Autor Tópico: Farda obrigatória: fato e gravata  (Lida 13394 vezes)

antonio-rodrigues

  • Visitante
Farda obrigatória: fato e gravata
« em: 31 de Julho de 2015, 14:49 »
ilustres

Nas minhas leituras e pesquisas sobre diversos temas, numa perspectiva wanna-be-scottard, ainda não vi nenhuma discussão deste tipo e de certeza que muitos se deparam diariamente com este dilema.

As scooters a meu ver são dos veículos alternativos favoritos dos "engravatados" - sentido não depreciativo, eu também me incluo nessa categoria  _Rolley_

Assim, e essencialmente por obrigações profissionais muitas vezes somos obrigados a usar a "farda" da praxe: fato e gravata!
Que não é de longe a fatiota ideal para circular de mota  _policia_



Pensando na vertente segurança vs. conforto, a coisa não será fácil equilibrar de forma práctica, digo eu, como inexperiente que sou.

Não contando com as obrigatórias luvas + capacete: no verão até posso considerar usar apenas um casaco com protecção e trazer assim já vestido o fato - casaco/blazer dobrado facilmente cabe debaixo do banco.

Obviamente corro um risco acrescido, até porque o sapatinho em vez do tenis ou bota serão bem mais propensos a escorregar (minimiza optando por sola de borracha).

Já no inverno, julgo que a coisa não seja tão fácil - no sentido de ser práctica.
Nem todos têm um local minimamente adequado para as trocas de roupa, etc.

Acredito que é matéria de muita discussão porque acaba por ser uma decisão do género "o que te servir melhor", mas gostava de ouvir as vossas sugestões & soluções ;)

Sendo rookie nestas andanças, nada como ficar já com um noção mais clara dos truques usados, do que vou precisar e assim evitar compras desnecessárias.

Tenho perfeita noção que o ideal seria não facilitar e tentar usar sempre o máximo de protecção possível (fato integral, botas xpto, e tudo o mais...). Não sendo possível e/ou nada práctico neste âmbito, aceitam-se sugestões  _convivio_

cumps!
boas voltas no fim-de-semana que vai estar de estalo  scooter_ scooter_ scooter_

tparracho

  • Visitante
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #1 em: 31 de Julho de 2015, 15:00 »
Companheiro, felizmente não sou obrigado a usar a mesma farda que tu,(e muitos outros), posso me vestir de forma informal, desde que não seja "à vontadinha"  _lol_.

Mas da minha experiência, vou-te dizer o que acho.

Se tiveres local abrigado onde possas deixar a maxi, aconselho-te a levares pelo menos blusão de mota, luvas e calçado adequado a andar de mota. Como dizes, o blazer pode ir ou debaixo do banco ou na top case, dobrado com os devidos cuidados (convêm garantir que esses compartimentos estão limpinhos  _Rolley_), bem como os sapatos. Compras uma daquelas mantas que se prendem à maxi, para te protegerem as pernas e assim podes ir já com as calças do fato vestidas.

Se deixares a maxi na rua, em dias de chuva essa operação pode ser bem mais complicada. Porque vestir blusão por cima do blazer deve amarrotá-lo todo.

Julgo que o João Cruz, e certamente que haverão outros por aqui que usam a mesma farda, talvez te possam ajudar melhor.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #2 em: 31 de Julho de 2015, 15:01 »
O ideal é mesmo não facilitar nada...pois a "protecção" oferecida pelo usual fato e gravata, é nula!!!

Não dispensaria o casaco de moto e as luvas por nada e já circulei com o termómetro a marcar +40 graus e em que a vontade seria a de tirar tudo e andar de boxers... ;)

Numa situação em que não existe hipótese de sair de casa sem ser já vestido dessa forma, aconselho a dobrar o casaco do fato com cuidado debaixo do banco da scooter e envergar o casaco de moto até chegar ao destino.

Quanto ao calçado...sim...a sola de couro é altamente desaconselhável pela facilidade com que escorrega em certos pisos, mas dentro do perigo, ainda assim dou mais valor ao casaco com proteções e umas boas luvas.  _pol_ Mas sim, se possível é aconselhável ter outro calçado até chegar ao destino e aí trocar.


