Autor Tópico: Quem me dá uma mãozinha?  (Lida 15508 vezes)

pjmartinho

  • Visitante
Quem me dá uma mãozinha?
« em: 10 de Agosto de 2015, 02:38 »
Como disse na minha apresentação, estou a ponderar a compra de scooter para andar nas "minhas voltas". Depois de pesquisar o fórum e usar bastantes horas do meu tempo para ler a vasta informação que este fórum disponibiliza, fiquei mais confuso do que estava quando comecei, motivo pelo qual peço a vossa ajuda.

Mas começando pelo principio...

-- Motivo da compra da scooter--

   - Dificuldades de estacionamento aqui na "parvónia" durante os meses de verão (e não só) e a crescente falta de paciência em demorar mais de meia hora a estacionar o carro de cada vez que vou à praia (e no verão é diariamente), além de que, como o relevo do terreno aqui na zona é todo inclinado para um lado, o meu jipe nestas voltinhas gasta cerca de 15L/100km, pelo que quero uma coisa menos gastadora e, sobretudo, mais maneirinha para me deslocar por aqui.

- Previsão do tipo de utilização que vou dar à scooter:
   - 75% nas voltinhas aqui junto à vila onde vivo;
   - 20% para viagens "mais longas" e, por mais longas entenda-se ir a Setubal ou Almada ou mesmo uns passeios até à Arrábida, que ficam a 20/25km daqui;
   - 5% para ir a Lisboa ou a outros locais mais distantes mas a uma distancia não superior a 100/120Kms (para ir mais longe do que isso vou de carro);

   - Como não estou a planear que a scooter seja o meu meio de transporte principal, prevejo que a sua utilização se resuma aos meses em que não chova, ou seja, uns 4 ou 5 meses por ano.
   - Nos periodos em que usar a scooter, maioritáriamente vou andar sozinho ou, com o meu filho para o levar/buscar à escola. A minha mulher já me disse que não tenciona andar nela.

-- O que procuro na scooter--

   - Conforto, pois já não tenho 20 aninhos e cada vez mais aprecio as vantagens de estar confortável;
   - Espaço de arrumação, pois já sei que vou ser "cravado" para ir fazer aquelas compras de ultima hora a um dos supermercados locais;
   - Alguma força, e por força refiro-me mesmo a um binário "elevado" para subir as montanhas que circundam a vila;
   - A velocidade máx não é importante mas gostaria que no momento em que me apetecer andar mais rápido ela corresponda (eu sei que a expressão "andar rápido" quando se fala de uma scooter 125 é quase um filme de ficção, mas os 110Kms que algumas scooters atingem é suficiente);
   - Os consumos não me preocupam muito pois na minha vida nunca tive um carro/jipe que gastasse menos de 11L/100Kms. Por este motivo não posso deixar de dar uma gargalhada quando leio aqui no forum "discussões" sobre os consumos onde a grande dúvida é porque é que uns gastam 2,8L/100kms enquanto outros fazem consumos de 3L/100kms. Para aquilo aque estou habituado, 2,8L ou 3L é a mesma coisa em termos de € (estamos a falar de centímos).

--Outras informações--

- Dimensão do condutor:
   -1,85m de altura e 100Kg de peso (eu ainda continuo em fase de crescimento, mas agora é para os lados)

- Dimensão do pendura:
   1,50 de altura e 40Kg de peso (o meu filho)

Outra coisa que pretendo é comprar a scooter localmente, ou seja, num dos stands aqui nas redondezas para garantir um posto de manutenção perto de casa. Por este motivo fico "limitado" nas marcas à escolha.

Nesta minha pesquisa só me limitei a comparar os preços de scooters novas mas não ponho de parte a hipotese comprar usada, embora veja algumas à venda em 2ª mão a preços muito próximos dos preços de uma scooter nova. O meu receio em comprar uma scooter usada é não saber a que pontos devo ter especial atenção no momento da compra, nem ter a minima ideia da quilometragem a que uma scooter começa a ficar "estafada".

Não tinha nenhum orçamento definido quando iniciei as minhas pesquisas, mas ele acabou por se definir por si mesmo pois, para mim dar quase 5.000€ por uma scooter 125 é um exagero pelo que a Honda Forza 125 e X-Max 125 ficaram logo pelo caminho, apesar de gostar muito do look da Forza.

