espaço de arrumação nestas scooters acaba por ser menor debaixo do banco e este "handicap" acaba por levar a ignorar todos os outros atributos superiores a scooters de rodas mais pequena. No fim o importante é a diversidade e se preferem rodas altas ou pequenas é irrelevante desde que deixem mais vezes o carro parado e poupem a saúde e ambiente _pol_

Offline Sapiens21

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #34 em: 14 de Setembro de 2015, 23:27 »
Companheiro Farmoboy, ora aí está uma reflexão, ao jeito de opinião, que me deu gosto de ler e que me leva a concordar na ideia transmitida.  _pol_ _pol_  É de facto como dizes e os factores apresentados para esse travão na aceitação dessa configuração (roda alta/piso plano), são múltiplos.


Na senda disto e porque o companheiro Interceptor teve agora este contacto de umas boas dezenas de Kms com um modelo de roda alta, pergunto ao mesmo...

Mudou a perspectiva, mudou a ideia no que antes pensavas...para o agora???

A experiência levou-te à reflexão do porquê de os modelos de roda alta não terem tanta aceitação? As qualidades verificadas e vivenciadas não deveriam suplantar esse "preconceito"?

......ou tudo se resume simplesmente a...Nunca experimentaram!!!...?

interceptor

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #35 em: 14 de Setembro de 2015, 23:48 »
Eu acho que deviam experimentar sempre antes de comprar. Eu honestamente gostei muito da roda alta, nunca sequer tinha perdido muito tempo a olhar para uma roda alta, perdoem-me os proprietários mas achava-as mais viradas para o utilizador feminino :-[ O percurso com a sh do PGomes78 e depois esta experiência com a apresentação da sh300i parece que foi karma e confesso que até foi penoso voltar depois para a minha...

A scooter de roda alta é muito mais ágil e dinâmica, curva muito melhor, o estrado plano facilita muito o acesso e a posição de condução é muito mais direita e confortável é exactamente a postura que os médicos aconselham para evitar problemas de coluna. A falta de protecção aerodinâmica nem se nota praticamente.

Isaac já me lixaste a apresentação... hoje não consigo escrever nada lol

TMaxer

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #36 em: 15 de Setembro de 2015, 00:17 »
Penso que ha outros factores a ter em conta: a roda alta tira algum espaco de carga, e as scooters tem geralmente um aspecto mais citadino.

Não tem tanta protecao dinâmica e parecem ter sido feitas para em tudo facilitar a circulação urbana, brilhando a sua excelência em cidades onde o piso é muito mau (Roma e Milao com o seu piso de laje  _martelada_).


As nossas cidades nao sao tao grande, nem nos temos a cultura motociclista de outros paises onde a roda alta discute os tops de vendas (e ja agora juntar o eterno problema: $$$)

Offline Sapiens21

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #37 em: 15 de Setembro de 2015, 00:26 »

Isaac já me lixaste a apresentação... hoje não consigo escrever nada lol

Não queres colocar a letra com uma fonte ainda mais pequena?    _lol_ _lol_ _lol_

Só depois de ler segunda vez é que me apercebi daquilo que me parecia inicialmente ser uma simples linha...mas que afinal tinha lá escrito: "Isaac já me lixaste a apresentação... hoje não consigo escrever nada lol"    _careta_ _careta_ _careta_ _careta_

Offline Panda

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #38 em: 15 de Setembro de 2015, 07:51 »
Basta andar no centro de Lisboa...como o passeio aos Miradouros para perceberem do que uma roda alta é capaz e a SH tem outra grande vantagem no estrado plano para levar carga, tal como uns sacos de compras a mais ou um garrafão de água! É o verdadeiro sentido prático de uma scooter,  com a vantagem da segurança acrescida pelas rodas de 16" _pol_

