Autor Tópico: Combustível- surpresas e explicações  (Lida 30482 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #50 em: 25 de Julho de 2015, 09:36 »
A tua análise até ao momento é interessante e pelo menos nas sensações obtidas na condução, já notas diferenças que entendes serem relevantes.

Aguardo a conclusão do teste, para saber depois a tua opinião final.  _pol_

"Quando fizer o resto dos depósitos irei postar aqui mas não me pronunciarem mais sobre isto..."

Pois eu acho que o deves fazer caro Marco, até por via da tua experiência passada e que não se resume a apenas estes testes que agora fazes.  _convivio_.

Incentivar os outros a fazer os testes também por si mesmos e a partilhá-los, é levarmos à sua percepção e entendimento do que escrevemos. Eu pelo menos acho muita pertinência a este tema.
 
Não se apela aqui neste caso à condução económica, mas sim a uma que seja perfeitamente normal e que leve um qualquer companheiro a ter a percepção, em condiçoes de circulação habituais, de qual gosta mais...de qual retira uma resposta mais ao seu gosto, seja no consumo propriamente dito, no rendimento mais expedito do motor ou simplesmente na sua forma de trabalhar.   _pol_

Venham os resultados e conclusão final.  _convivio_. Mesmo que ainda demore, pois esse depósito aliado ao consumo sempre baixo da CBF, leva tempo a ser gasto.. ;)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #51 em: 25 de Julho de 2015, 22:18 »
.. ,pois como referi devido a parvoisse ,septissismo de muitos ,temos de gramar com low cost que não é barata ,nas bombas de marca "normal".
Todos sabem que é tudo feito no mesmo lado ou Sines ou Matosinhos ,depois a dita  aditivacao fará a suposta diferença.
Quando fizer o resto dos depósitos irei postar aqui mas não me pronunciarem mais sobre isto ,cada um usa o que quiser de onde quiser agora se querem poupar,andem  de bicicleta ,não venham dizer que não se nota nada de diferença dos combustíveis, repito a autonomia é muito igual mas o resto....
Continuação de boas curvas...

Marco Neves

A autonomia será o critério mais objectivo com a tecnologia possível, "sentir " o motor melhor, ou "sentir" que responde melhor, é mais no domínio subjectivo, como achar que hoje esteve um pôr do sol bonito. Isso não se discute. Agora a autonomia, como foi testada neste fórum, é um dado concreto e todos fomos confrontados com o resultado. Aliás, no que respeita às simples, já tínhamos as autoridades na matéria a dizer o mesmo.
Se eu tiver sede posso beber água da torneira ou uma jola, a segunda é mais cara, tem outros efeitos, talvez mais agradável, mas para matar a sede qualquer delas servia. Estamos no domínio do gosto de cada um. Como diz o companheiro cada um usa o que quiser, desde que não queiramos convencer os outros da nossa opinião. Eu uso combustível com padrão recomendado pela marca (95) e tão simples quanto possível :)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #52 em: 01 de Agosto de 2015, 17:53 »
A autonomia será o critério mais objectivo com a tecnologia possível, "sentir " o motor melhor, ou "sentir" que responde melhor, é mais no domínio subjectivo, como achar que hoje esteve um pôr do sol bonito. Isso não se discute. Agora a autonomia, como foi testada neste fórum, é um dado concreto e todos fomos confrontados com o resultado. Aliás, no que respeita às simples, já tínhamos as autoridades na matéria a dizer o mesmo.
Se eu tiver sede posso beber água da torneira ou uma jola, a segunda é mais cara, tem outros efeitos, talvez mais agradável, mas para matar a sede qualquer delas servia. Estamos no domínio do gosto de cada um. Como diz o companheiro cada um usa o que quiser, desde que não queiramos convencer os outros da nossa opinião. Eu uso combustível com padrão recomendado pela marca (95) e tão simples quanto possível :)

assim mesmo é que é falar. Não tive ainda oportunidade  de colocar lowcost porque a minha tem entrado na reserva ao pé das bombas BP, mas a Prio que fica na zona vai ter a minha vizita un deste dias só pelas duvidas. Da 95 para a 98 nao ví diferensas, ha quem fale em menos ruido, mais resposta.... numa PCX 125 a coisa deve ser  tão minima.... Resta-me fazer o teste com um deposito de Prio a ver se passo os 330kms com um depósito.
A jóla sabe melhor...mas se não for eu a pagar ehehehhe _Rolley_
_fcp_
 