--Conclusões--

Lendo com atenção as minhas "exigências" penso que qualquer scooter de 50cc ou 100cc me servem perfeitamente para as voltinhas... mas eu vejo-as a subir a estrada para fora da vila e quase que se "borram" todas pelo escape, além do cheiro a queimado que deitam e da expressão de esforço na cara do motard que vai em cima delas... já para não falar na fila de transito que levam atrás deles. Por estes motivos, e devido ao meu peso, qualquer 50cc ou 100cc estão fora de questão.

Posto isto cheguei a 6 opções que divido em 2 grupos e é neste ponto que peço a vossa ajuda.

1º grupo
   - Honda PCX
   - Yamaha N-Max
   - Kymco K-XCT 125i

2º grupo
   - Sym GTS 125i (ou Evo pois é-me indiferente se é de injecção ou de carburador)
   - Kymco Downtown
   - Suzuki Burgman 125

Em termos de preços, todas estas scooters estão entre os 3000€ e 4000€, chave na mão e não estão ordenadas por nenhuma ordem específica.

As scooters listadas no primeiro grupo, na minha opinião, servem bem a maioria das minhas exigências mas falham no momento em que quiser percorrer maiores distâncias com elas, além de que, o espaço de arrumação debaixo do banco é pouco (1 capacete e já está) e não gosto muito de ver as scooters com a mala atrás, mas isto é uma questão de gosto pessoal embora entenda perfeitamente a sua funcionalidade.
Em termos de preço e, apesar de gostar da estética da Kymco K-XCT, acho-a com um preço demasiado exagerado sendo que a considero ao mesmo nível das outras duas, pelas suas dimensões e características técnicas.

As scooters do 2º grupo já cumprem todas as minhas exigências e mais algumas, pelo que fico com a ideia de estar "sobredimensionado" em termos de montada ou de não estar a tirar todo o partido que poderia tirar da scooter.
Esteticamente a que menos gosto é a Burgman e a que mais gosto é a Sym GTS na versão Sport... até ao momento de acender as luzes.

Não pretendo iniciar uma discussão do tipo "esta é melhor do que esta porque tenho uma igual" nem nada do género, mas gostaria de ter uma opinião de alguém mais experiente nesta matéria pois, de certeza, já passaram por uma situação semelhante quando compraram a vossa primeira scooter.

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #1 em: 10 de Agosto de 2015, 06:15 »
Bem-vindo pjmartinho e excelente descrição do que pretende e assim fica fácil aconselhar pois por vezes o pessoal nem sabe bem o que quer e fica às apalpadelas por tempos infinitos ( passe o exagero ).

Assim de caras, para o companheiro 1 Kymco Downtown ( do 2º grupo ) seria a escolha acertada ( já pareço a pró-teste,hehe ) pois é das que tem + força para enfrentar essas subidas de Sesimbra e arredores e também tem "caparro" suficiente para o pendura e ainda, é das que tem + bagageira e a cereja no topo do bolo, é a + bonita ( subjetivo claro ) delas todas ( das presentes na lista ).
Portanto e em resumo, 1 Kymco Downtown ( para comprar nova ) ou e não seria nada errado considerar esta hipótese 1 XMAX 125 em 2ªmão, fazem-se bons negócios com motos de malta que fez up-grades de CCs, o meu caso por exº é a prova disso pois, o companheiro que comprou a minha ex, precisamente 1 Xmax 125 de 2010 por 2 mil e + alguns € está bastante satisfeito com ela e por acaso até tem a mesma estatura do companheiro ...talvez um pouco + leve _pensador_ e porque não, 1 Downtown usada, pela mesma lógica.....
Finalmente os meus últimos 50 cents....Ir a stands da zona e experimentar o + que conseguir mas, 1 XMAX ou 1 Kymco será na minha modesta opinião a melhor para si.
Claro que a nova Forza 125 a par da Xmax ( ambas novas ) ficam a preços já próximos dos 5000 ( com os docs. ) mas são as topo de gama da sua classe e a qualidade/I&D/prestígio das marcas paga-se um bocado + caro por isso.
Talvez o rumo certo a seguir fosse: 1 maxiscooter de boa qualidade e dimensão ( esquecer essas puramente citadinas e que se tornam pequenas para o uso que lhe quer dar ) em 2ªmão agora e quem sabe se o bichinho pegar forte ( e não me espantaria que tal acontecesse ) tirar a carta e + tarde pensar noutras cilindradas 400/500 ou até 750 ( a excelente Honda Integra por exº )
1 abraço e vou ficar de olho na sua escolha.
Scooterado  scooter_ _slb_

