Autor Tópico: Combustível- surpresas e explicações  (Lida 30485 vezes)

TMaxer

  • Visitante
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #25 em: 22 de Junho de 2015, 22:50 »
Tambem achas que a roupa que Massimo Dutti vende nos saldos é diferente da que estava na loja na semana antes????  _pensador_ _pensador_


Ao fim de semana estao a piscar o olho aos clientes particulares e a combater a concorrencia que dá descontos atraves dos vales dos supermercados, durante a semana tem outros preços pois quem abastece são maioritariamente empresas  _pol_  _pol_

vicente

  • Visitante
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #26 em: 22 de Junho de 2015, 22:54 »
Tambem achas que a roupa que Massimo Dutti vende nos saldos é diferente da que estava na loja na semana antes????  _pensador_ _pensador_


Ao fim de semana estao a piscar o olho aos clientes particulares e a combater a concorrencia que dá descontos atraves dos vales dos supermercados, durante a semana tem outros preços pois quem abastece são maioritariamente empresas  _pol_  _pol_

Claro que é  o mesmo produto, mas aqui não é o caso porque eles não estão lá para perder dinheiro, por isso ao fim de semana abastecem os depósitos com gasolina Lowcost  á segunda feira tornam a atestar  com gasolina aditivada, porque os preços são diferentes, por isso é que eu pergunto que gasolina nós estamos a colocar á segunda feira ??? 50/50% ou 70/30%

 _convivio_

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #27 em: 22 de Junho de 2015, 23:33 »
Claro que é  o mesmo produto, mas aqui não é o caso porque eles não estão lá para perder dinheiro, por isso ao fim de semana abastecem os depósitos com gasolina Lowcost  á segunda feira tornam a atestar  com gasolina aditivada, porque os preços são diferentes, por isso é que eu pergunto que gasolina nós estamos a colocar á segunda feira ??? 50/50% ou 70/30%

 _convivio_

Eu nem me tinha apercebido que havia postos de abastecimento de combustível que faziam isso...  _pensador_

Mas, do ponto de vista técnico, uma bomba pode bombear de dois (ou mais) tanques de combustível, desde que disponha de uma válvula de três (ou mais) vias à entrada. Chegada a hora basta fazer a comutação da válvula. Mesmo assim ficará combustível entre a válvula e a "pistola"... mas poderá ter um volume desprezável...  _pensador_




vicente

  • Visitante
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #28 em: 22 de Junho de 2015, 23:38 »
Eu nem me tinha apercebido que havia postos de abastecimento de combustível que faziam isso...  _pensador_

Mas, do ponto de vista técnico, uma bomba pode bombear de dois (ou mais) tanques de combustível, desde que disponha de uma válvula de três (ou mais) vias à entrada. Chegada a hora basta fazer a comutação da válvula. Mesmo assim ficará combustível entre a válvula e a "pistola"... mas poderá ter um volume desprezável...  _pensador_

Eu só conheço a Repsol com essa politica do fim de semana, mas gostava de saber como fazem, eu não acredito que percam dinheiro, eles devem de abastecer com a Lowcost á sexta feira , para a venderem ao sábado e domingo, e tornar á abastecer na segunda da aditivada para a venderem durante a semana , essa das válvulas a mim não me convence.

Alguém   que saiba que explique !!!

 _convivio_

danielfernandes

  • Visitante
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #29 em: 23 de Junho de 2015, 00:05 »
As diferenças verão/ inverno quanto a mim tem a haver com a temperatura/ humidade do ar aspirado para o interior do motor = a uma combustão melhor ou pior

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #30 em: 23 de Junho de 2015, 08:30 »
Eu tenho carro e mota eléctrica e noto diferenças de consumo na ordem dos 15% entre o verão e inverno. O Inverno aumenta o consumo nas 2 tecnologias quase na mesma proporção. Penso que se deve ao ar frio que é mais denso e provoca maior resistência. Esta resistência pode ser sentida no ruido que o ar provoca no capacete. Com temperaturas de 0 graus o capacete é extremamente ruidoso, com 30 graus não há ruido nenhum. Nao sei se vocês já sentiram estas diferenças no capacete, ou se é só o pessoal das eléctricas por estas não fazerem barulho.
« Última modificação: 23 de Junho de 2015, 08:31 por marcopns »
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #31 em: 23 de Junho de 2015, 09:09 »
Tal como em otros tópicos a que respondi, confirmo a diferença de consumos no verão / inverno. A semana passada de Braga a Loures, percorri +_ 430 km com um depósito. De inverno não ultrapasso os 350km. Penso que se deve ao ar mais quente a misturar-se com a gasolina, assim como a temperatura de funcionamento do motor, pois de inverno em estrada o meu motor nem aquece.
Quanto ao ruído do capacete, vou ficar atento.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

vicente

  • Visitante
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #32 em: 23 de Junho de 2015, 09:37 »
Boas, o tempo de inverno não é igual ao de verão, por isso é natural que se sinta mais o barulho do vento no inverno e tb com o tempo quente possa existir alguma dilatação nos materiais dos capacetes e fique mais estanque e mais ajustado á cabeça , digo eu .