Offline pgomes78

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #39 em: 15 de Setembro de 2015, 18:46 »
Basta andar no centro de Lisboa...como o passeio aos Miradouros para perceberem do que uma roda alta é capaz e a SH tem outra grande vantagem no estrado plano para levar carga, tal como uns sacos de compras a mais ou um garrafão de água! É o verdadeiro sentido prático de uma scooter,  com a vantagem da segurança acrescida pelas rodas de 16" _pol_

Eu trago de tempos em tempos um saco de ração de 15kg (dos grandes) no estrado!!  ;D
Pedro Gomes

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #40 em: 15 de Setembro de 2015, 18:50 »
Só mesmo com a famosa técnica do pinheiro.... ;D

Mas pronto...dá.  _pol_

FARMOBOY83

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #41 em: 15 de Setembro de 2015, 19:25 »
E 12 litros de leite também seguem facilmente no estrado e até tornam a scooter melhor a curvar ao baixar o centro de gravidade (faço isto muitas vezes, não para curvar mais depressa mas porque preciso de transportar o leite  _lol_ _lol_ _lol_)

Offline pgomes78

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #42 em: 15 de Setembro de 2015, 21:06 »
Só mesmo com a famosa técnica do pinheiro.... ;D

Mas pronto...dá.  _pol_

Que raio de tecnica é essa?? :-?
O saco cabe na boa. Vem entalado entre o banco e o avental.
Apenas os pés vem apoiados nas pontas do estrado como fossem uns normais pisas. E olha que o saco viaja quase 20km assim e via IC19!!

Pedro Gomes

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #43 em: 15 de Setembro de 2015, 22:01 »
Companheiro PGomes  _pol_, a expressão "técnica do pinheiro" li-a por cá pela primeira vez por parte de um companheiro que me deixa saudades (ZeZeZoom).


O que quer a mesma dizer?  Muito simples...

Andar muito direito em cima da moto/scooter e com inclinações com um ângulo reduzido ao mínimo indispensável.  _pol_

Offline pgomes78

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #44 em: 15 de Setembro de 2015, 22:12 »
Companheiro PGomes  _pol_, a expressão "técnica do pinheiro" li-a por cá pela primeira vez por parte de um companheiro que me deixa saudades (ZeZeZoom).


O que quer a mesma dizer?  Muito simples...

Andar muito direito em cima da moto/scooter e com inclinações com um ângulo reduzido ao mínimo indispensável.  _pol_

Não é só a ti que deixa saudades tal companheiro que saiu pelo motivo que mais saíram (e que já tanto critiquei mas adiante) neste momento penso que anda de KTM 1290 Adventure.

Quanto à técnica, agora que sei qual é, não a uso. O saco vai lá e incrivelmente a moto fica mais estável (mais peso em baixo logo , melhor centro de gravidade) pelo que faço uma condução normalíssima!! Aquilo não é uma moto qualquer...é uma SH!!! (espero que tal não seja motivo de suspensão!! ::))

Um abraço,
Pedro Gomes

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JViegas

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #45 em: 16 de Setembro de 2015, 10:30 »
Estou para aqui a ler estes comentários sobre a SH e a recordar-me que quando procurava uma scooter/maxi, fui por diversas vezes parar à SH, e recordo-me fazer contas e mais contas aos 5 mil e tal euros que custava.
E o facto de ter "pouco" espaço por debaixo do banco, relativamente à FORZA, que foi o modelo que me cativou pelo seu espaço interior, fez com que afastasse a compra da mesma.

É claro que não a experimentei e se calhar se o tivesse feito provavelmente andava de SH, pois pelo que leio dos companheiros, a experiência das rodas altas é significativamente melhor do que as "rodas baixas".

Esta maxi tem argumentos que sobram para uma decisão acertada e exemplo disso é a quantidade que se vende.

Não vende em Portugal porque, penso eu, a mentalidade das duas rodas ainda não está devidamente implementada. É claro que a "Lei das 125" veio facilitar o acesso a pessoas que nunca pensariam optar por este meio de transporte, no entanto dar o "salto" para uma cilindrada superior implica quase sempre tirar a carta. E aí a escolha aumenta significativamente, basta ver o top de vendas em Portugal para maquinas acima das 125.


