Autor Tópico: Como melhorar performance da minha scooter  (Lida 7215 vezes)

PedroSTB

  • Visitante
Como melhorar performance da minha scooter
« em: 30 de Julho de 2015, 04:40 »
Boas pessoal,

A 2 meses adquiri uma Sym Jet 4 50 R, sei que 90% de vocês, ou tal vez mais, têm scooters 125cc contudo venho colocar uma questão para ver se me conseguem ajudar.

Quero melhorar a performance da minha scooter, já não tem os cortes, a velocidade maxima que consegui foram 80km/h mas mesmo a esgalhar em recta. Quando ela chega aos 65 custa mais a desenvolver e por isso gostaria de fazer qualquer coisa.

Já me falaram em escapes de rendimento mas na internet muita gente diz que isso só faz é barulho será verdade?

Outros já me falaram de mexer no cilindro mas também já me disseram que se mexer no cilindro estou mais propício a que a mota comece a dar problemas.

Estou a acabar a carta de condução e primeiro queria investir num carro e talvez só daqui a 1 ano e meio +- é que estou a pensar em ir buscar uma scooter 125cc.

 scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_

bgomes1983

  • Visitante
Re: Como melhorar performance da minha scooter
« Responder #1 em: 30 de Julho de 2015, 09:55 »
Companheiro, eu também sou proprietário de uma 50cc e já pensei no mesmo que tu e a conclusão a que cheguei foi:

Existe muita coisa a fazer para melhorar o rendimento das máquinas, desde kits de aumento de cilindrada, variadores xpto, filtros de ar e escapes de competição, etc... mas........

No meu entender e se tiver errado agradeço que me digam porque estamos sempre a aprender, as unicas alterações que podem ser feitas sem comprometer a durabilidade da scooter é mudar os roletes, escape e filtro de ar de competição, se bem que com estas alterações pouco ou nada irás notar sendo o rácio custo/beneficio muito pequeno, exemplo: gastas 150€ para ganhar entre 5 a 10 kmh, compensa?? No meu entender não, mas cada um é dono da sua carteira.

Em relação às outras o caso já muda de figura, porque as alterações para serem bem feitas temos de investir muito dinheiro e saber alterar, porque não se pode colocar um kit de aumento de cilindrada de 100cc sem termos de ajustar os outros componente da mota, tipo o arrefecimento, etc..., não é só trocar o que está e por novo (isto de quisermos que a mota dure uns tempinhos,).

Agora a questão que te coloco e para reflectires um pouco, tal com eu já me perguntei a mim próprio é a seguinte:

Vale a pena investir 300€/400€/500€ numa scooter para ganhar tipo (aqui vou inventar porque não tenho conhecimentos exactos) 30kmh a 40kmh quando as scooter 125cc já se conseguem adquirir por 2000€, não é melhor poupar uns trocos e ir buscar uma máquina totalmente diferente (não só a nível de mecânica, mas de conforto, porque andar a 110kmh numa 50cc é muito violento) e sem ser preciso andar a inventar?

Fica a ideia, mas não deixa de ser a minha modesta opinião.

Abraço.

Marco46

  • Visitante
Re: Como melhorar performance da minha scooter
« Responder #2 em: 30 de Julho de 2015, 10:00 »


companheiro,

tudo depende dos €€€€ que pretendes investir. Se isso nao for problema, depois deixo-te aqui um kit completo.



abraço

PedroSTB

  • Visitante
Re: Como melhorar performance da minha scooter
« Responder #3 em: 30 de Julho de 2015, 10:18 »
Obrigado Bruno gomes, pelo que andei a pesquisar e a perguntar a pessoas entendidas a conclusão que chego e a mesma que a tua.. Eu é que ainda não tenho carta e neste momento não é a melhor altura para mim para bastar 2000 numa 125.

Marco46 nao estava a pensar em gastar muito mais que 200€ contudo peço que coloques aqui, sff, aquilo que achas que eu deveria fazer para meter mais 10 ou 15 ou 20 kmh na minha moto sem olhar a custos, mesmo que eu não o faça aprendo qualquer coisa