Autor Tópico: Test Drive - Aveiro - Ponte de Lima - Gerês - Montalegre - Chaves - Bragança e Alto Douro  (Lida 11266 vezes)

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA


Partida de Aveiro - BMW Motorrad




Apesar de estar decidido por uma Honda NC750X, não podia deixar de aproveitar esta oportunidade de testar uma GS, o modelo cedido dispõe de 798cc, 75cv, ABS, escape Akrapovic, punhos aquecidos e computador de bordo.

Foi com agrado que parti de Aveiro numa BMW F700GS cedida pela BMW para test drive, a máquina em questão contava com cerca de 350km, logo a rodagem ia ser feita por mim.



Em direção ao Porto pela a A29, mantive um ritmo na casa dos 120km/h, em autoestrada fez-se logo notar a ausência de um vidro alto, o vidro baixo de série é pouco eficaz em velocidades mais elevadas, especialmente na zona do capacete onde se sente bastante turbulência, na zona das pernas a proteção aerodinâmica é suficiente e os 798cc e 75cv garantem um bom comportamento dinâmico.

Como o intuito era de passeio, chegado ao Porto tomei a N14 em direção a Braga, seguido da N101 e 201 até Ponte de Lima, o que já permitiu desfrutar um pouco mais da mota, bem como os consumos caíram de 4,9L para 4,0L/100

Ponte de Lima, uma Vila de extraordinária beleza e boa gastronomia.











Até Braga a estrada nacional não é emocionante nem de especial beleza mas tudo muda quando entramos no Parque Nacional da Peneda-Gerês _pol_






A rota definida e até Montalegre onde pernoitámos, foi a seguinte, que incluiu entrar por terras de nuestros hermanos






Montalegre



Depois do merecido descanso, partimos pela manhã até Chaves.





Paragem para almoçar em Bragança



O destino do segundo dia era Tabuaço no Alto Douro, com passagem por Foz Côa e São João da Pesqueira.










Depois da segunda e última noite, seguimos novamente em direção a Aveiro, passando por Lamego, Castro de Daire e São Pedro do Sul.












Aveiro




Foram cerca de 800km, percorridos por estradas e locais lindíssimos que as fotografias não conseguem descrever e que apesar do cansaço final repetiria novamente.

Em termos globais esta GS superou a prova, não houve qualquer problema mecânico e o motor esteve sempre à altura, em termos de conforto a suspensão e o banco também passaram com distinção, mas por conta do bicilindrico e apesar das vibrações só se notarem na passagem pelas 5000RPM, ao fim de alguns Km começamos a notar cansaço/dormência nos pulsos e no meu caso em especial fiquei dorido no joelho e tornozelo direito, sendo este o único ponto menos positivo, em termos de consumos a média geral foi de 3,8L/100, o que para um motor 800cc e com menos de 1000km me pareceu fantástico!

Se a comprava? Não :)

Abraço

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Que belo test-ride companheiro.  _pol_ _pol_

Conheço a esmagadora maioria dos locais fotografados, onde já estive também em passeio, mas de enlatado.

A moto em questão deve ser mesmo muito boa. Apanhaste uma unidade com pouquíssimos Kms, estou a ver...  Quase que aposto que dava uma pontinha de vontade de a levar para casa, hem!

Ou talvez não.... _pensador_...atenta a última frase em jeito de pergunta.  :)

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Isaac, vontade até dava, é uma excelente máquina e obviamente que não me importava nada de a ter, mas comprá-la a conversa já é outra :)

Fiquei agradado mas não maravilhado ao ponto de a comprar, continuo com um pensamento racional e focado na NC750X ;)

Abraço

CarlaLopes

  • Visitante
Que grande passeio a moto é gira mas também ficas bem servido com a Nc. _pol_

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Que belo passeio, a moto esteticamente não gosto, mas esse motor Rotax revelou-se económico.

Obrigado pela partilha.

