Autor Tópico: Motard ou Motociclista?  (Lida 16789 vezes)

S800

  • Visitante
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #25 em: 07 de Agosto de 2015, 15:08 »
Eu já respondi no outro tópico, na minha opinião (vale apenas um voto  _martelada_) a designação de motociclista continua a ser a melhor e mais abrangente. Não distingue entre tipos de moto, nem sequer entre os vários "perfis": vai daquilo a que costuma chamar-se de "motoqueiro jagunço" (o gajo do colete com fitinhas e caneca presa ao cinto) até ao "motobetinho" que vai na scooter da moda de penico na cabeça e chinelo no pé da garagem ao café  (até rima). Há esteriótipos para todos os gostos, e às dezenas, os sociólogos é que podem gastar algum tempo nessas análises. A atitude e postura de cada um, para consigo próprio e para com os outros, é que faz o resto e, no final do dia, é o que conta. Para mim, claro.  _convivio_

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #26 em: 07 de Agosto de 2015, 21:19 »
Ás vezes amigos meus dizem que agora sou motard e eu digo que não, sou apenas uma pessoa que adora andar de mota.
Não gosto de concentrações motards, não sigo os campeonatos de velocidade nem de motocross/enduro, sou um puro utilizador, que gosta de passear e conhecer sitios fantásticos.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #27 em: 07 de Agosto de 2015, 23:08 »

Estereótipos não nos definem, mas sim os comportamentos que temos e os actos que cometemos.

Os nomes, os tipos, as classificações que andam aí... Mo isto e mo aquilo....Não me interessa minimamente devo confessar.
Respeito tudo e todos da mesma maneira, com diferentes ideias e credos  e espero receber o mesmo de volta.
Não me identifico nessa necessidade absoluta que existe de classificar e pôr etiquetas em tudo e todos...

Existem pessoas com e sem caráter e formação em qualquer lado e nos diferentes estratos sociais e não é uma classificação que muda isso. Existem regras na sociedade para "tentarmos" viver todos juntos e já dizia a velha senhora deve ser cega.

Como conclusão não me identifico com nenhum dos Mo...(s) pelas definições aqui apresentadas.

Tal como outros acho que livremente ter o direito de ter o seu próprio Mo...
Isto é, a maneira de estar nas duas rodas, independente de que tipo de rodas que se monta, e ter o respeito por isso sem afectar as liberdades de outros é o mais importante e o que devemos defender.

Já agora, sinto que este respeito predomina maioritariamente no espírito neste grupo que aqui se intitula CPM independentemente do significado do M e por isso vou por aqui passando quando posso.

Boas curvas


Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Offline NunoMM

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 826
  • Localidade: VNGaia
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 i
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #28 em: 08 de Agosto de 2015, 22:14 »
   Colegas,

   Motociclista ou motard?
   A primeira é a mais abrangente, mas necessariamente é um tipo que ANDA de mota. O motard é, como têm dito, mais conotado com o espírito do mundo das duas rodas, para o bem e para o mal. Inclui aqueles que não usam a mota diariamente, mas ao Domingo vão ao habitual local de convívio, sentam-se na esplanada a olhar para as motas e regressam a casa. Deslocações com a mota no reboque para ir a concentrações também são possíveis e são contra a lei das 125cc.

   Eu, o que é que eu sou?
   Todos os dias ando de mota, mas os momentos melhores são quando me sinto um scooturista rural. Gosto e ando de scooter diariamente, adoro viajar com ela e, de preferência, no meio dos montes, das vinhas, das vacas e dos espigueiros. Para mim o que é importante neste meio não são marcas, potências ou velocidades. São estradas, paisagens e amigos.

   Continuação de bons kms para todos.
Todas as grandes viagens começam com um pequeno passo.

Offline pavlov

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 212
  • Localidade: Sesimbra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125i
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #29 em: 09 de Agosto de 2015, 00:03 »
Quando era adolescente, eu e os meus amigos (não tinhamos mota), chamavamos motosexuais aos 'betos' que andavam de mota :D
Mas agora, pensando melhor,  eles até atraíam as miúdas, ou seriam as motas?
Acho que era inveja da nossa parte :)
Eu agora, já velho, não ando de mota para atrair miúdas, por isso devo ser um motociclista. Mas as pessoas que sempre me conheceram dizem: "então agora és motard?" Digo: "ná, ainda não".
Deve ser uma questão de estilo ou então um motard é um motociclista com curriculo :D
Acho este tópico divertido.

Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk

Sym GTS 125i (29-07-2014): [0 km; 21.000Km...]; média: 3,0 l/100km
Yamaha FZ6 S2 (24-06-2015):[32.000km; ...]; a rolar com a carta A desde 9/7/2015 ;)

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #30 em: 11 de Agosto de 2015, 00:21 »
Para mim tem sido assim:

de semana: motard
ao fim de semana: mototurista
para a autoridade: motociclista
para a família: és doido, mas vai lá

Winner!  _convivio_   
 Revejo-me assim!
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #31 em: 11 de Agosto de 2015, 11:57 »
chamem o que quiserem...eu sou "o gajo que anda de mota"  :))
Nunca ira haver um nome que se concorde.  ;)
_fcp_
 

Offline rumabrica

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 300
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #32 em: 28 de Agosto de 2015, 00:56 »
Pois a mim já me chamaram de scooter boy!!! _Rolley_ _Rolley_
Até gostei deste termo!Pois gosto mesmo de scooters _lool_

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #33 em: 11 de Agosto de 2016, 22:36 »

Penso que não. O CPM deve manter-se CPMaxiscooters porque o tema, apesar de mais restritivo, acaba por atrair pessoas que apreciam as scooters como meio de transporte.

