Autor Tópico: Motard ou Motociclista?  (Lida 16796 vezes)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Motard ou Motociclista?
« em: 06 de Agosto de 2015, 13:15 »


Qual a diferenciação que existe entre estas duas designações ?

Que tipo de pessoas são umas e que tipo de pessoas são outras?

O que é ser afinal Motrad ou Motociclista ?

Há várias designações e opiniões, e cada um tem a sua própria opinião, mas lembro desde já que todas as opiniões são validas e mesmo diferentes têm e devem ser respeitadas!

Digam de vossa justiça o que vocês próprios são e como se identificam dentro destas categorias, embora podendo acrescentar outras como; motoqueiro, maxiscootad, mototurista, lambreteiro, pcxisista, motorato, entre outras.


Venham de lá opiniões do que é o quê ...


Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #1 em: 06 de Agosto de 2015, 13:28 »
A questão é pertinente.... 


Eu não vejo mal no uso da palavra motard, p. ex.  O problema parte muitas das vezes na forma ou nas circunstâncias em que a mesma é proferida, por vezes num uso que se pode tomar como depreciativo ou ofensivo.

O mal não está portanto nas palavras, pois as mesmas podem ser proferidas num âmbito de camaradagem...o mal está quando se confunde o sentido da palavra.

É a minha opinião. Respeito opinião diversa....

Nunes

  • Visitante
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #2 em: 06 de Agosto de 2015, 13:37 »
Eu não vou muito nessas etiquetas de motard, enlatado, aspirador, etc.

Sou uma pessoa que anda de mota. Se calhar sou motociclista, porque ando num motociclo...

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #3 em: 06 de Agosto de 2015, 14:10 »
motoqueiro?  ???_
_fcp_
 

Paulo Coelho

  • Visitante
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #4 em: 06 de Agosto de 2015, 14:32 »
Na minhaq opinião:
automével---->automobilista
motociclo------>motociclista
Motard é um estrangeirismo, mas com o qual eu me identifico e que pode defenir um estado de espirito.
Motoqueiro é brazuca _lol_

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #5 em: 06 de Agosto de 2015, 14:36 »
Na minhaq opinião:
automével---->automobilista
motociclo------>motociclista
Motard é um estrangeirismo, mas com o qual eu me identifico e que pode defenir um estado de espirito.
Motoqueiro é brazuca _lol_
Eu concordo com esta definição, mas também gosto da do AXE "mototurista".
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Gnlopes

  • Visitante
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #6 em: 06 de Agosto de 2015, 14:40 »
Depende do espírito e do gosto que se ganha/entranha ao andar de duas rodas. Na minha opinião motard é aquele que "vivi" a experiência de andar de mota e o motociclista é aquele que usa a moto como um veículo de transporte e mais nada. Abraço.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #7 em: 06 de Agosto de 2015, 15:19 »
Na minhaq opinião:
automével---->automobilista
motociclo------>motociclista
Motard é um estrangeirismo, mas com o qual eu me identifico e que pode defenir um estado de espirito.
Motoqueiro é brazuca _lol_

Pois.... e falta a bicicleta= biciclista   _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1791
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #8 em: 06 de Agosto de 2015, 17:17 »
Eu também nada tenho contra a utilização do termo motard, afinal a nossa língua anda "inundada" de estrangeirismos.
O engraçado é que já tenho notado que existe muita gente a distinguir o motard do motoqueiro, usando este ultimo com o sentido depreciativo.
 _convivio_
Rui

Offline Grandpa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 210
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #9 em: 06 de Agosto de 2015, 17:39 »
Para mim tem sido assim:

de semana: motard
ao fim de semana: mototurista
para a autoridade: motociclista
para a família: és doido, mas vai lá

madds

  • Visitante
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #10 em: 06 de Agosto de 2015, 17:51 »
A
Para mim tem sido assim:

de semana: motard
ao fim de semana: mototurista
para a autoridade: motociclista
para a família: és doido, mas vai lá



a melhor designação de todas :)

GonçaloM

  • Visitante
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #11 em: 06 de Agosto de 2015, 18:31 »
Boas,

Para mim qualquer um menos Motoqueiro!

