Autor Tópico: Relentim... AJUDA!  (Lida 3239 vezes)

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João Borges

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Relentim... AJUDA!
« em: 19 de Julho de 2015, 23:38 »
Olá! há cerca de 3 dias a minha GTS EVO 125i começou a ficar com o relentim mt acelarado, ou assim julgo eu, pois o barulho do motor está bem diferente do que ele me habituou.
Deixo aqui algumas fotos para melhor elucidar e poderem ver melhor!

Nesta primeira foto é assim que a ligo!


Depois de a ligar, deixo-a uns minutos a aquecer e o trabalhar dela mantem-se muito alto julgo eu... mesmo assim monto-me nela e dou inicio á marcha...


Passados 15 minutos de viagem, deixo-a no descanso central e ela mostra-me isto!


Deixo-a uns minutos a trabalhar no descanso central, na esperança dela descer um pouco, mas aqueceu mais um pouco e o relentim dela manteve-se alto.


Ora se alguém puder opinar e ajudar... agradeço!

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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #1 em: 20 de Julho de 2015, 10:34 »
Não sei a rotação de ralenti da GTS125i mas esse que tens será alto, creio que não deverá ultrapassar os 2000rpm, talvez 1800rpm.
Uma vez que não tem a ver com a temperatura, cabo acelerador solto/preso, algum sensor que dá indicação errada, centralina?
Se está na garantia já sabes o que fazer, se não está e não te sentes à vontade para despistar o problema, oficina com ela  _pol_
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João Borges

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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #2 em: 20 de Julho de 2015, 11:39 »
 _pt_ Muito obrigado pelas ajudas!

Segundo o que investiguei, a evo 125i tem um relentim que começa nos 1500 rpm. Mas acontece que nessa rotação vao abaixo muitas vezes, tipo, pára-se num semáforo e a mota desliga... Com a afinação das valvulas esse problema desaparece e a rotaçao passa para, as 2100 a frio e depois de quente para as 1900... e é assim que me lembro de a ver...
« Última modificação: 20 de Julho de 2015, 11:42 por João Borges »

Offline fastnet

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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #3 em: 20 de Julho de 2015, 14:06 »
Não sei se entendi.
A afinação de válvulas faz parte do programa de manutenção dos motores a 4 tempos, quer seja o concessionário a fazer segundo o plano de manutenção ou por iniciativa do próprio. Geralmente deteta-se o inico do problema por um "martelar" mais audível das válvulas, há quem chame de funcionamento de "máquina de costura", ou pelo sintoma de o motor desligar ao ralenti, mesmo que seja a quente.
Definitivamente não é este o teu caso, que é de teres o ralenti acelerado.

Se não te entenderes com isso o melhor é ires à oficina, pode ser apenas a regulação do ralenti.

Resolve esse pequeno problema e toca a rolar com essa GTS  _pol_
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Offline Joao Santos

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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #4 em: 20 de Julho de 2015, 14:13 »
Mesmo muito mau esse problema. _pensador_

João _scp_ _scp_ _scp_ _scp_
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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #5 em: 20 de Julho de 2015, 14:17 »
É como o companheiro Fastnet te aconselhou, uma passagem pela oficina, que eles vem isso em pormenor.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #6 em: 20 de Julho de 2015, 15:53 »
Boa tarde ,

A minha GTS Evo mantém o ralenti nas 1750 / 1800 rpm ao fim de alguns minutos de funcionamento . Ao ligar a mota o ralenti sobe até as 2250 rpm mas depois estabiliza sempre nas 1750/1800 rpm quando páro .

Não é normal o ralenti estar tão acelerado, na minha opinião julgo que deveria passar pela oficina para verificarem a situação e corrigirem . Além de que com o ralenti nessas rpm o consumo de combustível dispara ....  _thumbdown_

Espero que o problema fique sanado em breve ! 
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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #7 em: 19 de Outubro de 2017, 10:27 »
Boas Camaradas...

O meu problema que tenho neste momento é quase parecido....

tenho uma GTS 125i de 2013...de injecção. e a frio o rolanti é de +/- 2500 rotações e a quente 2000 rotações!e pega sempre há 1! _palmas_

comprei a com 5mil e uns trocos e neste momento já tem 23mil...

Problema!?
+/- a partir dos 20/21 mil kms a moto a frio vai se a baixo! e ao inicio era só as vezes mas agora é constante e depois custa a pegar mas depois de pegar ainda  a frio já n se desliga!!

Válvulas..?!?! já li por ai que é electrónico/automático!
Punho de rotações..?!?! sempre teve a mesma folga e mantém!

Como tenho um grande conhecimento na mecânica mas de automóveis...a moto n será assim tão diferente mas as vezes ando à nora....lolololol

ideias??sempre posso levar a moto à oficina mas queria 1 poupar uns €€€ como faço com as revisões (eu próprio)  _lool_

AJUDA????

Obrigado,boas curvas
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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #8 em: 06 de Dezembro de 2017, 11:24 »
Boas Camaradas...

O meu problema que tenho neste momento é quase parecido....

tenho uma GTS 125i de 2013...de injecção. e a frio o rolanti é de +/- 2500 rotações e a quente 2000 rotações!e pega sempre há 1! _palmas_

comprei a com 5mil e uns trocos e neste momento já tem 23mil...

