Autor Tópico: Velocidade de ponta baixou e o consumo aumentou  (Lida 12592 vezes)

Gonçalo162

  • Visitante
Velocidade de ponta baixou e o consumo aumentou
« em: 13 de Julho de 2015, 23:42 »
Boas. A minha x-max atingia facilmente os 140km/h e após a revisão foi diminuindo a velocidade de ponta agora mal chega aos 110. E está a consumir cerca de 4l. Alguém tem alguma explicação ou intuição?

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Velocidade de ponta baixou e o consumo aumentou
« Responder #1 em: 14 de Julho de 2015, 00:44 »
Ou trocaram-te a correia por uma velha e os roletes já não são os mesmos que estavam,  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ :))
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Velocidade de ponta baixou e o consumo aumentou
« Responder #2 em: 14 de Julho de 2015, 00:54 »
Se foi logo após a revisão, alguma coisa correu mal na oficina.  _pensador_

Consegues colocar por cá o descritivo da revisão, ou seja, no que é que a mesma incidiu?  Correia, roletes, filtros de ar, etc...

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Velocidade de ponta baixou e o consumo aumentou
« Responder #3 em: 14 de Julho de 2015, 06:58 »
a tua Xmax 125 atingia facilmente os 140 kms/h ??  _confuso_ _confuso_


e agora depois da revisão os 110 kms/h ?   _pensador_


Acho que descobriram na oficina que tinhas a 250 , limparam os filtros, retificaram válvulas e substituíram o motor  agora sim terás uma 125 cc  _lol_ _lol_

agora a sério, essa Xmax está como de origem? ou já recebeu um sem fim de upgrade de modo a alcançar esses registos de 140 kms/h tão facilmente ? 

Já tive uma Xmax 125, e o máximo que deu foram 138kms/h em AE a descer...  mas o seu normal seria pouco mais de 125- 130 kms/h ... e ....e 





« Última modificação: 14 de Julho de 2015, 07:04 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4350
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Velocidade de ponta baixou e o consumo aumentou
« Responder #4 em: 14 de Julho de 2015, 08:04 »
Sim  os 140 são a descer de certeza, roletes,correia?

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Velocidade de ponta baixou e o consumo aumentou
« Responder #5 em: 14 de Julho de 2015, 09:42 »
Sim  os 140 são a descer de certeza, roletes,correia?

Marco Neves

Pois Marco, a minha 125 para dar 140 kms/h  facilmente era a descer uma ribanceira e até daria mais ...200 e tal... dependentemente do precipício  _lol_ _lol_ o problema era travar  _pensador_
Espirito Aventura

TMaxer

  • Visitante
Re: Velocidade de ponta baixou e o consumo aumentou
« Responder #6 em: 17 de Julho de 2015, 00:09 »
Filipe, um pára-quedas resolve o problema de travões  _careta_





Quantos kms tem a scooter???

Marco46

  • Visitante
Re: Velocidade de ponta baixou e o consumo aumentou
« Responder #7 em: 17 de Julho de 2015, 11:35 »
Sim  os 140 são a descer de certeza, roletes,correia?

Marco Neves

É que só pode mesmo ser a descer, porque 140 reais só mesmo no imaginario dos proprietarios das X.   _lol_ _lol_


Agora mais a serio!! Correia ou roletes devem estar a chegar ao limite. é melhor veres isso o quanto antes. Pelo que li à tempos, por cada milimetro de folga numa correia, sao menos 10kms de vel.

Os meus fizeram roletes fizeram 15000 e vao agora ser trocados os 6. Ja noto que perco ponta a subir por exemplo e ela ja nao tem o arranque que tinha à uns bons kilometros atras.