Edit: Com chuva e de modo a proteger as pernas, porque não umas sobre-calças impermeáveis.  _pol_ É preferível chegar seco ao destino, do que um pouco amarrotado.
« Última modificação: 31 de Julho de 2015, 15:09 por Sapiens21 »

JViegas

  • Visitante
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #3 em: 31 de Julho de 2015, 15:15 »
Apesar de não ter um código de fardamento ou ter que usar fato, existe imposta por mim uma conduta de vestuário atendendo que faço algumas vezes atendimento ao público, mas nada de especial.
No entanto uso sempre blusão. No Verão venho com t-shirt por debaixo do blusão e a camisa visto-a no trabalho nas instalações. Como chego cedo posso trocar de roupa numa sala ou então uso a casa de banho.

No Inverno a indumentária é maior logo demoro um pouco mais.

Nunca abdico das botas, pois já apanhei sustos co ténis e sapatos.
Nunca abdico do blusão (deveria comprar um de Verão, porque tem dias que... só em "pelota")
Nunca abdico das luvas nem das calças impermeáveis quando chove.

É claro que tem os seus inconvenientes: tenho que mudar de roupa quando chego ao trabalho ou quando chove, sair com o equipamento já vestido.

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #4 em: 31 de Julho de 2015, 15:30 »
Pois, já percebi que não há grande volta a dar, faz parte do ofício ;D

Obrigado, vou ter em consideração estas dicas preciosas sem dúvida.

Felizmente no meu caso até posso abusar um bocadinho: em vez do fato posso usar algo mais ligeiro, o que me permite abdicar da gravata e conjugar o blusão + botas com um par de jeans/chinos e a camisa da praxe.
Lá está, o tal look à vontade, sem ser á vontadinha  8)

Não me livro de ter que trocar botas e/ou as tais sobre-calças impermeáveis (tenho que ver como são...) especialmente no inverno, mas... antes isso que continuar a aturar os "Nossos amigos da CP"  _Zang_

Manhas

  • Visitante
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #5 em: 31 de Julho de 2015, 16:05 »
Habitualmente não tenho de andar de fato e gravata mas por vezes, sucede. Quando tem de ser, o casaco do fato vai para debaixo do banco e quando chego ao local, troco. Não troco de calçado mas vou com sapatos com sola de borracha e muito raramente ando com sapatos com sola de couro.


Como a minha maxi tem alguma capacidade de arrumação, ando permanentemente com sobrecalças, luvas de chuva e corta-vento. Quando está de chuva, coloco as calças impermeáveis sobre as do fato. Como a scooter oferece proteção dos pés à chuva, não troco de calçado.


Resumindo, dá para andar de fato e scooter. Convém teres espaço de arrumação para toda a tralha que é recomendável ter à mão.

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #6 em: 31 de Julho de 2015, 16:10 »
Ora era isso mesmo que estava a pensar fazer.
E assim dou uso em pleno à capacida XL do banco na Forza 125  _convivio_

tparracho

  • Visitante
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #7 em: 31 de Julho de 2015, 16:15 »
Pois, já percebi que não há grande volta a dar, faz parte do ofício ;D

Obrigado, vou ter em consideração estas dicas preciosas sem dúvida.

Felizmente no meu caso até posso abusar um bocadinho: em vez do fato posso usar algo mais ligeiro, o que me permite abdicar da gravata e conjugar o blusão + botas com um par de jeans/chinos e a camisa da praxe.
Lá está, o tal look à vontade, sem ser á vontadinha  8)

Não me livro de ter que trocar botas e/ou as tais sobre-calças impermeáveis (tenho que ver como são...) especialmente no inverno, mas... antes isso que continuar a aturar os "Nossos amigos da CP"  _Zang_

Não esquecer o acessório que referi: Manta cobre pernas que se prende na maxi.

É um acessório que no inverno é muito valorizado por quem o usa. Eu por exemplo já não a posso usar, mas se ainda andasse de maxi, optaria por uma destas.

Protege do frio e de chuva fraca. Caso esteja a chover bem, então convém usar também as calças impermeáveis, pois só a manta não protege o rabiosque e depois parece que vinhamos aflitos e não nos conseguimos conter durante o caminho  _careta_

CIMENTO

  • Visitante
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #8 em: 31 de Julho de 2015, 16:55 »
Eu tenho de andar sempre de fato e gravata  _thumbdown_ , e ando de mota o ano inteiro.

Quando tinha a scooter era mais fácil, porque punha o casaco do fato debaixo do banco (especialmente no Verão) e de Outono conseguia andar sem manta/calças impermeáveis, já no Inverno por causa do frio não. Sapatinho de sola e atenção sempre com capa de borracha para não facilitar  _pol_

Agora que me aventurei pelas motas tradicionais, a coisa já complica um pouco mais , mas nada do outro mundo pois pensei que fosse pior.