 _convivio_

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #33 em: 23 de Junho de 2015, 10:12 »
Eu tenho carro e mota eléctrica e noto diferenças de consumo na ordem dos 15% entre o verão e inverno. O Inverno aumenta o consumo nas 2 tecnologias quase na mesma proporção. Penso que se deve ao ar frio que é mais denso e provoca maior resistência. Esta resistência pode ser sentida no ruido que o ar provoca no capacete. Com temperaturas de 0 graus o capacete é extremamente ruidoso, com 30 graus não há ruido nenhum. Nao sei se vocês já sentiram estas diferenças no capacete, ou se é só o pessoal das eléctricas por estas não fazerem barulho.
Sim tem influência. O ar frio é mais denso portanto oferece maior resistência. É seguramente um dos mais importantes factores em especial nos carros.
Ar frio na admissão pode ser benéfico  também mas não chega lá para compensar...
O ar frio por ser mais denso dificulta o processo de combustão mas por outro lado o ar frio também é mais rico em oxigénio, vejam os muito falados intercoolers. O sistemas de arrefecimento do motor, também consomem menos como o sistemas de ar condicionado que trabalham mais no frio que no quente.
Um sistema de carburadores simples versus um moderno sistema de admissão com compressores etc....faz toda a diferença claro.
Nas baterias as temperaturas baixas também afectam a performance das mesmas portanto mais um ponto contra.

Boas curvas

Sent from my Moto G using Tapatalk


Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #34 em: 23 de Junho de 2015, 10:13 »
Companheiros como sabem não gosto de participar em discussões sem ter uma base de fiabilidade.

Acabei de contatar a GALP e a informação que me deram foi de:

Existe gasolina high energy 98
          gasolina simples 95

Não existe gasolina de verão nem de inverno.

Ficaram de me enviar por email a informação completa.

Aquilo que eu já sabia á anos da BP pois fui propositadamente ao Marquês de Pombal falar com um Engenheiro responsável pela produção de combustíveis, voltou a confirmar-se.

Para mim encerrado.

João
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #35 em: 23 de Junho de 2015, 10:26 »
Boas companheiro Cross, já agora dá lá aí a tua opinião sobre isto tb que eu já tinha comentado mais acima, mas repito:
 
Essa do terem que limpar para mudar, é o que eu tenho dito aqui várias vezes e ninguém ainda me soube explicar como; por exemplo a Repsol que abastece com gasolina Lowcost para ser vendida ao sábado e domingo (digo eu) e  pergunto;  então e a que sobra ? e a que vendem ´2ª. feira do mesmo depósito, limparam, abasteceram com a aditivada? Pois eu não acredito, aquilo deve de ser uma salganhada .

Quem diz a Repsol diz outras que têm a mesma politica.


 _convivio_
Vicente não me apercebi antes.

Não conheço a política da repsol não ponho repsol normalmente porque sai fora de mão e tenho muitas outras ao pé de casa.

Sobre a mistura não vejo nenhum stress em misturar com ou sem aditivos  se realmente estiverem a fazer isso.
É só uma questão de preço e política deles.
Provavelmente estas a meter na segunda feira sem aditivos e pagas como se tivesse... Quem saberá....


Isto de sem aditivos e com aditivos foi a maior cagada se me permitem o francês, algum legislador jamais fez nesta matéria. Não tem nada a ver com as cores políticas não levem para esse lado é mesmo incompetência.

Até existirem leis sérias que apontem para a transparência de todo o processo vamos sempre a andar a discutir estas coisas.

Até no gasóleo agrícola foi melhor partido que isto!

No fundo é como tudo se vês que estas a ser enganado muda de gasolineira. Também podes pedir explicações a eles.

Boas curvas

Sent from my Moto G using Tapatalk


vicente

  • Visitante
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #36 em: 23 de Junho de 2015, 11:10 »
Isto é só uma dúvida, que ainda um dia  vou fazer a pergunta na repsol, mas por norma não abasteço na Repsol, geralmente como tenho cartão de desconto de 6 centimos/lt. abasteço na BP ou então abasteço de Lowcost na Eclerc .

