Autor Tópico: Entrar no mundo das scooter  (Lida 7098 vezes)

José Cardoso

  • Visitante
Entrar no mundo das scooter
« em: 23 de Julho de 2015, 21:59 »
Olá a todos,
Estou a pensar em comprar uma scooter citadina e estou com muitas dúvidas. A minha intenção é usa-la diariamente no percurso casa-trabalho. No total (ida e volta) são cerca de 26 km, metade na A43 e outra metade nos meandros do Porto. Não pretendo desfazer-me do carro, por isso, nos dias de mau tempo, a partida, não irei andar de scooter.
Para mim, a scooter tem que ser económica, fácil de conduzir, ágil, cómoda e ter arrumação qb. Do resultado das pesquisas que fiz pela net, do alto da minha ignorância, estou a ponderar as seguintes scooters:
Honda SH125i
Piaggio Liberty 125
Piaggio Fly 125
Yamaha Nmax
Honda PCX
E já vão cinco...
Os preços variam entre os 2000€ e os 3000€... isto mostra bem a minha indecisão!
As Piaggio parecem interessantíssimas, mas o último teste da Proteste e alguns tópicos que tenho visto apontam-lhes alguns problemas. No caso da Liberty, os consumos e custos de manutenção são otimos, mas o motor e os travões são fraquinhos. Na Fly, o que pecam são os pneus, que são plástico na chuva, e o descanso, que com uma inclinação da scotter embarra no solo.
A Yamaha não tem fundo plano, mas tem ABS... É assim tão importante?
A Honda é boa, mas também não tem fundo plano. Li num ou noutro tópico que estas scooter que não têm fundo plano são para aqueles que querem ter uma scooter, mas não "gostam" de scooter... é mesmo assim?
A Honda SH... não há ninguém que lha aponte defeitos! Como? Enfim, esta custa mais 1000€ que a Liberty, que acho giríssima.
Ajudem-me...
Obrigado
 

r16

  • Visitante
Re: Entrar no mundo das scooter
« Responder #1 em: 23 de Julho de 2015, 22:05 »
Vai exprimentar todas...nao compres sem testar.
Sim o abs é muito importante.
A minha escolha dentro dessas seria nmax com topcase.

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Entrar no mundo das scooter
« Responder #2 em: 23 de Julho de 2015, 22:08 »
Boas companheiro e das que mencionaste talvez a Nmax ou a Pcx fossem a minha escolha mas ainda poderás ver a Yamaha Majesty 125 ( +- 3000€ ) a Sym Gts ( + encorpada e que dá + proteção e boa relação preço/qualidade e capacidade de bagagem ).....Vai dar uma leitura pelos muitos comentários que existem aqui no fórum e terás por aqui muitas dúvidas tiradas.
Boas escolhas
E já agora, Bem-vindo a este clube.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Entrar no mundo das scooter
« Responder #3 em: 23 de Julho de 2015, 22:12 »
Olá José, acho que já fizeste o trabalho todo, só te falta decidir :)
O fundo plano pode ser interessante  para levar uns sacos de compras do hipermercado, é mais prático. Se esse é uma factor crítico, a SH é a tua escolha. As scooters sem fundo plano são para quem gosta demasiado de scooters para as quererem para levar sacos do hipermercado.
Nestas a campeã de vendas é a pcx, procura para aí em Portugal e estrangeiro, o que andam a comprar maciçamente, e pelo menos dá o benefício da dúvida, se tanta gente escolhe a pcx alguma razão deve ter :)
Mas acima de tudo experimenta as que achares melhores e deixa que o teu coração de incline para a eleita
« Última modificação: 24 de Julho de 2015, 10:12 por pcxcool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Entrar no mundo das scooter
« Responder #4 em: 23 de Julho de 2015, 23:03 »
Olá companheiro José Cardoso,

Existe um modelo da lista que me parece "encaixar" no teu gosto por scooters de piso plano e que tem a possibilidade de ter ABS...a SH125i, que tem um motor com a tecnologia eSP, muito poupado, sistema Idling-Stop, uma mecânica muito resistente a longo prazo e com o conforto que as rodas 16´polegadas permitem ao seu condutor e pendura.

Da mesma forma tens a Nmax e isto prosseguindo na tónica do ABS, que recentemente entrou no segmento das citadinas e que tem por cá um teste que te convido a ler aqui: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,25014.0.html

....ou então um comparativo que poderás ler aqui:  http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,25056.0.html

Quanto às Piaggio, de entre as duas referidas, talvez optasse pela Liberty pelo facto de ter rodas bem maiores e ter uma presença (design) que me parece encaixar muito bem na filosofia de quem procura uma scooter prática, ágil e a um baixo custo de aquisição.  _pol_


Offline NunoMM

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 826
  • Localidade: VNGaia
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 i
Re: Entrar no mundo das scooter
« Responder #5 em: 24 de Julho de 2015, 08:25 »
   Colega José Cardoso,

   Pelas tuas palavras, parece-me que achas mais bonitas as scooters de roda alta, o que geralmente anda associado ao fundo plano. São mais elegantes e têm menos plásticos, o que diminui a sensação de tupperware.  _lol_
   Dentro destas, chamo a tua atenção para o novo modelo Sym Symphony 125 ST:
   http://sym.pt/pt/modelos/61-symphony-125-st

   Acho que já estás bem informado. Falta-te, dentro dos defeitos que encontraste, distinguir quais são verdadeiramente importantes para ti e quais são pormenores.