João _scp_ _scp_ _scp_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

JViegas

  • Visitante
Que test drive fantástico, então pelos locais por onde passaste. Maravilha aos comandos dessa moto. Acho-a muito linda e então em branco...
Acredito que racionalmente a NC seja a escolha acertada, quando se está a pensar numa utilização diária, não?

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Acredito que racionalmente a NC seja a escolha acertada, quando se está a pensar numa utilização diária, não?

Absolutamente...se for esse o tipo de escolha ou pretensão para uma moto, sim!
Economia (na utilização e na aquisição), manutenções alargadas e uma reconhecida fiabilidade mecânica a longo prazo... _pol_

Mas claro que se se pensar um pouco fora desse âmbito (e nem é preciso ser assim tanto), uma F700GS também poderá fazer algum sentido...assim a carteira colabore um pouco.  ;D

Rodrigues

  • Visitante
Quem me dera fazer Testes destes, nem precisava de comprar mota  _lol_

Magníficas fotos

A Mota até é bonita  _pol_

Obrigado pela partilha

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Que test drive fantástico, então pelos locais por onde passaste. Maravilha aos comandos dessa moto. Acho-a muito linda e então em branco...
Acredito que racionalmente a NC seja a escolha acertada, quando se está a pensar numa utilização diária, não?

Sim JViegas, a mota será para uma utilização diária e julgo que ai a NC ganha alguns pontos.

Em cidade não tenho dúvidas que a NC se mexe melhor, apesar de ser mais pesada 10Kg e de ter praticamente a mesma altura do banco ao solo, a NC ganha na facilidade de utilização, senti menos agilidade na F700, talvez pela distribuição do peso não ser tão equilibrada como na NC.

Em estrada, a F700 tem uma ótima suspensão e um banco muito confortável, porém como disse acima ao fim de uns bons Km começamos a sentir especialmente nos pulsos alguma dormência, julgo que por efeito da vibração do bicilíndrico, por isso quanto a mim a F700 não é mota para viagens muito longas.

Quanto ao motor, que é para onde muita gente olha, não há duvida que o 798cc com 75cv da BMW face ao 745cc com 54cv da Honda é mais potente e com maior binário (77Nm Vs. 68Nm), mas quanto a mim, numa utilização diária dentro dos limites não se tira partido da alma do motor BMW, que é bastante diga-se.  _pol_



« Última modificação: 21 de Agosto de 2015, 12:33 por JoseR »

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Quem me dera fazer Testes destes, nem precisava de comprar mota  _lol_

Magníficas fotos

A Mota até é bonita  _pol_

Obrigado pela partilha

 _pol_ _pol_
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re:Test Drive Aveiro
« Responder #10 em: 21 de Agosto de 2015, 15:15 »
Excelente passeio que nota-se deu bastante gozo a percorrer com essa montada.
Não ficavas nada mal servido com ela, não.  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Não posso deixar de dar destaque ao soberbo Akrapovic que equipa esta F700, para além da parte estética e eventualmente de algum ganho de potência, o som fica muito mas mesmo muito bom, qualquer rodar de punho faz notar a sua presença, o que dá muito jeito para os utentes da via mais incautos e distraídos ;)

Apesar de caro, é um acessório quanto a mim quase elementar.


geraldescity

  • Visitante
Belo passeio e belas fotos ;)

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Deixo aqui um pequeno vídeo para documentar este excelente passeio!  _pol_


Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Desculpa-me lá, mas gostei mais das foto-reportagem,  :)) :)) :))
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Eu também José! Obrigado no que toca às fotografias 😁 😬

Abraço

raphha

  • Visitante
Não tinha visto este tópico! Muito bom José! Posso te por uma pergunta? Porque não a compravas? Só pela vibração às 5000rpm? Quer dizer, é uma GS700, em tudo melhor que a NC750X (isto para mim que só as conheço de "olho"). Estará aí algum outro motivo como manutenções mais dispendiosas, com menor intervalo entre elas, consumo ligeiramente superior etc etc, de alguma forma camuflados? É que é uma excelente moto, não? Decepciona assim tanto? 