 _convivio_

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #37 em: 23 de Junho de 2015, 12:56 »
Quanto à amostragem de um abastecimento, isso não quer dizer rigorosamente nada.
Vejam como varia o consumo na minha Xmax 250


O deposito das scooters não é assim tão grande e meio litro a menos ou a mais que se ateste faz muita diferença, para além de inúmeros factores como condução, mais ou menos trânsito e pára-arranca, etc.

Os motores gastam mais gasolina com temperaturas do ar mais baixas.
Um dos parâmetros condicionantes da relação ar/gasolina é a temperatura do ar e a injecção electrónica corrige isso: ar mais frio, maior densidade do ar, mais oxigénio no mesmo volume.

Outro parâmetro é, por exemplo, a pressão atmosférica.

Quanto às gasolinas... fuck it.
É tudo para queimar.
Para ser franco, preocupa-me mais a temperatura da cerveja. Uns 3ºC é como gosto mais.

vicente

  • Visitante
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #38 em: 23 de Junho de 2015, 13:00 »
Boas, Mercurio como sempre aí na tua secção de brinquedos, apresentas estes exemplos de se lhe tirar o chapéu  _lol_  _lol_ _palmas_  , olha qual é a marca desse combustivel ?  _lol_ _lol_

Olhem só para esta figura.... é de partir o côco... _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

 Abraço
_convivio_
« Última modificação: 23 de Junho de 2015, 13:02 por Clemente Vicente »

Offline T. Elório

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2014
  • Mensagens: 563
  • Localidade: Ponte da Bica - Ramada - Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #39 em: 23 de Junho de 2015, 14:27 »

Quanto às gasolinas... fuck it.
É tudo para queimar.
Para ser franco, preocupa-me mais a temperatura da cerveja. Uns 3ºC é como gosto mais.


Bem após tanta coisa dita e que maior parte para mim não interessa para nada, tenho de manifestar a minha total concordância com esta opinião.
Toda a gasolina é para queimar, eu se quero gastar menos ando mais devagar.

Companheiro Mercurio  _palmas_ _palmas_ _palmas_


Cumprimentos _convivio_
HONDA P......ão C......om X......óriço
HONDA FORZA 125 ABS...... JÁ RODA

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #40 em: 23 de Junho de 2015, 15:12 »
E nao é que de repente fiquei cheio de sede? E não só... >:D 8)

Mercurio, que APP é essa? A do spritmonitor para Android é tão fraquinha comparada com a do iOS...
« Última modificação: 23 de Junho de 2015, 15:13 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #41 em: 23 de Junho de 2015, 15:50 »
E nao é que de repente fiquei cheio de sede? E não só... >:D 8)

Mercurio, que APP é essa? A do spritmonitor para Android é tão fraquinha comparada com a do iOS...
Há várias companheiro,eu uso carango para Android onde consigo obter consumos por posto,por gasolina, por tipo de gasolina.
Da ainda para ver qual a mais eficiente segundo os nossos dados

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #42 em: 23 de Junho de 2015, 16:22 »
A app chama-se fuelio
como todas as outras, imagino, podes ver todo o tipo de gráficos,  despesa, manutenção, dados gps e muito mais.
Era paga, agora é grátis sem qq publicidade.

E pin  ups?? Haverá alguma app?

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #43 em: 23 de Junho de 2015, 16:31 »
Aqui falava-se de gasolina de verão e inverno  _confuso_ _confuso_

Onde isto já vai.

João
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #44 em: 23 de Junho de 2015, 17:08 »

Onde isto já vai.


Aparentemente já vai em software que permitirá aprofundar o tema com dados concretos.

Sozinho, ninguém aqui no forum chega a lado nenhum, a troca de dados e experiências pessoais é crucial para a comunidade CPM e é isso que faz o conhecimento geral avançar.

Experiências  suportadas por dados concretos são um valor absoluto em si e isentas de "feelings" ou palpites pessoais, logo o software é uma ajuda preciosa.

O humor é apensa isso, humor.


 

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #45 em: 23 de Junho de 2015, 21:43 »
Acho que vi essa senhora a por gasolina algures em Munique recentemente? Ou foi cerveja no Biergarten!?

https://www.youtube.com/watch?v=FUsTID7ULtw

Também uso o fuelio... E também acho que gasolina é para queimar com um sorriso nos lábios... Umas comem mais que outras...



Divirtam-se que o verão está aí!

