Autor Tópico: "Os motards não passam de um bando de marginais..."  (Lida 8684 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
"Os motards não passam de um bando de marginais..."
« em: 06 de Agosto de 2015, 01:53 »
"Os motards não passam de um bando de marginais…"


Esta e outras frases de semelhante natureza, ditas de forma frontal ou mais camuflada e entre dentes, são algumas vezes proferidas por quem ganhou uma certa aversão às motos, e por via disso mesmo acaba por associar um certo comportamento de "vândalo", com a maioria dos utilizadores deste meio de transporte.

Não é uma utopia ou exagero que agora aflorou repentinamente na sociedade…é mesmo real e existem mesmo pessoas que assim pensam e expressam a sua ideia sem travões, sempre que o assunto vem à baila!
 
Não digo que seja uma situação comum o ouvir-se este tipo de comentário, tão flagrante e difícil de engolir, nomeadamente aquele que encabeça o título deste tópico….mas, ele existe e manifesta-se em vernáculo puro, nas suas mais diversas formas de expressão!



Xiii, as motas é para quem não tem juízo!
Isso das motas é um perigo, são uns inconscientes!
Deixa-te disso, larga o vício e compra mas é um carro decente!
São todos iguais…é vê-los passar que nem loucos!
Motas? Nem que me pagassem…
Isso são uns criminosos. Essa malta é toda igual.



Aqui há uns anitos e antes mesmo de entrar para este Mundo das 2 rodas, o mais curioso é que até mesmo em família, se bem que com um certo cuidado no uso das palavras que me transmitiam, eram-me avançadas teorias carregadas de uma certa “protecção” em que me queriam ver, que levavam ao sentimento que o andar de moto era não só perigoso - o que já sabia - como também uma inconsciência em que apenas pessoas sem amor à vida se aventuravam…

E por certo alguns dos que lêem estas palavras, terão sentido ou ouvido determinados conselhos de alguns familiares, carregados de um quase proteccionismo fraternal, que os confrontou com algo que entendiam como sendo uma realidade abrangente e da qual nos deveríamos manter longe.




E a razão para tal entra-nos muitas vezes televisão adentro, focalizada em determinados aspectos…

Velocidades alucinantes, acidentes trágicos, inconsciências tomadas em 2 rodas, desrespeito pelas mais elementares regras de trânsito…enfim, mesmo nós sabendo que será felizmente uma pequeníssima minoria dos casos, tudo isto acaba por formar uma ideia de que somos todos iguais, somos todos uns vândalos, que nos transformamos repentinamente em indivíduos que não respeitam nada nem ninguém.

Ainda que este seja um sentimento que foi já totalmente rasgado, presentemente esquecido e não abordado no meu seio familiar, existe na sociedade quem não suporte o tema das motas e continue a encará-las quase como um objecto do demo….

Nesta linha, aproveito para também vos contar em breves linhas o que se passou há pouco tempo no meu trabalho, quando num acto perfeitamente fortuito, falava de motos com um colega e a que entretanto se juntou uma outra colega que se intrometeu na conversa…e que levou rapidamente a dar por findo o tema que ali abordávamos.

Segundo a mesma, as motos são um perigo constante e fez questão de frisar, arrematando logo para si a própria conclusão do assunto que eu ali debatia com um outro colega, que o seu filho haveria de ser ensinado e instruído a não gostar de motos….que nunca gastaria dinheiro em tal coisa…que ele sim haveria de ter juízo...

Enfim...

A minha ideia desta questão quanto à aversão dada às motos, depois de uma reflexão mais a frio, leva-me a concluir que tem por base um certo preconceito…
No fundo, é como tantos outros…preconceito da malta que gosta do tuning; preconceito da escolha ou orientação sexual, preconceito em relação à religião, preconceito em relação aos portadores de deficiência, etc…etc…

Criam-se estereótipos com facilidade, muitos deles que passam através de uma simples conversa, outros por via do que é generalizado através do que vêem nos noticiários, do que ouvem em casa, do que aprendem no recreio da escola…..pssss….o motard (eu sou dos que não vê mal nenhum na palavra) e a forma como é visto por determinadas pessoas, felizmente cada vez menos, é portanto o resultado de um certo preconceito que graça na sociedade e que por vezes nos levará a ser algo odiados na estrada.
A palavra agora usada é forte, eu sei, mas algumas ocorrências na partilha da mesma estrada e na vivência nem sempre sã entre os automóveis e as motos, acaba por resultar em episódios que são depois enfatizados e mancham sem necessidade a generalidade dos utilizadores de motociclos.


Mas não me parece que a inversão desta forma de pensar se resolva com um apontar do dedo da nossa parte, mas sim tomando a atitude correcta…day after day!

Na procura de uma nova ideia que se quer generalizada, há que procurar fazê-lo actuando e mostrando aquilo em que p. ex. o CPM tem sido um exemplo:  respeito pelos demais utilizadores da via pública; participação em campanhas de valorização humana; discussão aberta de todos os temas e com espírito construtivo; correcção e atitude cortez na estrada; união e entreajuda em todos os momentos, sobretudo os mais difíceis…

Há sempre espaço para melhorar em todos os campos, que não restem dúvidas, e enquanto houver quem pense que os motociclistas são aquilo que deu título a este tópico, a melhor resposta que eu ou tu poderemos dar, será: Queres experimentar a dar uma volta? Prometo-te que vais gostar…

Se não formos nós a dar o exemplo, ninguém o dará por nós…


EDIT: Imagens para a elaboração deste tópico, obtidas em wordpress.com;  i.ytimg.com;  adsoftheworld.com
« Última modificação: 06 de Agosto de 2015, 01:56 por Sapiens21 »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: "Os motards não passam de um bando de marginais..."
« Responder #1 em: 06 de Agosto de 2015, 07:36 »
É verdade sim senhor,por aquilo de mal que uns fazem pagam os outros ,mas acho que quem anda de scooter tem outro nível ,mais educado,mas nem todos claro.
Mais um excelente tópico companheiro

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: "Os motards não passam de um bando de marginais..."
« Responder #2 em: 06 de Agosto de 2015, 08:17 »
Existe uma certa diferenciação sim... A que referiste é uma delas, havendo sempre as tais excepções.

Na própria cultura de cidadãos europeus ocorrem diferenças no trato, existindo sempre indivíduos irados que colocam tudo e todos no mesmo saco, encarando a presença na estrada de um veículo de 2 rodas, como um empecilho que ali segue e que só empata...

Offline jiujiman

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 293
  • Localidade: Loures
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting 400i
Re: "Os motards não passam de um bando de marginais..."
« Responder #3 em: 06 de Agosto de 2015, 08:30 »
Pura verdade
As pessoas esquecem que morre mais gente de acidente de carro do que de mota.
E a aversão dos peões? Que sendo os mais inconscientes são os mais discriminadores
Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita

Offline Armelão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 160
  • Localidade: Quinta do Anjo
Re: "Os motards não passam de um bando de marginais..."
« Responder #4 em: 06 de Agosto de 2015, 09:16 »
Na minha opinião começa logo mal o nome atribuído a um utilizador de motociclo :MOTARD, que é isso?!? Eu não sou motard, apenas utilizo um motociclo para me deslocar,já agora qual o nome que a "gíria"atribuiria a um utilizador de autocarro, automóvel,bicicleta,avião etc?
Rui Armelão

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: "Os motards não passam de um bando de marginais..."
« Responder #5 em: 06 de Agosto de 2015, 09:20 »
Palavras sábias, ou não viessem de ...Sapiens : _pol_
Alguma verdade existe nesta frase, atentemos à época dos gangs americanos que circulavam de mota e impunham o terror para proteger as suas actividades criminosas.
Esta imagem foi muito divulgada na comunicação social e extremada pelas obras de ficção da TV e cinema, que procuram sempre reforçar os traços mais característicos das personagens, neste caso a marginalidade e a violência.
Infelizmente muitos utilizadores de motas não contribuem para uma imagem melhor, pelo seu comportamento em estrada criando perigo para eles e os outros, pelo ruído insuportável nas motas alteradas, etc.
Mudar opiniões culturalmente consolidadas na sociedade é muito difícil, e os estímulos para manter essa imagem marginal continuam, por exemplo em séries de televisão que retratam os períodos mais negros dos gangs.
Mas fóruns como este, que passam a tolerância, a segurança, o companheirismo, como forma de estar, são um passo importante para esbater este conceito.
Aqui, devo realçar, todos são recebidos de braços abertos, de 50 cc, às potentes 1200cc, das marcas "famosas" ás ignoradas, e só tenho pena que o seu mundo se restrinja aos utilizadores de motas, porque a melhor forma para acabar com preconceitos é deixar as pessoas conhecerem-nos.
Cabe-nos passar a imagem para o exterior  _Rolley_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

S800

  • Visitante
Re: "Os motards não passam de um bando de marginais..."
« Responder #6 em: 06 de Agosto de 2015, 12:30 »
Eu também embirro com as palavras motard, scootard (!?!), e outros "ards". Sendo português, não percebo porque é que não se utiliza a palavra motociclista, que é português.

Sou motociclista, entre outras razões, porque gosto e ando de moto, vivo as motos, respeito os outros e gosto de ser respeitado. E ser cortês e solidário na estrada, com todos os utilizadores (automobilistas, motociclistas, ciclistas, peões, etc), para mim, é fundamental (algo ainda relativamente raro no mundo das motos).

Tento fazer a minha parte, através do meu exemplo, para não sublinhar a imagem de feios, porcos, maus e marginais, muito cultivada, aliás, e há décadas, por gente das próprias motos.  Essa imagem é difícil de combater, e é aproveitada pelas TV e os vários "Correios da Manhã" da nossa imprensa, ávida por sangue e espectáculo. Felizmente isso vem mudando, e no bom sentido, como sempre defendi, com esta leva gigante de novos utilizadores que vieram juntar-se através da "lei das 125".

A distinção entre motociclistas em função da moto/scooter etc., é outro dos embustes. Para mim é irrelevante. Por acaso tenho scooter agora, mas já foram nakeds, cafe racers, sport tourers. É irrelevante. Há tipos que andam de 50cc que se comportam como verdadeiros motociclistas. Há outros que andam de moto há 20 ou 30 anos, têm ou já tiveram dezenas de motos, e no meu conceito, nunca foram motociclistas.

darkangel

  • Visitante
Re: "Os motards não passam de um bando de marginais..."
« Responder #7 em: 06 de Agosto de 2015, 13:10 »
excelente tópico ! muitos parabens!

concordo com tudo o que foi dito e reforço...nao há motards nem scootards...ha motociclistas :)

abcs

 scooter_ _slb_ scooter_ _vinho_ _lool_ _pol_ _careta_

interceptor

  • Visitante
Re: "Os motards não passam de um bando de marginais..."
« Responder #8 em: 06 de Agosto de 2015, 13:24 »
Acho que a ideia que se criou de o condutor de mota ser um marginal terá um pouco a ver com as caracteristicas do veiculo. Normalmente a mota está sempre um pouco à margem do codigo da estrada, quer pelo espaço que ocupa na via publica quer pela reduzida dimensão que ocupa na mesma via.

Uma mota não para numa fila de transito, pisa muitas vezes traços continuos, ultrapassa veiculos pela direita, desrespeita muitas vezes os limites de velocidade imposta, usa as bermas, etc, etc, etc... e por muitos bons exemplos (ou excepções) que haja o motociclista vai ser sempre um marginal aos olhos dos outros utentes da via.

Nunes

  • Visitante
Re: "Os motards não passam de um bando de marginais..."
« Responder #9 em: 06 de Agosto de 2015, 13:25 »
Há muitos marginais por aí, alguns andam de mota...

Offline jiujiman

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 293
  • Localidade: Loures
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting 400i
Re: "Os motards não passam de um bando de marginais..."
« Responder #10 em: 06 de Agosto de 2015, 13:26 »
Chamem o que quiserem o que tem que imperar é. O respeito a solidariedade na partilha do mesmo espaço
Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita

CarlaLopes

  • Visitante
Re: "Os motards não passam de um bando de marginais..."
« Responder #11 em: 06 de Agosto de 2015, 13:37 »
Ao ler as tuas palavras só me vem à mente uma pessoa.  A minha mãe. ...
Não só dos motociclistas, mas também dos ciclistas. Ela odeia porque o meu pai vai pró trabalho de bicicleta.
Na cabeça dela somos todos uns inconsequentes. 
Chega a ser um problema.
De resto acho que chega a ser assunto tabu um pouco por todo o lado devido a haver sempre alguem que conhece alguém que teve um acidente de mota.
Agora pergunto.: e se comprar um carrinho de jeito já não tenho acidentes?


Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: "Os motards não passam de um bando de marginais..."
« Responder #12 em: 06 de Agosto de 2015, 14:47 »
Mais um tópico  _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_

uma expressão que como dizes está enraizada e que vai sofrendo poucas muações mas parece-me que apesar de tudo vai tendo cada vez menos peso negativo...

Será sempre alvo de opiniões divergentes e analises e conceitos diferentes  _convivio_
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Paulo Coelho

  • Visitante
Re: "Os motards não passam de um bando de marginais..."
« Responder #13 em: 06 de Agosto de 2015, 14:47 »
Andar de mota não é para todos e só está ao alcançe de muito poucos, ou por incapacidade, ou por medo associado a preconceitos. Vai daí, alguns são capazes de rotular negativamente aquilo para o qual são incapazes ou que desconhecem...

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: "Os motards não passam de um bando de marginais..."
« Responder #14 em: 06 de Agosto de 2015, 17:07 »
Acho que a malta mais die-hard já viu e percebeu o "Easy-Rider" com o Peter Fonda, Dennis Hopper e Jack Nicholson: http://www.imdb.com/title/tt0064276/

Para mim, este filme merece um lugar muito especial (que aliás tem) no top dos melhores filmes do Século XX.

A causa da violência sobre os 2 motociclistas, que lhes causará a morte no fim, é a inveja e a intolerância: inveja da liberdade e da opção de vida e intolerância perante a diferença.

Há quem saiba bem o que isso é:

"Two young "hippie" bikers, Wyatt and Billy sell some dope in Southern California, stash their money away in their gas-tank and set off for a trip across America, on their own personal odyssey looking for a way to lead their lives. On the journey they encounter bigotry and hatred from small-town communities who despise and fear their non-conformism. However Wyatt and Billy also discover people attempting 'alternative lifestyles' who are resisting this narrow-mindedness, there is always a question mark over the future survival of these drop-out groups. The gentle hippie community who thank God for 'a place to stand' are living their own unreal dream. The rancher they encounter and his Mexican wife are hard-pushed to make ends meet. Even LSD turns sour when the trip is a bad one. Death comes to seem the only freedom. When they arrive at a diner in a small town, they are insulted by the local rednecks as weirdo degenerates. They are arrested on some minor pretext by the local sheriff and thrown in jail where they meet George Hanson, a liberal alcoholic lawyer. He gets them out and decides to join them on their trip to New Orleans in time for Mardi Gras. "
« Última modificação: 06 de Agosto de 2015, 17:08 por pedroareias »

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: "Os motards não passam de um bando de marginais..."
« Responder #15 em: 06 de Agosto de 2015, 17:25 »
Companheiro Isaac
Gostava de fazer uma pequena alteração neste teu parágrafo e assim digo tudo o que gostaria com meia dúzia de palavras


Queres experimentar a dar uma volta? Prometo-te não contar a ninguém que cumpriste um sonho e que vais gostar…

 _convivio_
Rui

Offline Grandpa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 210
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: "Os motards não passam de um bando de marginais..."
« Responder #16 em: 06 de Agosto de 2015, 17:31 »
Excelente abordagem.
Há motards e motards tal como há condutores e condutores.

Não ando de mota assim à tantos anos, mas tenho notado uma melhoria na aceitação e no civismo por parte dos condutores de automóveis. A alguns "motociclistas" por vezes também me apetece mandar-lhes com o capacete para cima a cada estupidez que fazem.

Há também a imagem social que alguns motociclistas transmitem e que não abonam muito a favor do grupo: bebedeiras, enfardanço, aspecto pouco cuidado, desrespeito para com os outros, etc. Este é um dos pontos que me faz ser tipo lobo solitário.


Deixa-te disso, larga o vício e compra mas é um carro decente!



Ao último gajo que me disse uma destas, tive que lhe ir mostrar o meu carro. "Ó meu .... se este não é decente que se pode dizer do teu? Para mim andar de mota é uma opção". É meu vizinho e achou-se inspirado naquele dia, porque teve de me deixar passar quando estava a sair da garagem  _anjo_
« Última modificação: 06 de Agosto de 2015, 17:41 por Grandpa »

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2530
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: "Os motards não passam de um bando de marginais..."
« Responder #17 em: 06 de Agosto de 2015, 19:17 »
Isto é um grande problema ser acusado de algo que nunca fizemos.
Sou motard desde os anos 70 e estes anos todos mantenho o mesmo respeito pelos outros condutores
de automoveis e motas seja onde for, mas.....vejo muita "porcaria" na estrada feita por outros motards
que so dá vontade de lhes tirar o privilegio de conduzir qualquer tipo de mota  _policia_ . Na verdade estes são o que eu chamo de MOTOQUEIROS, aqueles que querem ser e pertencer a qualquer coisa que esteja ligada ás motas.  _thumbdown_
Tenho amigos que pertencem a moto clubes e  são pessoas com quem eu me dou bem menos na estrada porque são
selvagens  e daí o mau nome com que os inocentes ficam gravados.
Desde que me inscrevi neste clube "CPM" vejo muita gente com certo estilo e control na estrada que me faz orgulhoso de fazer parte desta familia. Espero que seja sempre assim.  _palmas_

Abraço a todos
Americano




Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: "Os motards não passam de um bando de marginais..."
« Responder #18 em: 07 de Agosto de 2015, 00:19 »
Companheiro Isaac
Gostava de fazer uma pequena alteração neste teu parágrafo e assim digo tudo o que gostaria com meia dúzia de palavras


Queres experimentar a dar uma volta? Prometo-te não contar a ninguém que cumpriste um sonho e que vais gostar…

 _convivio_

E fizeste bem em alterar, ficou bem melhor.   _pol_

Acredito (ou tenho esse desejo...vá) que uma qualquer pessoa com uma ideia muito vincada e de oposição a este Mundo das 2 rodas, acabaria por ficar com uma percepção "de cara lavada", caso tivesse a oportunidade de andar de moto com alguém que lhe mostrasse o lado civilizado e de respeito na estrada.

O problema maior seria mesmo colocar essa pessoa à pendura... _careta_

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: "Os motards não passam de um bando de marginais..."
« Responder #19 em: 07 de Agosto de 2015, 09:32 »
O problema maior seria mesmo colocar essa pessoa à pendura... _careta_

Pois... é necessária uma boa dose de paciência
Rui