P.s. Estou-me a lembrar ( mas não me lembro do nome  _lol_ ) de 1 excelente Stand da Yamaha ( tem lá a gama toda em exposição ) ali ao pé das tortas de Azeitão que quase de certeza terá Xmaxs para teste ride.
      E com sorte poderão ter por lá Kymcos de retomas e seria 2 em 1  e com a vantagem deles darem ( por Lei ) pelo menos 1 ano de garantia.

P.S 2

.....E ainda...... Com uma sorte dos diabos poder achar uma Piaggio X10 125 ou uma Burgman 125 em 2ª mão e em bom estado qualquer destas 2 também são como o algodão....Não enganam e então a Piaggio talvez seja a + bonita Scooter do mercado ( com a exceção talvez, da Vespa 946 e esta que custa nova a bagatela de 9000 € +-  arrebentaria com o orçamento de qualquer simples mortal  _Rolley_ )
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #2 em: 10 de Agosto de 2015, 06:34 »
Pela excelente descrição que fizeste eu aconselharia de caras a PCX pois é a mais barata e a mais económica.

Esteticamente é muito bonita e excelente companheira de estrada.

Sexta Feira fiz 240 klms na minha subi e desci a Serra da Estrela, cheguei a casa impecável e tenho 58 anos.

Média  do percurso 2,2 L/100.

Queres melhor ?

João
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #3 em: 10 de Agosto de 2015, 07:30 »
Olá pjmartinho, que excelente descrição do que pretendes :).
Não vou aconselhar nenhuma mota, porque o que pretendes  pode seu obtido por qualquer 125, tudo depende de experimentares em qual te sentes melhor.
Dá uma olhada nos diários de bordo dos companheiros que têm modelos que te interessem e vê o que dizem, avarias, estética, desempenho da mota, tipo de viagens, custos, etc. Isso pode ajudar para limitares o leque de opções. Depois colocas-te em cada uma das eleitas e experimenta ;)
« Última modificação: 10 de Agosto de 2015, 07:33 por pcxcool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

tparracho

  • Visitante
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #4 em: 10 de Agosto de 2015, 10:23 »
Eu diria que não estás assim tão confuso.

Só o facto de teres delimitado já relativamente bem a utilização que lhe queres dar, e teres segmentado as potenciais candidatas, já demonstra bastante pesquisa sobre o assunto.

Eu acho sinceramente que as de maiores dimensões seriam mais indicadas, sobretudo por causa da tua altura, mas também por causa das dimensões dos espaços de arrumação e pelo facto de serem mais indicadas para alguns passeios maiores. As citadinas também o fazem, mas o conforto poderá não ser o mesmo.

Agarrando no conselho do pcxcool, o melhor que terás a fazer é experimentar as várias se puderes. Na Downtown por exemplo, se contas andar algumas vezes com o teu filho a pendura, terás de ter em atenção o facto dos poisa-pés da downtown não serem tão confortáveis como por exemplo os da GTS. O melhor mesmo é levares lá o teu filho para experimentar também na posição de pendura.

Quanto aos consumos, é como dizes, a diferença anda na casa das décimas, pelo que se não te faz diferença, qualquer uma delas tem um bom consumo quando comparado com os jipes a que estás habituado.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2015, 10:23 por tparracho »

Marco46

  • Visitante
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #5 em: 10 de Agosto de 2015, 10:59 »


Bom dia companheiro,

Para o teu peso + o do teu filho, esqueçe algumas do 1º e segundo grupo, pois o que precisas acima de tudo é potencia e pouco peso. Assim sendo a primeira escolha vai para a K-XCT que é a par da DT a mais potente. Podias por ai tambem a Nexus da Aprilia, uma GT com cerca de 15Cv, muito nervosa e espevita, além de belissima!!  _pol_

Tirando a K, a segunda escolha seria a DT sem duvida, mas é mais pesada um pouco que a K, e de maiores dimensões. O resto esqueçe!!