normal é o desgaste!!  _pol_ _pol_

Gonçalo162

  • Visitante
Re: Velocidade de ponta baixou e o consumo aumentou
« Responder #8 em: 23 de Julho de 2015, 11:15 »
Boas. O problema está quase resolvido. Na revisão levou óleo, filtro de óleo, limpeza do outro filtro de óleo, filtro de ar, correia, roletos e polis do vereador. entretanto ela quase não chegava aos 100. tive de fazer uma limpeza dos injectores. agora já chega bem aos 120. no entanto como ela já tem 36 mil e esteve parada quase um ano e estava perto de um cão aconselharam verificar o escape devido a pelos do cão e aos km.. uma vez que um escape fica um pouco caro para o meu orçamento vou mandar rectificar. A verdade é que toda a gente diz que a x-max não dá 140, e eu se não visse nunca acreditava que dava. mas a verdade é que a minha estava a dar os 140 e espero que volte a da-los e a consumir menos. porque 4,2 l/100 é muito. embora que sei que já reduziu mas ainda não fiz media real. Muito obrigado a todos. este site é realmente útil e é muito bom poder debater este tipo de assuntos e a partilha de experiências

Nuno23

  • Visitante
Re: Velocidade de ponta baixou e o consumo aumentou
« Responder #9 em: 24 de Julho de 2015, 08:41 »
140 é uma boa velocidade para uma mas 4.2 é bastante..

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Velocidade de ponta baixou e o consumo aumentou
« Responder #10 em: 24 de Julho de 2015, 18:13 »
Boas. O problema está quase resolvido. Na revisão levou óleo, filtro de óleo, limpeza do outro filtro de óleo, filtro de ar, correia, roletos e polis do vereador. entretanto ela quase não chegava aos 100. tive de fazer uma limpeza dos injectores. agora já chega bem aos 120. no entanto como ela já tem 36 mil e esteve parada quase um ano e estava perto de um cão aconselharam verificar o escape devido a pelos do cão e aos km.. uma vez que um escape fica um pouco caro para o meu orçamento vou mandar rectificar. A verdade é que toda a gente diz que a x-max não dá 140, e eu se não visse nunca acreditava que dava. mas a verdade é que a minha estava a dar os 140 e espero que volte a da-los e a consumir menos. porque 4,2 l/100 é muito. embora que sei que já reduziu mas ainda não fiz media real. Muito obrigado a todos. este site é realmente útil e é muito bom poder debater este tipo de assuntos e a partilha de experiências


120 kms reais no máximo  ( GPS ) e já não está nada mau claro que, se fores a descer da Torre até à Covilhã sem travares até chegarás aos 200 _mau_
1  abraço
Scooterado  scooter_ _slb_

P.S. Já tive 1 Xmax 125 ( de 2010 ) aquela branquinha que está no Avatar ao lado da outra e o máximo que dei a esgalhar foi 135 kms/h no velocímetro ( 1 vez na via do Infante ainda antes da "chulisse" das portagens no lado do Barlavento )
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Velocidade de ponta baixou e o consumo aumentou
« Responder #11 em: 24 de Julho de 2015, 18:44 »
Penso que na oficina calibraram foi o velocímetro e fizeram a revisão  _pol_
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Velocidade de ponta baixou e o consumo aumentou
« Responder #12 em: 24 de Julho de 2015, 19:57 »
Anda tudo a brincar com os 140 kms/h e até se esquecem do problema real: diminuição da potência e aumento do consumo... _pensador_

O ideal seria arranjares uma oficina oficial da marca com um mecânico de confiança. A questão do pelo de cão no escape parece muito forçada, a não ser que o cão dormisse dentro do escape e fosse tipo yeti... Mas o escape pode ser uma boa razão para os sintomas que apresenta, ainda para mais porque foi das poucas coisas que não foi retificada na revisão.


interceptor

  • Visitante
Re: Velocidade de ponta baixou e o consumo aumentou
« Responder #13 em: 25 de Julho de 2015, 23:31 »
Companheiro esses são os sintomas típicos de uma mota com correia/roletes/variador novos, deixa o material acamar e voltara tudo ao normal.

Rui Miguel

  • Visitante
Re: Velocidade de ponta baixou e o consumo aumentou
« Responder #14 em: 05 de Outubro de 2015, 11:21 »
Pessoal bom dia, na quinta-feira fui à revisão dos 6000 Km, quando recebi a mota notei exactamente a mesma coisa.
Custa a acelerar para chegar aos 110 é um problema dantes chegava na boa aos 125/130...

Atenção que tenho Akrapovic e filtro de ar KN e já os tenho desde os 1000 Km, por isso conheço bem a minha motinha.

Curioso é que parado só arranco ás 4 mil rotações, ou seja sem travar acelero a mota as 4000 rpm e só ai é que ela começa a andar.

