Autor Tópico: Combustível- surpresas e explicações  (Lida 30384 vezes)

Offline Augustus

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Combustível- surpresas e explicações
« em: 21 de Junho de 2015, 03:49 »
Boas companheiro
Gostava de partilhar com todos a minha experiencia com os combustiveis que utilizo na minha x max 125.
Como quase todos vos fui experimentando não só as diferentes marcas mas tambem as octanas, e quase sempre sem excepção o resultado era de consumos sempre acima dos 3, tal (3ntre 240 e 260 Km por deposito).
Como as minhas rotinas são de cidade e quase sempre com pendura fui confortado pelos companheiros do forum que não eram maus os consumos.
Agora a surpresa, para a qual peço depois explicações aos entendidos.
-Atestei com marca branca do intermarche  e de 98 oct.
-Cumpri as minhas rotinas habituais.
-Reserva aos 304 Km
-Media 3,0 L/100.

Refiro que por apenas uma vez, e foi a última vez que  atestestei, pelo que ainda não confirmei a surpresa, mas não me contive em partilhar e pedir a vossa opinião antes de voltar a atestar.
Na vossa opinião a que se deve a diferença.
obrigado e cumprimentos
« Última modificação: 21 de Junho de 2015, 08:05 por José Luís Ferreira »

Offline Joao Santos

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Re: combustivel- surpresas e explicações
« Responder #1 em: 21 de Junho de 2015, 06:40 »
Tens de fazer o teste várias vezes para confirmar, mas em cidade é sempre muito difícil.

Muitas contingências podem ter influenciado esse consumo.

João
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Offline JPA

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Re: combustivel- surpresas e explicações
« Responder #2 em: 21 de Junho de 2015, 09:33 »
Tens de fazer o teste várias vezes para confirmar, mas em cidade é sempre muito difícil.

Muitas contingências podem ter influenciado esse consumo.

João

Faço as minhas palavras a do João Santos.

Uma média com um depósito não faz estatística. Tenta pelo menos 3 - 4 depósitos nas mesmas condições  e faz as contas.

Conheces o FUELLY:  http://www.fuelly.com/ , muitos  membros do CPM utilizam esta ferramenta.

Boas curvas
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Offline moto2cool

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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #3 em: 21 de Junho de 2015, 09:50 »
Provavelmente a margem de erro da amostra é superior à diferença verificada, esta margem de erro vai diminuindo com o aumento das vezes que testas. Mas não me surpreenderá que chegues a médias semelhantes em low-cost e de marca. Está de acordo com o que os especialistas referem. Contínuo a defender que os aditivos são um grande embuste de marketing. Como no caso dos medicamentos de marca/genéricos. Apenas o medo incutido nos consumidores justifica a compra do mais caro
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Sapiens21

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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #4 em: 21 de Junho de 2015, 10:22 »
Companheiro Augustus, como estás meu caro.  _pol_  Não te vejo há que tempos.

Um percurso de cidade, mesmo quando feito no mesmo itinerário, tem bastantes condicionantes que acabam por resultar, num depósito cheio, em diferenças suficientes para que a conclusão saia gorada.

Entre p. ex. 2 depósitos, basta haver num deles mais 5 ou 6 paragens num sinal vermelho que obrigue a arranques, acrescendo a isso mais alguns momentos de para-arranca, para que o resultado seja diferente entre ambos os depósitos cheios, não me espantando em ver diferenças de 7-8%....e com isso afectando o resultado final na média de consumo.

vicente

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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #5 em: 21 de Junho de 2015, 11:07 »
Boas,  para quem tem na sua mota ou scooter informação dos consumos, percebe tal como eu percebi, que é muito difícil de fazer médias iguais, basta o motor estar em funcionamento e a mota parada,  tb. quando a colocamos a trabalhar e ficamos ainda a colocar o capacete luvas etc. etc.,  basta apanhar-mos na semana que efetuámos a medição apanhar-mos os semáforos mais tempo fechado, existe um montão d condicionantes para nunca bater certo, acredito mais e aí já ninguém tem dúvidas que omotor com gasolina aditivada fica mais silencioso.

 _convivio_

danielfernandes

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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #6 em: 21 de Junho de 2015, 11:11 »
Talvez as temperaturas mais altas/ temperatura do ar aspirado também ajude a aquecer o motor mais rápido.
Estado o motor quente mais rápido, mais rápido entras naquela fase de funcionamento perfeito do motor.   