Boas curvas

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk
« Última modificação: 23 de Junho de 2015, 23:48 por cross »

Offline Augustus

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2014
  • Mensagens: 20
  • Localidade: èvora
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman-650
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #46 em: 21 de Julho de 2015, 00:55 »
Boas pessoal
Venho dar conta da situação da minha surpresa.
-novo deposito de combustivel de marca branca e de 98 oct. resultado 295,5Km (em média 40 a 50Km mais do que com outros combustiveis).
-dia 21 atestei com combustivel "gal" de 95oct e fiz "somente" 38Km até desaparecer o 1º traço, enquanto com o outro combustivel tal aconteceu aos 50 e 45Km respectivamente.
Sem querer tirar conclusões com 2 depositos de marca branca parece-me que existe alguma tendencia.

Voces não sei que experiencia tem.
De referir que a conduçao é a mesma tentando conciliar o prazer de andar de mota com a poupança de consumos
cumprimentos a todos.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #47 em: 21 de Julho de 2015, 01:30 »
Essa de marca branca terá sido a do Intermarché, companheiro Augustus?


Offline Augustus

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2014
  • Mensagens: 20
  • Localidade: èvora
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman-650
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #48 em: 21 de Julho de 2015, 03:32 »
boas Sapiens 21
Sim foi desse mesmo.
cumprimentos

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #49 em: 25 de Julho de 2015, 08:48 »
Boas pessoal
Conforme prometido e por iniciativa própria já posso dar algum feedback do meu teste aos combustíveis disponíveis no nosso mercado.
Desde já Felicito as alminhas caridosas que se lembraram de contestar a não existência de low cost nas marcas normais!!
Resumindo muito simplesmente comparo isto a coca cola,existe a original e as cópias e como os mais sépticos dizem faz tudo o mesmo.
Pois eu digo, NÃO, não faz tudo o mesmo,tenho feito mais umas pesquisas e encontrei um teste de uma marca conceituada na Inglaterra aos combustíveis com 3 carros diferentes, potências medidas na roda sem pneu,e se num carro de gama baixa eles provam não haver diferença,já num golf não é assim e muito menos num subaru por ex.
Mas não é de carros que venho para aqui falar é sim na minha prática.
Da última vez tinha atestado de 98 marca jumbo nem vi os pneus ,que por sinal não estavam corretos,fiz uma média de 2.5 LT mas está nem contava,pois de seguida verifiquei tudo e atestei de simples 95 ,ah até a sra da marca da bomba disse que só um ignorante é que não sabe que a simples 95 de qualquer marca ou a do supermercado são EXATAMENTE IGUAIS e a qual ela nem aconselha porque é um roubo .
Aqui sim relato uma moto com igual resposta em baixa rpm ou vulgo andamento calmo,mas quando tento leva la ao limite  sabem o que digo??
Que grande M...  De gasolina a mota que já é fraca por si própria ainda fica mais preguiçosa ,morre mais ,dou por mim a enrolar sempre o punho ,a enervar me nas ultrapassagens.
Confirmo a autonomia de ser muito igual  a 98 pois os LT que levou e a média até baixou dos 2.5 para 2.4,mas com aquele tato e resposta nem quero saber desta amostra a que chamam combustível.
Agora está atestada com a nova aditivada da mesma repsol que enchi de simples e no mesmo posto de 95 octanas e vou ver como se porta até fazer os mesmos 450 km ,falta depois a 98 de marca mas aqui está complicado pois devido à ignorância do consumo esta está a ser retirada da maior parte dos postos e é raro apanha-la aqui entre Cascais e Abrunheira o que provavelmente de futuro serei obrigado a usar 95 aditivada .
Irei escrever a repsol ,BP e galp pois quem quer usar combustíveis de qualidade ou seja 98 ou quem a tem como recomendada no manual pelo fabricante ,está feito ,pois como referi devido a parvoisse ,septissismo de muitos ,temos de gramar com low cost que não é barata ,nas bombas de marca "normal".
Todos sabem que é tudo feito no mesmo lado ou Sines ou Matosinhos ,depois a dita  aditivacao fará a suposta diferença.
Quando fizer o resto dos depósitos irei postar aqui mas não me pronunciarem mais sobre isto ,cada um usa o que quiser de onde quiser agora se querem poupar,andem  de bicicleta ,não venham dizer que não se nota nada de diferença dos combustíveis, repito a autonomia é muito igual mas o resto....
Continuação de boas curvas...

Marco Neves
« Última modificação: 25 de Julho de 2015, 08:51 por mpaneves »
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves