Autor Tópico: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor  (Lida 13416 vezes)

GabrielSilva97

  • Visitante
Olá boa noite, ando a pensar em comprar a minha primeira ciclomotor... O orçamento não é muito grande, mas ouvi dizer que as hondas costumam ser bastante fiáveis.
Ando a pensar em comprar a honda sh50 scoopy

Bem irei fazer diariamente uns 15km´s.

Gostaria de opiniões relativamente à moto se será um negócio fiável e se acham, se vai dar muitos problemas :)

Aqui deixo as fotos da ciclomotor que está à venda por 450€.






Agradeço respostas :)

GabrielSilva97

  • Visitante
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #1 em: 26 de Julho de 2015, 01:43 »
Agradecia ajuda :p

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #2 em: 26 de Julho de 2015, 01:54 »

Que grande impaciência :) .

É capaz de haver por aqui companheiros com alguma experiência no assunto que talvez te possam dar uma opinião. Mas vais ter que ser mais paciente... :)

balasteiro

  • Visitante
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #3 em: 26 de Julho de 2015, 02:36 »
Boas amigo GabrielSilva97  _convivio_

Este modelo foi muito utilizado pelas pizzarias  _pol_

Eu próprio andei com uma durante dois anos e zero problemas, na Telepizza   _palmas_

È um modelo muito fiável, e com muitas provas dadas, em termos de prestações posso te dizer que, è uma mota que chega aos 60 kmh, e tem muita força para a cilindrada que tem, e como tem rodas grandes è muito confortável  _convivio_

Espero ter ajudado  _pol_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #4 em: 26 de Julho de 2015, 14:14 »
O material honda, por regra é fiável e de grande resistência  _pol_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #5 em: 26 de Julho de 2015, 19:10 »
Essa mota é reconhecidamente fiável e resistente.  _pol_
Para 15 quilómetros diários é suficiente. Vais circular na zona plana de S. Miguel ou tens subidas?
Penso que esse motor é a dois tempos pelo que vais ter que comprar o autolube. O stand dá a garantia legal obrigatória (2 anos)? Não te esqueças de exigir isso por escrito para depois ficares mais salvaguardado.
Tens carta de ligeiros e mais de 25 anos? Se tiveres podes tentar procurar uma 125cc que te dará outra autonomia e liberdade.
Boas curvas!


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #6 em: 26 de Julho de 2015, 19:13 »
Não será garantia legal de 1 ano, amigo Ferro?   _convivio_

Mas sim, a Scoopy é de facto uma máquina resistente e se tiver sido bem mantida, é scooter para muito tempo.  _pol_

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #7 em: 26 de Julho de 2015, 19:23 »
Amigo Sapiens21, na realidade a garantia obrigatória em Portugal é sempre de 2 anos. Excecionalmente, a lei permite que os veículos em 2ª mão possam ser vendidos coms garantia de 1 ano, mas o comprador tem que concordar... _pol_
Claro que alguns vendedores tentam passar a mensagem de que é sempre um ano... mas a realidade é diferente. Aplica-se o DL nº 67/2003 e o 84/2008, de 21 de Maio.).
Podes ver o artigo 5º aqui: http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=706&tabela=leis&so_miolo=

um abraço!!  _pol_
« Última modificação: 26 de Julho de 2015, 19:25 por Ferro »


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #8 em: 26 de Julho de 2015, 20:22 »
Sim a lei dos 2 anos para novos ou usados existe, mas a aplicação da mesma com o mesmo espaço temporal no caso de viaturas usadas, é de utilização praticamente inexistente, tendo-se tornado praticamente uma regra no sector.

Existem casos de semi-novos em que é aproveitada a benesse da garantia de fábrica em vigor e aí os concessionários não se podem furtar a menos  _pol_, pois de resto e no panorâma nacional, o que acontece é que mesmo a lei indicando 2 anos de garantia em usados (como bem indicaste atrás), é sempre apresentada a alternativa de 1 ano por acordo das partes.

No caso da Scoopy que terá mais de uma dezena de anos, duvido que qualquer concessionário a proponha ou sequer sugira a venda com 2 anos de garantia...   :(

Mas fizeste muito bem em relembrar companheiro Ferro, que apesar do que se verifica no sector, a garantia para novos ou usados tem por base os 2 anos.  _pol_ _pol_.    Infelizmente a aplicação desse prazo em usados é que será quase inexistente...  _thumbdown_ _thumbdown_
« Última modificação: 26 de Julho de 2015, 20:45 por Sapiens21 »

GabrielSilva97

  • Visitante
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #9 em: 26 de Julho de 2015, 20:49 »
Boas, antes de mais muito obrigado pelas vossas respostas.