TMaxer

  • Visitante
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #12 em: 06 de Agosto de 2015, 19:09 »
Confesso que desde que entrei no mundo das 2 rodas, esta temática dos "rotulos" é aquilo que me faz mais confusão.


E em primeiro lugar, antes de desenvolver, vou já fazer a declaração que desde criança que sou um verdadeiro "petrolhead".



A palavra motard, no meu ver é apenas um galicismo para motociclista... curiosamente entrou para o meu lexico, quando ainda muito jovem acompanhava as reportagens do Dakar (e o percurso ainda era entre a Europa e a Africa - estou velho!!!)  _lol_ e era usada para diferenciar os participantes dos carros e das motos.


Motoqueiro, um termo depreciativo geralmente usado para rotular um tipo de motociclistas, é na verdade apenas o termo Brasileiro da palavra motociclista.




Posto isto, e após já ter lido inúmeros tópicos sobre falta de espirito motard, sobre o facto de se cruzarem com outros indivíduos que também guiam motos e não se cumprimentarem, sobre o facto de ficarem apeados com uma avaria ou furo e ninguém parar, ou sobre se sentirem discriminados por guiarem um aspirador, continuo sem perceber ou compreender qual a essência desse espirito "motard"  _pensador_


Em parte, entendo que ha 20 ou 30 anos, numa altura em que 99% dos motociclos que encontrávamos eram umas fumarentas (e barulhentas) Famel Zundapp, se 2 cavalheiros se cruzassem com motos "a serio" se cumprimentassem com um "appreciative nod" pois eram membros de um grupo restrito em que um "avistamento" era um evento raro, agora nos tempos actuais em que as estradas estão pejadas de todo o tipo de veículos de 2 rodas, parece-me impraticável que se ande a cumprimentar toda a gente, apenas pelo facto de também andar de moto.

Obviamente se me cruzar com um companheiro com uma maquina que aprecie, talvez lhe faca um sinal indicando que admiro a sua maquina  _lol_ ou se me cruzar com um companheiro numa estrada em que saiba que o único motivo que o levou ali naquele momento é a desfrutar da condução da sua maquina talvez tambem o faça, e se com um companheiro que me facilite uma manobra no transito também farei um gesto de agradecimento, mas andar a distribuir cumprimentos de forma gratuita e indiscriminada a todos os motociclistas com que me cruze, parece-me desprovido de lógica, e um risco de segurança _pol_


Em relação a situação das avarias, penso que hoje em dia todos temos um telemóvel e sabemos os seguros oferecem um serviço de reboque, pelo que pouco ou nada poderei ajudar. E por vezes é dificil perceber se o companheiro parou porque a moto avariou, ou apenas porque queria usar o telemovel ou "aliviar a bexiga"  _lol_ _lol_ Obviamente que ha a situação em que vemos que a pessoa está efectivamente em dificuldades, e nessas situações paro e penso que a maioria das pessoas, guiem elas carro, moto ou camiao tambem o farão!  _pol_


E em face dos 2 últimos parágrafos, julgo não me englobar no grupo dos "motards"... mas continuarei a andar e a gostar de motos na mesma! _lol_


O facto dos tais "motards" estarem mal vistos perante a sociedade e as pessoas terem algum receio de motos prende-se para alem dos motivos ja discutidos, tambem um bocado peço facto de que as motos são baratas e com facilidade existem pessoas que não tem maturidade ou civilidade para possuir veículos tão "high-profile"que as compram, e como por norma há um grande associativismo nas motos, há uma enorme tendência para essas pessoas se juntarem, e depois em grupo terem comportamentos em estrada marginais e anti-sociais.  _thumbdown_

