Autor Tópico: Pedido de ajuda  (Lida 5137 vezes)

AIAF

  • Visitante
Pedido de ajuda
« em: 21 de Julho de 2015, 14:28 »
Boa tarde,

Este é o meu primeiro tópico no Clube,

Estou a pensar adquirir uma Maxiscooter para fazer o trajeto do barreiro a lisboa.
O Orçamento é reduzido, pelo que tenho andado a ver preços até 4000 € no máximo.
O que me aconselham?
Peço a vossa ajuda e conhecimentos.

Obrigado e peço desculpa se já existe algum tópico como este
« Última modificação: 21 de Julho de 2015, 18:29 por José Luís Ferreira »

balasteiro

  • Visitante
Re: pedido de ajuda
« Responder #1 em: 21 de Julho de 2015, 14:31 »
Boas amigo AIAF   _convivio_

Ui tens tanta coisa boa  _pol_

Queres com mudanças manuais, queres scooters  _pensador_

vicente

  • Visitante
Re: pedido de ajuda
« Responder #2 em: 21 de Julho de 2015, 14:32 »
Boas Honda é Honda   _pol_ agora modelos existem diversos, chinesises  _thumbdown_ dispensa se nao passas a vida no trajeto da oficina .

Boas compras .
« Última modificação: 21 de Julho de 2015, 14:33 por Clemente Vicente »

AIAF

  • Visitante
Re: pedido de ajuda
« Responder #3 em: 21 de Julho de 2015, 14:35 »
estava a pensar em algo tipo dealim S3 ou SYM GTS, ou seja uma maxiscooter para fazer esse trajeto, o que me aconselham?

AIAF

  • Visitante
Re: pedido de ajuda
« Responder #4 em: 21 de Julho de 2015, 15:23 »
boa tarde Paulo,

Tem uma GTS, de carburador ou injeção, é que o preço final é bastante diferente

Manhas

  • Visitante
Re: pedido de ajuda
« Responder #5 em: 21 de Julho de 2015, 15:24 »
Para já, em vez de dar bitaites sobre marcas, aconselho-te a dares uma vista de olhos em Diários de Bordo de vários companheiros que fazem um número de quilómetros semelhante ao que farás.


Para além do custo de aquisição da moto, tem atenção ao plano de manutenção e reserva algum orçamento para o equipamento.


Suponho que não tenhas carta da categoria A mas já agora confirma.

AIAF

  • Visitante
Re: pedido de ajuda
« Responder #6 em: 21 de Julho de 2015, 15:29 »
Boa tarde Manhas,

Sim, eu tenho carta de categoria A.

Falei dessas marcas pois foram as que me chamaram mais a atenção devido ao que li e aos preços.

Mas tenho duvidas se será o mais indicado para o que pretendo.

Dessa forma estou a pedir apoio a quem tem conhecimento sobre o assunto.

obrigado

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: pedido de ajuda
« Responder #7 em: 21 de Julho de 2015, 15:44 »

Companheiro, tira a carta e compra algo superior a 125cc, esse é o meu melhor conselho para ti !!

Depois se achares que esta é boa, ou aquela é chinesa, ou aquela é a mais bonita, aconselho-te tal como já te aconselharam, a ler DB's e ires depois fazeres test-driver's às que escolhes-te inicialmente!

A que mais te agradar, será a que irás adquirir  _pol_

Nota importante:
vais fazer muita AE, e por mais que se queira as 125cc são curtas para esse tipo de trajectos, ha vários companheiros que já tiveram essa confirmação. Há alguns que insistiram nas 125cc e tiveram vários problemas com motores e desgastes prematuros... e tal (não refiro marcas por muito boas que digam que elas são)

Sorte é o que desejo  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Manhas

  • Visitante
Re: pedido de ajuda
« Responder #8 em: 21 de Julho de 2015, 15:51 »
Algum de nós (eu, tu ou o _AXE_) está a fazer confusão.


A carta de categoria A é a que permite conduzir motociclos > 125cc. Tens essa carta? Se sim, a coisa muda substancialmente de figura porque concordo com o _AXE_ que uma 125cc torna-se curta.


Como poderás ver nos Diários de Bordo de alguns companheiros, não são raros os que passado alguns meses/anos trocam as suas 125cc por algo com maior capacidade.

AIAF

  • Visitante
Re: pedido de ajuda
« Responder #9 em: 21 de Julho de 2015, 16:15 »
existe confusão sim.

Eu tenho carta de categoria A e B, posso conduzir acima de 125 CC sem qualquer problema.

Mas quando dizem que se torna curta, querem dizer que falta força, velocidade, ou outra coisa.

Não sou de muitas velocidades, o trajeto é para ser feito com calma.

Obrigado

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: pedido de ajuda
« Responder #10 em: 21 de Julho de 2015, 16:36 »


O curto é na questão de ir nas calmas mas por alguma razão quer ultrapassar um carro mais lento ou mesmo um camião.

Aí 125cc é curta...

Por vezes está um pouco de vento e em vez de irmos a 90/100kmh vamos a 60kmh porque não consegue vencer o vento

Ai a 125cc é curta...

Vamos numa subida e temos de travar por alguma razão, entretanto queremos continuar a rolar e ela desenvolve (claro que tem força) mas desenvolve devagar...

Aí a 125cc é curta...

Depois existe o desgaste natural das coisas e dos materiais normais de desgaste (falo de correia, roletes, etc) aí ainda mais "lenta" para muitas situações que podem surgir na estrada.

Aí a 125cc é curta novamente...

Se formos passear com mais alguem (pendura) então a coisa agrava mais ainda, pois se queremos acelerar um pouco ainda dá menos que antes.

Aí torna-se curta...

