Autor Tópico: Motor desliga-se a Frio  (Lida 10579 vezes)

Golias

  • Visitante
Motor desliga-se a Frio
« em: 13 de Julho de 2015, 11:21 »
Tenho uma SYM GTS de carburador com 25.000 que actualmente de manhã quando ligo a mota a frio o ralenti não consegue se manter nas 2.000 e 3.000 rpm e o motor desliga-se. Só depois de acelerar e andar com a mota é que a mesma não se desliga mais.
« Última modificação: 13 de Julho de 2015, 13:00 por José Luís Ferreira »

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Mor desliga-se a Frio
« Responder #1 em: 13 de Julho de 2015, 11:43 »
Limpeza e afinação do carburador penso que resolverá isso. Parafuso da mistura precisa de um toque.

João _scp_ _scp_ _scp_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

RCEu

  • Visitante
Re: Mor desliga-se a Frio
« Responder #2 em: 13 de Julho de 2015, 12:28 »
Afinação de válvulas?


Cláudio Nunes

  • Visitante
Re: Motor desliga-se a Frio
« Responder #3 em: 13 de Julho de 2015, 13:22 »
Vai afinar as válvulas que isso passa...lol
A minha tinha exactamente os mesmos sintomas!

Enviado do meu A1-810 através de Tapatalk


Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Motor desliga-se a Frio
« Responder #4 em: 13 de Julho de 2015, 15:36 »
Essa mota tem choke (vulgo "ar") automático?

Quase de certeza que é isso.

Se as válvulas não fazem barulho (tipo máquina de costura) a frio e a mota pega bem com o motor quente, deixa estar as válvulas em paz.



nribeiro

  • Visitante
Re: Motor desliga-se a Frio
« Responder #5 em: 13 de Julho de 2015, 20:09 »
Anda tudo com problemas nos carburadores!!!  _lol_
Existe algum génio para os lados da Amadora ou assim que trate de afinar os carburadores mesmo bem? Ou que saiba o que podem ser os sintomas assim á partida?
Não me importava de pagar por fora se fosse necessário. É chato pois a marca devia saber tratar disto!

Cláudio Nunes

  • Visitante
Re: Motor desliga-se a Frio
« Responder #6 em: 13 de Julho de 2015, 21:04 »
Eu a primeira coisa que via era as valvulas já que é um problemas que todas mais cedo ou tarde têm.

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk


bgomes1983

  • Visitante
Re: Motor desliga-se a Frio
« Responder #7 em: 13 de Julho de 2015, 21:51 »
Sabem o que éra preciso, que algum companheiro aqui do CPM com conhecimentos em mecanica efectua-se as revisões à malta  _pol_ ganhava algum € e ainda tinhamos um bom convivio  _convivio_ _vinho_ _vinho_

Fica a proposta  _palmas_

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Motor desliga-se a Frio
« Responder #8 em: 14 de Julho de 2015, 00:32 »
Afinação de válvulas

nribeiro

  • Visitante
Re: Motor desliga-se a Frio
« Responder #9 em: 14 de Julho de 2015, 08:06 »
Eu a primeira coisa que via era as valvulas já que é um problemas que todas mais cedo ou tarde têm.

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk
No meu caso isso não se aplica...
A scooter agora já pega bem a frio e faz um relanti alto para depois baixar.
Como afinei: deixei a mota aquecer e subi o parafuso do relanti até pouco antes da roda traseira começar a rodar. Depois afinei o da mistura de maneira a baixar as rotações.
A questão é que pelo que tenho visto costumam afinar assim mas com o da mistura e depois é que baixam no de relanti. Certo é que assim a mota já pega bem a frio ou mais normal a meu ver.
A quente custa um pouco e tem de se dar um toque no acelerador e as rotações ficam pelas 1000/1100 mas já não se delisga.
Testei o choke e ligado a bateria ele estende mas quando o testei no outro dia não creio ter estendido...
A ver se vou dar uma volta já com o painel debaixo do banco desmontado e tiro o choke assim que paro a scooter. Já terei uma ideia se está ou não a funcionar. Se não funcionar o problema está mais para trás.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Motor desliga-se a Frio
« Responder #10 em: 14 de Julho de 2015, 09:35 »
Quem diria que o diagnostico "É das válvulas" estaria errado...