Este mesmo fenómeno acontece no futebol com as claques...  provavelmente num jogo estarão presentes 20 mil adeptos num estádio, mas bastam 100 para causar desacatos e muitas vezes manchar um evento que se queria de festa e desportivismo  _thumbdown_  Confundir ou misturar ou individuo skinhead que se alistou numa claque para arranjar confusão, com o adepto que vai ao estádio torcer pela sua equipa parece-me uma generalização demasiado lata para poder "colar". A mesma coisa acontece com as motos  _convivio_

Alguém que não perceba isto, ou que insista nestas generalizações em que enfia todos motociclistas "no mesmo saco", tem uma capacidade de analise muito básica e cuja opiniao eu nao valorizo, como também não vou desperdicar o meu tempo com longas e complexas explicações  _Rolley_ _Rolley_




Por fim, penso ser de fácil compreensão que numa moto não só temos um maior risco de nos envolvermos num acidente, como estamos mais expostos e vulneráveis.  _thumbdown_ Obviamente, há pessoas que pela sua mentalidade e pelo seu instinto básico de auto-preservação, não queiram estar expostos  a esse risco, e há também os outros que não são sensíveis ao prazer inato de conduzir uma moto... e temos que respeitar as opiniões de terceiros, da mesma forma que queremos que respeitem a nossa.  _pol_ _pol_ 
 
« Última modificação: 06 de Agosto de 2015, 19:18 por TMaxer »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #13 em: 06 de Agosto de 2015, 20:51 »
(....)
Alguém que não perceba isto, ou que insista nestas generalizações em que enfia todos motociclistas "no mesmo saco", tem uma capacidade de analise muito básica e cuja opiniao eu nao valorizo, como também não vou desperdicar o meu tempo com longas e complexas explicações  _Rolley_ _Rolley_

(....)

Na minha leitura do que escreveste, encadeada com o parágrafo que antecede a citação que acima deixei, eu percebi o alcance das palavras e o sentido das mesmas.

------------------------------------

É um tema interessante o deste tópico, naturalmente sempre sujeito a visões e entendimentos diferentes.....afinal, que tema não os tem?

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #14 em: 06 de Agosto de 2015, 20:57 »
Para mim tem sido assim:

de semana: motard
ao fim de semana: mototurista
para a autoridade: motociclista
para a família: és doido, mas vai lá
Este é o post da semana :P . concordo completamente.

Sobre o tópico, as palavras valem a interpretação que lhes dão.
"Há curvas e curvas" a entoação com se dizem as palavras torna-as diferentes. Também motoqueiro, motard, motociclista valem conforme o significado que lhes dá quem as profere.
Acompanho a preferência por motociclista.
Mas não deixa de ser incoerente eu defender que se deva abandonar o galicismo,  num clube  que tem no nome "scooters".
E os anglicanismos? 
Vamos chamar-lhe "clube português de motociclismo"? Também ficava CPM :D
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

TMaxer

  • Visitante
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #15 em: 06 de Agosto de 2015, 22:55 »
Isaac,

Agora lendo novamente, o paragrafo não ficou muito bem e como deves ter percebido esta parte do post tinha alguma ligação com o teu tópico dos "motards marginais".  _pol_ _pol_ _pol_



Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #16 em: 06 de Agosto de 2015, 23:03 »

Acho que o TMaxer fez uma excelente reflexão, com conclusões com que facilmente me identifico.  _pol_


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #17 em: 06 de Agosto de 2015, 23:54 »
Miguel, havendo ou não correlação de temas e estando ou não atreladas entre tópicos opiniões que se estremam, o que tu escreveste assentou numa explicação consistente e baseada na tua visão do tema...por sinal bem explicada!  _pol_

Chamemos a nós próprios ou chamem-nos o que quiserem...não é a atribuição de uma palavra que no meu ver colocará um letreiro no pescoço de cada um de nós, definindo aquilo que somos, o que fazemos ou como actuamos quando nos sentamos num veículo de 2 rodas.

Da mesma forma, o aludido letreiro ou rótulo que nos seja apontado, confunde-se em demasia com um certo aprisionamento no tipo de veículo usado, ou seja...atribui-se uma espécie de "título" com base no veículo usado.

Somos o que somos e não uma regra definida e inamovível que tenha por base as nossas escolhas em determinado período da nossa vida.