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #53 em: 01 de Agosto de 2015, 19:42 »
A Prio tem uma gasolina 95 aditivada, a que chamam top, que é mais barata que a simples LOL
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4345
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #54 em: 06 de Agosto de 2015, 19:39 »
Ora o resultado da aditivada 95 foi ....
A média foi ligeiramente mais alta de 2.56 contra os 2.4 da simples.
Aqui a diferença é só na  ligeira melhoria de performance e ruído do motor,falta a 98 para concluir...

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #55 em: 06 de Agosto de 2015, 21:06 »
Ficarei então a aguardar com curiosidade o resultado da gasolina de 98 octanas.
Depois nessa altura logo se verá se a 98 prossegue os resultados alcançados pelas outras...ou não.  ;)

Joaocruz

  • Visitante
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #56 em: 07 de Agosto de 2015, 01:12 »
Nao sei se devo colocar este desabafo aqui neste topico, mas ca vai.
Prende-se com a poupanca real de alguns utentes nas bombas low-cost.
Passo a explicar.
Hoje a moto entrou na reserva e ...como costume e porque fica mesmo a caminho, atestei nas bombas do Jumbo do Almada Forum.
A minha frente um ford fiesta comercial a diesel, que enquanto esteve a espera para abastecer, teve sempre o motor ligado e depois...colocou 10 eur (para ai uns 8 litros) de gasoleo?
E ja nao e a primeira vez que vejo destas!
Alguma vez na minha vida iria estar 5/10/15 min.numa bomba para poupar 10 cent./litro, mas estar a gasta-los ao mesmo tempo ao ter o motor ligado esse tempo?

2cenario.
Ao meu lado um suv (daqueles que devem gastar >>>>10 litros/100) e ...no tejadilho do carro os racks para levar skis( sim, skis de neve...em Agosto).
Entao mas aquele "marmanjo" coloca combustivel low-cost para poupar umas coroas e anda em pleno Agosto com os racks dos skis no tejadilho do carro? Esse acesorio, para alem de tornar as viagens em AE muito mais barulhentas, "rouba" entre 0,5 e 1,0 litro/100 aos consumos.
Sou eu que sou Tio Patinhas, ou andamos a mandar CO2 para a atmosfera desnecessaria?
Um abraco,
JpC

Offline Silver

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 274
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #57 em: 07 de Agosto de 2015, 03:21 »
Boas João
Concordo plenamente contigo, do que vale estar no para-arranca tanto tempo, para poupar 2 ou 3 euros, em cada abastecimento? Isto dará para um mês?
No final do ano serão 25 ou 35 euros de poupança, é uma margem tão pequena, que não dá para o tempo gasto.
Isto é a minha opinião, há quem pense o contrário.
Abraço
Pereira

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #58 em: 07 de Agosto de 2015, 11:47 »
Citação de:  
...no tejadilho do carro os racks para levar skis

Não seria das bicicletas? também tenho um que uso quando saio em férias mais prolongadas.

De qualquer maneira há um aspecto que é relevante, a poupança no combustível por vezes é bem pouca, por exemplo a minha gasta tão pouco que a diferença ao atestar não me pagava um cafézito numa estação de serviço   _lol_.

Só faz sentido discutir o preço se falarmos de consumos elevados  :-?
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

interceptor

  • Visitante
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #59 em: 07 de Agosto de 2015, 12:07 »
Muita gente não sabe poupar e não é só no combustível...

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #60 em: 07 de Agosto de 2015, 15:34 »
Muita gente não sabe poupar e não é só no combustível...


Joaocruz

  • Visitante
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #61 em: 13 de Agosto de 2015, 20:31 »
Noticia de ontem...
A Galp acaba de ganhar o concurso de fornecimento dos combustíveis dos .....hipermercados Jumbo?

Como é que é? Não consegues vence-los, junta-te a eles?

O mais engraçado é que até ao momento era a Cepsa que o fazia.
E parece que a Galp já fornecia as bombas "ditas" low-cost dos combustiveis dos hipermercados Inter-Marche e outra(acho que era o L'Eclerc).

