Autor Tópico: Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1  (Lida 10866 vezes)

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« em: 30 de Julho de 2015, 21:04 »
Hoje embora de latinhas fiquei perplexo com a discriminação de somos alvo por termos mota. Um aviso em cada bomba lembra-nos de que os condutores de mota em particular  têm de pagar previamente  o combustível.
Pelo que sei esta discriminação é ilegal e recomendo  a quem passe nesta bomba que peça o livro de reclamações e escreva esta ilegalidade.  Pessoalmente vou tentar não tornar a abastecer nesta bomba.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« Última modificação: 30 de Julho de 2015, 21:45 por José Luís Ferreira »
Espirito Aventura

TMaxer

  • Visitante
Re: discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #1 em: 30 de Julho de 2015, 21:24 »
Não se pode meter gasolina nas AS...  _thumbdown_ o preco é sempre 10 a 15 centimos acima do preco normal  _Rolley_ _Rolley_  _reg_ _reg_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #2 em: 30 de Julho de 2015, 21:26 »
Eu dificilmente lá colocaria os pés novamente....só mesmo num grande aperto e não tendo mesmo outra bomba mais perto que me desenrascasse.


Ainda ontem estive numa bomba da mesma marca e não tinham qualquer sinal igual ou sequer semelhante, pelo que deverá ser uma "opção" concreta do responsável desse posto de combustível.  _pensador_

Boa partilha Filipe.  _pol_

Offline CarlMac

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2014
  • Mensagens: 106
  • Localidade: Ericeira
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: V-STROM 650
Re: discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #3 em: 30 de Julho de 2015, 21:28 »
Muitas bombas usam esta forma de discriminação, como se os motociclistas fossem todos uma espécie menor, ou pelo menos não dignos de confiança... Cabe a cada um de nós acabar com estas tentativas de tratamento diferenciado...
Eu já usei os seguintes métodos, o primeiro não deu grande resultado, mas o segundo resultou:
- 1º, como foi sugerido, pedir o livro de reclamações, sem resultados imediatos;
- 2º, se não estiverem com pressa, deixar estar a moto junto à bomba até que aconteça uma de duas situações: ou todos os clientes passam a efectuar o pré-pagamento, o que não irá acontecer, ou então que vos deixem abastecer porque estão a ocupar uma bomba e em bombas com movimento isso tem impacto. Uma das vezes que usei este método tive que explicar "diplomaticamente" ao enlatado que estava atrás de mim, que começou a pôr-se em bicos de pés, que o assunto era entre mim e os funcionários da bomba e que não me incomodasse porque a minha paciência nesse momento não estava nos seus melhores dias e lá foi mansinho depois trocar o carro para outra bomba. Acabei por abastecer ao fim de algum tempo, depois de ter dito que só retirava a moto na presença de autoridades... que se recusaram a chamar.

madds

  • Visitante
Re: Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #4 em: 30 de Julho de 2015, 21:57 »
Eu descobri um truque que tem funcionado comigo. Faco Sempre pré marcação do valor a abastecer e nunca tive problemas nem nunca me chamaram. abasteco e depois vou pagar.

::enviado do meu oneplus onde via tapatalk::


Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 330
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #5 em: 30 de Julho de 2015, 22:07 »
Motas deve ser o apelido de algum tipo que fugiu sem pagar, no codigo da estrada ha motociclos e ciclomotores, acho.

 _lool_
SYM GTS 125i

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #6 em: 30 de Julho de 2015, 22:16 »
É assim...

Eu compreendo que por trás desta acção de colocar um Aviso aos Motociclistas, estejam inúmeros casos que devem levar qualquer gerente de um posto de abastecimento à loucura, com perdas sucessivas de receitas e nada podendo fazer perante a cobardia de um acto que mancha bastante aquilo que a maioria dos motociclistas representa.

Mas mesmo compreendendo que seja difícil aguentar estes casos que serão em números expressivos a nível nacional e que possivelmente nem faremos ideia...o acto discriminatório não me parece a solução!!

Eu pelo menos enquanto motociclista e vendo um placar daqueles, provavelmente nem desligava o motor e punha-me a andar até encontrar outro que não me "apontasse o dedo" pelo veículo que conduzo...

Metam cançelas, coloquem mais câmaras, fotografem matrículas, whatever....menos discriminar consoante o tipo de veículo que se conduz!!!!

É a minha opinião...