Depois um investimento posterior e ficas mais que satisfeito. quanto ao conforto, praticamente todas as Maxis sao confortaveis, mesmo as mais desportivas. _pol_


isto é o meu sábio conselho companheiro!!

boa escolha


saudações

 _convivio_


Offline pavlov

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 212
  • Localidade: Sesimbra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125i
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #6 em: 10 de Agosto de 2015, 15:48 »
Olha um vizinho! Escapou-me a apresentação...
Bem-vindo ao forum.
Quanto ao assunto acho que já tens a reflexão toda feita e bem. O passo seguinte passa pela experimentação dos modelos.
O meu conselho é uma visita aos irmãos botas, aqui na nossa zona. O Paulo Botas (JB Motas na Venda Nova) e o João Botas ( em Almoinha). Aí encontrarás todos os modelos da Yamaha,  Sym, Suzuki e Honda.
Assim verás o que mais te convém e ao teu filho.
De resto terei muito prazer em ajudar ao vivo se for preciso mas só depois de voltar de férias no dia 18.
Abraço e boa escolha.



Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk

Sym GTS 125i (29-07-2014): [0 km; 21.000Km...]; média: 3,0 l/100km
Yamaha FZ6 S2 (24-06-2015):[32.000km; ...]; a rolar com a carta A desde 9/7/2015 ;)

Cláudio Nunes

  • Visitante
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #7 em: 10 de Agosto de 2015, 17:07 »
Com as subidas que dizes ter, deves escolher a mais potente do segmento, 15cv, eu iria para a kymco dowtown!

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk


pjmartinho

  • Visitante
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #8 em: 10 de Agosto de 2015, 21:07 »
Antes de mais, obrigado pelas rápidas respostas e vou tentar responder a todos de uma vez só.

Houve alguem que sugeriu que tirasse a carta de mota para me poder abalançar em voos mais altos e ter uma maior panoplia de scooters à escolha. Para mim essa não é uma opção pois não tenho nenhum "espirito motard" e vejo a scooter como uma "ferramenta" auxiliar e não como uma "ambição" na minha vida (não sei se me fiz entender). Por isso uma 125cc chega para aquilo que preciso.

Quanto a comprar em 2ª mão, como disse, o meu receio é não saber a que "coisas" devo prestar atenção no momento da compra e que podem, ou não, revelar se a scooter foi estimada e bem usada. Mas não está fora de questão.

Admiro o espirito jovem do companheiro que com 58 anos se aventura a fazer 240kms com uma scooter. Eu tenho menos 10 anos e para fazer essas distâncias já vou de carro  _pensador_. De qualquer forma, e partindo daquilo que tenho lido aqui no forum, a pcx parece ser uma campeã de baixos consumos mas, honestamente, a scooter até pode gastar 5L/100km que isso, para mim, já é bom pois estou habituado a outros numeros no meu carro.

Quanto à Downtown já li várias vezes por aqui que de facto existe esse problema com os pisa-pés para o pendura mas, o puto ainda só tem 9 anos e já vai com 1,50m... mais 3 aninhos e já deve estar quase da minha altura por isso, por isso, aquilo que para já possa ser um incomodo daqui por pouco tempo deixará de o ser.

As marcas que apresentei na minha shortlist devem-se ao facto de serem as marcas à venda nos stands aqui próximos. Imagino que se for comprar a scooter a Lisboa, terei um maior leque de escolhas... mas depois não sei se os concessionários aqui da zona lhe fazem a manutenção.

Relativamente à K-XTC gosto muito do visual dela, mas o facto de só arrumar um capacete debaixo do banco parece-me muito fraco - a pcx tem mais espaço do que isso debaixo do banco - por isso já a retirei mentalmente da minha lista de opções, a par do facto de ficar em cerca de 4000€ (chave na mão) quando, pelo mesmo valor posso ter uma scooter com mais espaço.

E por falar em espaço, hoje tirei alguma horas do meu tempo para ir ver algumas destas scooters nos stands aqui da zona e confirmei que que a K-XTC é muito "apertada" para mim pois, mesmo sentado o mais para trás possível, os meus joelhos ficam a escassos 5cm do "tablier" e a posição dos braços no guiador pareceu-me estranha, quando comparado com as outras, embora não saiba explicar o porquê... mas gostei muito do visual dela.