Alexandre

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #46 em: 18 de Setembro de 2015, 16:06 »
Espero alimentar um pouco mais este tópico.



Portugal é um mercado jovem no que toca à utilização de scooters e na sua mobilidade urbana. Mesmo aqui ao lado, em Espanha, as ruas estão inundadas de scooters e são o meio de deslocação diário de milhares de pessoas.
Em Portugal o mercado das scooters evoluiu para as pequenas scooters cheias de estilo, como a Honda PCX que lidera as tabelas de vendas, ou até maxi-scooters de roda pequena, como a SYM GTS que pontua logo abaixo da PCX. É raro ver nas nossas cidades scooters de roda grande como a SH, mesmo que estas estejam muito mais adaptadas à realidade urbana.



A Honda SH nasceu em 1984, na altura com a alcunha de Scoopy e apenas disponível em 50 cm3. SH, que queria dizer "Small Honda", era sinónimo de uma moto robusta, durável e acima de tudo prática! Foi a escolha de mais de um milhão de utilizadores que viram neste modelo a resposta para as suas necessidades urbanas.
A Honda SH300 nasceu em 2007, tendo a sua primeira actualização em 2012.



Formatados pelo nosso mercado a nossa primeira impressão da nova SH300i é de uma moto de cidade, como aquelas que vemos "lá fora", mas a verdade é que ficámos realmente fãs deste modelo! As novas linhas foram actualizadas, tornando a SH um pouco mais atrevida e moderna. A iluminação em LED, onde se inclui as grandes luzes de presença frontal em forma de V, confere um aspecto executivo e dinâmico. A SH cresceu, com um quadro totalmente novo e um reposicionamento da forquilha frontal, está agora com 1438mm de distância entre eixos, ainda assim fazendo uma dieta em relação ao modelo anterior já que perdeu um quilo de peso. A capacidade de carga aumentou para os 19 litros de arrumação debaixo do banco, que servirá para qualquer capacete integral



A sensação de evolução tecnológica fica ainda mais marcada assim que nos dão a chave para a mão. A nova SH300i usa o novo sistema "Honda Smart Key" que é basicamente um pequeno comando remoto com dois botões. O primeiro permite-nos encontrar a nossa moto fazendo acender os piscas, o segundo permite bloquear a moto mesmo dentro do alcance do comando. A utilização é bastante simples, basta ter o comando no bolso e estar a menos de 2 metros da moto, e nessa altura podemos rodar o interruptor que nos permite abrir o banco, trancar a direcção ou ligar a ignição da moto. Se por ventura arrancarmos sem o comando connosco pisca uma luz de aviso no painel, e a moto continua a trabalhar até ser desligada. Útil, prático e muito funcional!




O motor que equipa a nova Honda SH300i foi totalmente redesenhado. Perdeu dois cavalos de potência em relação à geração anterior mas ganhou muito mais agradabilidade de utilização, com uma afinação que beneficia os baixos e médios regimes, onde a SH300 se sente em casa. O arranque é vigoroso e linear, permitindo saltar bem para a frente entre corridas de semáforos.
Este mono-cilíndrico de 4 válvulas é também o primeiro a cumprir a nova norma de emissões EURO4 e a Honda conseguiu optimizar o consumo em 9% em relação ao modelo anterior, mantendo as prestações. O consumo anunciado é agora 3 litros por cada 100 quilómetros percorridos.