Nuno23

  • Visitante
Re: Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #7 em: 30 de Julho de 2015, 22:19 »
ha uns tempos tb me aconteceu uma que até me passei vou para por gasolina na minha maxi nem tirei o capacete achei normal quando dou por mi estava o rapazolas onde se fazem os pagamentos a dizer a uma especi de megafone "rapaz da mota tire o capacete imediatamente" toda a gente a olhar eu tirei o capacete abasteci e no fim quando estava a pagar disse lhe "ó rapaz estavas com medo que assalta se a bomba?" virei costas e fui embora

Offline "Baêta"

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 738
  • Localidade: Vale Figueira, S. João da Talha
  • Devagar para chegar rápido...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 750s
Re: Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #8 em: 30 de Julho de 2015, 22:59 »
Eu por norma tiro sempre o capacete,  logo aí fico em pé de igualdade com os enlatados.

Junto à minha casa havia umas bombas da Avia, sempre cheguei e abasteci sem qualquer tipo de problemas,  agora passou a ser BP, os funcionários são os mesmos e o preço é igual à anterior,  menos 0.6€ por litro,  só que agora obrigam-me a pagar primeiro,  claro está que reclamei e que não admitia estar a passar por bandido, deixei de lá ir.....

Agora vou sempre à Repsol, como tenho cartão de desconto do montepio, são obrigados a liberar a bomba,  já me aconteceu dizerem que é pré pagamento para motas, e eu basta acenar ao longe com o cartão de desconto que a bomba é logo aberta.
Piaggio X8 250ie, Fev 2006 até Dez 2012 - 0 kms - 74000 kms
Piaggio X10 500cc, Jan 2013 até Ago 2015 - 29970 kms
Honda Integra 750s, Ago 2015

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #9 em: 30 de Julho de 2015, 23:05 »
Até á data nunca me foi impedido o abastecimento em nenhuma bomba, por norma vou ao caixa digo que quero atestar e liberam a bomba, atesto pago e sigo.
Aliás em alguns locais vejo lá o pré-pagamento pergunto se posso abastecer e nunca me exigiram que paga-se primeiro.
Devo ter sorte _pensador_
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #10 em: 30 de Julho de 2015, 23:07 »
Eu por norma tiro sempre o capacete,  logo aí fico em pé de igualdade com os enlatados.

Junto à minha casa havia umas bombas da Avia, sempre cheguei e abasteci sem qualquer tipo de problemas,  agora passou a ser BP, os funcionários são os mesmos e o preço é igual à anterior,  menos 0.6€ por litro,  só que agora obrigam-me a pagar primeiro,  claro está que reclamei e que não admitia estar a passar por bandido, deixei de lá ir.....

Agora vou sempre à Repsol, como tenho cartão de desconto do montepio, são obrigados a liberar a bomba,  já me aconteceu dizerem que é pré pagamento para motas, e eu basta acenar ao longe com o cartão de desconto que a bomba é logo aberta.

Sim, eu também tenho o cartão de desconto do Montepio e também entro na bomba e digo que vou pagar com desconto (nem preciso mostrar o cartão) e eles, lá de nariz meio torcido me dizem que posso abastecer.
Mas não deixa de ser chato ter que que entrar na bomba, avisar, voltar a sair, abastecer, voltar aq entrar para pagar... para quem está de casaco e capacete, são logo mais 10 ou 15 graus de temperatura num instante....

Já alguém se informou junto da Deco, o que devemos fazer quando somos confrontados com esta situação? Afinal somos consumidores (tal como os enlatados) e a Deco deverá ter uma palavra a dizer....
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #11 em: 30 de Julho de 2015, 23:29 »
De momento que me lembre, só no intermarché de Mafra é que me obrigaram a pagar primeiro, reclamei, mas já não me recordo por inteiro da resposta, falava qualquer coisa como sendo opção do responsável.

A minha forma de agir:
Desmonto da scooter, de frente para a caixa e sem pressas tiro o capacete, tento ter um contacto visual com o caixa e abasteço. Normalmente não faço sinais.

Abasteço normalmente por onde ando e duas vezes por semana e sem problemas.

P.s. É claro que ser o dono da bomba ou ir fardado sempre ajuda. _Rolley_
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #12 em: 30 de Julho de 2015, 23:50 »
Motas deve ser o apelido de algum tipo que fugiu sem pagar, no codigo da estrada ha motociclos e ciclomotores, acho.

 _lool_

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #13 em: 31 de Julho de 2015, 00:11 »
BP do IC20 (sentido Almada-Costa):

Depois de ter parado a mota e de a ter colocado no descanso central, tiro o capacete e as luvas e dirijo-me à caixa de carteira na mão.
Eu: Boa tarde, é para atestar a mota na bomba X. Quer que deixe alguma coisa?
BP: Tem que fazer um pré-pagamento.
Eu: Pré-pagamento? de quanto?
BP: De 50 euros
(já não me lembro exactamente a quantia, mas nem que fosse 5 euros!)
Eu: Não posso deixar o BI ou qualquer outra coisa?
BP: Tem que fazer pré-pagamento.
Eu: Deixe estar. Obrigado e boa tarde.

