Autor Tópico: Afinar carburador  (Lida 30429 vezes)

nribeiro

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Afinar carburador
« em: 07 de Julho de 2015, 12:20 »
Ora bem pessoal gostava de saber a melhor forma de afinar um carburador.
O problema em si é que a scooter para pegar é um castigo! Pode nem ter a ver com afinação mas...
Gostava de saber a melhor forma de afinar para tirar o melhor rendimento dela.
Existe um parafuso que só com chave se consegue mexer mas há outro que é do relanti que até dá para usar as mãos para afinar.
Existe uma forma que se entenda para meter aquilo fixe?
O do relanti por exemplo coloca-se como se fosse no minimo ou de maneira que esteja com um relanti alto? E o outro que é da mistura deixo com uma volta e meia para começar?
A scooter é nova mas creio que há ali qualquer coisa que não está bem...
Houve um ponto em que ao acelerar rápido quase se calou... O parafuso da mistura está do lado do filtro de ar.
Abraços

bgomes1983

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Re: Afinar carburador
« Responder #1 em: 07 de Julho de 2015, 12:29 »
Companheiro,

Se a scooter é nova, mais vale não mexer, é a minha opinião.

Se notas algo errado no andamento da mota, fala com o stand e pergunta se é ou não normal, não te esqueças que a mota ainda está em rodagem, existem muitos problemas que podem parecer problemas mas não o são porque acabam por desaparecer depois de alguns kms.

Depois podes vir a desrregular o carburador que tem a necessidade de trabalhar com quantidade ar/gasolina ideal.

Concluindo: se não estás a vontade no assunto não mexas que ainda podes fazer pior.

offtopic: de que zona da amadora és?

Somente uma opinião.  _pol_
« Última modificação: 07 de Julho de 2015, 12:30 por bgomes1983 »

interceptor

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Re: Afinar carburador
« Responder #2 em: 07 de Julho de 2015, 12:45 »
Mas estas te a referir á pcx?

TMaxer

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Re: Afinar carburador
« Responder #3 em: 07 de Julho de 2015, 12:48 »
A PCX tem carburador???  _pensador_ _pensador_

nribeiro

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Re: Afinar carburador
« Responder #4 em: 07 de Julho de 2015, 12:55 »
Claro que não é a PCX. É a nova 50 a 2T.
Ela andar até anda bem. A questão é que lhe custa muito a pegar e quando pega por vezes vai abaixo passado uns segundos. Por vezes pega só com acelerador. Creio que seja uma questão de afinar bem aquilo mas.
Ontem esteve lá o dia todo na oficina do stand mas depois de estar parada um pouco volta a fazer o mesmo.
Sou de Casal de São Brás.
Eu como gosto de aprender sobre o que tenho queria ver se conseguia afinar aquilo mas como disse pode nem ser problema de afinação...

interceptor

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Re: Afinar carburador
« Responder #5 em: 07 de Julho de 2015, 12:58 »
Poderá ser só afinação, quando o motor estiver bem quente afina o relanti e deixa-o um pouco mais alto, talvez compense quando estiver fria e não se desligue.

TMaxer

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Re: Afinar carburador
« Responder #6 em: 07 de Julho de 2015, 12:59 »
Se é a 2T a melhor forma de afinares a carburação é pela cor da vela.


Coloca os parafusos na posição standard e trabalha apenas a altura da agulha ou a medida do gigleur  _pol_

nribeiro

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Re: Afinar carburador
« Responder #7 em: 07 de Julho de 2015, 13:15 »
Pois eles disseram que meteram um gigleur maior. Se terá a ver ou não não sei...
A questão é que não sei a posição standard. Há um que aperto todo e depois deixo com meia volta e a mota trabalha na mesma. Depois mexo no de relanti e fica bem mas mesmo assim.
Aquilo tem enriquecedor de mistura automático e num manual meio estranho que encontrei diz que se tiver com relanti instavel ou o motor trabalhar estranho para afinar no tal parafuso de relanti. O enriquecedor é uma válvula por isso creio que o melhor é afinar quando a ligo e que ela está com o trabalhar meio incerto e depois afinar o da mistura. Digo eu...

TMaxer

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Re: Afinar carburador
« Responder #8 em: 07 de Julho de 2015, 14:39 »
Isso deve ser um carburador electro nico, com esse enriquecedor para fazer o choke quando precisas de por a trabalhar.


