Autor Tópico: Relentim... AJUDA!  (Lida 1684 vezes)

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Offline João Borges

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Relentim... AJUDA!
« em: 19 de Julho de 2015, 23:38 »
Olá! há cerca de 3 dias a minha GTS EVO 125i começou a ficar com o relentim mt acelarado, ou assim julgo eu, pois o barulho do motor está bem diferente do que ele me habituou.
Deixo aqui algumas fotos para melhor elucidar e poderem ver melhor!

Nesta primeira foto é assim que a ligo!


Depois de a ligar, deixo-a uns minutos a aquecer e o trabalhar dela mantem-se muito alto julgo eu... mesmo assim monto-me nela e dou inicio á marcha...


Passados 15 minutos de viagem, deixo-a no descanso central e ela mostra-me isto!


Deixo-a uns minutos a trabalhar no descanso central, na esperança dela descer um pouco, mas aqueceu mais um pouco e o relentim dela manteve-se alto.


Ora se alguém puder opinar e ajudar... agradeço!

Offline fastnet

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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #1 em: 20 de Julho de 2015, 10:34 »
Não sei a rotação de ralenti da GTS125i mas esse que tens será alto, creio que não deverá ultrapassar os 2000rpm, talvez 1800rpm.
Uma vez que não tem a ver com a temperatura, cabo acelerador solto/preso, algum sensor que dá indicação errada, centralina?
Se está na garantia já sabes o que fazer, se não está e não te sentes à vontade para despistar o problema, oficina com ela  _pol_
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Offline João Borges

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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #2 em: 20 de Julho de 2015, 11:39 »
 _pt_ Muito obrigado pelas ajudas!

Segundo o que investiguei, a evo 125i tem um relentim que começa nos 1500 rpm. Mas acontece que nessa rotação vao abaixo muitas vezes, tipo, pára-se num semáforo e a mota desliga... Com a afinação das valvulas esse problema desaparece e a rotaçao passa para, as 2100 a frio e depois de quente para as 1900... e é assim que me lembro de a ver...
« Última modificação: 20 de Julho de 2015, 11:42 por João Borges »

Offline fastnet

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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #3 em: 20 de Julho de 2015, 14:06 »
Não sei se entendi.
A afinação de válvulas faz parte do programa de manutenção dos motores a 4 tempos, quer seja o concessionário a fazer segundo o plano de manutenção ou por iniciativa do próprio. Geralmente deteta-se o inico do problema por um "martelar" mais audível das válvulas, há quem chame de funcionamento de "máquina de costura", ou pelo sintoma de o motor desligar ao ralenti, mesmo que seja a quente.
Definitivamente não é este o teu caso, que é de teres o ralenti acelerado.

Se não te entenderes com isso o melhor é ires à oficina, pode ser apenas a regulação do ralenti.

Resolve esse pequeno problema e toca a rolar com essa GTS  _pol_
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Offline Joao Santos

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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #4 em: 20 de Julho de 2015, 14:13 »
Mesmo muito mau esse problema. _pensador_

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Offline José Bairrada

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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #5 em: 20 de Julho de 2015, 14:17 »
É como o companheiro Fastnet te aconselhou, uma passagem pela oficina, que eles vem isso em pormenor.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline afg

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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #6 em: 20 de Julho de 2015, 15:53 »
Boa tarde ,

A minha GTS Evo mantém o ralenti nas 1750 / 1800 rpm ao fim de alguns minutos de funcionamento . Ao ligar a mota o ralenti sobe até as 2250 rpm mas depois estabiliza sempre nas 1750/1800 rpm quando páro .

Não é normal o ralenti estar tão acelerado, na minha opinião julgo que deveria passar pela oficina para verificarem a situação e corrigirem . Além de que com o ralenti nessas rpm o consumo de combustível dispara ....  _thumbdown_

Espero que o problema fique sanado em breve ! 
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Offline erkyloko

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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #7 em: 19 de Outubro de 2017, 10:27 »
Boas Camaradas...

O meu problema que tenho neste momento é quase parecido....

tenho uma GTS 125i de 2013...de injecção. e a frio o rolanti é de +/- 2500 rotações e a quente 2000 rotações!e pega sempre há 1! _palmas_

comprei a com 5mil e uns trocos e neste momento já tem 23mil...

Problema!?
+/- a partir dos 20/21 mil kms a moto a frio vai se a baixo! e ao inicio era só as vezes mas agora é constante e depois custa a pegar mas depois de pegar ainda  a frio já n se desliga!!

Válvulas..?!?! já li por ai que é electrónico/automático!
Punho de rotações..?!?! sempre teve a mesma folga e mantém!

Como tenho um grande conhecimento na mecânica mas de automóveis...a moto n será assim tão diferente mas as vezes ando à nora....lolololol

ideias??sempre posso levar a moto à oficina mas queria 1 poupar uns €€€ como faço com as revisões (eu próprio)  _lool_

AJUDA????

Obrigado,boas curvas
PM=Pedro Martins

Offline PSH72

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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #8 em: 06 de Dezembro de 2017, 11:24 »
Boas Camaradas...

O meu problema que tenho neste momento é quase parecido....

tenho uma GTS 125i de 2013...de injecção. e a frio o rolanti é de +/- 2500 rotações e a quente 2000 rotações!e pega sempre há 1! _palmas_

comprei a com 5mil e uns trocos e neste momento já tem 23mil...

Problema!?
+/- a partir dos 20/21 mil kms a moto a frio vai se a baixo! e ao inicio era só as vezes mas agora é constante e depois custa a pegar mas depois de pegar ainda  a frio já n se desliga!!

Válvulas..?!?! já li por ai que é electrónico/automático!
Punho de rotações..?!?! sempre teve a mesma folga e mantém!

Como tenho um grande conhecimento na mecânica mas de automóveis...a moto n será assim tão diferente mas as vezes ando à nora....lolololol

ideias??sempre posso levar a moto à oficina mas queria 1 poupar uns €€€ como faço com as revisões (eu próprio)  _lool_

AJUDA????

Obrigado,boas curvas
PM=Pedro Martins

Chegaste a resolver o teu problema?

A afinação das valvulas da GTSi é automatico  ???_