A Downtown tem bastante mais espaço para as pernas e para arrumação debaixo do banco... em termos visuais está a par da K-XTC.

Não havia nenhuma Burgman no stand pelo que me fiquei com as fotos do catálogo.

A SYM Gts também é espaçosa (não tanto quanto a Downtown) mas não aprecio o facto de acender o médio num farol e o maximo no outro. O mesmo acontece com a K-XTC.

A PCX parece-me ser "menos mota" do que qualquer uma destas, a par com a N-Max (não estou a falar mal destas scooters, nem quero que nenhum possuidor destas scooters se sinta ofendido pois é só mesmo uma apreciação pessoal).

Quanto ao atendimento nos 2 stands, gostei muito a forma como fui atendido num deles, enquanto no outro o vendedor parecia não estar com muita paciência para me aturar. Em qualquer dos stands nunca falei em preços e o tal vendedor que não parecia estar com paciência, a cada mota que me mostrava a primeira coisa que dizia era o preço, mesmo dizendo-lhe eu que não ia decidir a compra com base no preço...  _mau_

No stand em que me senti mais bem recebido, tenho agendado para amanhã um test drive de uma Downtown, e de uma PCX (para outro dia), test drive que me foi oferecido sem eu falar disso e com motas acabadas de chegar ao stand. A Downtown foi puxada para a zona de preparação de motas com indicação de a preparem para amanhã (bateria, etc etc).

No outro stand... tive de falar no test drive e mesmo assim ficaram de ver qual scooter que tinham disponivel para o fazer e que depois entrariam em contacto. Neste mesmo stand, o vendedor para me tentar entusiarmar com a N-Max, dizia-me entre dentes (para a minha mulher não ouvir) "olhe que esta passa dos 120Kms", mesmo depois de lhe ter dito que a velocidade maxima não era factor decisivo.

Se fosse decidir a minha compra com base nestas atitudes, já tinha a minha lista reduzida para 2 scooters.

Amanhã é outro dia e vamos ver como correm as coisas.

Du Art

  • Visitante
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #9 em: 10 de Agosto de 2015, 22:06 »
A nova GTS 125 i já não fac isso dia faróis. Acendem os dois como medios e máximos.

Abraço

pjmartinho

  • Visitante
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #10 em: 11 de Agosto de 2015, 00:58 »
A nova GTS 125 i já não fac isso dia faróis. Acendem os dois como medios e máximos.

Abraço

OK. Não fazia ideia pois, o tal vendedor que não parecia estar com paciência, mostrou-me a GTS Evo e quando lhe perguntei quais a diferenças para GTS i ele disse-me que eram iguais sendo a única diferença o facto de uma ser a carburador e a outra de injecção. Como quem não sabe, é como não vê (acho que o ditado é ao contrário, mas aqui aplica-se mesmo desta forma) aceitei a explicação dele e achei que as diferenças do painel de instrumentos entre as duas fosse para distinguir a scooter de carburador e a de injecção.

De qualquer forma esta informação fica registada.

Obrigado

nribeiro

  • Visitante
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #11 em: 11 de Agosto de 2015, 01:02 »
Eu só digo: deixa-te começar e depois vais ver! Eu também chegava-me uma 125... Assim como muitos companheiros aqui no CPM pensavam o mesmo e hoje em dia muitos trocaram para montadas com mais CC!