Eu de todas as viaturas que tive, tenho ideia que todas consumiam a menos no verão e consumiam mais nos dias de chuva quentes.

vicente

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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #7 em: 21 de Junho de 2015, 11:17 »
Talvez as temperaturas mais altas/ temperatura do ar aspirado também ajude a aquecer o motor mais rápido.
Estado o motor quente mais rápido, mais rápido entras naquela fase de funcionamento perfeito do motor.   

Eu de todas as viaturas que tive, tenho ideia que todas consumiam a menos no verão e consumiam mais nos dias de chuva quentes.

Por acaso esqueceu-me de mencionar isso tb, nas minhas tem existido uma diferença de inverno para verão de 0,5 lts (meio litro) aos 100/kms. , ou seja no verão gasta MENOS esta quantidade.

Na  Integra penso que a diferença não seja tão grande.

 _convivio_

interceptor

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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #8 em: 21 de Junho de 2015, 11:28 »
Até a temperatura do combustível influencia as médias.

vicente

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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #9 em: 21 de Junho de 2015, 11:33 »
Até a temperatura do combustível influencia as médias.

Tb. tb.  _pol_  _convivio_


Offline cross

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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #10 em: 21 de Junho de 2015, 13:50 »
Para ter uma média 'melhor' só aumentando a amostra em termos símples. Portanto quanto maior o número de amostras de consumo mais nível de confiança vamos ter no valor médio.

Aferir o que as nossas máquinas consomem é sempre um processo interessante e muitas vezes surpreendente até.

Factores que afetam o consumo são imensos e não se podem generalizar que se por exemplo num motor apresenta por exemplo um maior consumo em outro diferente pode ser exactamente o reverso.
Exemplos de verão e inverno....

Nota: Existem Gasolinas de verão e Gasolinas de inverno. Não tem a ver com as octanas. Na maioria são quase todas de inverno porque como é mais barata as refinarias tendem a ir de férias nesse período ;)

Que no verão certo motor gasta menos OK, que outro motor no verão gasta mais também está OK. Generalizar que é sempre assim para todos os motores não podemos fazer.

Muitos exemplos já foram dados aqui e dezenas deles mais podem ser enumerados o interessante pelo menos para mim é identificar os factores que afetam isso em cada uma e partilhar essa descoberta para de certo modo aumentar a amostragem e validar as nossas premissas.

Não tenho muito dados na NC (amostra reduzida) portanto números não tenho para justificar o que digo mas a sensação que me dá é no Inverno ou melhor temp a volta dos 10-18 consome menos ou o pelo menos o mesmo, saindo de garagem ou seja uma temperatura de arranque não muito fria que o eventual consumo extra no arranque é compensado com o ar mais rico em oxigénio por ser mais frio quando a circular já com uma temperatura nominal atingida.
Quando temos temperaturas perto dos 40 mesmo que o ar se expanda melhor e mistura fique melhor por isso acho que a centralina não se ajusta também a essa situação.
A programação deve ser a mesma para países do sul como países do norte  o que talvez deveria ser diferente, não só pelo consumo como pela manutenção das máquinas...
 
Boas curvas

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Offline mpaneves

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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #11 em: 21 de Junho de 2015, 14:03 »
E mesmo com motores iguais,mesmos percursos ,etc há diferenças na forma como se conduz...

Marco Neves

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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #12 em: 21 de Junho de 2015, 14:10 »
Gasolina de verão e gasolina de inverno ????????

Com esta é que eu não contava  :-[ :-[ _Rolley_ _Rolley_

João
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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #13 em: 21 de Junho de 2015, 14:31 »
E mesmo com motores iguais,mesmos percursos ,etc há diferenças na forma como se conduz...

Marco Neves
Sim isso estou convicto que o factor mais determinante para o consumo é a forma de conduzir... Sem nenhuma dúvida.

Para evitar que isso afecte os números só com uma amostragem muito grande se conseguiria eliminar ou reduzir este factor.
 

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Offline antoniopat

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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #14 em: 21 de Junho de 2015, 14:48 »
Pois tenho a minha opinião algo formada e na minha só meto 98 do inter pois sempre é mais barata que a dita 95 simples da GALP e outras marcas e não noto perca de rendimento em relação à 95 simples e faz melhores médias com diferenças residuais.