Eu, pelo que conheço da moto, penso que só "perde" num ponto. Devido aos 749cc da NC750X, o selo é mais barato do que o dos 798cc da BMW GS  _thumbdown_

PS. Que editor de video utilizas? Sou um leigo nessa matéria e ainda não mexi nos videos que tenho na GoPro por preguiça de me informar LOL  _corado_

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Rapha, não há dúvida que é uma excelente mota, ainda para mais a versão que testei estava super equipada, tinha um Akrapovic com um som espectacular, banco confort, computador de bordo, piscas e stops Led etc. etc., estamos a falar de mais de 11000€ de mota.

Eu nunca tive intenção de a comprar, fiz um test drive por "aproximação" porque a minha ideia era testar a F800GS, essa sim poderia fazer-me perder a cabeça, então na versão Adventure é de chorar... lol

Resumindo é mais mota do que a NC mas eu pretendia uma solução mais equilibrada e racional, nisso a Honda conseguiu fazer um excelente trabalho, com um preço adequado, económica nos consumos/manutenção e com um motor com um binário interessante.


Utilizo o Final Cut Pro para Mac, também já ouvi falar bem do Sony Vegas para PC. Vai lá editar uns videos da Duke que eu quero ver isso a rolar  _pol_

Abraço

raphha

  • Visitante
Ah ok! A NC foi uma escolha racional! Se fosse mais emocional terias escolhido a BM, correto? Poderia não ser a 700, mas sim a 800. É isso?

Vê lá tu que os vídeos que tenho na GoPro ainda são da SYM LOL! Tal é a minha preguiça de sacar de lá os videos. É que demora imeeeeeeeenso tempo a exportar os vídeos para o PC  _thumbdown_

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Exato, uma compra emocional seria a 800  ;D


Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
A BMW 700 e a 800 usam os mesmos motores. São motores ROTAX mas fabricados na China num Fabricante de motores conhecido.

A BMW tem uma campanha para estas motos arrasadora. Paga-se á volta de 80 € mensais com uma entrada simbólica e um valor residual no final do contrato. (valor residual que é bem significativo). No caso de não querer ficar com ela basta entregar e esquecer tudo que pagou.

Agora compreendem porque se vêm tantas.

João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
« Última modificação: 16 de Outubro de 2015, 18:49 por Joao Santos »
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

raphha

  • Visitante
Exato, uma compra emocional seria a 800  ;D

Ok, é que a noção que eu tinha ficado antes é que teria sido uma desilusão  _pensador_ Ainda bem que não foi ;D

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Test Drive - Aveiro - Ponte de Lima - Gerês - Montalegre - Chaves - Bragança ...
« Responder #22 em: 16 de Outubro de 2015, 20:05 »
Não foi de todo uma desilusão, o ponto menos positivo e que não se deve desprezar quando a ideia é ter uma mota para viagens longas são as vibrações que aquele dois cilindros provoca, eu simplesmente fiquei com uma dor terrível na zona do tornozelo direito, mas estamos a falar de várias horas a guiar. Há vários casos de upgrades para a 1200GS por conta das vibrações da 800....
« Última modificação: 17 de Outubro de 2015, 12:31 por JoseR »

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA

A BMW 700 e a 800 usam os mesmos motores. São motores ROTAX mas fabricados na China num Fabricante de motores conhecido.

A BMW tem uma campanha para estas motos arrasadora. Paga-se á volta de 80 € mensais com uma entrada simbólica e um valor residual no final do contrato. (valor residual que é bem significativo). No caso de não querer ficar com ela basta entregar e esquecer tudo que pagou.

Agora compreendem porque se vêm tantas.

João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_

Sim João não é difícil comprar uma BMW e o esquema não deixa de ser interessante, quem quer ter sempre a última novidade chega ao final do contrato e em vez de pagar o valor residual vai buscar uma nova, voltando ao esquema das rendas mensais claro.

Sobre os motores ROTAX é verdade o que dizes, mas não vejo que venha mal ao mundo :)

Abraço

sergio2013silva

  • Visitante
Isso sim é passear com estilo.

Grande reportagem venham mais _palmas_ _palmas_ _palmas_