Problema!?
+/- a partir dos 20/21 mil kms a moto a frio vai se a baixo! e ao inicio era só as vezes mas agora é constante e depois custa a pegar mas depois de pegar ainda  a frio já n se desliga!!

Válvulas..?!?! já li por ai que é electrónico/automático!
Punho de rotações..?!?! sempre teve a mesma folga e mantém!

Como tenho um grande conhecimento na mecânica mas de automóveis...a moto n será assim tão diferente mas as vezes ando à nora....lolololol

ideias??sempre posso levar a moto à oficina mas queria 1 poupar uns €€€ como faço com as revisões (eu próprio)  _lool_

AJUDA????

Obrigado,boas curvas
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Chegaste a resolver o teu problema?

A afinação das valvulas da GTSi é automatico  ???_

Offline João Borges

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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #9 em: 15 de Julho de 2018, 12:48 »
Sim problema resolvido. Foi na oficina, trocaram vela, injector e o cachimbo.

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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #10 em: 14 de Dezembro de 2018, 14:43 »
Tenho reparado na minha SYM 125i GTS 2015, que o relentim nunca abaixa das 2100 rpm depois de quente, alguem sabe se é normal.


Offline davidsantos

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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #11 em: 14 de Dezembro de 2018, 16:14 »
Quando pegar na Cruisym faço comparação mas parece me alto.
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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #12 em: 14 de Dezembro de 2018, 20:15 »
Quando pegar na Cruisym faço comparação mas parece me alto.

Ainda hoje a vinda para casa quando cheguei estive a ver _confuso_ com ou sem as luzes ligadas fica na casa das 2100rpm

Tenho visto pessoal por aqui a dizer que com as luzes ligadas fica nas 2000mil e sem as luzes nas 1900rpm será  _pensador_

Offline wime

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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #13 em: 15 de Dezembro de 2018, 09:10 »
Quando se liga, a frio, pode ficar nas 2500 rpm e gradualmente desce.

A quente deverá ficar nas 1800 rpm.

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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #14 em: 15 de Dezembro de 2018, 15:20 »
Quando se liga, a frio, pode ficar nas 2500 rpm e gradualmente desce.

A quente deverá ficar nas 1800 rpm.

Pois então a minha não está certa pois nunca abaixa das 2000rpm, com luzes ligadas fica nas 2100rpm, luzes desligadas fica entre as 2000rpm e as 2100rpm, ora parace que não mas ao fim de uns bons quilometros gasta-se mais um pouco do que fica-se nas 1800rpm.

Alguem conhece alguma oficina em lisboa ou arredores que tenha a maquina para afinar o relentim, visto que é a injeção?

Offline davidsantos

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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #15 em: 15 de Dezembro de 2018, 17:14 »
Boas que gasolina gastas?
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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #16 em: 15 de Dezembro de 2018, 22:04 »

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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #17 em: 15 de Dezembro de 2018, 22:40 »
Prio TOP 95


Eu uso exactamente a mesma Paulo. Nunca me deu problemas em nenhuma mota.  _pol_
Não sejas negativo....pensa positivo.
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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #18 em: 15 de Dezembro de 2018, 23:18 »
Pois por aì não me parece ser também uso prio top 95 ou em alternativa Repsol 95 aditivada, , tens vela de origem? Em relação a oficina recomendaria a Migtec , quinta vou lá com a Cruisym para a revisão dos 1000 kms .
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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #19 em: 16 de Dezembro de 2018, 21:07 »

Eu uso exactamente a mesma Paulo. Nunca me deu problemas em nenhuma mota.  _pol_

Eu uso prio 95 Top na scooter e na minha carrinha E220 prio Diesel TOP também,, aqui a uns bons anos e nunca tive problemas nenhuns e na carrinha apesar do peso que tem, em viagem carregada com 4 adultos e uma criança fiz media de 5,7lts/100 e responde bem, por isso é que mantenho este combustível que é mais barato e fiável.

Pois por aì não me parece ser também uso prio top 95 ou em alternativa Repsol 95 aditivada, , tens vela de origem? Em relação a oficina recomendaria a Migtec , quinta vou lá com a Cruisym para a revisão dos 1000 kms .

David, a minha scooter tem vela de iridium, mas também tem escape completo da leovince, quando a comprei tinha cerca de 3000 mil quilometros, e já vinha na scoter, e talvez seja dai a rotação um pouco alta, talvez fosse necessário fazer um reset ou uma afinação, e não sei se o antigo dono fez ou não.

Mas também se é de injecção em principio devia fazer a afinação automática  _pensador_

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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #20 em: 17 de Dezembro de 2018, 00:01 »
Boas experimenta desligar a bateria por um bom tempo, poderá fazer um reset da centraliza e parâmetros de injecção, se não resultar eu trocaria a vela por uma ngk original.
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Re: Relentim... AJUDA!
« Responder #21 em: 17 de Dezembro de 2018, 13:38 »
Boas experimenta desligar a bateria por um bom tempo, poderá fazer um reset da centraliza e parâmetros de injecção, se não resultar eu trocaria a vela por uma ngk original.

Isso da bateria já o fiz, a questão da vela posso fazer para tirar as dúvidas porque até tenho a vela normal indicada.