Ah e tal, não coloco nessas bombas pois nunca se sabe a proveniência...

É não é?

Vão roubar para a estrada.... _policia_
Mas espera lá...na estrada já eles andam  _anjo_

Boas curvas,
JpC

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #62 em: 14 de Agosto de 2015, 08:09 »
Penso que é mais uma machadada na defesa da gasolina de marca :) afinal é aquilo que todos sabíamos e os peritos e as entidades que gerem o sector vêm a repetir :)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #63 em: 14 de Agosto de 2015, 09:02 »
Se é a Galp que a fabrica é lógico que a consiga vender mais barata.

Vender á Cepsa e a Cepsa vende ao Jumbo, lógico que fica mais caro.

Seria muito bom que a Galp vendesse as bilhas de gás ao preço que vende em Espanha, quase menos 10 € e vão de cá.

Ladrões 22 € por uma bilha de gás!

João _scp_ _scp_ _scp_ _scp_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

cgomes

  • Visitante
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #64 em: 23 de Agosto de 2015, 22:56 »
A minha Burgman uh125 faz médias de 3 lts com gasolina 98 da BP. As minhas médias são de tanque cheio e não por indicação do sistema.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4345
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #65 em: 24 de Agosto de 2015, 00:32 »
Eu estou quase a terminar o depósito de 98 para concluir, mas afirmo já que ao chegar a meio onde com as 95 marcava 250 km agora marcou 280  mas ainda é cedo...
Foram 20 euros de BP ultimate ...DOI, vamos ver se ainda vale a pena ou se sempre o valeu...

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4345
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #66 em: 26 de Agosto de 2015, 19:33 »
Ora ,como prometido já terminei hoje mais 450 km desta vez com bp 98 .
Desta vez não vi a pressão dos pneus ,levou entretanto uma vela nova e um filtro  de ar de rendimento, aqui penso que haverá alguma influência neste resultado que para mim foi também uma surpresa pois não ouve cuidado em fazer os melhores consumos,ou seja ,em ae é sempre a fundo,andei a 2 ,tive aquele picanso com a pcx,etc.
Como disse isto é um exemplo de que sem dúvida há diferenças nos combustíveis, resta saber na aditivacao como ela é feita e onde pois que só pode vir de 2 sítios em Portugal já todos sabem,que a base é toda a mesma também não há dúvidas.
Em relação a CBF 125 o meu objetivo era ver  as diferenças nas 3 gasolinas disponíveis ,tirar conclusões e revelar aqui o que desde já aviso que não é nada mais nem nada menos que uma OPINIÃO, cabe a cada um fazer o teste e tirar as suas conclusões.
Agradável surpresa foi ao ir novamente a bomba e verificar que mesmo sem cuidado a média foi de ....2.15lt aos 100.
E só fiz estas médias segundo os meus registos com bp 98 ,pois mesmo com outras marcas é sempre acima.
É cara,sim a mais cara do mercado .
Fez mais km? Sim ,há uma diferença de quase 2 LT no que levou en relação as outras  .
A grande questão : vale a pena a diferença nos 10 cêntimos ( depende das bombas ,claro)?
Pois ,não sei ,tenho de fazer bem as contas pois com as novas aditivadas no desempenho  não se nota grande coisa para a 98 mas atenção que a CBF parece limitada pois é a primeira moto que tenho ,faço algumas alterações e ela responde ....calma que isso aqui não dá!!
A vela e o filtro só notei melhor baixa e o mesmo em alta nas Yamaha nem comento a diferença.por vezes tenho ainda muita rpm disponível ,enrolo a fundo e ...  calma...
Ao adquirir está moto já sabia que não era para corridas nem que iria andar perto das velocidades da xcity que nao anda mesmo,foi sim com o intuito de ir para outra marca ,poupar,ter mais diversão,fiabilidade.
Concluindo então que os melhores consumos e por consequência a autonomia foi ,em primeiro a 98 da BP,em seguida a simples repsol,em último a aditivada 95.
Em resposta/performance fica a 98 em primeiro, em seguida a aditivada95 e em último a simples que a mota não puxa mesmo nada de jeito ,dar 100 era quase milagre por ex.
Em preço, aqui todos sabem as diferenças ,coloquei 98 a 1.71,a 95 aditivada a 1.56 e a simples a um pouco menos,ou seja,da simples para a aditivada não vale mesmo a pena pois a poupança não compensa .
Há bombas em que as diferenças não são tão grandes.
Tem sempre de ser tudo bem ponderado e verificado pois podemos pensar que há poupança e na verdade não há.
Espero ter ajudado e reforço que isto é a minha opinião baseada nos meus trajetos diários  na honda CBF 125 com a minha maneira de condução.
Vou ainda postar quanto custa usar  esta mota ao final de um ano no meu dB ,brevemente .
Boas curvas a todos:D:D:D:D:D


Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #67 em: 26 de Agosto de 2015, 19:51 »
Antes de mais, obrigado por teres trazido este tema e relato com o uso dos 3 combustíveis.  _pol_

Quanto ao que li...estou um bocado incrédulo em face dos resultados.  _confuso_. A tua CBF com 98 conseguiu no final uma diferença de 2L face às outras duas???!!!

Sendo esse o resultado do teu teste, significará que a mecânica dessa 125cc aceita muuuito bem a 98, havendo uma gestão do combustível e respectiva combustão, muito mais favorável.  _pol_

Se no caso da minha fizesse menos 2L por depósito com 98 (que infelizmente não faz), eu só punha dessa.  :)

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4345
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #68 em: 26 de Agosto de 2015, 20:13 »
Obrigado,companheiro,
Mais precisamente os LT foram,com 98 :9.96
95 adt :10.96
95 simples 11.80
Isto mais ou menos claro.
Infelizmente a 98 já não há em algumas bombas não compensando andar a sua procura ,posto isto hoje ao atestar  foi com 95 aditivada  e vai continuar assim .
Um aparte,recentemente ao ir ao norte parei na zona da "picha" e só tem simples e 98 e eu perguntei a sra da aditivada e sabem a resposta de uma sra?
"Aqui nas serras o pessoal só usa 98 a outra não rende nada e eu no meu carro só entra 98".
No manual do meu pequeno coreano com 16 anos,0.8cc  referem ,quanto mais octanas melhor para a condução e longevidade do motor e a sua aditivacao é igualmente importante.
É óbvio que isto não é igual para todos os motores ,uns Gostam ,os outros nem por isso.
Posto isto e dadas as circunstâncias agora só meto aditivada

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

cgomes

  • Visitante
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #69 em: 28 de Agosto de 2015, 16:35 »
Eu estou quase a terminar o depósito de 98 para concluir, mas afirmo já que ao chegar a meio onde com as 95 marcava 250 km agora marcou 280  mas ainda é cedo...
Foram 20 euros de BP ultimate ...DOI, vamos ver se ainda vale a pena ou se sempre o valeu...

Marco Neves

Tem dias. Já fiz média com 95 e concluí que tinha feito mais kms mas posteriormente voltei à 98 e obtive resultado idêntico. Agora estou a experimentar 50% de cada. A ver vamos como diz o cego :) Estou a falar de BP
« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 16:37 por cgomes »

vfarias

  • Visitante
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #70 em: 02 de Setembro de 2015, 22:09 »
Vou variando nas octanas mas ainda hoje atestei com 98 a minha S3 na BP do parque das nações e teve de ser porque já estava a andar com os "vapores do deposito". No abastecimento anterior pus 10€ de 95 fiz 250kms. Acho que nao esta nada mal.

Feitas as contas o Lt de 98 estava a 1,599€. Com o cartão de desconto da BP subtraí 6 cêntimos o que dá 1,539. Meti 11,34 lts o que deu 17,45€. Regra geral faço com deposito cheio 350-370 kms sem andar a "pisar ovos". Se fosse com 95€ 1,449€ por Lt - 6 cêntimos, 11,34 lts ficaria por 15,75€ ou seja 1,7€ de diferença a atestar o meu deposito de 12,9 lts.

Nao sou rico (antes pelo contrario) mas diria que num carro e num deposito de 60 ou 80 lts a diferenca faz mossa, porque nao é de apenas 1 ou 2€ por deposito, mas nos nossos pequenos depósitos pareçe me irrelevante mesmo que tenha de atestar 4 ou 5x por mês.

Acho que é preferível do que depois gastar no mecânico.