Editado em 10-08-2015, fotos com setas.
Antes de mais, este DIY é meramente indicativo (a disposição da cablagem pode variar mesmo no mesmo modelo), as alterações que cada um executar são responsabilidade dos próprios. Apenas para evitar problemas.
Boas pessoal.
Andei por aqui a ver se encontrava um DIY para montar um alarme na duas rodas e como não encontrei, resolvi postar um DIY do trabalho que fiz. Este é o primeiro DIY que me proponho fazer, por isso peço que tenham isso em atenção para as falhas que encontrem em baixo, espero que sejam poucas.
Depois de já ter o alarme instalado e a funcionar, lembrei-me que ficava supimpa utilizar o comando do alarme para abrir a nossa enorme bagageira, já que tem abertura elétrica. Este processo deve funcionar para as restantes scooters que têm o mesmo método de abertura. E como tive de abrir a moto de novo, resolvi tirar fotos da dita para mostrar onde liguei o alarme.
Para os interessados e restantes curiosos como eu (ou o meu filho não me chamasse de "Mário engenhocas") deixo aqui a reportagem fotográfica.
Por baixo dos retrovisores tirar a capa que cobre dois parafusos e retira-los com chave sextavada (hexagonal) nº 5, soltar a ficha onde liga os piscas após os retrovisores estarem desapertados.
Desapertar os seis parafusos do corta-vento.
Tirar 2 parafusos Philips no topo e julgo que tem outro em baixo (setas laranja).
Por dentro, entre a roda da frente e o radiador retirar o parafuso onde se vê a chave de caixa (nº 10) dos dois lados da moto, claro.
Aqui temos dois parafusos Philips por baixo da capa de borracha e outros dois junto ao topo.
Falta só retirar dois parafusos Philips no topo e 3 parafuso com chave de caixa (nº 10). Após retirar estes a frente fica solta,
existe uma ficha apenas que serve para os farois, tem de ser desligada para separar.
Esta foto é relativa à ficha que opera o motor de abertura da bagageira e fica por baixo da própria bagageira, é necessário retirar a caixa da bagageira para aceder a este espaço, no entanto não é necessário dado que já identifico mais a baixo a ficha junto ao guiador. as setas são relativas à ficha e ao mecanismo que aciona a abertura elétrica.
Ok, agora vamos às ligações. O alarme que coloquei permite ligar e desligar o motor por comando mas não utilizei essas características, mais tarde lembrei-me de usar o botão de ligar o motor para abrir a bagageira.
As ligações: desde logo positivo e negativo.
Por baixo do guiador existe o ponto de massa da moto onde se encontra os fios verdes, aqui ligamos o preto (negativo) do alarme, o positivo deve ser ligado após um fusível, mas no meu caso ficou direto à bateria (tenho ainda de rever esta situação).
Na ficha que se encontra ao centro (quatro fios, dois laranjas e dois azuis), os laranjas levam positivo para os piscas, então após a ficha (de cima para baixo neste caso), liguei os amarelos do meu alarme aos laranjas que servem para accionar os piscas.
Para o alarme funcionar, estas são as ligações necessário, para alem da sirene, mas essa trás ligação própria à central do alarme. Deixei tudo, central e sirene por cima da bateria.
Para abrir a mala mesmo sem ter a chave na mota, fiz como mostro a seguir.
Usando o fio destinado a ligar a mota pelo comando do alarme (fio azul no alarme) liguei ao fio que vai ao motor que abre a bagageira pelo botão no guiador.
Estas fichas estão por cima do "porta luvas". A ficha branca tem um fio roxo (lilás, sei lá) topo centro da ficha nesta foto que é o que abre a mala. Apenas deve-se ligar o fio azul (no meu caso) o tal que liga o motor, a este roxo e pronto, temos mala com comando de abertura.
Para este trabalho usei fita isoladora, chave Philips, alicate descarnador (o ALDI tinha esta semana um porreiro, comprei lá por 7 € acho), chave sextavada nº 5 e chave de caixa nº10. Um multimetro deu jeito para encontrar as ligações necessárias.
Já agora, alguém me ajuda a adaptar uma pilha no alarme para este ser auto-alimentado?
Bom, posso dizer que funciona e ficou baratinho
e a mala a abrir sem necessitar de meter a chave também foi bem jogado.
A quem modera ou a quem sabe disto mais que eu, se este DIY carece de alterações, por favor informem para alterar ou melhorar.
Abraço a todos.
PS: Falta-me o tó-colante, tenho de me encontrar com a malta uma primeira vez para conseguir esse troféu.