A travagem usa discos de 256 mm à frente e atrás, com ABS de série, infelizmente a Honda não apostou no sistema de travagem combinada neste modelo. A travagem pareceu-nos muito suficiente e eficaz, mesmo quando foi muito solicitada.
As rodas mantêm as 16 polegadas e estão equipadas com pneus de 110/70 à frente e 130/70 na traseira, permitem uma boa aderência e também uma excelente filtragem de imperfeições do alcatrão.
Também a suspensão foi redesenhada, e reduzido o curso das molas traseiras de 52 para 44mm, tornando-a mais seca no seu funcionamento. A altura do assento fica nos 805 mm, os mesmo da versão anterior, permitindo ser utilizada por condutores mais baixos.



A nova Honda SH300i ABS tem um preço de 5250€, o mesmo preço da versão anterior (sem ABS), e estão disponíveis bastantes acessórios oficiais para personalizar a sua "Small Honda" assim como uma gama de seis cores.

Offline pgomes78

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #47 em: 18 de Setembro de 2015, 16:16 »
Olá Alexandre

Tens a certeza que não tem a travagem combinada? É que a minha (2012) tem travagem combinada.

Outra coisa que duvido são as promessas em relação ao motor. É certo que atinge o binário máximo mais cedo, mas nesta nova versão o mesmo é inferior, tal como a cavalagem.E sendo um scooter, quando queremos "andar", rodamos punho e a rotação sobe de imediato (ao contrario de uma moto de caixa convencional), pelo que penso ser melhor ter mais binário e cavalos mesmo que seja numa rotação mais alta (se não me engano a nova é às 5000 e a minha às 6000rpm). Mas veremos, estou curioso de a testar.


interceptor, devias testar a minha agora que já lhe meti os amortecedores...... parece outra moto. Muito mais rija mas incrivelmente mais confortável. Se soubesse já há muito que os tinha posto.

Um abraço,
Pedro Gomes

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FARMOBOY83

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #48 em: 18 de Setembro de 2015, 18:41 »
Quando a minha entregar a alma ao criador e havendo dinheiro será sem duvida a que a vai substituir mesmo sem os tais 2cv. A travagem combinada para mim não serve para nada e até atrapalha (gosto de decidir que roda vou travar de acordo com as situações) mas para os iniciados dá uma grande ajuda (se bem que o manual diz para travar sempre com as duas manetes e como tal a combinação dos dois sistemas acaba por acontecer sempre). Se o motor tiver mais força em baixas e médias acaba por ser interessante tal como as novas 500cc têm menos 8cv que as antigas mas andam o mesmo ou mais e ainda por cima são mais agradáveis de conduzir a baixa rotação. Se a Honda anunciava para o meu modelos 3,5l aos 100 e consigo em estrada aberta fazer facilmente 3l, então esta evolução será muito boa e em estrada em teoria será possível fazer bem abaixo dos 3l, melhor que a maioria das 125cc!

Alexandre

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Re: Duvidas e questões a apresentar sobre a nova Honda SH300i
« Responder #49 em: 18 de Setembro de 2015, 21:01 »
Olá Alexandre

Tens a certeza que não tem a travagem combinada? É que a minha (2012) tem travagem combinada.

Outra coisa que duvido são as promessas em relação ao motor. É certo que atinge o binário máximo mais cedo, mas nesta nova versão o mesmo é inferior, tal como a cavalagem.E sendo um scooter, quando queremos "andar", rodamos punho e a rotação sobe de imediato (ao contrario de uma moto de caixa convencional), pelo que penso ser melhor ter mais binário e cavalos mesmo que seja numa rotação mais alta (se não me engano a nova é às 5000 e a minha às 6000rpm). Mas veremos, estou curioso de a testar.


interceptor, devias testar a minha agora que já lhe meti os amortecedores...... parece outra moto. Muito mais rija mas incrivelmente mais confortável. Se soubesse já há muito que os tinha posto.

Um abraço,

Olá Pedro Gomes, tudo aquilo que mencionei foi baseado na pagina oficial da Honda que partilhou comigo por ser cliente. Auto e Mota

Mesmo assim , na tua questão da travagem combinada poderão ter chegado á conclusão que não é assim tão benéfico.