Pergunta na oficina qual o setup do parafuso  _pol_

bgomes1983

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Re: Afinar carburador
« Responder #9 em: 07 de Julho de 2015, 14:40 »
Dizem os entendidos na matéria que o ralenti é afinado sempre com o motor quente e com os médios ligados.

Faz isso, e depois aumenta o pouco o ralenti para ver se resolve o problema, mas não muito ao ponto da roda começar a rolar ao ralenti, não sei se me fiz entender?

Se precisares de ajuda podemo-nos encontrar pois moro ai perto.

nribeiro

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Re: Afinar carburador
« Responder #10 em: 07 de Julho de 2015, 21:30 »
Pois bgomes a quente ela faz relanti. Umas vezes baixa mais do que o suposto ao parar mas volta para as 1800 que é o que está no manual.
O grande problema mesmo está na dificuldade em pegar. Mesmo depois de quente e se estivermos parados um minuto ou pouco mais vamos para pegar na mota e custa a pegar.
Eu gostava de tentar perceber é se há forma de optimizar a mota. Está a gastar imenso para uma 50. Não sei se é normal para uma a 2T mas está a gastar mais que a minha PCX!
Eu já estive a ver e dizem para colocar o parafuso da mistura até onde faz mais rotação e depois baixar no de relanti. É válido assim?
Podemos combinar um dia bgomes mas antes vou ver se a deixo outra vez na oficina a ver o que fazem... Ela veio com o relanti muito alto e depois de parar a mota e passados uns minutos voltou a custar a pegar....
Não sei se ajuda mas creio que faz imenso fumo! Sei que é normal fazerem fumo mas acho que esta faz imenso. E parece-me cheirar a gasolina.
A pouco ligou bem mas o relanti ficou demasiado baixo. Lá começou a subir em demasia conforme aqueceu e baixei o relanti mas depois de chegar ao destino desliguei a mota e passados talvez 10 minutos já não queria pegar e quando pegou com acelerador assim que lhe dava acelerador não respondia logo e o relanti era baixo. Depois de aquecer já respondia ao acelerador e o relanti estava nas 1800... Gostamos imenso da mota mas esta situação é chata mesmo!
« Última modificação: 07 de Julho de 2015, 23:02 por nribeiro »

bgomes1983

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Re: Afinar carburador
« Responder #11 em: 08 de Julho de 2015, 11:55 »
A vida tem destas coisas,

Andava eu a tentar ajudar o companheiro nribero e hoje fiquei eu apeado.

Pois é.

A chinesinha hoje não lhe apeteceu pegar.  _corado_

nribeiro

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Re: Afinar carburador
« Responder #12 em: 08 de Julho de 2015, 12:30 »
Que azar bgomes!!
Fui á pouco falar com o mecânico, sem ser da marca, ele até disse que andou a afinar uma de manhã. Disse-me que pode ser de terem posto o gigleur maior ou a altura da agulha não estar bem. Tenho de lá ir á marca pois está na garantia.
A cena toda é que eu pessoalmente não queria mesmo mexer muito pois tenho medo que o piston vá á vida por mistura pobre...
Na marca têm de ver bem isto.
O mecânico também me disse que podia ser a mistura do autolube ou o enriquecedor automático que lá por ser mota nova não quer dizer que não tenha problemas.
Vamos ver... A scooter é super fixe de andar até eu que peguei uma vez na Vision e nesta já me fartei de andar. Não é uma PCX mas para dentro da cidade anda quanto baste!
« Última modificação: 08 de Julho de 2015, 12:33 por nribeiro »

Barradas

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Re: Afinar carburador
« Responder #13 em: 08 de Julho de 2015, 18:14 »
Se é a 2T a melhor forma de afinares a carburação é pela cor da vela.


Coloca os parafusos na posição standard e trabalha apenas a altura da agulha ou a medida do gigleur  _pol_

 Sim eu também começaria pela agulha e depois sim pelo gigleur ao ponto de ir acelerando aos poucos ate ela ter um trabalhar  saudável eu pelo menos na minha FAMEL XF17 quem a afinava era eu agora só o mecânico. _lol_ _lol_ _lol_ _lol_.