A BP é a única marca onde eu tenho tido sempre problemas. Provavelmente é a política que eles têm que devem fazer os funcionários pagar o prejuízo das "fugas".
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #14 em: 31 de Julho de 2015, 00:24 »
Apesar de me sentir discriminado com estes avisos, somente uma vez me recusaram o abastecimento. Nessa ocasião pedi o livro de reclamações e relatei o sucedido.
De resto, apesar dos avisos, tiro o capacete e dirijo-me ao funcionário e peço para atestar, sendo a resposta sempre positiva.
Também faço sempre questão de dizer ao funcionário que esse aviso é ilegal em Portugal. De acordo com a constituição portuguesa não posso ser discriminado pelo meu género, raça, religião ou outras opções/características pessoais. Eles não me ligam nenhuma, mas eu digo sempre.
Já aqui no CPM se iniciou em tempos um protesto contra estas medidas e acho que ainda se chegou a fazer um evento para isso, mas depressa chegamos à conclusão de que não era producente, pois só irritava clientes e funcionários que estavam a ganhar o seu magro salário.
Para mim, os donos das bombas de gasolina deveriam ser menos gananciosos e dar emprego a trabalhadores para abastecer diretamente os carros como era antigamente. Em Espanha ainda se usa bastante esse sistema. Em Portugal o empresário tuga contrata uma pessoa, paga-lhe o salário mínimo, e depois fica atrás de um balcão a receber os pagamentos dos clientes depois de estes fazerem o trabalho da bomba, que deveria ser a responsável pelo fornecimento do combustível.  _martelada_


Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #15 em: 31 de Julho de 2015, 10:14 »
Bom dia pessoal.

Aqui pelos "Allgarves" as bombas por onde ando dizem todas "bomba em pré pagamento"...assim não ha discriminação.....
Vou lá sempre dar o toque..."posso atestar?" e nunca me disseram que não. É chato ter que lá ir mas se tiver pressa, fosse mais cedo eheheheh
Uma vez uma funcionária já no atendimento da "janelinha" (a porta encerrava as 20h) recusou me mas depois toda sorridente ainda disse "não vai fugir pois não?"  :o

Por isso é que prefiro aquelas com o multibanco logo na bomba......(raramente funcionam  _lool_ )
_fcp_
 

Manhas

  • Visitante
Re: Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #16 em: 31 de Julho de 2015, 10:52 »
Caros,


Recomendo a leitura deste tópico e, em particular deste post da Licas que faz uma compilação do argumentário legal a usar nestas circunstâncias.

Entrtanto, pude verificar que o dl 370/93 foi revogado pelo dl 166/2013. A sua redação está disponível aqui.


Falta ler se a parte da descriminação mantém-se em vigor.   _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_
« Última modificação: 31 de Julho de 2015, 10:58 por Manhas »

EdaSilva

  • Visitante
Re: Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #17 em: 31 de Julho de 2015, 11:40 »
De momento que me lembre, só no intermarché de Mafra é que me obrigaram a pagar primeiro, reclamei, mas já não me recordo por inteiro da resposta, falava qualquer coisa como sendo opção do responsável.

Estranho, já abasteci no Intermarché de Mafra por duas vezes e nunca tive qualquer problema  8)

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #18 em: 31 de Julho de 2015, 11:44 »

Já aqui no CPM se iniciou em tempos um protesto contra estas medidas e acho que ainda se chegou a fazer um evento para isso, mas depressa chegamos à conclusão de que não era producente, pois só irritava clientes e funcionários que estavam a ganhar o seu magro salário.

Talvez se houvesse uma iniciativa do género mas envolvendo uma cadeia de televisão fizesse mais "mossa"...


Sent from my iPhone using Tapatalk
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #19 em: 31 de Julho de 2015, 12:14 »
Eu não vejo ilegalidade no assunto, nem mesmo esse artigo da Constituição.
Comparo esta situação da BP da Mealhada com o que se passa em bares e discotecas nas reservas de entradas. Desde que esteja visivel, só aceita as condições quem está interessado. Ou mesmo ter de entrar de t-shirt no supermercado.....

Se concordo? Posso não concordar mas.....
_fcp_
 

Offline AMGS

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 19
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: RT 1200
Re: Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #20 em: 31 de Julho de 2015, 12:46 »
Nas bombas da BP onde tenho ido mais, IC20 ou Barreiro, entrego o cartão de sócio do ACP e digo que quero atestar na bomba x.
Nunca tive problemas,enlatado ou em duas rodas.