Os sintomas todos apontam para o choke e a solução é simples e barata.
Compra um spray de "Carb cleaner"

Dá bastante spray no mecanismo do choke e, já agora, tira o filtro de ar e manda umas boas borrifadelas de spray o mais perto possível do carburador lá para dentro com o motor a trabalhar.
Cada vez que mandas spray o motor quase que vai abaixo (ou vai mesmo abaixo) por isso dá-lhe um pouco de acelerador.
Vais notar que recuperas um pouco de performance com esta limpeza e o consumo baixa ligeiramente.
O sintoma inverso (supondo que o filtro de ar está em bom estado) , pega bem e começa a ir abaixo quando aquece, acontece quando o choke não abre totalmente depois de quente e a mistura fica demasiado rica.
------------
Quando se tem um problema mecânico qualquer começa-se pelas soluções mais óbvias e simples, não pelas mais complexas.
Por exemplo, se o motor pára de funcionar a primeira coisa que se vê é se tem gasolina, não é desmontar o motor e ver se a cambota se partiu...
------------
A desafinação das válvulas é um processo muuuuuuuuito progressivo, não acontece de um dia para o outro.
Se ontem a mota pegava bem e hoje não pega, obviamente que é impossível as válvulas terem-se desafinado de um dia para o outro e numa amplitude tal que impede o motor de funcionar.
------------
Fica a dica das válvulas
A afinação pode variar nos dois sentidos, ou fica inferior ao standard, ou superior.
Se fica superior, ou seja as válvulas abrem menos do que é suposto, fazem um barulho tipo máquina de costura e há uma perda de performance.
Ficar inferior é perigoso. As válvulas podem não fechar completamente e queimarem-se.
O despiste é fácil: com o motor bem quente, quando se chega a casa, desliga-se e volta-se  ligar o motor. A dilatação do metal quente aumenta o problema e se a tolerância for menor que o recomendado o motor custa a pegar.
Por isso, se, com o motor quente, não há ruídos de válvulas e a mota pega bem, deixem estar as válvulas em paz.

-----------

Nisto tudo interrogo-me: Quantas pessoas terão ido a uma oficina queixarem-se deste problema e levaram com a tanga da "afinação de válvulas" para quando voltam as costas lhe darem umas borrifadelas de um spray de limpeza qualquer??
A factura, claro, não é de uma borrifadela...
« Última modificação: 14 de Julho de 2015, 09:49 por Mercurio »

nribeiro

  • Visitante
Re: Motor desliga-se a Frio
« Responder #11 em: 14 de Julho de 2015, 10:51 »
Muito bom companheiro! No meu caso depois de parar com a mota já quente e se esperar uns minutos custa a pegar. Temos de dar acelerador e depois manter um bocado a mão no acelerador até que a rotação suba para o normal. Senão a scooter está a trabalhar com uma rotação muito baixa quase a desligar ou quando não desliga mesmo! Quer dizer que a mistura está rica?

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Motor desliga-se a Frio
« Responder #12 em: 14 de Julho de 2015, 11:24 »
Impurezas no depósito?
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Motor desliga-se a Frio
« Responder #13 em: 14 de Julho de 2015, 11:56 »
Supondo que o filtro de ar está em bom estado, tudo aponta para um problema no enriquecedor.
Este pode estar preso ou até estragado.
Como te disse, limpa-o e logo se vê.

Impurezas no depósito (calculo que te refiras ao filtro de gasolina) ou em qualquer outra parte do circuito da gasolina ou qualquer outra situação que diminua o fluxo de combustível (com um estrangulamento por pressão ou dobra no tubo da gasolina)   manifesta-se a alta rotação quando o motor é privado da gasolina que necessita.

Obviamente, a minha opinião não é lei e diagnósticos à distancia não são fáceis de fazer.
Vai contando.
« Última modificação: 14 de Julho de 2015, 12:03 por Mercurio »

nribeiro

  • Visitante
Re: Motor desliga-se a Frio
« Responder #14 em: 14 de Julho de 2015, 12:58 »
Pois... Não que não possa acontecer mas a minha é nova logo uma pessoa fica reticente quanto a certas coisas. Eu já tirei o enriquecedor e há uma passagem onde entra a agulha depois de aquecer e há uma passagem que creio sai gasolina de lá mas sou sincero não é muita. O enriquecedor ligado directo à bateria extende e daqui a nada com a mota já quente desligo-a e tiro o enriquecedor a ver se está extendido. Se não estiver o problema então estará noutro lado da parte eléctrica que não fornece os 12v que precisa.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Motor desliga-se a Frio
« Responder #15 em: 14 de Julho de 2015, 14:24 »
Exacto! no meu caso, depois de tentar o óbvio e o menos óbvio (bomba de combustível,  injector, filtros...até o da bomba).... era mesmo uma  afinação de válvulas. E tudo começou quando tinha cerca de 3000 km. Sintoma, pegava mais ou menos... e passado aí um minuto desligava - se... Não conseguia manter o relanty.  Depois tinha de esperar uns minutos para voltar a ligar... era muito porreiro principalmente quando a tentava tirar da garagem do trabalho e tinha de parar na rampa....  _martelada_

Mas se deres uma olhada no plano manutenção recomendado pelo fabricante consegues ver info sobre intervalos de afinação... se bem que tb me parece um exagero...(mas fica a nota)
« Última modificação: 14 de Julho de 2015, 14:32 por piedade »

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: Motor desliga-se a Frio
« Responder #16 em: 16 de Julho de 2015, 22:07 »
Este tópico está trancado pela moderação (sem possibilidade de publicar respostas), a aguardar que o autor se apresente aos restantes membros do CPM.

CaMorais
Moderador