Autor Tópico: A difícil e limitada escolha de cores nos motociclos…  (Lida 9050 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
A difícil e limitada escolha de cores nos motociclos…
« em: 04 de Agosto de 2015, 13:37 »
A difícil e limitada escolha de cores nos motociclos…


Esta é, a par com a própria escolha do modelo, uma das questões com que qualquer um de nós se depara, quando chega o momento de fazer negócio…

Ok, já escolhi o motociclo….e agora por que cor hei-de optar?




E aqui meus amigos, as opções não têm nos últimos anos jogado propriamente a nosso favor…

Se no mercado automóvel é extremamente comum encontrar uma paleta de cores que facilmente ultrapassa a dezena de opções, no caso dos motociclos a história resume-se a metade ou até mesmo menos de metade, consoante o modelo em causa.

Tem existido ao longo do tempo algum conservadorismo nas opções dadas aos compradores, sobretudo no tocante às maxiscooters, apesar de recentemente se começar a ver alguma ousadia, seja na concepção de um jogo de duplas cores nos painéis das carenagens, na utilização de jantes de cor dourada que contrastem com a cor do próprio modelo, na utilização de tonalidades específicas que partem de cores base conhecidas, ou até mesmo no uso de vinis colocados estrategicamente logo de fábrica e que fazem realçar o lado mais desportivo que se pretende alcançar.

Mas é algo que não abarca de forma generalizada todos os segmentos de mercado.…aliás, ainda que não seja propriamente uma regra definida e inabalável, é um pouco mais fácil ter-se ao dispor uma lista de opções de cores mais abrangente numa scooter mais pequena (ciclomotor) e/ou de cilindrada mais baixa, do que numa grande maxiscooter, onde só com raras excepções existem modelos que passam das 3 opções de cor.
Também é aceitável dizer-se que o mercado e o tipo de consumidor Europeu é diferente de por exemplo um outro no mercado Asiático, onde a mentalidade e factores sociais têm também resposta diferente por parte das marcas na disponibilização de cores. 


Vejamos alguns exemplos de diferentes marcas à venda no mercado Europeu, onde coloco um modelo de pequenas dimensões face a uma maxiscoter de maior porte, para perceberem o que digo:

SYM Fiddle III 125 – 4 cores disponíveis, algumas delas com dupla coloração das carenagens (preto/dourado; preto; azul/branco; branco/vermelho);

SYM MaxSym 600 – 2 cores disponíveis (preto fosco; cinzento);

-----------------------------

Honda PCX – 6 cores disponíveis (Preto; cinzento escuro; cinzento claro; vermelho; branco; castanho);

Honda SW-T600 – 3 cores disponíveis (Preto; cinzento; titânio);

-----------------------------

Kymco Vitality 50 – 7 cores disponíveis, algumas delas com dupla coloração das carenagens (azul; azul/branco; branco/vermelho; cinzento; preto; vermelho; vermelho/preto);

Kymco Xciting 400 – 2 cores disponíveis (branco; preto);

-----------------------------

Yamaha Nmax – 4 cores disponíveis, todas com uma base estrutural de tonalidade alumínio presente no perfil (vermelho; titânio; preto; branco);

Yamaha T-Max 530 – 3 cores da versão normal + 1 da versão especial (Cinzento claro; cinzento escuro; branco + uma cor na versão especial: preto);

-----------------------------

O próximo caso contradiz por completo a regra:

Piaggio New Fly 125 – 4 cores disponíveis (Branco; preto; azul; vermelho);

Piaggio X10 500 – 5 cores disponíveis) Branco; azul; cinzento claro; cinzento escuro; preto)


Mas depositemos agora a nossa atenção no porquê??

E aqui de alguma forma existe uma relação directa com os estudos de mercado que levam as marcas a propor "apenas" estas alternativas e que tem não só ocorrência no mercado de motociclos, mas também no próprio panorama automóvel, ainda que este seja mais vasto no que propõe.
 
E a verdade é que existe um incontornável mundo quase a preto e branco

O preto, o branco e o cinzento são as 3 cores mais vistas no mercado, as mais vendidas e aquelas que ano após ano ficam no topo das preferências dos consumidores.

Como é possível perceber pelos exemplos que deixei acima, ainda que não seja uma regra incontornável e haja de facto excepções, a verdade é que existe uma maior ousadia nas cores disponíveis para pequenas scooters citadinas, do que aquilo que acontece nos modelos de maior porte.