Offline Sal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 635
  • Localidade: Oeste - Serra D'el Rei
  • Membro CPM nº 7807
Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #21 em: 31 de Julho de 2015, 13:07 »
O que eu acho ridículo é:
Os preços, são altíssimos
Os lucros, astronômicos
Só pagam a dois ou três gatos pingados
Temos que ser nós a trabalhar por eles (abastecer)
...e ainda dizem "Paga primeiro"

Espectáculo

Ps: ...Foi só um desabafo 😋


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
« Última modificação: 31 de Julho de 2015, 13:07 por Sal »
Nuno Salvador / "Sal"

Toda a gente nasce e morre...mas são poucos os que vivem!

Joaocruz

  • Visitante
Re: Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #22 em: 31 de Julho de 2015, 13:36 »
O "problema" para nos nessa e outras Áreas de Serviço é que os depósitos das motos têm pouca capacidade=autonomia e se la vamos é porque precisamos mesmo de meter combustível. O não colocar combustível e seguir  scooter_para outra bomba da gasolina, pode originar ficar ...sem combustível na AE e ainda fiamos com outro problema.

Se o podem fazer (as gasolineiras) ou não....não sei.

Sei que entre bombas da mesma marca têm funcionamento distinto.
Costumo colocar gasolina na BP de Corroios (que presta um péssimo serviço _thumbdown_ e exigem sempre pré-pagamento ás motos) e na BP da Via rápida do Feijó (atendimento simpático e raramente pedem pré-pagamento)! A BP ganha o mesmo, mas em Corroios não me apanham lá mais!

Mas costumo 90% colocar no Jumbo do Almada Forum e ...nunca la tive qualquer problema  _pol_
-Mais barato
-Trabalho o mesmo (pois também sou eu que coloco o combustível em auto-serviço)
-Não tenho que pré-pagar e não deverá haver roubos, pois como o sistema implantado é de cancela (que deveria ser o que as outras gasolineiras deveriam ter e o que não querem é gastar dinheiro!  _martelada_), não há forma de o evitar e de fugir.

O que é que estes senhores das "gasolineiras" querem?

Eles até nos "empurram" para as Low-Cost!

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #23 em: 31 de Julho de 2015, 13:47 »

Comigo já aconteceu esse tipo de situações, eu neste momento nem vou a essas bombas sequer.

Meto gasolina numa Galp onde ainda têm empregados para atestar os veículos (raro nas grandes cidades e arredor), ou então vou meter gasolina na Respsol, tbm com um cartão de descontos imediatos no acto de pagamento, onde me abrem a bomba sem problemas.
Já fui a outras bombas, mas a minha postura é sempre a mesma:
Paro, retiro o K7 e os óculos e faço sinal para os operadores que é para atestar. Caso finjam que não percebem vou dentro da loja e digo que é para atestar e pagar com cartão. É raro não me facilitarem o abastecimento.

Caso voltem a negar, faço tal como já fiz anteriormente que passo a citar:

...
Cheguei a ter os talões precisamente para mostrar e comprovar o sucedido, ...
...
Pagando o tal €uro a €uro ao fim do segundo pagamento o próprio MB dá erro, eu tive de fazer pagamento de 2€ intervalados entre o €uro a €uro, passo a explicar....
.........paguei assim --->      1€+1€+2€+1€+1€+2€+1€ depois la decidiram, abrir a bomba de Gasolina para poder atestar à vontade ate encher o deposito. Penso que na altura o restante foram 7€ (e pouco) que paguei no final.
A Bomba estava a ficar cheia de Veículos a espera para atestar e alguns já barafustavam também.....

....

Boas curvas



Se aquela bomba tiver muita clientela eles vão barafustar, mas salixe, não quero é ser descriminado e vou andar a fazer pagamentos mínimos até atestar a Maxi por completo.

Acreditem que eles ficam bastante chateados com isso, para alem do mais os "gerentes da loja" não irão ter lucro por se andar a usar tantas vezes o MB.

Façam o que fizerem façam de maneira a que vejam a parte da descriminação e não a parte de ser motociclista perturbador ...


Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

JViegas

  • Visitante
Re: Discriminação de motas na BP da Mealhada da A1
« Responder #24 em: 31 de Julho de 2015, 14:23 »
Pessoalmente nunca tive problemas.
Tento ir abastecer no mesmo local que tem funcionários.
Em outros locais retiro sempre o capacete e espero que a bomba seja desbloqueada.
Nunca me aconteceu ser descriminado e acho uma patetice o que estão a fazer nesse e outros postos de abastecimento.
Obrigado pelo post pois é uma das bombas que irei riscar da lista caso ande na zona.