nribeiro

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Re: Afinar carburador
« Responder #14 em: 08 de Julho de 2015, 23:35 »
Pois Barradas até eu gostaria de fazer as coisas. O estranho é que se disseram que a mota vinha com mais opções de gigleurs porque não mos deram?!
E depois a scooter é da minha mulher e ela começa logo com tretas para eu não mexer!
Eu acho que para uma 50 mesmo que a 2t não devia gastar tanto como a minha PCX! Posso estar errado...
Vou pedir para me meterem os gigleurs pequenos e partir daí!
Começo a perceber que a mota custa ou pega de acelerador a quente. Depois de umas horas parada parece que pega de estalo mas o relanti não fica alto como devia e sim o contrário. Fica com um trabalho incerto e depois lá aumenta o relanti. Faz o mesmo a quente portanto aqui já o enriquecedor automático não actua.

nribeiro

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Re: Afinar carburador
« Responder #15 em: 11 de Julho de 2015, 20:16 »
Ora bem pessoal, a scooter lá esteve no stand, meteram o gigleur das altas mais pequeno e a scooter pareceu muito melhor ao acelerar a fundo!
Nada a ver mesmo. O problema de ligar depois de ela estar parada uns minutos já quente continuou....
De tarde tirei a agulha e estava no meio. Levantei a agulha uma posição. A scooter esteve a aquecer e tal e desliguei. Passados uns minutos pegou a primeira mas não se aguentou... Foi coisa de segundos mesmo.
Pelo que tenho visto a agulha só faz efeito acima de X percentagem de acelerador. Se assim for ao relanti não faz efeito certo?
Ainda não testei se com a agulha assim ficou melhor a andar mas irei testar mais logo.

bgomes1983

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Re: Afinar carburador
« Responder #16 em: 11 de Julho de 2015, 22:50 »
Não ta totalmente resolvido não, a minha está igual à tua, hoje foi outra vez, para pegar é um castigo, tive mais de 1 hora de volta dela.

Temos de nos encontrar, pode ser que as motas precisem de se conhecer  _convivio_ para ver se ficam boas.

Offline cross

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Re: Afinar carburador
« Responder #17 em: 11 de Julho de 2015, 23:39 »
Ora bem pessoal, a scooter lá esteve no stand, meteram o gigleur das altas mais pequeno e a scooter pareceu muito melhor ao acelerar a fundo!
Nada a ver mesmo. O problema de ligar depois de ela estar parada uns minutos já quente continuou....
De tarde tirei a agulha e estava no meio. Levantei a agulha uma posição. A scooter esteve a aquecer e tal e desliguei. Passados uns minutos pegou a primeira mas não se aguentou... Foi coisa de segundos mesmo.
Pelo que tenho visto a agulha só faz efeito acima de X percentagem de acelerador. Se assim for ao relanti não faz efeito certo?
Ainda não testei se com a agulha assim ficou melhor a andar mas irei testar mais logo.

Companheiro,

A agulha regula a gasolina devido apenas ao acelerador ponto.
Para o ralenti é outra regulação e parece que é aí que tens o problema agora, ou na quantidade de gasolina ou no ar, e a mistura fica muito pobre ou muito rica (demasiado)... O "choke" ou também conhecido por o estrangulador, por aí poderá estar o problema. Das duas uma ou está mal regulado e corta o ar todo e por isso não pega ou vai abaixo ou está demasiado gasolina e basicamente afoga-se.

Tocares na agulha só no caso de em aceleração ela engasgar ou algo do género em altas.

O companheiro TMaxer se me lembro explicou isso bem no tópico dele sobre carburadores. Dá lá uma olhada.
Boas curvas







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« Última modificação: 12 de Julho de 2015, 09:08 por cross »

nribeiro

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Re: Afinar carburador
« Responder #18 em: 12 de Julho de 2015, 14:00 »
Temos de nos encontrar bgomes a ver se passa a tosse as meninas!
O estranho de tudo é que a pouco fui andar nela e quando a fui para ligar estava de chuva. Enquanto estava com o dedo no start fui rodando o parafuso do relanti aos poucos e ela lá pegou mas depois quando parava ficava super acelerada!
Ainda tentei afinar aos poucos o da mistura do ar e ir testando se ela ligava passado uns minutos.
O que ainda cheguei a fazer foi tirar o enriquecedor automático e ela ligou bem mas afinar aquilo sem o choke não deve ser solução.
Aquilo não devia retrair quando já estivesse quente? Ou é ao contrário?