Mas no fundo e se nos detivermos um pouco a pensar, existem de facto cores que poderiam revelar-se um completo fiasco se aplicadas a determinados modelos que habitualmente tomamos como altamente sóbrios e conservadores….  Uma Suzuki Burgman 650...cor de laranja?? Uma Honda SW T-600...amarela?? Uma Yamaha X-Max 400...verde-alface??

Ainda que haja mudanças e se comecem a notar precisamente como avancei mais acima, a verdade é que este parece ser (…e é-o de facto) um processo gradual e não repentino, onde as marcas arriscam um pouco mais nas scooters pequenas e de baixa cilindrada, do que nas grandes scooters GT ou de características mais turísticas.


E agora pergunto-te, caro companheiro.…imaginando que chegou o momento de escolher a cor do teu novo modelo, o que farias caso tivesses várias cores à disposição?

Darias razão aos estudos de mercado optando por uma das 3 cores mais vendidas (e normalmente disponíveis) ….ou optarias por algo mais radical, caso fosse disponibilizada logo de fábrica?   ;)


Imgens colocadas neste tópico obtidas em: media.ed.edmunds-media.com;  alegatordedreapta.info;  xpandion.com
« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 15:12 por Sapiens21 »

darkangel

  • Visitante
Re: A difícil e limitada escolha de cores nos motociclos…
« Responder #1 em: 04 de Agosto de 2015, 13:45 »
Alô companheiros,

bem, sou suspeito porque a minha PCX era vermelha e adorava a cor.

a minha SW 400 é cinza / titanio...mas se houvesse em vermelho...porque não?

 _slb_ _slb_ _slb_ scooter_ _slb_ _slb_ _slb_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: A difícil e limitada escolha de cores nos motociclos…
« Responder #2 em: 04 de Agosto de 2015, 13:50 »

Eu como sempre sou do contra e do lado da maioria ... a minha cor seria a outra (other)

Como normalmente não há ..."o outra"... é a que estiver disponível, ou a que vier com o melhor negócio  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: A difícil e limitada escolha de cores nos motociclos…
« Responder #3 em: 04 de Agosto de 2015, 14:27 »
Eu como sempre sou do contra e do lado da maioria ... a minha cor seria a outra (other)

Como normalmente não há ..."o outra"... é a que estiver disponível, ou a que vier com o melhor negócio  _pol_

Boas curvas

Aproveito a deixa: Completamente a favor. Mas ainda hei-de ter uma mota dourada.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: A difícil e limitada escolha de cores nos motociclos…
« Responder #4 em: 04 de Agosto de 2015, 14:58 »
Boas pessoal
Embora contrarie um pouco a minha cor clubística, gosto do vermelho em motas.
A minha Nexus foi o chamado “negócio perfeito” , no entanto e naquele ano de fabrico, saíram algumas em amarelo (cor da 1ª que vi “ao vivo e a cores” e que, não pela cor, me levou a procurar aquele modelo).
Portanto para mim o vermelho é a escolha (para motas _careta_)
_scp_
Rui

tparracho

  • Visitante
Re: A difícil e limitada escolha de cores nos motociclos…
« Responder #5 em: 04 de Agosto de 2015, 15:10 »
Eu pessoalmente tinha preferido a NC na versão vermelha, mas foi-me dito logo que só por encomenda, não havia nenhuma em stock. E eu  _anjo_ "Então e de quanto tempo estamos a falar?" - "cerca de 6 meses"  _confuso_

Acabei por comprar branca porque não conseguia ficar tanto tempo à espera  _thumbdown_

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: A difícil e limitada escolha de cores nos motociclos…
« Responder #6 em: 04 de Agosto de 2015, 15:11 »


A difícil e limitada escolha de cores nos motociclos…

SYM MaxSym 600 – 2 cores disponíveis (preto fosco; cinzento);

Este caso é assim apenas em Portugal. Tanto em Espanha como em França (por exemplo), já para não falar de países asiáticos, a oferta é bem maior.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A difícil e limitada escolha de cores nos motociclos…
« Responder #7 em: 04 de Agosto de 2015, 15:22 »
Eu mencionei precisamente o paradigma do caso asiático, bem diferente do Europeu, referindo igualmente que existem excepções à regra. Naturalmente que por cá (UE) também os haverá.   _pol_


De país para país pode haver pequenas variações na opção, mas continua a haver o que referi...A DIFÍCIL E LIMITADA ESCOLHA DE CORES NOS MOTOCICLOS!

Não é por haver +1 ou 2 cores em determinado modelo de determinado país...e que já as tem limitadas, que se pode dizer que passa a haver variedade de escolha.  _pol_. É esta no fundo a reflexão do texto e não apresentar que este ou aquele país tem mais uma cor que outro, pois todos são limitados na oferta da sua paleta de cores.  _convivio_


EDIT: No fundo para dizer...falta ousadia generalizada nas marcas, numa grande limitação de cores que é dada aos consumidores.  :)
« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 15:28 por Sapiens21 »

AMonteiro

  • Visitante
Re: A difícil e limitada escolha de cores nos motociclos…
« Responder #8 em: 04 de Agosto de 2015, 16:53 »
As cores,para mim,são conforme as marcas e modelos

Carros
Exemplo :
Ferrari- vermelho ou preto.
Lamborghini-amarelo ou cor de laranja.
Etc etc etc

Motos/Scooters

kawasaki-verde e preto
Modelo- nr6n(é a moto que eu gosto _lool_ _pol_)já tem várias cores que lhe ficam muito bem.

Agora que as marcas poderiam ter mais cores disponíveis,por exemplo vermelho,era uma mais valia.

Boas curvas  scooter_


TMaxer

  • Visitante
Re: A difícil e limitada escolha de cores nos motociclos…
« Responder #9 em: 04 de Agosto de 2015, 18:21 »
Isaac,

O topico está interessante e reflecte uma realidade que acontece no momento de compra que é a opção por cores mais neutras ou mais discretas ou que nao cansem ou passem de moda ao fim de algum tempo  _pol_

Esqueceste-te de referir um fenomeno interessante nas motos que é as superficies pintadas em acabamento mate, as motos com cores ou decorações que estejam intimamente ligadas à marca, tais como o laranja para a KTM e o verde para a Kawasaki...


... e a motos que sao compradas com esquemas de cores também ligados as marcas ou decoracoes que adquiriram algum miticismo na competicao (Honda Repsol, Yamaha Wayne Rainey, etc)  _pol_





Bem, posto isto dou-te a minha opiniao sobre o tema... vivemos numa sociedade que assenta sobre o sistema capitalista e temos uma serie de empresas dispostas a colocar praticamente qualquer coisa no mercado... desde que se venda  _pol_


Se a oferta de cores está mais limitada, tal apenas se deve ao facto de nao haverem pessoas dispostas a comprar... o momento de aquisicao de um veiculo é geralmente originario da associacao de uma necessida com um impulso emotivo  _pol_ mas como estamos a falar de uma compra de um bem que nos vai acompanhar durante algum tempo e tem um valor razoavel, temos a necessidade de racionalizar esta compra, evitando as tais  opcoes que passem de moda ou nos dificultem ou reduzam as hipoteses e valor de revenda.



Para mim existe ainda um factor a ter em causa no momento da compra: Se é uma cor facil de pintar ou nao... preto ou branco qualquer pintor dá um retoque, agora nos cinza mate  _pensador_ _pensador_ qualquer risco pode ditar a aquisicao de uma carenagem nova  _thumbdown_ _thumbdown_



As cores tem alguma logica, geralmente os fabricantes estao dispostos a arricar paletes com cores mais claras ou vivas em utilitários ou veículos que se destinem compactos que se destinem a clientelas mais jovem.

Por norma as empresas tem um caderno de encargos na compra de veiculos que limita as cores a branco, cinza ou preto  _pol_


os carros dos segmentos superiores, ate por uma questão de tamanho, sao geralmente escolhidos em cinzas ou pretos pois para alem de serem cores que disfarçam melhor a volumetria, são cores mais sóbrias para uma clientela masculina e já faixa etária mais alta.


Os desportivos sao geralmente o segmento onde o cliente (e os fabricantes) arriscam cores mais vivas, claras ou tons mais agressivos  _pol_




Existe um fenómeno engraçado em algumas marcas: o lançamento de uma palete por ano, onde geralmente 2 ou 3 cores sao constantes e existe uma cor que vai mudando... é o caso da TMax onde o "modelo do ano" é oferecido como "modelo especial"... ja tivemos a Black Max, Iron Max, Bronze Max  _lol_ _lol_ _lol_

Nas motos existe ainda um motivo para a limitacao de cores: a logistica... é muito mais facil para um fabrica gerir a produção de distribuição se uma scooter tiver um pequeno universo de opcoes, evita-se estar a produzir "para a prateleira" as versoes menos apeteciveis  _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A difícil e limitada escolha de cores nos motociclos…
« Responder #10 em: 04 de Agosto de 2015, 18:52 »
Obrigado pela tua análise quanto a esta temática, Miguel.


Esqueceste-te de referir um fenomeno interessante nas motos que é as superficies pintadas em acabamento mate, as motos com cores ou decorações que estejam intimamente ligadas à marca, tais como o laranja para a KTM e o verde para a Kawasaki...