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


Offline jorge jesus

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 15
  • Localidade: Povoa st iria
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #12 em: 11 de Agosto de 2015, 08:12 »
Boas  ccompanheioeu também não  queria mais  mas depois o bichinho . Comprei uma gts evo125i muito bom  mandei  meter o kit  bom mas  tive que tirar a carta  e comprar  outra  com mais  cc scooter_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #13 em: 11 de Agosto de 2015, 08:24 »
Se não tens problemas de consumo, de velocidade máxima, de preço e pretendes espaço, não sei se não procuras mesmo é  a Burgman, embora seja um modelo a precisar de remodelação, acho que merece um test drive.
Mas tem cuidado,  não experimentes a Forza senão não vais querer outra ;)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #14 em: 11 de Agosto de 2015, 18:29 »
pcxcool:
O modelo 125 da Burgman, bem como a sua mana de 200 cc, saíram há cerca de um ano. É verdade que mantém a mesma estrutura, a mexedela foi no painel de instrumentos, com mais umas luzinhas, na traseira, e também na frente - onde desapareceu o ar Epicuro que a caracterizava tornando-a mais parecida com as outras todas. A Suzuki tem a prática de manter os modelos durante muito tempo, sendo assim a "desactualização" do modelo não é argumento para o baixar do preço por parte do concessionário (aqui está um pormenor positivo das marcas que não estão sempre a apresentar "novidades"). Assim, dizer que o modelo está desactualizado só se for para opinar sobre a estética.

pjmartinho:
Se não gosta de apenas um farol aceso esqueça a Burgman, acho que mantiveram essa característica do modelo anterior (que eu possuí). Será aquela que tem o maior espaço debaixo do banco (cabem dois capacetes integrais) é muito cómoda (a posição de condução não é cansativa) e acessível (é a que tem o banco mais baixo de todas) e o novo modelo tem uma protecção frontal melhorada (já não era má no anterior modelo). É a mais barata das japonesas.

Agora, se me permite a opinião (isto poderá parecer fora do tópico mas entendo importante pelo que li do que escreveu):

Eu acho que qualquer 125 será "curta" para essa distância que se propõe percorrer diariamente. Podem-lhe propor muitas que dão "X" e "Y"... É isso "dão", mas não é velocidade confortável para os motores dessa cilindrada. Procure algo barato e fiável ou em segunda-mão e de confiança, rapidamente se aperceberá que fará um bom negócio. Vou tentar explicar por quê.

Afirmou que não lhe interessa a velocidade, certo. Também pensei assim até me fartar de levar com tangentes dos carros que nem sinalizavam a minha presença. É de bom tom quando se ultrapassa um velocípede sinalizar a sua presença, isto faz-se não apenas para o condutor das duas rodas mas sobretudo para quem vem atrás do "ultrapassador" não bater no ultrapassado - quem, de carro ou mota, ultrapassa um velocípede à tangente e nem sinaliza a sua presença não devia andar na estrada, desculpem-me o desabafo.

Quero dizer que andar de mota na estrada sem poder acompanhar o ritmo do trânsito, isto é, marcando a sua própria posição na estrada, é perigoso.
As 125 podem andar nas estradas (as 50 cc também...) e até nas autoestradas (em Itália não) mas não quer dizer que sejam os veículos mais indicados para "sobreviver" na estrada. O reino das 125 é a cidade.
Quando lhe disse para comprar barato e não "topo de gama" foi porque rapidamente se aperceberá das limitações estradistas de qualquer 125. Se desistir gastou menos, se ganhou o "vício" agradecerá esse dinheiro a menos que deu pela 125 quando for para uma 300, 400...
« Última modificação: 11 de Agosto de 2015, 18:36 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #15 em: 11 de Agosto de 2015, 18:56 »
Olá Karloxilva, falava exatamente da estética, do que li, o mercado esperava (espera?)um desenho mais competitivo no novo modelo da Burgman, que se mantém muito pouco atualizado face aos novos desafios. Por exemplo a nova Forza 125 diferencia-se muito, na minha opinião, da 300 e não me surpreenderia que qualquer dia tenhamos uma 300 dentro das linhas desta 125. Sem prejuízo da qualidade mecânica, o consumidor hoje em dia é exigente na imagem. Agora em espaço tenho ideia que é das mais generosas, como confirmas. Aliás se reparares eu recomendava a Burgman, não estava a falar mal dela (mas  não gosto da estética :) )
« Última modificação: 11 de Agosto de 2015, 18:59 por pcxcool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

pjmartinho

  • Visitante
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #16 em: 11 de Agosto de 2015, 19:36 »
A Burgman foi a unica que não vi ao vivo e a cores no stand porque não tinham nenhuma em exposição (apenas a vi em fotos). Em termos estéticos, para mim, é a mais feia de todas. Chego a achar a N-Max mais bonita do que a Burgman, mas isto são gostos pessoais.