   Cumprimentos e boa sorte na escolha.
« Última modificação: 24 de Julho de 2015, 08:28 por NunoMM »
Todas as grandes viagens começam com um pequeno passo.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Entrar no mundo das scooter
« Responder #6 em: 24 de Julho de 2015, 11:33 »
Se o teu percurso inclui percursos com pavimento menos simpático uma opção de roda alta trás mais-valias.
A SHi é a referência de roda alta, tens outras opções da Sym e Keeway, etc
O que destoa aí nesta tua escolha é a Piaggio Fly, porque tem roda pequena.
Vai testar esses modelos e poderás tirar as tuas conclusões  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

darkangel

  • Visitante
Re: Entrar no mundo das scooter
« Responder #7 em: 24 de Julho de 2015, 11:38 »
Bom dia :)

vou ser tendencioso até porque fui proprietario de uma extraordinária PCX para o tipo de percurso que vais fazer.

recomendo vivamente a PCX e resolves o tema da carga com um bom topcase e Honda...é Honda....(já tive uma suzuki e nao fui feliz...)

o unico senão é em chuva e aí resolves o tema com uns bons pneus alternativos aos que vêm de horigem (quem sabe ums citygrip)

quanto a consumos...do alto dos meus 183 cm e 90kg tive consumos de 2.1....cosntantemente...

de qualquer forma, boas escolhas e se puderes....experimenta antes

abc

 scooter_ _slb_ scooter_


JViegas

  • Visitante
Re: Entrar no mundo das scooter
« Responder #8 em: 24 de Julho de 2015, 11:50 »
Olá e bem vindo ao fórum.
Permite-me uma achega: ABS, ABS e ABS.

Eu por duas vezes já senti o ABS a funcionar e posso-te garantir que o extra pagou-se.

Pessoalmente escolheria algo que me desse mais proteção aerodinâmica, a seguir ao ABS naturalmente.

Experimenta, experimenta e experimenta.

tparracho

  • Visitante
Re: Entrar no mundo das scooter
« Responder #9 em: 24 de Julho de 2015, 17:42 »
Companheiro, já todos te deram boas dicas, pelo que não vou repetir as mesmas.

Vou só enfatizar aquela que defendo sempre como sendo a mais importante.

Experimenta-as todas antes de decidires.  scooter_

Depois de as experimentares, volta aqui e coloca mais dúvidas caso as tenhas, mas certamente que haverá uma delas que te vai apelar aquela razão chamada emoção, de uma forma mais forte que as outras. _pol_

José Cardoso

  • Visitante
Re: Entrar no mundo das scooter
« Responder #10 em: 20 de Setembro de 2015, 12:27 »
Obrigado a todos as vossas preciosas dicas.
Parece-me que a scooter não vai ser para já :-[... Talvez daqui a uns mesitos...
Entusiasmo não me falta, por isso, tenho continuado a fazer as minhas pesquisas e a interrogar-me sobre muitas coisas.
A Sym Symphony ST parece ser uma muito boa alternativa á Honda SH125i e bem mais em conta. Tem um consumo um pouco mais elevado, mas o meu maior receio é se esta será igualmente fiável. Já a vi num stand e parece-me que os detalhes não são tão bem resolvidos como no caso da Honda, ou mesmo como na Liberty. Parece indicar que a fiabilidade não está ao mesmo nível. Qual é a vossa opinião?
Quanto à Liberty, fico com receio se será a escolha adequada para mim, que meço 1.80 m e peso 70 kg. Por outro lado, 70 % do meu trajeto diario (cerca de 26 km por dia) será na A43 (antiga IC29) e na VCI. Que opinam?
Obrigado.