Na sexta-passada passei pela oficina e disseram-me que não fizeram nada que era impressão minha por ter andado 40 minutos de nmax que tem um maior arranque.

AHHH outra coisa os consumos aumentaram certa de 0,8 antes tinha uma media de 2,8 agora 3,5... com menos média de velocidade, antes era de 56 Km/h e agora é 46,5 Km/h

Eu conheço a minha mota, e não me estou para chatear prefiro ir a outro lado para verificarem...

Gostava da opinião de todos pois a minha mota não está como estava...

Obrigado a todos
« Última modificação: 05 de Outubro de 2015, 11:23 por Rui Miguel »

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Velocidade de ponta baixou e o consumo aumentou
« Responder #15 em: 05 de Outubro de 2015, 11:35 »
Pessoal bom dia, na quinta-feira fui à revisão dos 6000 Km, quando recebi a mota notei exactamente a mesma coisa.
Custa a acelerar para chegar aos 110 é um problema dantes chegava na boa aos 125/130...

Atenção que tenho Akrapovic e filtro de ar KN e já os tenho desde os 1000 Km, por isso conheço bem a minha motinha.

Curioso é que parado só arranco ás 4 mil rotações, ou seja sem travar acelero a mota as 4000 rpm e só ai é que ela começa a andar.

Na sexta-passada passei pela oficina e disseram-me que não fizeram nada que era impressão minha por ter andado 40 minutos de nmax que tem um maior arranque.

AHHH outra coisa os consumos aumentaram certa de 0,8 antes tinha uma media de 2,8 agora 3,5... com menos média de velocidade, antes era de 56 Km/h e agora é 46,5 Km/h

Eu conheço a minha mota, e não me estou para chatear prefiro ir a outro lado para verificarem...

Gostava da opinião de todos pois a minha mota não está como estava...

Obrigado a todos

Não, não é normal, mesmo nada... _pensador_ _pensador_ _pensador_
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Alexandre

  • Visitante
Re: Velocidade de ponta baixou e o consumo aumentou
« Responder #16 em: 05 de Outubro de 2015, 12:49 »
Na minha opinião poderá ser alguma coisa na correia. Isso são sintomas que acontece quando elas alargam ou a poli. Mas com tão poucos km, mas não custa nada dar uma olhadela.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Velocidade de ponta baixou e o consumo aumentou
« Responder #17 em: 05 de Outubro de 2015, 14:32 »
Problema na correia ou variador de certeza. Se o motor faz mais rotação para a mesma velocidade só pode ter a ver com o sistema de transmissão. Na melhor das hipóteses pode ser apenas os roletes.

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Velocidade de ponta baixou e o consumo aumentou
« Responder #18 em: 05 de Outubro de 2015, 21:17 »
Companheiro, como outros já referiram, isso ai só pode ser 2 coisas (ou 3 vá...)

1 - Substituiram a correia por uma de origem ou por uma de outra marca ? ( na minha x-max quando mudei de marca de correia notei diferença para mais aceleração e um nadinha menos de velocidade de ponta, mas nada de dramatico como no teu caso...)

2 - Tens os roletes gastos (que embora possa ser, não deveria notar-se imediatamente de um dia para o outro)

3 - (pouco provavel, colocaram-te roletes Dr. Pulley e estão mal montados...)

Verifica lá isso e avisa a malta  ;)

Marco46

  • Visitante
Re: Velocidade de ponta baixou e o consumo aumentou
« Responder #19 em: 06 de Outubro de 2015, 12:52 »

eu ja tive duas vezes um problema que foi a scooter mal ia aos 100 e para la chegar era um ai jesus.

na primeira o mecanico ainda viu o carburador que estava impecavel e a moto nem 10000 tinha ainda, mas na segunda percebeu-se que devido ao upgrade mecanico, tinha de se mudar o giggler. Até hoje nunca mais senti esse problema e vai com 22000.

A Correia é outro ponto que deve ser visto entre 10000 a 15000kms de uso de mesma, pois a partir dai ja fica com so dentes desgastados e com folga.

algo ai nao vai ou não ficou bem!!  _pensador_

nao deixes é andar asism muito tempo pois podes estar a dar desgaste prematuro a uma qualquer peça


saudações

 _convivio_