Bem sim é para uns 15km´s diários, bem o percurso não tem grandes subidas...

Apenas tenho 18 anos eheh

Não percebi foi o que quer dizer "autolube" em que é preciso comprar :/

Outro medo que tenho é que não tem garantia, a mota tem 45mil km´s mas parece estar bem estimada. (Penso que está a bastante tempo parada, será que terá algum problema visto estar este algum tempo?)

E sim outro facto que tenciono ter esta scooter é porque pelo que tenho lido em inglês em alguns lados, é uma scooter que gasta pouco de combustível.


A ideia era ficar com ela entre 2 a 3 anos e sem problemas de preferência eheh :p

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 664
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #10 em: 26 de Julho de 2015, 20:58 »
Essa mota é reconhecidamente fiável e resistente.  _pol_
Para 15 quilómetros diários é suficiente. Vais circular na zona plana de S. Miguel ou tens subidas?
Penso que esse motor é a dois tempos pelo que vais ter que comprar o autolube. O stand dá a garantia legal obrigatória (2 anos)? Não te esqueças de exigir isso por escrito para depois ficares mais salvaguardado.
Tens carta de ligeiros e mais de 25 anos? Se tiveres podes tentar procurar uma 125cc que te dará outra autonomia e liberdade.
Boas curvas!
Garantia de 2 anos,Ferro?? Não é só um ano?  _pensador_ (veiculo usado)?.
Abraço
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #11 em: 26 de Julho de 2015, 21:20 »

Outro medo que tenho é que não tem garantia, a mota tem 45mil km´s mas parece estar bem estimada. (Penso que está a bastante tempo parada, será que terá algum problema visto estar este algum tempo?)

Agora não percebi...mas esta scooter não vai ser vendida em concessionário?  Não é a da imagem...?

Se sim, eles têm que dar garantia...

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #12 em: 26 de Julho de 2015, 21:26 »

Penso que esse motor é a dois tempos pelo que vais ter que comprar o autolube.
Boas curvas!

Nunca tive uma moto com autolube, a mistura era feita por mim, ou utilizava as já feitas nas bombas. penso que o autolube é um depósito para óleo que efectua a mistura com a gasolina de forma automática e na % programada.
As minhas perguntas são as seguintes: porque é que vai ter de comprar o autolube?  Já não é permitido fazer-se a mistura da gasolina com o óleo para o depósito? Já ninguém vende "mistura"?
Para a última quase que já sei a resposta, para a 1ª é que estou mesmo perdido.
Desculpa ter usado o teu tópico, quanto á compra vais fazer 15000km em 3 anos podes ter que trocar Correia, vela ,roletes, óleo e filtros, etc. Calcula 150€ ano para manutenção. Depois azares são azares e acontecem a todas.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

GabrielSilva97

  • Visitante
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #13 em: 26 de Julho de 2015, 22:14 »
Andei a informar pela netm no wikipedia (tentei perceber), estão a referir à troca de óleo, como é feito nos carros? Por exemplo acende a luz de revisão na scooter e coloco o tal autolube?
« Última modificação: 26 de Julho de 2015, 22:14 por GabrielSilva97 »

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #14 em: 26 de Julho de 2015, 22:14 »
Companheiro Teles,
O motor a dois tempos precisa de obter lubrificação em simultâneo com a combustão. Por essa razão, como muito bem dizes, esses motores precisam da famosa mistura. Algumas motas disponibilizam um pequeno depósito perto do depósito de gasolina onde podes colocar autolube. Desta forma podes circular algumas centenas de quilómetros atestando somente com gasolina, tal como se fosse um motor a 4 tempos. Com o surgimento deste sistema que permite fazer a mistura na própria mota, o consumo de mistura feita nos postos de combustível baixou muito e alguns deixaram de vender.
Assim é e resposta às tuas questões: não é obrigado a comprar o autolube, mas esse sistema facilita muito. Podes sempre fazer a mistura em casa, mas torna-se perigoso pois tens que ter gasolina em casa para atestares a mota. Cada vez menos postos disponibilizam mistura. Por exemplo o Jumbo e o leclerc não têm. Além disso acho que sai mais caro comprar a mistura das bombas de gasolina do que comprar o autolube.
https://www.varejocar.com.br/uploads/produtos/-20130118165740.jpg