De Inverno ando na mesma sempre com as calças impermeáveis (largas qb) por cima do fato, só em dias mais duvidosos de chuva é que tenho de colocar a mais os cobre botas (por cima do sapatinho da missa com a devida capa de borracha).O blusão também vai por cima do caso de fato o que até ajuda a suportar o frio e como o blusão é 3/4 menos mal.

De Verão, é pior pois tenho sempre de ir com o blusão e o casaco vai dobrado sem vincar dentro da mochila às costas  _Rolley_ e como o trajecto é curto +-35minutos o estrago não é muito.

Chego imaculado sem um único vinco : Não
Chego como se tivesse dormido vestido : Não
Alguém se queixou ou chamou-me à atenção para tal : Não
Se fosse de carro chegava imaculado e sem um vinco: Não

E é assim, há que simplificar  scooter_
« Última modificação: 31 de Julho de 2015, 16:59 por CIMENTO »

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #9 em: 31 de Julho de 2015, 17:08 »
é isso mesmo "há que simplificar", mas sempre em segurança _palmas_

Pois é mesmo questão de hábito, e não será assim tão complicado para mim.

A única experiência que tenho aproximada é a de trazer a bina de BTT para o trabalho.
No ínicio nem chuveiro havia era mesmo complicado... com o chuveiro a coisa resultou melhor  _Rolley_

Claro, não me livrava de trazer as calças, camisa e sapato na mochila às costas e despir/vestir 3x ao dia, e certas camisas chegavam cá meio desarranjadas (aham...). Mas quem pedala por gosto......  _pt_

Resumindo a lista de compras:
- Manta proteção maxiscooter
- Sobre-calças impermeáveis
- Capa ou sapato com sola borracha (botas para mta chuva)

Obrigado pela vossa ajuda

Offline Grandpa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 210
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #10 em: 31 de Julho de 2015, 17:21 »
Sou um privilegiado porque: não tenho que usar fato e gravata todos os dias e tenho um espaço onde colocar a roupa (direita).
No trabalho tenho sempre uma muda pronta a ser utilizada, incluindo sapatos. Aproveitado o baú XL da Forza (gostei da expressão) a minha estratégia tem sido:
  • Não abdicar do fato e demais equipamento para usar na mota
  • Colocar a roupa dentro de um saco plástico e transportá-la na bagageira (XL)
  • Chegado ao trabalho, pendurar a roupa num cabide (bye bye rugas)
  • Utilizar a roupa que levei no dia anterior
  • No final do dia, levar a roupa para casa para lavar


Para cada casaco tenho mais de um par de calças a fazer "conjunto" pelo que a maior parte das vezes só levo camisa e calça para troca.

Para que a camisa não se amarrote na viagem, ao dobrá-la coloco um cartão no meio.

Até agora tem resultado bem

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #11 em: 31 de Julho de 2015, 23:04 »
Existe também a possibilidade de adquirir para a chuva o chamado One Piece Rain Suite, havendo modelos que já têm protecções...e sendo naturalmente esses que recomendo, despençando-se assim o uso de casaco de moto por baixo.

Será de utilização mais direccionada para 1 estação concreta do ano, mas de uma só assentada o problema da chuva fica logo resolvido.

O companheiro João Cruz conseguiu aqui há tempos fazer uma encomenda de fatos completos, do estilo que deixo abaixo e com um desconto assinalável para a malta CPM.  _pol_  _pol_


Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #12 em: 31 de Julho de 2015, 23:42 »
Felizmente, a minha atividade profissional não me obriga a andar vestido como o senhor da foto, bem antes pelo contrário... obrigam-me a trabalhar de ténis, calças de fato de treino ou calções e t-shirt.

Mas até chegar ao trabalho, não abdico: calças, no mínimo de fato de treino, muitas vezes, jeans, e o casaco sempre por cima da t-shirt e luvas claro. Torro nos semáforos e sempre que paro, apetecia-me andar de calções e t-shirt (e podia fazê-lo o verão todo)...mas não abdico da proteção!!

Como diz o ditado..