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Entrar no mundo das scooter
« Responder #11 em: 20 de Setembro de 2015, 13:06 »
Com AE a SHi é mais indicada pois é mais incorporada que as outras.
A Liberty é gira mas tem pouca protecção e é mais leve. Para AE não é tão seguro. _pol_

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Entrar no mundo das scooter
« Responder #12 em: 20 de Setembro de 2015, 18:42 »
Obrigado a todos as vossas preciosas dicas.
Parece-me que a scooter não vai ser para já :-[... Talvez daqui a uns mesitos...
Entusiasmo não me falta, por isso, tenho continuado a fazer as minhas pesquisas e a interrogar-me sobre muitas coisas.
A Sym Symphony ST parece ser uma muito boa alternativa á Honda SH125i e bem mais em conta. Tem um consumo um pouco mais elevado, mas o meu maior receio é se esta será igualmente fiável. Já a vi num stand e parece-me que os detalhes não são tão bem resolvidos como no caso da Honda, ou mesmo como na Liberty. Parece indicar que a fiabilidade não está ao mesmo nível. Qual é a vossa opinião?
Quanto à Liberty, fico com receio se será a escolha adequada para mim, que meço 1.80 m e peso 70 kg. Por outro lado, 70 % do meu trajeto diario (cerca de 26 km por dia) será na A43 (antiga IC29) e na VCI. Que opinam?
Obrigado.

Com tanta AE diária, investe 300 euros na carta de condução e compra depois uma scooter 250-300cc porque ficas melhor servido. A velocidades altas uma 125 gasta mais que a maioria das 300cc já para não falar na maior segurança que mais 70% ou 100% de motor proporcionam (e olha que a diferença de andamento de uma moto de 11cv para uma de 25 é imensa!). Depois com as 300cc vais poupar mais o motor e provavelmente ter intervalos de revisão mais alargados o que acaba por ser uma economia. Atenção que adoro scooters 100-125cc e são fenomenais em cidade mas deixam muito a desejar em estrada aberta e então em autoestradas nem se fala principalmente para o fazer diariamente!

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Entrar no mundo das scooter
« Responder #13 em: 20 de Setembro de 2015, 22:23 »
Mantendo a escolha numa 125cc ...a Sym que gostas em fiabilidade não me parece que te deixe mal, mas numa utilização de auto-estrada o motor é mais curto que o do Honda.   E sendo o modelo da Honda o teu preferido só lhe acrescentaria um vidro alto para não levares uma tareia do vento, de resto a SH não te deixará mal.

A questão da carta referida .....está correcta , mas aí já não meto.   ;D 
Isto de opinarmos tem o que se lhe diga e é feito de boa vontade e de borla , mas depois é sempre aquele caso de : "por mais 300€ já compras X " , etc...     E cada um é que sabe do seu bolso e até onde pode ir ou deseja ir.

Resumo da minha opinião:   Sendo essa a tua utilização diária da scooter e mantendo a escolha numa 125cc, tenta escolher uma com o motor mais pontudo. Lembro que o limite desta classe encontra-se nos 15cv nos quais te poderão dar uma velocidade mais ou menos tranquila nos 110-120 km/h  ( algumas com velocidades de topo perto dos 130km/h ) , o que numa autoestrada te deixa mais ou menos em conformidade com o resto do tráfego e permite uma ou outra ultrapassagem.

 Muito abaixo disso (muitos modelos vêm com 11 ou 12 cv ) vês-te mais "pressionado" com quem vem lá atrás , porque vais andar ali nos 90km/h ou velocidade de topo talvez de 110 - 115 km/h.

Isto são tudo ideias muito gerais , não quero faltar aqui à verdade ...mas é só para teres uma ideia geral que mesmo dentro das 125cc há diferenças de andamento que dentro da cidade não se notam tanto, mas em autoestrada geram pequenas diferenças que te podem deixar mais ou menos confortável a rolar com o resto dos veiculos.

EDIT:  Aqui não refiro motor mais kitados, ou variadores e roletes XPTO , coisas que podem extrair mais da mota, porque senão volta-se ao assunto de aconselhar em gastar mais trocos que o pretendido originalmente.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2015, 22:28 por santos466 »
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Entrar no mundo das scooter
« Responder #14 em: 21 de Setembro de 2015, 15:23 »
Já dei a minha opinião, apenas me resta dizer que faço cerca de 30 Km diários à volta e dentro do Porto, se é verdade que em via rápida os 100 km/hora médios (chego por vezes aos 110 mas não sinto necessidade) podem parecer pouco, no Porto estou no terreno ideal da pcx  _pol_, a manobrabilidade desta mota dentro da cidade é incomparável, por isso se metade do teu percurso é dentro do Porto, só te posso recomendar esta opção  _lool_
E se te disserem que és demasiado alto para a pcx, é porque nunca andaram numa, tenho sensivelmente a tua altura e peso, e ando confortável (aquela suspensão traseira podia ser um pouco mais fofinha :) )
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Manhas

  • Visitante
Re: Entrar no mundo das scooter
« Responder #15 em: 21 de Setembro de 2015, 18:20 »
Se fazes AE, o ideia seria uma > 125cc.


Não sendo possível, acho que ficarias melhor servido com uma scooter um pouco mais encorpada e com ABS. Imagina o que é uma travagem de emergência em AE com as rodas a bloquearem (se tiver piso molhado é chão quase de certeza).