TMaxer

  • Visitante
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #18 em: 07 de Agosto de 2015, 00:59 »
Companheiro Jose Luis  _pol_ _pol_


Isaac,

Bem, penso que na verdade este foi o tópico que derivou do teu dos "motards selvagens".  _palmas_ _lol_ mais propriamente de um bom (como habitual) post do companheiro S800  _pol_ _pol_ _pol_


Concordo contigo... não estou preso a nenhum estereotipo, embora como é óbvio perceba as origens, as intenções e os contextos em que se vai usando os termos derivados de "motociclista"  _convivio_


Apesar de passar a usar a moto como meio de transporte, de gostar e viver a minha experiencia em 2 rodas, não sinto que tenha de modificar ou adaptar o meu comportamento para me considerar ou ser considerado um verdadeiro "motociclista". Apenas me preocupo com aquilo que para mim é o mais importante: a minha diversão e o meu prazer.  _pol_ _pol_










Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #19 em: 07 de Agosto de 2015, 01:42 »
Nem isso pode ser exigível...modificar ou adaptar conscientemente para que outros sigam o meu exemplo?? (...parece que repentinamente ouço o ex-ministro das obras públicas - Dr. Mário Lino - a dizer o seu célebre "Jamais").

O que deve haver é um bom e indissociável Be Yourself!!

Tomemos o teu exemplo caro Miguel... _pol_

Hipoteticamente falando, por muito que te esforçasses em não querer passar uma imagem "Eu estou na minha...", é-te impossível fazê-lo naquilo que perpassa na forma como escreves, como orientas o teu discurso, como alimentas detalhadamente o teu Diário de Bordo...no fundo, mesmo não tendo em ideia fazeres algo concreto que mude a forma como se vê o conceito generalizado de motociclista, o seres tu próprio já faz prosseguir esse caminho.

É isso que se espera de cada um dos membros do CPM.
Não automatismos caibrados para ter uma forma de estar diferente, mas serem já o que são no presente...e que têm por certo levado muitos a mudar (para melhor) a ideia que se tem de nós.

Tu meu amigo, és portanto 1 de 2221 membros activos, que promove uma boa e sã imagem do que é ser-se um motobiker (...admito que agora fiz uso deste termo apenas para dar alguma cor a um assunto que não tem de ser cinzento  _careta_).

Paulo Coelho

  • Visitante
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #20 em: 07 de Agosto de 2015, 08:56 »
"Vamos chamar-lhe "clube português de motociclismo"? Também ficava CPM"

Concordo, sem querer ferir os progenitores do CPM, esta designação espelhava mais a diversidade de veiculos de duas rodas  utilizadas pelos milhares de membros.

Online jmsa

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2014
  • Mensagens: 9
  • Localidade: Agualva Cacem
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 350
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #21 em: 07 de Agosto de 2015, 11:36 »
Mais uma,scootard _convivio_ _convivio_

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #22 em: 07 de Agosto de 2015, 11:46 »
 _convivio_ Olá boas

Não vou fazer um discurso alongado, apenas uma opinião que não tem que ter qualquer valor para quem não está de acordo

O CPM nasceu como Clube Português de MaxiScooters, por isso mesmo

Por os membros que o criaram serem utilizadores das mesmas as Scooteres

E não estou a querer falar para ninguém especifico, mas não sei dizer isto de outra maneira ou forma

Não é porque quem entrou no CPM com uma Scooter
e mais tarde tenha mudado para Mota
ou que membros que sempre tiveram Mota
e entraram para o Clube por cá terem amigos e gostarem de andar connosco nas passeatas
e nas tortulias ou gostarem simplesmente de estar no Clube
que se vai começar a dar ideias para mudar o nome de um Clube que é isso mesmo das Scooters

Peço desculpa mas eu não me identifico com outro tipo de nome e quem se fartou de andar de Scooter e passou para Mota
e já não se identifica com o nome do CPM porque somos os dos aspiradores, não têm obrigação de andar a passar vergonhas
ao pé de nós

O CPM deve ser sempre o nosso Clube Português de MaxiScooters
Abraços
« Última modificação: 07 de Agosto de 2015, 13:40 por Paulo Jorge Lopes »
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #23 em: 07 de Agosto de 2015, 13:45 »

Sim, tal como todos os tópicos derivam de ideias que nos dão, questões que por vezes não temos resposta, assim nasceu este Topico, ha resposta para estas diferenças ? Engloba-se em outro tópico qualquer de questões ou complementa-se ? Sem duvida que sim, tal como centenas de outros tópicos, qual o problema ou o mal disso ?