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Offline cross

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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #15 em: 21 de Junho de 2015, 14:49 »
Gasolina de verão e gasolina de inverno ????????

Com esta é que eu não contava  :-[ :-[ _Rolley_ _Rolley_

João
Sim existem.
Basicamente a gasolina de "verão" é menos volátil para que não liberte cheiros e vapores que por acaso os motores não gostam nada e dos riscos envolventes... Ou seja leva aditivos para controlar a oxidação etc....mais caro.
Nem sei se em Sines fazem das duas ainda ou não... Tinham que limpar para mudarem de uma para outra etc...

Não toco nisto há muitos anos mas à coisas que não se esquece pelo menos o básico....



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vicente

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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #16 em: 21 de Junho de 2015, 14:56 »
Sim existem.
Basicamente a gasolina de "verão" é menos volátil para que não liberte cheiros e vapores que por acaso os motores não gostam nada e dos riscos envolventes... Ou seja leva aditivos para controlar a oxidação etc....mais caro.
Nem sei se em Sines fazem das duas ainda ou não... Tinham que limpar para mudarem de uma para outra etc...

Não toco nisto há muitos anos mas à coisas que não se esquece pelo menos o básico....



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Essa do terem que limpar para mudar, é o que eu tenho dito aqui várias vezes e ninguém ainda me soube explicar como; por exemplo a Repsol que abastece com gasolina Lowcost para ser vendida ao sábado e domingo (digo eu) e  pergunto;  então e a que sobra ? e a que vendem ´2ª. feira do mesmo depósito, limparam, abasteceram com a aditivada? Pois eu não acredito, aquilo deve de ser uma salganhada .

É por isso que eu não notava diferença no trabalhar  da minha carrinha como da scooter, tanto na lowcost como aditivada, mas  penso que desde que comecei a  abastecer em bombas que por norma não entra  lá a  lowcost como é na BP e na GALP , já comecei a notar diferenças  quando mudo para a da Eclerc que é Lowcost.

Quem diz a Repsol , diz outras que têm a mesma politica.

 _convivio_
« Última modificação: 22 de Junho de 2015, 22:45 por Clemente Vicente »

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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #17 em: 21 de Junho de 2015, 17:25 »
Obrigado a todos
Eu concordo no geral com todas opiniões e referi q do 1 depósito era insuficiente para conclusões, mas o post foi para partilhar a surpresa uma. Ex q as rotinas são selhantes e os litros atestados e a condução também
Em termos percentuais os 50 km a mais são cerca de 20% de diferença em relação ao habitual
Assim para as variáveis todas semelhantes só mudou foi o combustível.
Hoje atestei novamente no inter, darei novidades em breve
Cumprimentos a todos

Offline cross

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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #18 em: 21 de Junho de 2015, 18:32 »
Essa do terem que limpar para mudar, é o que eu tenho dito aqui várias vezes e ninguém ainda me soube explicar como; por exemplo a Repsol que abastece com gasolina Lowcost para ser vendida ao sábado e domingo (digo eu) e  pergunto;  então e a que sobra ? e a que vendem ´2ª. feira do mesmo depósito, limparam, abasteceram com a aditivada? Pois eu não acredito, aquilo deve de ser uma salganhada .

É por isso que eu não notava diferença no trabalhar  da minha carrinha como da scooter, tanto na lowcost como aditivada, mas  penso que desde que comecei a  abastecer em bombas que por norma não entra  lá a  lowcost como é na BP e na GALP , já comecei a notar diferenças  quando mudo para a da Eclerc que é Lowcost.

 _convivio_
Vicente não digo que não ou que sim que haja salganhadas. Não sei desconheço situações específicas.

Lembram-se a alguns anos atraz que descobriram que por água no gasóleo que a coisa não era muito grave e passava? Era só facturar.... Pois um motor diesel se não for muito até passa, mas a ganância foi tanta que aquilo deu para o torto. Na altura tinham saído os motores diesel multi válvulas, com umas centralinas s mais avançadas... e bumm alguns até foi motor novo! Hoje alguns carros até trazem filtro de água na linha do combustível...

O meu comentário sempre foi sobre no shut down do verão para manutenção na refinaria eles mudarem o processo de uma gasolina para outra.
Sobre a mistura de uma eventual 95 com 98 será residual nas bombas até porque isto são valores nominais...
Nunca ninguém meteu um litro de gasolina num carro a gasóleo para limpar os injectores? Mesma coisa residual......