Pior ainda que isso é que ao rolarmos mesmo a 110/115kmh numa AE (embora haja a noção errada que ha Scooters a andar a 140kmh), mas a rolar a uma velocidade cruzeiro, os tais 110/115kmh praticamente todas as 125cc vão em grande esforço, indo a maior parte quase no chamado "em Red Line"

Mais uma vez aí as 125cc são mais que curtas ...

Para que, ao ter de andar em AE não ha melhor segurança que ter um pouco mais de CV para poder sair de dificuldades (ultrapassagens ou não) com muito mais facilidade. Para alem de uma acima de 125cc ao andar em menos rotação duram os motores muito mais.

Estão aí algumas das razões em que as 125cc são curtas.

As 125cc a 2 T (do antigamente) essas sim valiam a pena em relação a estas a 4T de hoje em dia.

Hoje uma 250cc ou 300cc, fazendo as mesmas velocidades e prestações que as 125cc, gastam praticamente a mesma coisa!!
Vou-me repetir, às mesmas velocidades e prestações...


Espero ter "descomplicado" mais um pouco  _lol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

balasteiro

  • Visitante
Re: pedido de ajuda
« Responder #11 em: 21 de Julho de 2015, 16:57 »

O curto é na questão de ir nas calmas mas por alguma razão quer ultrapassar um carro mais lento ou mesmo um camião.

Aí 125cc é curta...

Por vezes está um pouco de vento e em vez de irmos a 90/100kmh vamos a 60kmh porque não consegue vencer o vento

Ai a 125cc é curta...

Vamos numa subida e temos de travar por alguma razão, entretanto queremos continuar a rolar e ela desenvolve (claro que tem força) mas desenvolve devagar...

Aí a 125cc é curta...

Depois existe o desgaste natural das coisas e dos materiais normais de desgaste (falo de correia, roletes, etc) aí ainda mais "lenta" para muitas situações que podem surgir na estrada.

Aí a 125cc é curta novamente...

Se formos passear com mais alguem (pendura) então a coisa agrava mais ainda, pois se queremos acelerar um pouco ainda dá menos que antes.

Aí torna-se curta...

Pior ainda que isso é que ao rolarmos mesmo a 110/115kmh numa AE (embora haja a noção errada que ha Scooters a andar a 140kmh), mas a rolar a uma velocidade cruzeiro, os tais 110/115kmh praticamente todas as 125cc vão em grande esforço, indo a maior parte quase no chamado "em Red Line"

Mais uma vez aí as 125cc são mais que curtas ...

Para que, ao ter de andar em AE não ha melhor segurança que ter um pouco mais de CV para poder sair de dificuldades (ultrapassagens ou não) com muito mais facilidade. Para alem de uma acima de 125cc ao andar em menos rotação duram os motores muito mais.

Estão aí algumas das razões em que as 125cc são curtas.

As 125cc a 2 T (do antigamente) essas sim valiam a pena em relação a estas a 4T de hoje em dia.

Hoje uma 250cc ou 300cc, fazendo as mesmas velocidades e prestações que as 125cc, gastam praticamente a mesma coisa!!
Vou-me repetir, às mesmas velocidades e prestações...


Espero ter "descomplicado" mais um pouco  _lol_

Boas curvas

Mais nada  _palmas_ _palmas_ _convivio_ _convivio_

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: pedido de ajuda
« Responder #12 em: 21 de Julho de 2015, 17:06 »
Já agora, um dica , no mercado de usados as 125cc estão inflacionadas por serem acessíveis a quase todas as pessoas encartados com a B assim, encontram-se pelos mesmo valores ou mais acessíveis cilindradas como as 250 e as 300 que farão toda a diferença..depois é seguir o que o companheiro AXE escreve ..onde está tudo sintetizado  _pol_
Espirito Aventura

Manhas

  • Visitante
Re: Pedido de ajuda
« Responder #13 em: 22 de Julho de 2015, 10:15 »
O _AXE_ disse tudo de forma exemplar!


Apenas acrescento a minha experiência pessoal. Tenho uma 250cc que rola descontraidamente até aos 110-120 km/h. Dá mais, cerca de 140 km/h, mas a partir dos 120 km/h noto que a moto já está a entrar em regimes mais exigentes.


Se isto se passa numa 250cc, consegues imaginar como será numa 125cc.

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Pedido de ajuda
« Responder #14 em: 22 de Julho de 2015, 11:22 »
_AXE_ no seu melhor  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

"ouve" o ele diz  _pol_ _pol_

Abraço e boa escolha

JGarcia
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

JViegas

  • Visitante
Re: Pedido de ajuda
« Responder #15 em: 22 de Julho de 2015, 12:26 »
Há cerca de um ano deparei-me com essa questão: estar habilitado a conduzir veículos de cilindrada superior, mas achar que uma 125 chegaria.
Após muita leitura decidi (já que o podia fazer) adquirir uma 300.

Da minha pequena experiencia e se me permites a sugestão. Considera uma cilindrada superior aos 125, tando pelos boas indicações que o axe e outros te deram.

Comprar novo. Nem pensar devido ao orçamento que dispões.
O mercado de 2ª mão está muito muito inflacionado para as 125, pelas razões que o Filipe te indicou.

Se me encontrasse na tua situação, apenas compraria em stand, pois não tenho conhecimentos de mecânica que me façam dirigir ao vendedor (particular) e verificar se o veículo estará nas melhores condições. Mas isso é sempre um risco.

Existem diferentes modelos entre os 250 e os 300, cilindradas que estão imediatamente acima das 125 e cujos custos de manutenção estarão, na maior parte das vezes, muito próximos.

Não deixes de pesquisar por aqui, vai pesquisando em sites de diferentes marcas, pode ser que te surja uma boa proposta e com alguma garantia se for numa "casa" de gente séria.