Na realidade não me esqueci e foi mencionado  _pol_, ainda que numa passagem menos debruçada sobre o assunto, até porque verti no texto (deliberadamente) uma tendência mais para o lado das maxiscooters do que para a realidade das motos.

"Tem existido ao longo do tempo algum conservadorismo nas opções dadas aos compradores, sobretudo no tocante às maxiscooters, apesar de recentemente se começar a ver alguma ousadia, seja na concepção de um jogo de duplas cores nos painéis das carenagens, na utilização de jantes de cor dourada que contrastem com a cor do próprio modelo, na utilização de tonalidades específicas que partem de cores base conhecidas, ou até mesmo no uso de vinis colocados estrategicamente logo de fábrica e que fazem realçar o lado mais desportivo que se pretende alcançar."

-------------------------------

O arrojo das marcas no tocante às cores, vive e viverá muito dependente de estudos de mercado e antes do lançamento são pensadas quais as que são mais vendáveis e que não fujam muito do espectro do lucro. No fundo é normal, mas não desejável...

Quanto à questão de haver quem opte ou fuja de determinada cor ou tonalidade, de antemão já a pensar na sua facilidade ou dificuldade em depois repintar caso seja necessário, creio que será uma minoria dos casos.  Compra-se porque se gosta desta ou daquela cor e não com o pensamento numa intervenção futura.

No restante, concordo em absoluto com a tua análise, como habitualmente, Miguel.  _convivio_

Ccarvalho

  • Visitante
Re: A difícil e limitada escolha de cores nos motociclos…
« Responder #11 em: 04 de Agosto de 2015, 18:53 »
A minha é das poucas maxiscooters azuis que vejo na estrada. Nos veículos de duas rodas, da mesma forma que nos automóveis, é tudo cinzentão.

A Kymco, por exemplo, tem a Xciting 400 em amarelo, mas não se vende no nosso país (aqui, realmente de colorido, só o tempo...). Eu pessoalmente gosto.


CarlaLopes

  • Visitante
Re: A difícil e limitada escolha de cores nos motociclos…
« Responder #12 em: 04 de Agosto de 2015, 19:44 »
Nos Estados Unidos eles têm a Tmax amarela.

Também gosto muito das azuis do género na Cityblade da Su.
Houvera uma pcx dessa cor e não sei não. ...

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: A difícil e limitada escolha de cores nos motociclos…
« Responder #13 em: 04 de Agosto de 2015, 19:55 »
Também gosto do azul, mas a Downtown não tem essa opção.  _thumbdown_ Se tivesse tinha escolhido essa cor. Mas já vi a circular em Lisboa uma DT azul com o Tó do CPM.
Fartei-me do cinza claro pois é uma cor frequentemente usada nos enlatados...
A moda agora é 2 tons/cores.  _pol_
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: A difícil e limitada escolha de cores nos motociclos…
« Responder #14 em: 04 de Agosto de 2015, 19:56 »
Houvera uma pcx dessa cor e não sei não. ...

Até houve uma "espécie de azul" no modelo anterior, que rapidamente e consoante a luz que nela incidia, também a sua tonalidade camaleónica mostrava outra cor.   ;)

No novo modelo...não trouxeram o camaleão.  ;D

CarlaLopes

  • Visitante
Re: A difícil e limitada escolha de cores nos motociclos…
« Responder #15 em: 05 de Agosto de 2015, 02:21 »
Sei qual era. Um assim a dar pro cinza.
Mas gosto mesmo é daquele azul forte.
O da Kymco Kxct também é giro.

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: A difícil e limitada escolha de cores nos motociclos…
« Responder #16 em: 05 de Agosto de 2015, 16:26 »
Eu queria uma PCX azul mas não havia.....  >:(
_fcp_
 

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: A difícil e limitada escolha de cores nos motociclos…
« Responder #17 em: 05 de Agosto de 2015, 16:59 »
A Kymco, por exemplo, tem a Xciting 400 em amarelo, mas não se vende no nosso país (aqui, realmente de colorido, só o tempo...). Eu pessoalmente gosto.
Tem piada que quando vi a foto não reparei que era amarela, depois olhando bem, vê-se que tem algum amarelo por lá, embora pouco  _lol_  interessante a Xciting  _Rolley_

Penso que por razões económicas já aqui referidas as marcas têm sempre poucas opções, mantendo as cores clássicas e tendo sempre uma ou duas para se diferenciar da concorrência.
Desde que tenham o vermelho, esta política está certa para mim LOL _palmas_ _slb_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"