Autor Tópico: Travões  (Lida 3490 vezes)

Jorge Moscão

  • Visitante
Travões
« em: 27 de Junho de 2015, 04:49 »
Tenho uma Sym Gts evo nova com 2300 Km há 2 ou 3 dias a esta parte que por vezes quando travo mais fundo oiço um barulho estranho tipo de roçar proveniente da roda da frente,o estranho é que nem sempre o faz,não percebendo muito de mecânica de motos tenho dúvidas do que poderá ser.
Pastilhas gastas penso que dificilmente será visto os poucos Km efectuados,disco empenado poderia ser uma hipótese (talvez defeito de fabrico) sei lá _policia_ _policia_ _policia_
Será que alguém já teve algum problema semelhante??????????

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Travões
« Responder #1 em: 27 de Junho de 2015, 12:00 »
verificava já se está tudo bem fixo no travão da frente.... sem ouvir o barulho digo que é normal... pode ainda ser devido ao acamar dos componentes de travagem disco/calços ou até devido à  dureza dos calços. Na minha faz um barulho que deve ser o idêntico ao que descreves... mas sei o porquê... montei na frente calços do tipo "synthered" trava mais mas fazem barulho...

Um abraço e boas curvas

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Travões
« Responder #2 em: 27 de Junho de 2015, 12:09 »
Logo que possível vai á oficina, é uma scooter muito nova para se andar ....
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline paubar

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 104
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650
Re: Travões
« Responder #3 em: 29 de Junho de 2015, 08:35 »
A minha também faz isso ás vezes. E chia, deve ser do calor, nos carros também acontece.
Burgman For ever

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Travões
« Responder #4 em: 29 de Junho de 2015, 08:56 »
Como já alertaram deves passar o mais rápido possível pela oficina, pois pode ter um desgaste anormal nalguma pastilha, ou algo solto.

O chiar quando se trava pode indicar a pastilha estar vidrada, o que reduz o poder de travagem. Pode ter saltado para a pastilha algum produto gorduroso e vidrou.

As pastilhas "synthered" como indicam acima, desgastam mais rápido os discos de travão, segundo opinião de mecânicos especializados.

Espero ter ajudado.

João
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

António C F Nascimento

  • Visitante
Re: Travões
« Responder #5 em: 29 de Junho de 2015, 09:19 »
Bom dia.
Meus caros companheiros, por vezes as minhas considerações sobre estas coisas da Sym fazem-me lembrar aquele carro da antiga alemanha de leste que tinha um manual de utilizador que dizia coisas como:
1. Se, com  o frio, a porta não abrir com a chave, é mesmo assim.
2. Se vir sair fumo do motor 5 minutos depois de começar a trabalhar, não se preocupe. Passa logo de seguida.
3. Se ouvir uma espécie de martelada na zona do motor, é mesmo assim. Quando aquecer desaparece o ruído.
Fora exageros, o que acontece é que os discos das Sym levam tempo a acamar as pastilhas que, por sinal, são de má qualidade. Como são material de desgaste rápido, não tem garantia. Os discos, sim. Se estiverem empenados, não exitem em reclamar e pedir novos.
Como sabemos se estão empebados?
A rolar, sem travar, ouvimos um tic,tic,tic, no mínimo ou, mais grave, um roçar mais audível.
Convém observar os discos para ver se as marcas deixadas no metal pelas pastilhas são uniformes.
Se os sintomas descritos não desaparecerem até aos 3500 Kms, aí há gato.
Cumprimentos.

Jorge Moscão

  • Visitante
Re: Travões
« Responder #6 em: 29 de Junho de 2015, 19:00 »
Fico grato pela vossa disponibilidade,o que é certo é que não tem feito, provavelmente também não tenho feito travagens mais bruscas,mas é algo a manter-me atento,visto ela estar a aproximar-se dos 3000 Km logo da revisão é algo que com certeza irei questionar na oficina e darei noticias,um bem haja a todos _convivio_ _convivio_ _convivio_