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« Última modificação: 21 de Junho de 2015, 18:34 por cross »

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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #19 em: 21 de Junho de 2015, 20:55 »
Já o fiz muitas vezes,são dicas antigas, tal como por autolube na gasolina ou diesel para dar o toque. ..

Marco Neves

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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #20 em: 21 de Junho de 2015, 21:07 »
Companheiro CROSS.

Seria muito importante que obtivesses esclarecimentos e informação detalhada junto da GALP sobre essas gasolinas de verão e inverno.

Com um email para a Galp obterás de certeza esclarecimento detalhado e colocas aqui essa informação.

João

Ficaríamos todos esclarecidos e mais informados sobre essas gasolinas especiais de cada época do ano
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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #21 em: 21 de Junho de 2015, 22:46 »
A diferença é simples, a gasolina de verão nao pode levar tantos elementos voláteis e propensos à evaporação quando expostos à temperatura ambiente  _pol_ assim, elementos mais baratos como o butano, o propano, o butanol e o isopropano não podem ser ser usados.

A gasolina de verão tem mais energia do que a de inverno  _pol_


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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #22 em: 22 de Junho de 2015, 22:33 »
A diferença é simples, a gasolina de verão nao pode levar tantos elementos voláteis e propensos à evaporação quando expostos à temperatura ambiente  _pol_ assim, elementos mais baratos como o butano, o propano, o butanol e o isopropano não podem ser ser usados.

A gasolina de verão tem mais energia do que a de inverno  _pol_
Correcto companheiro.

Depois das polémicas do chumbo que se retirou das Gasolinas de todo o mundo (segundo creio) lá veio os benzenos e aromáticos utilizados hoje maioritariamente. Veio também o MTBE    para oxigenar a coisa solúvel em água, incolor, etc... Agora querem substituir o MTBE por álcoóis como o etanol... Enfim uns são tóxicos, outros provocam cancro outros as duas coisas e menos seguros...
O mundo continuará a girar... Os motores vão se adaptar ao que vier de uma maneira ou de outra....

O que era mesmo interessante era os motores eléctricos começarem a ter um papel mais relevante no mercado. Quem sabe se não está mais perto do que se julga....

Boas curvas






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Offline cross

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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #23 em: 22 de Junho de 2015, 22:39 »


Companheiro CROSS.

Seria muito importante que obtivesses esclarecimentos e informação detalhada junto da GALP sobre essas gasolinas de verão e inverno.

Com um email para a Galp obterás de certeza esclarecimento detalhado e colocas aqui essa informação.

João

Ficaríamos todos esclarecidos e mais informados sobre essas gasolinas especiais de cada época do ano

Companheiro, deve existir informação na NET sobre isto. É uma questão de ter tempo para procurar que não tenho muito confesso. Senão sim seria uma boa ideia pedir à GALP informação, como é a gasolina que mais se consome em Portugal e como faz a refinação para praticamente todas as outras marcas como já comentado assim saberíamos algo mais.

Boas curvas

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vicente

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Re: Combustível- surpresas e explicações
« Responder #24 em: 22 de Junho de 2015, 22:43 »

Companheiro, deve existir informação na NET sobre isto. É uma questão de ter tempo para procurar que não tenho muito confesso. Senão sim seria uma boa ideia pedir à GALP informação, como é a gasolina que mais se consome em Portugal e como faz a refinação para praticamente todas as outras marcas como já comentado assim saberíamos algo mais.

Boas curvas

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Boas companheiro Cross, já agora dá lá aí a tua opinião sobre isto tb que eu já tinha comentado mais acima, mas repito:
 
Essa do terem que limpar para mudar, é o que eu tenho dito aqui várias vezes e ninguém ainda me soube explicar como; por exemplo a Repsol que abastece com gasolina Lowcost para ser vendida ao sábado e domingo (digo eu) e  pergunto;  então e a que sobra ? e a que vendem ´2ª. feira do mesmo depósito, limparam, abasteceram com a aditivada? Pois eu não acredito, aquilo deve de ser uma salganhada .

Quem diz a Repsol diz outras que têm a mesma politica.


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« Última modificação: 22 de Junho de 2015, 22:46 por Clemente Vicente »