GabrielSilva97

  • Visitante
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #15 em: 26 de Julho de 2015, 22:16 »
Aqui deixo o manual da moto, é mesmo necessário o autolube? Não estou a perceber muito bem a que estão a referir :/

http://www.scoopyclub.org/downloads/2000_SH50-100.pdf
« Última modificação: 26 de Julho de 2015, 22:19 por GabrielSilva97 »

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #16 em: 26 de Julho de 2015, 22:23 »
Andei a informar pela netm no wikipedia (tentei perceber), estão a referir à troca de óleo, como é feito nos carros? Por exemplo acende a luz de revisão na scooter e coloco o tal autolube?
Não. O carro tem motor a 4 tempos, isso implica separação entre combustão e lubrificacao, logo o óleo é colocado no motor e a gasolina no depósito de combustível. Na Scoopy o motor é a dois tempos, combustão e lubrificacao são simultâneas no motor, ou seja, o óleo entra no carburador misturado com a gasolina (a famosa mistura). Nas  motas mais recentes,existem dois depósitos: um para gasolina e outro para óleo (chamado autolube). A própria Mota faz a mistura internamente.


GabrielSilva97

  • Visitante
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #17 em: 26 de Julho de 2015, 22:25 »
Então neste caso, sempre que colocar gasolina tenho que por oleo? Sai muito caro?

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #18 em: 26 de Julho de 2015, 22:33 »
Aqui deixo o manual da moto, é mesmo necessário o autolube? Não estou a perceber muito bem a que estão a referir :/

http://www.scoopyclub.org/downloads/2000_SH50-100.pdf
Sim. Podes ler: Lubrication is by separate system to avoid having to mix the the fuel oneself. ou seja, possui um sistema separado de lubrificação para evitar que o proprietário tenha fazer ele próprio a mistura. Podes também ver que o motor é 2-stroke (2 tempos). Mas não stresses que isso do autolube é simples e barato. Além disso poupas dinheiro em mudanças de óleo que não  precisas de fazer...
« Última modificação: 26 de Julho de 2015, 22:33 por Ferro »


GabrielSilva97

  • Visitante
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #19 em: 26 de Julho de 2015, 22:35 »
Então quer dizer que posso atestar o depósito de gasolina e no outro lugar que tem outro deposito tambem posso atestar à vontade com o oleo que nem sei onde posso comprar :p que a propria moto vai usando?

Ou então por exemplo se começar a faltar a própria moto deve de avisar penso eu :/
« Última modificação: 26 de Julho de 2015, 22:36 por GabrielSilva97 »

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #20 em: 26 de Julho de 2015, 22:42 »
Aqui deixo o manual da moto, é mesmo necessário o autolube? Não estou a perceber muito bem a que estão a referir :/

http://www.scoopyclub.org/downloads/2000_SH50-100.pdf
Como já foi dito aqui.

Deves ter um depósito ao lado do depósito da gasolina para colocar óleo de motor 2 tempos.
Edit: debaixo do banco



Que se deve parecer com este aqui.

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk
« Última modificação: 26 de Julho de 2015, 22:45 por cross »

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #21 em: 26 de Julho de 2015, 22:43 »
Sim é isso mesmo. No entanto algumas motas não avisam... Não sei se a Scoopy avisa... O óleo compra-se no mesmo sítio dos outros óleos: loja de óleos/peças para automóveis ou grandes superfícies (modelo, continente, jumbo). Não sei qual destes existe em ponta delgada... Costumava ser o modelo :)


GabrielSilva97

  • Visitante
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #22 em: 26 de Julho de 2015, 22:45 »
Hum, obrigado :p

Já agora esta scoopy penso que está a muito tempo parada, quais os cuidados a ter na compra?

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #23 em: 26 de Julho de 2015, 22:47 »


GabrielSilva97

  • Visitante
Re: Ajuda para compra de ciclomotor honda - Primeira Ciclomotor
« Responder #24 em: 26 de Julho de 2015, 22:48 »
1litro dará para quantos kms? :)