Já encontrei pessoas que repudiam as motos tradicionais e são receptivas às scooters.

Existe um glamour prático associado às scooters. Esse é o valor do CPM!



"Vamos chamar-lhe "clube português de motociclismo"? Também ficava CPM"

Concordo, sem querer ferir os progenitores do CPM, esta designação espelhava mais a diversidade de veiculos de duas rodas  utilizadas pelos milhares de membros.

Amilcar Pires

  • Visitante
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #34 em: 11 de Agosto de 2016, 22:53 »
Para mim tem sido assim:

de semana: motard
ao fim de semana: mototurista
para a autoridade: motociclista
para a família: és doido, mas vai lá

Muito bom esta resposta. Enquadra-se mesmo no meu estilo  :))

Não menosprezado as outras.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #35 em: 12 de Agosto de 2016, 19:47 »
Acho engraçado querer dar sentido a palavras que nem são nossas.

Em português correcto, somos motociclistas (ou mesmo motoqueiros) e ponto. O modo como se vive e sente, será diferente para cada um. Há os bons e maus, os mal educados e os educados, etc, mas somos motociclistas.

Motard é uma palavra francesa e quer dizer precisamente motociclista. Quem tiver duvidas, meta num tradutor e fica esclarecido.

O termo motoqueiro, independentemente de soar bem ou não,  não tem nada de depreciativo conforme alguns tentam impor. É um termo que até faz parte da nossa língua mas é geralmente apenas usado no Brasil, tal como usam açougue (talho) ou ónibus (autocarro).

A mim podem chamar o que bem entenderem. Desloco-me de moto para apenas para ter prazer proprio e não aos outros. Vivo "este mundo" da minha forma e pouco importa-me o que os outros pensam. Mas tal não impede de tentar passar a melhor imagem possível (usar "piscas", parar nas passadeiras, etc) quando me desloco nelas (a mesma que quando me desloco de outra forma qualquer, mesmo a pé). E já lá vão 21 anos e espero que venham no mínimo outros tantos em cima delas!

Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4345
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #36 em: 28 de Dezembro de 2017, 08:51 »
Resumindo:
No nosso caso,scootards
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #37 em: 28 de Dezembro de 2017, 09:12 »
Resumindo:
No nosso caso,scootards
Mpaneves, continuas no caminho de desenterrar tópicos há muito abandonados :)
Nestes caso teve piada reler a minha participação em agosto 2015 quando sugeri a alteração do nome para CPM- Clube Português de Motociclismo :)
E ainda a constatação que o termo scooter é um anglicanismo que ainda não foi adaptado.... ;)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #38 em: 28 de Dezembro de 2017, 09:59 »


E ainda a constatação que o termo scooter é um anglicanismo que ainda não foi adaptado.... ;)

De certa forma, foi: "acelera".
O que faz de quem conduz uma acelera um...acelera!
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4345
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #39 em: 28 de Dezembro de 2017, 10:12 »
Mpaneves, continuas no caminho de desenterrar tópicos há muito abandonados :)
Nestes caso teve piada reler a minha participação em agosto 2015 quando sugeri a alteração do nome para CPM- Clube Português de Motociclismo :)
E ainda a constatação que o termo scooter é um anglicanismo que ainda não foi adaptado.... ;)

Temos de continuar a dar vida a essência do cpm
Espero que não se leve a mal
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #40 em: 28 de Dezembro de 2017, 11:38 »
Percebo  o "Motard"... aquele "arde" dá mais pica, é mais macho.
Só que a língua de Baudelaire também tem "Motocycliste".

Li algures que o termo "Motard" terá surgido por alturas do aparecimento de uma brigada motociclista da polícia.
Se assim for, conhecendo-se o lado rebelde dos franceses, não aconselharia a sua utilização.
É que "Motard" poderá ser a aglutinação de duas palavras: "Motocycliste" e "Retard".
É preciso traduzir?

Partilho uma pergunta no "Ciberdúvidas da Língua Portuguesa" e a enigmática resposta que mereceu:
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/motard/1341

No Québec, no Canadá que fala francês, o termo "Motard" tem um sentido pejorativo, define um marginal motorizado (de um gangue de motas),
comparável ao "Biker" da parte anglófona com o mesmo sentido de "delinquente".

O melhor mesmo é ficar-me pelo nada tribal e objectivo "Motociclista".
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2017, 11:50 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #41 em: 28 de Dezembro de 2017, 19:32 »

Temos de continuar a dar vida a essência do cpm
Espero que não se leve a mal
Levar a mal? Antes pelo contrário, acho muito interessante recuperar conversas quando elas continuam atuais, e dar-lhe continuidade uns anos passados
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"