Autor Tópico: Montagem de alarme (e abertura do banco com o comando) na SYM gts 125i (Editado)  (Lida 9963 vezes)

mapa

  • Visitante
Editado em 10-08-2015, fotos com setas.  _pol_

Antes de mais, este DIY é meramente indicativo (a disposição da cablagem pode variar mesmo no mesmo modelo), as alterações que cada um executar são responsabilidade dos próprios. Apenas para evitar problemas.  _Rolley_

Boas pessoal.

Andei por aqui a ver se encontrava um DIY para montar um alarme na duas rodas e como não encontrei, resolvi postar um DIY do trabalho que fiz. Este é o primeiro DIY que me proponho fazer, por isso peço que tenham isso em atenção para as falhas que encontrem em baixo, espero que sejam poucas.

Depois de já ter o alarme instalado e a funcionar, lembrei-me que ficava supimpa utilizar o comando do alarme para abrir a nossa enorme bagageira, já que tem abertura elétrica. Este processo deve funcionar para as restantes scooters que têm o mesmo método de abertura. E como tive de abrir a moto de novo, resolvi tirar fotos da dita para mostrar onde liguei o alarme.

Para os interessados e restantes curiosos como eu (ou o meu filho não me chamasse de "Mário engenhocas") deixo aqui a reportagem fotográfica.



Por baixo dos retrovisores tirar a capa que cobre dois parafusos e retira-los com chave sextavada (hexagonal) nº 5, soltar a ficha onde liga os piscas após os retrovisores estarem desapertados.




Desapertar os seis parafusos do corta-vento.


Tirar 2 parafusos Philips no topo e julgo que tem outro em baixo (setas laranja).


Por dentro, entre a roda da frente e o radiador retirar o parafuso onde se vê a chave de caixa (nº 10) dos dois lados da moto, claro.


Aqui temos dois parafusos Philips por baixo da capa de borracha e outros dois junto ao topo.


Falta só retirar dois parafusos Philips no topo e 3 parafuso com chave de caixa (nº 10). Após retirar estes a frente fica solta,

existe uma ficha apenas que serve para os farois, tem de ser desligada para separar.


Esta foto é relativa à ficha que opera o motor de abertura da bagageira e fica por baixo da própria bagageira, é necessário retirar a caixa da bagageira para aceder a este espaço, no entanto não é necessário dado que já identifico mais a baixo a ficha junto ao guiador. as setas são relativas à ficha e ao mecanismo que aciona a abertura elétrica.

Ok, agora vamos às ligações. O alarme que coloquei permite ligar e desligar o motor por comando mas não utilizei essas características, mais tarde lembrei-me de usar o botão de ligar o motor para abrir a bagageira.


As ligações: desde logo positivo e negativo.

Por baixo do guiador existe o ponto de massa da moto onde se encontra os fios verdes, aqui ligamos o preto (negativo) do alarme, o positivo deve ser ligado após um fusível, mas no meu caso ficou direto à bateria (tenho ainda de rever esta situação).



Na ficha que se encontra ao centro (quatro fios, dois laranjas e dois azuis), os laranjas levam positivo para os piscas, então após a ficha (de cima para baixo neste caso), liguei os amarelos do meu alarme aos laranjas que servem para accionar os piscas.
Para o alarme funcionar, estas são as ligações necessário, para alem da sirene, mas essa trás ligação própria à central do alarme. Deixei tudo, central e sirene por cima da bateria.


Para abrir a mala mesmo sem ter a chave na mota, fiz como mostro a seguir.

Usando o fio destinado a ligar a mota pelo comando do alarme (fio azul no alarme) liguei ao fio que vai ao motor que abre a bagageira pelo botão no guiador.


Estas fichas estão por cima do "porta luvas". A ficha branca tem um fio roxo (lilás, sei lá) topo centro da ficha nesta foto que é o que abre a mala. Apenas deve-se ligar o fio azul (no meu caso) o tal que liga o motor, a este roxo e pronto, temos mala com comando de abertura.

Para este trabalho usei fita isoladora, chave Philips, alicate descarnador (o ALDI tinha esta semana um porreiro, comprei lá por 7 € acho), chave sextavada nº 5 e chave de caixa nº10. Um multimetro deu jeito para encontrar as ligações necessárias.

Já agora, alguém me ajuda a adaptar uma pilha no alarme para este ser auto-alimentado?  _Rolley_

Bom, posso dizer que funciona e ficou baratinho  _careta_ e a mala a abrir sem necessitar de meter a chave também foi bem jogado.

A quem modera ou a quem sabe disto mais que eu, se este DIY carece de alterações, por favor informem para alterar ou melhorar.

Abraço a todos.

PS: Falta-me o tó-colante, tenho de me encontrar com a malta uma primeira vez para conseguir esse troféu.  _lol_ _convivio_
« Última modificação: 10 de Agosto de 2015, 16:54 por mapa »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Montagem de alarme (e abertura do banco com o comando) na SYM gts 125i
« Responder #1 em: 06 de Agosto de 2015, 08:57 »

Excelente  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Bela partilha  _pol_


Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline paubar

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 104
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650
Re: Montagem de alarme (e abertura do banco com o comando) na SYM gts 125i
« Responder #2 em: 06 de Agosto de 2015, 09:43 »
Está muito bom. Parabéns.
Para melhorar a compreensão eu fazia só uma setinhas nas fotos a indicar os locais, parafusos etc
Malta  desta "engenhocas" é que é preciso.
Grande abraço
Burgman For ever

interceptor

  • Visitante
Re: Montagem de alarme (e abertura do banco com o comando) na SYM gts 125i
« Responder #3 em: 06 de Agosto de 2015, 12:36 »
Parabéns companheiro, está muito bem documentado o diy, em alternativa a ligar o alarme directamente à bateria podes ligar ao relé de chamada.  Essa solução para abrir o banco com o comando foi excelente e muito útil de certeza.

Nunes

  • Visitante
Re: Montagem de alarme (e abertura do banco com o comando) na SYM gts 125i
« Responder #4 em: 06 de Agosto de 2015, 13:41 »
Muito bom tópico  _pol_

mapa

  • Visitante
Re: Montagem de alarme (e abertura do banco com o comando) na SYM gts 125i
« Responder #5 em: 06 de Agosto de 2015, 13:44 »
Pois, a ligação de positivo direto na bateria não me agrada nada ficar assim. Mas vou primeiro ver se percebo como usar uma bateria recarregavel de forma a ter o alarme sempre alimentado, mesmo que desligado da bateria da mota. Assim na proxima vez deixava tudo ok.  _pensador_

Só uma achega ao DIY, se repararem na 4ª foto, a bolsa que aí está é a Via-Verde, e hoje já passei na portagem e funcionou sem problemas. O elástico no braço já me vinha a chatear.  _palmas_ _lol_ _lool_

A ver se meto umas setas nas fotos para facilitar a encontrar os pontos que refiro nos comentários.

 _scp_ _scp_ _scp_   _pol_


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Montagem de alarme (e abertura do banco com o comando) na SYM gts 125i
« Responder #6 em: 06 de Agosto de 2015, 13:47 »
Bela explicação, companheiro.  _convivio_

Para primeiro DIY, está excelente...só tens que te orgulhar do trabalho feito.  _palmas_

r16

  • Visitante
Re: Montagem de alarme (e abertura do banco com o comando) na SYM gts 125i
« Responder #7 em: 06 de Agosto de 2015, 13:52 »
Muito bom, muitos Parabens. Mas fiquei com algumas dúvidas.

Para montares o alarme tiveste que tirar os dois paines de cada lado? ou basta apenas um lado para teres acesso?

Ao retirar os plasticos,carece de alguma forca extra? tenho receio de partir algo...

Ao montar não criou folgas nos plasticos?

Obrigado

mapa

  • Visitante
Re: Montagem de alarme (e abertura do banco com o comando) na SYM gts 125i
« Responder #8 em: 06 de Agosto de 2015, 14:04 »
 _pensador_


Muito bom, muitos Parabens. Mas fiquei com algumas dúvidas.

Para montares o alarme tiveste que tirar os dois paines de cada lado? ou basta apenas um lado para teres acesso?

Ao retirar os plasticos,carece de alguma forca extra? tenho receio de partir algo...

Ao montar não criou folgas nos plasticos?

Obrigado

A questão é pertinente, das folgas, mas de facto não tem folgas novas, aqui podemos-nos orgulhar da SYM, fez bem feito.

O painel, porque é só um tem de sair por inteiro, se a sequência de desapertar os parafusos for seguida, no ultimo (é bom que seja os de caixa de 10) temos de segurar para não cair a cobertura frontal, a que tem os faróis.



Entre os faróis e por cima deles tem os tais 3 parafusos que se tem de retirar com chave 10, deixem esses para ultimo.



... e ficam com o painel completo na mão, temos de desligar essa ficha que está na foto para separar.

Antes deste existe os espelhos, corta-vento e pequeno painel ao centro para retirar, mas este ultimo é o que nos dá acesso a todo o espaço.

Qualquer coisa podem chatear, se poder ajudar  _careta_  _pol_, estão à vontade. Ainda se  _convivio_ pelo meio.