"I'd rather sweat than bleed"
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Joaocruz

  • Visitante
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #13 em: 01 de Agosto de 2015, 00:26 »
Boas Antonio,
Parabens, pois trazido assuntos e ideias novas para o CPM.
Esta questao e uma das mais pertinentes para quem anda de mota.
Eu ando sempre com umas calcas impermeaveis e uns cobre-sapatos em neopreno (tipo mergulho) e ando semprea ver a meteorologia.
Felizmente que nao tenho de andar de gravata (que odeio), mas geralmente ando de calcas (ditas chino) e camisa(tipo dedesportiva e blazer quando tenho reunioes).
E claro SEMPRE casaco e luvas de mota.
Nao chove, ando so com o blusao e luvas.
Previsao de chuva fraca, o mesmo, mas se chover, coloco as calas impermaveis (tipo Decathlon a 10 eur) e os protectores impermeaveis dos sapatos.
Se a previsao e de muita chuva, entao levo botas de cano curto + fato completo ( o a Held e muito bom) e chego seco.
Depois entro no trabalho, vou direito a WC e tiro os impermeaveis, deixando-os la a secar.
Espero ter ajudado.

Um abraco e manda vir mais ideias e assuntos interessantes,
JpC

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #14 em: 01 de Agosto de 2015, 00:41 »
Andei muito tempo de fato e gravata e scooter...

Sugiro-te o seguinte: se conseguires meter o casaco por baixo do banco sem o amarrotar é o ideal, caso contrário usa uma top-box para o efeito. Eu usava um casaco de mota de 3/4, tipo Parka, mas acaba sempre por amarrotar o casaco, mas como protecções é o ideal.

Para as pernas, tudo o que for sobre-calças, vai-te amarrotar as calças, não levar nada, acaba por tirar os vincos das calças por causa do vento e aquilo fica uma trampa, o ideal e mesmo um avental que não te apertas as pernas e protege do frio e da chuva.

Para os pés: se levares o avental tens o problema quase resolvido, cado contrario, aposta numas botas que possas rapidamente descalçar e trocar pelos sapatos.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #15 em: 01 de Agosto de 2015, 08:45 »
Assunto bem interessante para falar aqui :), em primeiro lugar, quem viaja de carro é capaz de ficar mais amarrotado que na mota ( excepto o casaco), por causa do cinto de segurança.
Vi aqui sugestões muito interessantes, felizmente tenho a sorte de ter no serviço o "equipamento" todo :) por isso, levo na mota equipamento adequado para a viagem, chego ao serviço e visto o "equipamento" adequado ( as pessoas podem estranhar ter sempre o mesmo casaco e os mesmos sapatos mas como sou asseadinho... ;) )
« Última modificação: 01 de Agosto de 2015, 16:02 por pcxcool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #16 em: 09 de Setembro de 2015, 13:57 »
Dando seguimento ao assunto quero agradecer as excelentes dicas que me deram!  _pol_

Blusão:
Para já o casaco é de 4 estações mas um pouco curto (mas a casaco emprestadado não se olha ao tamanho dos dentes!).
Está na calha um novo, tipo parka, mais longo já a pensar nas chuvadas.
Gosto imenso destes, por serem práticos e dar para usar durante  o dia como Parka "normal"  _pol_
Como são estupidamente caros, estou a ver se consigo apanhar alguma promoção algures na net...
http://www.revit.eu/en/men/jacket-elysee.html#0780
http://www.revit.eu/en/men/jacket-avenue-2-gtx.html#0010
http://www.revit.eu/en/men/jacket-piazza-2.html#0380

Calças:
Realmente usar algo por cima de umas calças de fato terá o inconveniente de amarrotar um pouco, e não usar nada principalmente com chuva ou temps frias também está fora de questão.
Entretanto, no sítio onde estou até posso usar calças urbanas desde que clássicas, vou ver como se comportam na altura. Tecidos mais grossos como sarja(?), etc não deve amarrotar tanto digo eu...

O avental pode ser uma solução intermédia.
Só tenho uma dúvida: aquilo não prejudica/atrapalha quando temos que parar e meter os pés no chão?  _pensador_

Botas:
Finalmente acabei por encontrar o "pandan" ideal para o (futuro) casaco e no estilo clássico / usar o dia todo que queria  _lool_


Se alguém estiver interessado, ver aqui - ficaram por 120 com portes.
Aguardo a entrega nos próximos dias, depois meto aqui uns comentários sobre as mesmas.
http://goo.gl/Ryk15r

boas curvas.

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #17 em: 10 de Setembro de 2015, 11:17 »
Ainda em relação ás calças impermeáveis:
vi em outro tópico antigo falarem de umas para usar por cima das calças normais, mas com a particularidade de terem um fecho zip a todo o cumprimento da perna.

Parecem-me as mais prácticas para vestir/despir  _pol_

Salvo erro, eram da Decathlon (40 Eur)mas já estive a vasculhar o site e não encontro nada parecido  _pensador_

Alguém sabe onde encontrar calças com esse tipo de fecho?

cumps.