Relativamente às distâncias que, para já, imagino que vou fazer, além das voltinhas aqui pelo burgo, penso que fazer uma deslocação de 20Kms para cada lado não seja nenhum exagero... mas isto sou eu a dizer e não tenho experiência disto, mas corrijam-me se estiver errado. De qualquer forma, estas distâncias não serão feitas com um caracter diário, nem semanal, mas compreendo perfeitamente os riscos de "andar devagar" no meio de um transito que anda mais depressa... em vez de sermos nós a bater no carro da frente, batem-nos por trás.

Se tiver que ir a Lisboa, penso que será mais seguro seguir pela nacional até Almada e depois subir para a ponte do que fazer a autoestrada toda porque, na nacional com certeza que, mais ou menos, conseguirei andar à velocidade do transito, enquanto na autoestrada tenho forçosamente de ser adepto da faixa da direita... e mesmo assim  _pensador_

Relativamente a test drives, hoje ia experimentar 2 scooters e acabei por experimentar 3... a ultima foi a Forza comABS. De facto esta tem uma qualidade de acabamentos muito furos acima da PCX e da Downtown. Batemos com os nós dos dedos nos plásticos e aquilo soa a coisa forte e resistente, enquanto as outras duas nem por isso.

Experimentei primeiro a PCX e estabeleci a bitola para poder ter um termo de comparação. Não querendo entrar aqui em grandes detalhes e pormenores do ensaio, quando terminei a volta pensei "isto até é porreiro, mas parece-me uma bicicleta que anda um pouco mais depressa" (perdoem-me os proprietários desta scooter).

Passei para a Downtown e a coisa foi bem diferente... muito menos vento no frontespício, o banco bastante mais confortável e a scooter, no geral, parecia ser mais "estável".

Por ultimo experimentei a Forza com ABS. Quando subi para cima dela pensei... "pelo preço, esta deve ser um Rolls Royce"... estava enganado. Tirando a qualidade aparente da construção, achei o assento mais duro que o da Downtown. É notório que tem mais tecnologia do que a DT mas em condução não achei uma diferença abismal. De qualquer forma não me alonguei muito na voltinha, pois esta scooter já estava vendida e estavam à espera que o novo dono a fosse buscar.

Depois em conversa com o vendedor ele disse-me que, na opinião dele, a Forza 125 deveria ser um pouco mais barata pois ele tinha em exposição no stand uma Forza 300 que estava marcada a pouco menos de 5100€ + documentos.

Para já a Forza está posta fora de questão mais pelo preço do que por outro motivo, pois não consigo encontrar nada de muito substancial que justifique aquele valor (não quero que nenhum proprietário desta scooter fique ofendido com o meu pensamento).

Como gosto de ser "justo", ainda vou esperar que o outro stand entre em contacto comigo para fazer o test drive das outras... mas pela atitude deles, vou esperar até ao fim de semana e depois tomo a minha decisão.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2015, 19:43 por pjmartinho »

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #17 em: 11 de Agosto de 2015, 20:07 »
Boas, pxcool e pjmartinho!
Eu procurei apenas ser objectivo sobre a Burgman 125. Confesso que gostando da acessibilidade e do conceito das Burgman 125 e 200 (scooter baixa, acessível e espaçosa, e fora da moda "desportiva" com que não vou à bola) também não lhe aprecio muito a estética. Gostava mais do modelo antigo. Mas esta é uma opinião e vale o que vale.
Falaram da Forza 300 com a mesma estrutura da 125... talvez, para concorrer com a Sym 300 e a Kimco 350 ( o importador deve estar a dormir!), mas gosto mais da Forza 300 que existe.
O que eu acho que falta no catálogo da Honda são as herdeiras do conceito das SWT 400 e 600. Um conceito "clássico" que resiste apenas nas Burgman 400 e 600 e nas Sym 400 e 600, já agora na Honda Forza 300.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

cgomes

  • Visitante
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #18 em: 11 de Agosto de 2015, 20:21 »
Do alto da minha idade (63 anos) e grande experiência (oito meses - LOL) sugiro vivamente a Burgman 125. Já fiz cerca de dez mil kms (desde Dezembro/2014) e estou muito satisfeito. Conforto e nervo quanto bastem.
Todavia recomendo que faças uns testes pois serem bonitas ou não a verdade é que não é "para  casar" ehehehehe.
Abraço

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #19 em: 11 de Agosto de 2015, 20:53 »
Pelas caraterísticas físicas não aconselho nenhuma das do 1º grupo. Quanto às dos 2º grupo...concordo com o Scooterado, se calhar uma X-Max usada ou quem sabe uma Forza de serviço possa ir de encontro ao seu orçamento, dado que são 2 Scooter's topo de gama e com valor comercial maior, em relação às 3 que apresentou) numa futura troca.