Ora vejamos  _pensador_


Motociclista ... nome Português que identifica quem anda de mota.

Mota = uma coisa com motor, 2 rodas e guiador!

Ciclista = gajos que andam a dar ao pedal !

Afinal motociclista é um gajo que acelera mas que dá ao pedal tbm ? ... Motociclistas não são aqueles que andam com Motocicletes ? (aquelas motas a pedal)

Dizem alguns ....estranho nome Português que tantos defendem  _pensador_



Motard ...  nome Francês dado para identificar os que andavam de mota

É um nome dado principalmente a quem só vide de mota, sabe tudo sobre motas (mesmo não tendo mota) conhece as motas por dentro e por fora, participa em tudo o que pode "e ainda em mais alguma coisa", sonha com motas e se possível até dorme com motas. A isto se intitula um ser-se Motard.
Se designa melhor ou não quem andar de mota, há quem defenda que sim, há quem defenda que não, há quem até nem se importe com esse nome.
Tantos nomes que adoptamos dos estrangeiros que se perde a conta. Vou dar apenas um "BUS", tantos defensores do Português e da língua Portuguesa no país, e não se entende como o "Autocarro" não foi imposto.



Mototurista... nome que alguns dão, por não lhes agradar os outros...

Moto... uma coisa com motor, 2 rodas e guiador! (mas há quem diga que é algo apenas com Motor)

Turista...  pessoa que viaja por prazer...

Há efectivamente quem defenda isto, pois sempre que pega numa mota é por puro prazer, para trabalhar, para passear, para levar ao mecânico, ou só para ir comprar tabaco ao Ginásio (se repararam o tabaco foi riscado), seja qual for a situação ou viagem o prazer está sempre presente...



Eu, o _AXE_, posso dizer que neste momento sou um Maxiscooturistard, embora goste mais de Maxiscootard para ser mais simples e fácil _careta_

Maxiscooter = Scooter maior que as antigas scooters ("tabelou-se uma cilindrada", abaixo de 125cc são Scooters porque não podem andar nas AE's)

Otard = vem de motas, de passeios, de concentrações de ... respirar todo o seu envolvimento... onde englobo o viajar sempre com prazer  vá para onde for, vá com quem for desde que vá de mota (no caso MaxiScooter)

Tal como Maxiscooter é uma tendência, e o CPM é o principal causador (há mais!) dessa mesa tendência, porque não "tender" tbm para uma coisa que é diferente de todas as outras como o Motociclistas (os que aceleram mas não pedalam) os motard's (feios, porcos e maus) ou o Mototuristas (os que fazem passeios grandes), e sim dizer-mos que somos algo do género .... Maxiscootard, Motomaxiscootard, bla, bla, bla.


Mudar o nome ao Forum não, não concordo... mas tbm ngm precisa ficar ofendido!


Eu gosto é andar de Mota/Scooter/Maxiscooter/MOTO , eu quero é "snifar gasolina" e curtir umas belas curvas!!
Se for com boa companhia, melhor !!


Vão pensando .... vão pensando e vão dando opiniões vossas sem ser apenas concordarem com as dos outros  _pol_


Boas curvas
« Última modificação: 07 de Agosto de 2015, 13:46 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Paulo Coelho

  • Visitante
Re: Motard ou Motociclista?
« Responder #24 em: 07 de Agosto de 2015, 14:25 »
 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Só tenho um comentário a fazer:
"Não faço mais comentários" _Rolley_