Autor Tópico: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.  (Lida 13754 vezes)

7even

  • Visitante
Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« em: 01 de Agosto de 2015, 09:33 »
Boas amigos.

Para aqueles de nós que têm motos com corrente e não têm descanço central... _martelada_
Sabem o chaaaato que é: lubrificar, empurrar, lubrificar, empurrar..... >:(
Ou então ter que usar o macaco do carro ou outros acessórios que geralmente não dão para levar em viágem.  _Zang_

Existe este acessório.
Muito prático, regulável e fácil de transportar.




Um abraço.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #1 em: 01 de Agosto de 2015, 11:00 »
Inicialmente estava-me a dar erro no link...agora consegui ver.  _pol_

Desconhecia a existência desse sistema bastante simples e....pelo menos aparentemente, bastante eficaz.   _pol_

O Pack'n Bag é "brinquedo" para quanto, €xactamente?

Rodrigues

  • Visitante
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #2 em: 01 de Agosto de 2015, 11:15 »
Muito útil de facto  _pol_

É mais barato que o descanso central e mais leve  _Rolley_

Mais uma para o rodrigues fazer  _anjo_

O único senão é a corrente ficar no outro lado
« Última modificação: 01 de Agosto de 2015, 11:16 por Rodrigues »

Offline poliveira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2011
  • Mensagens: 154
  • Localidade: Óbidos
  • Marca: Honda
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #3 em: 01 de Agosto de 2015, 15:46 »
Inicialmente estava-me a dar erro no link...agora consegui ver.  _pol_

Desconhecia a existência desse sistema bastante simples e....pelo menos aparentemente, bastante eficaz.   _pol_

O Pack'n Bag é "brinquedo" para quanto, €xactamente?

É uma "invenção" de um companheiro nosso das NC's; já tenho o meu há algum tempo, penso que tem sido melhorado e a última vez que vi o valor, já com portes de envio andava nos 14,00€.
Posso dizer que funciona bem, é prático e cabe debaixo do banco da NC quando vou de viagem prolongada.
Se algum companheiro tiver interesse posso saber o preço correcto e arranjar o contacto.

Abraço
Honda ADV 350 - 3,6 L/100; Suzuki V Strom 650 - 4,8 L/100; Yamaha XT 1200 - 5,63 L/100; Honda NC750X ABS DCT - 4,06 L/100; Honda SW T600 - 4,88 L/100; Honda S-Wing 125 - 3,21 L/100

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #4 em: 01 de Agosto de 2015, 18:56 »
Por €14 já com portes, dificilmente se poderia pedir mais barato.  _pol_

Não sabia que era produto de um companheiro das NC's...isto há "inventores" com muito jeito p'ra mimar as máquinas.  _convivio_

O Rodrigues deve ir comprar um Pack'n Bag....e não, não será para a sua GTS. Hehehe  _careta_

Rodrigues

  • Visitante
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #5 em: 01 de Agosto de 2015, 20:56 »
Por €14 já com portes, dificilmente se poderia pedir mais barato.  _pol_

Não sabia que era produto de um companheiro das NC's...isto há "inventores" com muito jeito p'ra mimar as máquinas.  _convivio_

O Rodrigues deve ir comprar um Pack'n Bag....e não, não será para a sua GTS. Hehehe  _careta_

 _pensador_

Não querendo ser mauzinho pois admiro bastante os bricos dos companheiros, mas prefiro colocar o descanso central  _careta_

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #6 em: 01 de Agosto de 2015, 21:30 »
Acho que para monobraço não dá mas é uma ideia para quem criou fazer um adaptador diferente na ponta de cima e já está outro modelo criado.
Para portátil está muito bem, mesmo que a corrente seja sempre do lá esquerdo.

Mais ideias destas é de realçar!

Boas curvas





Sent from my Nexus 5 using Tapatalk

Offline poliveira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2011
  • Mensagens: 154
  • Localidade: Óbidos
  • Marca: Honda
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #7 em: 01 de Agosto de 2015, 21:31 »
_pensador_

Não querendo ser mauzinho pois admiro bastante os bricos dos companheiros, mas prefiro colocar o descanso central  _careta_

Se a minha não tivesse travão de parqueamento, o descanso central também seria a minha opção.
Honda ADV 350 - 3,6 L/100; Suzuki V Strom 650 - 4,8 L/100; Yamaha XT 1200 - 5,63 L/100; Honda NC750X ABS DCT - 4,06 L/100; Honda SW T600 - 4,88 L/100; Honda S-Wing 125 - 3,21 L/100

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #8 em: 01 de Agosto de 2015, 22:41 »
O descanço central é sempre mais eficaz, não haja dúvidas...

Mas para quem queira algo apenas e só para fazer a manutenção da máquina ou não pretenda gastar muito dinheiro (é sobejamente conhecido que são caros), tem aqui um "desenrasca" para algumas situações...

Não faz o mesmo que um descanso central....longe disso. Mas os 14€ não se darão por mal empregues.  _palmas_

7even

  • Visitante
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #9 em: 02 de Agosto de 2015, 10:27 »
Inicialmente estava-me a dar erro no link...agora consegui ver.  _pol_

Desconhecia a existência desse sistema bastante simples e....pelo menos aparentemente, bastante eficaz.   _pol_

O Pack'n Bag é "brinquedo" para quanto, €xactamente?

Bom dia.

Para infos, podem contactar o mail que vem no final do vídeo: packnbag.pt@gmail.com


Um abraço.

Fox

  • Visitante
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #10 em: 02 de Agosto de 2015, 22:46 »
Olá a todos,

Alternativa low cost. Já esperimentei e funciona!!!

 _pol_

https://m.youtube.com/watch?v=eTvBzNeJprg

Abraço
Luis
« Última modificação: 02 de Agosto de 2015, 22:50 por Fox »

7even

  • Visitante
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #11 em: 03 de Agosto de 2015, 06:42 »
Olá a todos,

Alternativa low cost. Já esperimentei e funciona!!!

 _pol_

https://m.youtube.com/watch?v=eTvBzNeJprg

Abraço
Luis

Viva Fox!

Esses sistema foi a minha primeira tentativa, embora tenha seguido as pisadas deste colega:


Mas, talvez por aselhice minha, não consegui que a roda levantasse.
Com o tubo já comprado fiquei a olhar para ele, e surgiu-me a ideia de fazer este articulado.
Como vês resultou, e a evolução que agora apresentei, funciona para muitas motos.
Tem a vantagem de ser facilmente transportável, ideal em viagens, e digamos também, acho que tem pinta!!  Eheheh

Um abraço.

Fox

  • Visitante
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #12 em: 04 de Agosto de 2015, 22:57 »
Olá 7even,

Foste tu que fizeste?  _confuso_ Boa!  _pol_
Parabéns pelo trabalho desenvolvido, não tinha percebido.

Abraço
Luis

7even

  • Visitante
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #13 em: 05 de Agosto de 2015, 09:26 »
Olá 7even,

Foste tu que fizeste?  _confuso_ Boa!  _pol_
Parabéns pelo trabalho desenvolvido, não tinha percebido.

Abraço
Luis

Obrigado  _pt_

nlad

  • Visitante
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #14 em: 06 de Agosto de 2015, 01:04 »
Bela invenção companheiro 7even !!

Portátil, maneirinho... isto era coisa para ir ao lago dos tubarões!  _lol_ não sei se dá para patentear mas que é uma excelente solução e barata tanto para o dia a dia como para viagens grandes, não tenho a mínima dúvida ! _palmas_

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #15 em: 06 de Agosto de 2015, 09:30 »
Olá a todos,

Alternativa low cost. Já esperimentei e funciona!!!

 _pol_

https://m.youtube.com/watch?v=eTvBzNeJprg

Abraço
Luis

Também já vi uma solução miito semelhante a esta, a diferença é que o guiador, roda em sentido contrário ao que está no video e além disso o que vi não é necessário nenhum corte.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #16 em: 10 de Setembro de 2016, 20:18 »
Caros companheiros
Aqui estou a desenterrar o tópico pedindo ajuda.
De tudo o que li na net sobre limpeza da corrente só fiquei mais confuso com os que dizem que "se deve" ou "não se deve" utilizar um determinado produto  _pensador_
A minha conclusão é que para limpar a corrente a querosene é consensualmente a melhor solução para correntes com O-ring, e das mais baratas, podendo sempre procurar marcas específicas muito mais caras e cuja diferença não justifica a diferença de preço.
O meu problema é traduzir o querosene para português. Nas lojas não encontro querosene à venda ( será que não procurei bem?) e para português há algum conflito se a traduçao é petróleo ou parafina.
Dos companheiros que usam correntes há mais tempo alguém me pode dizer que produto usa, qual a designação e onde comprou?
Obrigado  _pol_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #17 em: 10 de Setembro de 2016, 20:35 »
Se queres barato usas petroleo para lavar a corrente, depois lubrifica com óleo que preferires mais ou alternativamente com massa.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Velasquez

  • Visitante
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #18 em: 12 de Setembro de 2016, 19:19 »
Está tudo distraído por aqui  _careta_

No meu DB já fiz referencia ao pack n bag...penso que já tinha partilhado a informação ;)

É must, já não passo sem ele...:)

Velasquez

Offline jacreis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 388
  • Localidade: carvoeira-mafra
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza750
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #19 em: 12 de Setembro de 2016, 20:00 »
Caros companheiros
Aqui estou a desenterrar o tópico pedindo ajuda.
De tudo o que li na net sobre limpeza da corrente só fiquei mais confuso com os que dizem que "se deve" ou "não se deve" utilizar um determinado produto  _pensador_
A minha conclusão é que para limpar a corrente a querosene é consensualmente a melhor solução para correntes com O-ring, e das mais baratas, podendo sempre procurar marcas específicas muito mais caras e cuja diferença não justifica a diferença de preço.
O meu problema é traduzir o querosene para português. Nas lojas não encontro querosene à venda ( será que não procurei bem?) e para português há algum conflito se a traduçao é petróleo ou parafina.
Dos companheiros que usam correntes há mais tempo alguém me pode dizer que produto usa, qual a designação e onde comprou?
Obrigado  _pol_

Por exemplo este

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Pintura-e-drogaria/Drogaria/Diluentes/16662492.aspx
Honda CBF 600 SA (2011)
Suzuki Vstrom 650 xt (2015)
Sym Cruisym 300 (2019)
Forza 750 2022

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #20 em: 12 de Setembro de 2016, 20:03 »
O verdadeiro e puro querosene foi proibido de se vender, foi ao mesmo tempo que foram tambem proibidas as acendalhas liquidas, isto para quem se lembra  _pol_

Algumas fabricas ainda o fazem mas só vendem para grandes firmas como por exemplo para a TAP  _pol_

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #21 em: 12 de Setembro de 2016, 20:49 »
durante um período da minha vida distribuí uma marca de Bicicletas em que tínhamos um degreaser chamado Muc Off que era muito procurado por motards como sendo o melhor para limpeza de correntes..




curiosamente tenho visto este produto á venda em lojas de motos portanto, deve ter as suas qualidades


 
Caros companheiros
Aqui estou a desenterrar o tópico pedindo ajuda.
De tudo o que li na net sobre limpeza da corrente só fiquei mais confuso com os que dizem que "se deve" ou "não se deve" utilizar um determinado produto  _pensador_
A minha conclusão é que para limpar a corrente a querosene é consensualmente a melhor solução para correntes com O-ring, e das mais baratas, podendo sempre procurar marcas específicas muito mais caras e cuja diferença não justifica a diferença de preço.
O meu problema é traduzir o querosene para português. Nas lojas não encontro querosene à venda ( será que não procurei bem?) e para português há algum conflito se a traduçao é petróleo ou parafina.
Dos companheiros que usam correntes há mais tempo alguém me pode dizer que produto usa, qual a designação e onde comprou?
Obrigado  _pol_
Espirito Aventura

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #22 em: 12 de Setembro de 2016, 23:58 »
Obrigado companheiros.  _pol_

De facto o Muc-Off tem produtos para correntes com O-ring

O petróleo do LeroyMerlin será um objectivo a verificar, talvez amanhã passe por lá se tiver tempo. A ideia do petróleo surge do visionamento de muitas dezenas de videos onde os mecanicos profissionais recomendam a querosene, dos sprays gostei do WD40 chain cleaner que é compatível com O-ring.
Certo, certo tenho apenas a lubrificação com o Motul C2 ( o C4 não tem vantagem relativa, mas ainda estou indeciso, decido na hora de comprar).
Não me parece que precise de lavar a corrente com um produto especifico nestas primeiras centenas de quilómetros em estrada e cidade, a corrente está pouco suja, pelo quer tenho tempo para decidir, o que pode ser premente é a lubrificação e quero fazê-la esta semana

Já troquei mails com o criador do pack'nbag (são 20€) , estou ainda a considerar em relação com a alternativa cavalete ( o primeiro caso mais portatil, o segundo mais eficaz para limpeza) confesso que me estou a inclinar mais para o cavalete.  A primeira lubrificação será feita com uma peça que eu fiz, muito artesanal mas com a ideia geral do packnbag, para testar se é fácil usá-lo na SV que sendo mais baixa que as trails torna mais difícil o acesso quando fica inclinada para o lado da corrente.

Mais uma vez obrigado a todos
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #23 em: 16 de Setembro de 2016, 22:45 »
Por ter algumas reservas na facilidade de fazer a manutenção da corrente com um sistema que usasse o apoio lateral ( como o pack'nbag) decidi fazer um artesanal para usar uma ou duas vezes para testar esse método.
Basicamente trata-se de um instrumento com duas peças, um parafuso de rotação entre elas e um de travão. Nada dificil de fazer.
Abaixo as imagens da peça, feita com restos de madeira que tinha aqui e que funcionou perfeitamente dentro da lógica prevista.
Como apenas fiz lubrificação não deu grande problemas, mas se tiver que fazer limpeza antecipo alguma dificuldades no acesso. Depois conto, se alguém usa um sistema desses agradeço feed back   _pol_





PS -  lubrificação com Motul c4, depois de chegar à garagem ( corrente quente) ficou a noite sossegado e no dia seguinte nem pinga de sujidade no chão ou pneu   _careta_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Corrente. Para quem a tem e precisa de lavar/lubrificar.
« Responder #24 em: 19 de Setembro de 2016, 19:31 »
Já agora, para contribuir para a discussão da gasolina/querosene para limpar a corrente, a SUZUKI fecha essa porta no manual do utilizador


"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"