O tó-colante é que tenho de arranjar... às tantas ainda faço um DIY de tó-colantes... Brincadeira  _lol_ _lol_

Boas curvas a todos.


r16

  • Visitante
Re: Montagem de alarme (e abertura do banco com o comando) na SYM gts 125i
« Responder #9 em: 07 de Agosto de 2015, 00:26 »
Não da para ter acesso pelo menos ao positivo,positivo so com chave,negativo e piscas só tirando o corta vento e plastico que fica por tras?

mapa

  • Visitante
Re: Montagem de alarme (e abertura do banco com o comando) na SYM gts 125i
« Responder #10 em: 07 de Agosto de 2015, 01:31 »
Não da para ter acesso pelo menos ao positivo,positivo so com chave,negativo e piscas só tirando o corta vento e plastico que fica por tras?

Bem, é melhor refrear um pouco, tenho de refazer o DIY, meter setas e coisas mas, mais importante que isso, tenho de pensar que se sabemos fazer achamos tudo fácil e pior, se pensamos saber fazer, provavelmente vai ser fácil estragar tudo.

O acesso ao positivo é sempre fácil, basta na bateria, no acesso oposto ao do porta luvas, puxar a bateria e está feito.

Mas para o alarme não deve ir por aí, como disse atrás, deve ser um ponto após um fusível, ou colocar-mos um fusível para este caso particular.

Parabéns companheiro, está muito bem documentado o diy, em alternativa a ligar o alarme directamente à bateria podes ligar ao relé de chamada.  Essa solução para abrir o banco com o comando foi excelente e muito útil de certeza.


Ou seguir o conselho do Interceptor.

Com as fotos é possível entender onde estão as fichas de piscas ou da abertura do banco, mas sem retirar a cobertura dos faróis vai ser difícil de fazer as ligações ou mesmo ter alguma confianças que ficam alguma coisa de jeito.

Caso não te sintas confortável, não faças, pode sair mal e não quero ser de alguma forma responsável por danos que venhas a provocar na tua mota.

No entanto, se alguém necessitar, disponibilizo-me para de dar alguma ajuda  _pol_. Fica ao vosso critério.

Reforço só o seguinte, se não têm confiança, estejam quietos  _policia_ _pensador_. Não é difícil, não é complicado, mas temos de ter alguns conhecimentos básicos de electricidade e mesmo mecânica (não que seja um grande entendido, apenas umas luzes).

Continuação de boas curvas.

...Tenho mesmo de limpar o DIY... _pensador_  _scp_ _scp_

rodrigosa

  • Visitante
Olá!
Completamente off-topic: já alguma vez desmontou os plásticos do guiador? Tentei, mas após 6 parafusos fico perdido :) Precisava de dar um jeito aos depósitos do óleo dos travões.
Obrigado!

mapa

  • Visitante
Olá!
Completamente off-topic: já alguma vez desmontou os plásticos do guiador? Tentei, mas após 6 parafusos fico perdido :) Precisava de dar um jeito aos depósitos do óleo dos travões.
Obrigado!

Boas companheiro.

Sim, já desmontei.

Depois de se retirar os 2 parafusos na frente e os dois por trás do guiador, existem mais dois de cada lado do guiador. Estes ficam por baixo do plástico junto precisamente aos depósitos do óleo de travões, são tramados de aceder  _policia_. Temos de conseguir lá chegar por baixo e não são mesmo fáceis de voltar a colocar. Uma chave philips de ponta magnética é mesmo obrigatório para recolocar.

O símbolo da SYM (na minha GTS de novembro de 2014) não é para se tocar. Temos depois de puxar com jeito a peça central, esta está fixa com um pino de borracha com encaixe de deslizar (para baixo se não me engano).

Espero ter ajudado. Boa sorte  _Rolley_

rodrigosa

  • Visitante
Obrigado mapa!
Está desmontado (de facto são tramados os parafusos. Espero conseguir voltar a montá-los)
E obrigado por este tutorial que me vai permitir desmontar a frente, para aceder à parte de cima da suspensão.
Abraço

rodrigosa

  • Visitante
Re: Montagem de alarme (e abertura do banco com o comando) na SYM gts 125i
« Responder #14 em: 11 de Setembro de 2015, 23:40 »


Meu caro mapa,

De novo com uma dúvida: para retirar o plástico que fica por baixo do pára-vento (imagem) é necessário tirar os dois parafusos que estão à vista, em cima, e mais o quê?
Obrigado


mapa

  • Visitante
Re: Montagem de alarme (e abertura do banco com o comando) na SYM gts 125i (Editado)
« Responder #15 em: 21 de Setembro de 2015, 22:35 »

Meu caro mapa,

De novo com uma dúvida: para retirar o plástico que fica por baixo do pára-vento (imagem) é necessário tirar os dois parafusos que estão à vista, em cima, e mais o quê?
Obrigado


Desculpa o atraso mas estive em mudança de residência (São Marcos / Cacém agora).

Bom, se bem me lembro, apenas é necessário retirar os parafusos no topo da peça em falta na foto. Na base dessa peça existem "ganchos" que fazem a fixação em baixo.

Abraço.