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Re: Afinar carburador
« Responder #19 em: 12 de Julho de 2015, 14:21 »
A mota estava no stand á venda á quanto tempo?
Conheço um caso assim  e o problema era um residuo que estava no carburador causado pela gasolina velha.
Foi complicado arrancar aquilo mas depois de sair a rela ficou impecável,tenta isso nunca se sabe o sintoma era exatamente o mesmo.
Cpts
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nribeiro

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Re: Afinar carburador
« Responder #20 em: 12 de Julho de 2015, 21:59 »
A scooter nem estava no stand. Teve de vir de lá de cima... Como uma 50 sai pouco não as têm nos stands.
Eu ainda andei a ver o sistema de choke automático e pareceu-me que não estava a funcionar. Acho que devia chegar lá 12v pelo menos e não chegava. Não sei se assim é mas creio que sim. Não vi aquilo a mexer nem nada...
Agora pergunto se não dá para eu colocar um outro carburador nem que seja para testes. Um que tenha choke manual.
O que tenho de ter em atenção quanto a tubos que vão ao carburador que lá está?
Isto devia ser o stand a tentar perceber mas é chato pois uma das vezes esteve lá o dia todo e o que fizeram foi aumentar o relanti e provavelmente afinar a mistura e continuava a fazer o mesmo além de que quando se parava o relanti segurava e depois lá descia. Do pouco que li quer dizer que a mistura está pobre. Eu depois andei a mexer e ficou fixe nesse aspecto.
No outro dia fomos lá para meter o gigleur das altas que vinha montado pois a scooter devia estar a fazer uns 4/5 litros aos 100!!! _Zang_
Agora parece que melhorou e a resposta é melhor!
O que chateia mesmo de momento é só esta situação. Não creio ser normal... Também não creio que vá lá com afinações.
Há para ali mais qualquer coisa!

bgomes1983

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Re: Afinar carburador
« Responder #21 em: 13 de Julho de 2015, 09:43 »
Companheiro, a tua também pega com Kick ou é só de botão?

Offline cross

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Re: Afinar carburador
« Responder #22 em: 13 de Julho de 2015, 09:58 »
Só não entendo é como no stand não te podem resolver isso como deve ser.

Sendo o choke automático normalmente tem que se basear em algum sensor de temperatura porque basicamente apenas deve depender disso.

Poderá ser o sensor de temperatura que já era ou antes nunca foi...

Só especulações porque na realidade um mecânico da marca deveria saber resolver isso rapidamente, digo eu...

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nribeiro

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Re: Afinar carburador
« Responder #23 em: 13 de Julho de 2015, 12:16 »
Vim de lá á pouco. Disse-lhes que o problema podia vir do choke. Só não lhes disse que já tinha desmontado aquilo e visto que a agulha estava extendida e que devia retrair passado um tempo... _Rolley_
Na altura dei ao start com o dedo a tapar a entrada do choke e a mota pegou.
Concordaram comigo e vão mandar vir um novo para testar.
Também lhes disse que testei a cablagem que vai ao choke e que não chegam lá 12v mas eles aí nem discordaram nem concordaram. Têm de ver.
De momento é só mesmo isto. Está a fazer consumos mais aceitáveis. Com um andamento melhor ou seja não embola como antes.
Não há sensor de temperatura. O choke funciona como um termostato pois tem uma cera lá dentro que é aquecida electricamente e passado X minutos expande e fecha o circuito de partida a frio.
A frio a mota arranca mas com rotação muito baixa e chega a desligar porque lá está o circuito de partida a frio está como se a mota já estivesse quente.
Mesmo depois de parar e passados 4/5 minutos esse circuito começa a retrair novamente que é por acaso o tempo mais ou menos que temos de esperar novamente para ver se ela pega ou não o que normalmente é não pegar.
Se desligarmos a mota e ligarmos logo maravilha.
Quando isto acontece nem de kick nem com o botão de start lá vai. Temos sempre de dar um toque no acelerador e ir dando uns toques até a rotação estabilizar nas 1800 que é a rotação a quente. Depois disso a mota tem um comportamento normal e não se desliga nem nada.
Creio mesmo ser o choke.
« Última modificação: 13 de Julho de 2015, 12:17 por nribeiro »

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Re: Afinar carburador
« Responder #24 em: 20 de Julho de 2015, 12:55 »


Possivelmente se mudarem a valvula isso fica bom.

Nem sempre precisa de 12v para trabalhar, até acho que há algumas válvulas que nem trabalham com tensão continua mas sim alterna.

Possivelmente está sempre aberta  e a gasolina sempre a entrar o que faz encharcar a vela .... mas depois fica com tanta gasolina lá dentro que até pega ... a andar claro que não se nota nada demais ...principalmente se andarem a fundo  _lol_

Vai reportando como fica a cinquentinha  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....