Quanto a preço, não vejo assim uma tão grande diferença entre a Burgman (c/ abs) e a Forza, (4399 vs 4590) cerca de 190 euros e a Forza é melhor, tem rodas maiores (que conferem maior conforto), vidro ajustável e provavelmente maior espaço debaixo do banco.

Quanto à X-Max, que foi a scooter que eu tive durante 2 anos e meio, é mais cara, custa 4895 mas tem uma campanha de crédito com 0% de juros durante 25 meses, que pode ser interessante.

Pessoalmente, apesar da X-Max me ter dado plena satisfação, hoje optaria pela Forza por alguns aspetos melhores que tem em relação à X-Max.

Recomendo vivamente, mesmo para uma 125, que opte por um modelo com ABS. É um acessório de segurança indispensável numa moto e que já me safou de várias situações complicadas.

Boa escolha  scooter_
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #20 em: 11 de Agosto de 2015, 23:01 »
Com as subidas que dizes ter, deves escolher a mais potente do segmento, 15cv, eu iria para a kymco dowtown!

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk

Independente da marca a mais potente e que permita fazer algumas alterações levianas.

P.s. Gostei muito de ver o "caderno de encargos" preparado para a escolha da scooter.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

pjmartinho

  • Visitante
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #21 em: 23 de Agosto de 2015, 12:05 »
Passadas quase 2 semanas, depois de test drives aos diferentes modelos e uns dias de meditação, onde ponderei os prós e contras de cada uma das  scooter_, acabei por fazer à minha escolha e esta recaiu sobre a Kymco Downtown.

Depois de considerações estéticas, espaço, ergonomia, etc, a escolha minha escolha recaiu sobre este modelo devido ao facto de, durate muitos anos, e até um passado recente (ano de 2000), a Kymco, ter uma ligação directa à Honda e por fazer os motores de 125cc para a Honda... penso que devem ter sido bem ensinados. Aliás, o mecânico do stand onde comprei a scooter, disse-me que o motor desta usa muitas peças iguais às da Honda, mas agora só o tempo dirá se fiz uma boa escolha.

Para já, deixo aqui uma fotos da minha escolha acabadinha de chegar a casa.





« Última modificação: 23 de Agosto de 2015, 12:07 por pjmartinho »

[Hurricane]

  • Visitante
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #22 em: 23 de Agosto de 2015, 12:27 »
Linda linda linda! Acho que fizeste uma excelente escolha! Eu passei de uma PCX das novas para uma Downtown e não me arrependo nada mesmo. Em termos de qualidade podia dizer "Honda é Honda" mas honestamente não me sinto à vontade a dizer isto uma vez que a DT tem uma qualidade fantástica. Adoro a maxi e com quase 10.000km, nada a apontar a não ser uns leds fundidos mas já está a ser tratado pela garantia.

Boa sorte com a máquina e agora cuidado com a rodagem  :)
 _palmas_ _palmas_ _palmas_

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #23 em: 23 de Agosto de 2015, 14:55 »
tas a ver Hurricane, essa funde os leds.... eheheh
Parabens pela aquisição. Depois de muita escolha espero que corra pelo melhor.  _palmas_  _convivio_
_fcp_
 

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Quem me dá uma mãozinha?
« Responder #24 em: 24 de Agosto de 2015, 04:40 »
Parabêns PJMartinho, acho que optaste bem e esse modelo não te vai deixar ficar mal, olha o exemplo do companheiro AXE,  sempre a bombar com uma dessas meninas ( e muitas vezes com pendura ) e ele dá-lhe gás a sério e a Kymco sempre fiável e com power q.b.
1 abraço e depois mete-lhe uns roletes Dr. Pulley e ela fica no ponto.
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!