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #18 em: 10 de Setembro de 2015, 11:30 »
António, eu tenho umas calças dessas, chamam-se sobre-calças, e comprei umas em Gore-Tex da Bering com proteccoes a um grande preço na Salgados Motos...

Se quiseres dou-te detalhes via PM ou mesmo o meu número para falarmos... ;-)

Sent from my LG-D802 using Tapatalk

João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

CIMENTO

  • Visitante
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #19 em: 10 de Setembro de 2015, 12:05 »
Ainda em relação ás calças impermeáveis:
vi em outro tópico antigo falarem de umas para usar por cima das calças normais, mas com a particularidade de terem um fecho zip a todo o cumprimento da perna.

Parecem-me as mais prácticas para vestir/despir  _pol_

Salvo erro, eram da Decathlon (40 Eur)mas já estive a vasculhar o site e não encontro nada parecido  _pensador_

Alguém sabe onde encontrar calças com esse tipo de fecho?

cumps.

Vai à zona dos desportos náuticos (vela etc), comprei umas há cerca de 2/3 anos e é o que me tem safado  _lool_

Se comprares um (ou dois) nºs acima, é mais fácil de vestir e tirar e não amarrota a roupa  _convivio_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #20 em: 10 de Setembro de 2015, 23:37 »
Comprei as minhas calças impermeáveis na decathlon (ciclismo), um número acima para vestir sobre as outras calças e com a vantagem de terem uma extensão para colocar sobre os sapatos e prende por baixo com elástico, calças e sapatos sequinhos :) ( ver o meu DB)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Arlindobar

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 121
  • Localidade: Maia
  • Marca: PIAGGIO
  • Modelo: BEVERLY 350 ST ABS/ASR
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #21 em: 11 de Setembro de 2015, 04:44 »
Não esquecer o acessório que referi: Manta cobre pernas que se prende na maxi.

É um acessório que no inverno é muito valorizado por quem o usa. Eu por exemplo já não a posso usar, mas se ainda andasse de maxi, optaria por uma destas.


Nas trail, tambem é possivel. Já vistes estes modelos??

Esteticosnão são, mas não é o que se procura quando se utiliza um destes acessórios.  :)

http://www.fuorigiriweb.it/accessori/1031-coprigambe-moto-gaucho-r119-tucano-urabano.html
http://www.fuorigiriweb.it/accessori/1030-coprigambe-moto-gaucho-r117-tucano-urabano.html
De 09/2014 a 01/2017 - Piaggio Liberty 125 3V - 0 Km - 22289 Km.
De 02/2017 a 04/2018 - Piaggio Medley125 - 4425 Km a 17.200 Km.
De 04/2018 a .... - Piaggio BEVERLY 350 ST ABS/ASR - 7030Km a ...
" Vida boa não me abandones"

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #22 em: 11 de Setembro de 2015, 08:36 »
Comprei as minhas calças impermeáveis na decathlon (ciclismo), um número acima para vestir sobre as outras calças e com a vantagem de terem uma extensão para colocar sobre os sapatos e prende por baixo com elástico, calças e sapatos sequinhos :) ( ver o meu DB)

Eu também já tenho umas sobre-calças da Drenaline, senão ia buscar umas dessas sem dúvida.
O que eu referi e que procuro é um modelo que tem um fecho zip a todo o cumprimento da perna (na lateral, desde a cintura até ao tornozelo) e por isso são muiiiiiito mais practicas para vestir/despir  _pol_

Na próxima visita a Decathlon vou procurar bem na secção de vela, montanhismo ou neve.

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #23 em: 11 de Setembro de 2015, 09:31 »
Lembro-me também de ter visto estas Spidi Superstorm H2OUT Pants quando andava á procura das minhas:



Podes encontrar aqui: http://www.motardinn.com/equipamento-moto/spidi-superstorm-h2out/39706/p e aqui no nosso parceiro http://www.rodaventura.pt/loja/index.php?route=product/product&path=44_130_62&product_id=281
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: Farda obrigatória: fato e gravata
« Responder #24 em: 11 de Setembro de 2015, 10:06 »
Excelente! É mesmo isso  _lool_

Entretanto acabei de encontrar umas semelhantes, via RevZilla (thanxs Twin!).
http://www.fc-moto.de/Revit-Hercules-WR

Obrigado pela ajuda, assim já o conjunto de "material-anti-pingas" fica completo  _convivio_