Autor Tópico: SYM 125i GTS Consumo da bateria  (Lida 7422 vezes)

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
SYM 125i GTS Consumo da bateria
« em: 07 de Dezembro de 2017, 17:14 »
Venho aqui postar esta duvida que tenho, já tinha colocado num poste de um membro sobre baterias, mas resolvi abrir este pois tirei fotos.

A mota este 3 dias parada que foi o fds grande anterior, na 2ª feira para ir trabalhar dei ao start ela deu sinal mas não pegou, dei uma segunda vez a mesma coisa, a 3ª vez lembrei-me de acelerar um pouco e pegou  _pensador_

O resto do dia duas vezes que a coloquei a trabalhar e nenhum problema, cheguei ao fim do dia e coloquei a carga, no dia seguinte dei mais um cheirinho, a noite montei dei ao star e pegou logo.

E assim tem sido, já tinha visto se havia algum consumo anormal da bateria com a mota desligada e tinha, hoje voltei a confirmar e fazer um teste dos fusiveis.

O consumo com a mota desligada é este que julgo ser excessivo, e aqui peço a opinião dos mais entendidos.

24946286_1585008661560966_1511870516_o by Paulo Henriques, no Flickr

Depois ao retirar os fusiveis, foi ao calhas e acertei logo no primeiro, assim que o tirei o multimetro ficou a zeros que foi o fusivel que diz REG.REC. 30A

24946443_1585008741560958_2038956925_o by Paulo Henriques, no Flickr

Alguém sabe-me dizer a que ligações está este fusível e como posso descobrir de onde vem mesmo o consumo, terei de retirar reles e fichas para ir mais a fundo ao problema?  ???_

E qual o consumo que deve ter se é que deve ter.

Tenho um alarme na mota mas tenho um interruptor on off para ele ficar desactivado quando quero para não ter já o problema do consumo.

Offline wime

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 82
  • Localidade: Carcavelos
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS300i ABS/SS
Re: SYM 125i GTS Consumo da bateria
« Responder #1 em: 07 de Dezembro de 2017, 17:46 »
Esse consumo não pode ser considerado exagerado de maneira alguma. São 4 miliamperes de corrente.
Esse consumo deve ser para manter o relógio a trabalhar.
DT125LC-VFR750F-B200-GTS300i ABS/SS

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: SYM 125i GTS Consumo da bateria
« Responder #2 em: 07 de Dezembro de 2017, 17:54 »
Se são 4mA de consumo isso não é nada.
Ao carregares no starter o motor de arranque funcionou normalmente, certo?
Motor com injeção combustível deveria pegar à primeira, esteja o motor quente ou frio, seja inverno ou verão.

Agora se notas o motor de arranque a rodar mais lentamente ou com intermitências pode haver uma falha na carga elétrica, por ex.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: SYM 125i GTS Consumo da bateria
« Responder #3 em: 07 de Dezembro de 2017, 17:55 »


A mota este 3 dias parada que foi o fds grande anterior, na 2ª feira para ir trabalhar dei ao start ela deu sinal mas não pegou, dei uma segunda vez a mesma coisa, a 3ª vez lembrei-me de acelerar um pouco e pegou  _pensador_



Isso nada tem a ver com a bateria, se fosse a bateria se calhar ao segundo start já nem sinal dava, digo eu que não entendo muito disto  _pensador_ _pensador_

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: SYM 125i GTS Consumo da bateria
« Responder #4 em: 07 de Dezembro de 2017, 18:39 »
Isso nada tem a ver com a bateria, se fosse a bateria se calhar ao segundo start já nem sinal dava, digo eu que não entendo muito disto  _pensador_ _pensador_

Pois com a bateria se colocar a trabalhar todos os dias ou com intervalos de dois dias ela pega, mas ao ao 3ª dia noto que a bateria tem menos carga no demonstrador por exemplo, a bateria nem 1 ano tem ainda.

O que noto também é que quando ligo o start a voltagem desde bastante no demonstrador tipo 12,6 para 12,3volt e se não carregar logo no start parece que custa mais a pegar.

Mas numa mota 4mA é normal? Num carro sei que sim mas esse tem muito mais electrónica que uma mota.

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: SYM 125i GTS Consumo da bateria
« Responder #5 em: 07 de Dezembro de 2017, 19:28 »
A bateria está praticamente morta. O problema agrava-se com o tempo frio(sao menos eficientes)

Solução-> bateria nova

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: SYM 125i GTS Consumo da bateria
« Responder #6 em: 07 de Dezembro de 2017, 20:31 »
A bateria está praticamente morta. O problema agrava-se com o tempo frio(sao menos eficientes)

Solução-> bateria nova

Bateria morta  :o ela deve ter uns 7 meses, a não ser que tenham vendido uma bateria marada.

Então e se a bateria tiver marada aceitava 3 tentativas de start, e faz diferença dar um pouco de acelerador antes de dar ao start é que assim pega logo.

O meu receio é comprar outra e o problema manter-se, então acham que tudo desligado os 4mA de consumo é normal.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2017, 20:56 por PSH72 »

Offline filipecduarte

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2016
  • Mensagens: 103
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 300i ABS
Re: SYM 125i GTS Consumo da bateria
« Responder #7 em: 07 de Dezembro de 2017, 21:10 »
Faz o seguinte.
Bateria carregada, desligas da mota. -> Consumo 0.
Esperas os 3 dias.

Ligas tudo novamente e start.
Assim ves se aguenta carga ou não.

Com 7 meses ainda tem garantia.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2017, 21:11 por filipecduarte »
Honda CB250 - Honda NTV650 - Suzuki Burgman UH200 - Kymco Downtown 300i ABS

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: SYM 125i GTS Consumo da bateria
« Responder #8 em: 07 de Dezembro de 2017, 21:38 »
Faz o seguinte.
Bateria carregada, desligas da mota. -> Consumo 0.
Esperas os 3 dias.

Ligas tudo novamente e start.
Assim ves se aguenta carga ou não.

Com 7 meses ainda tem garantia.

Esta já tinha sido trocada pela antiga que deu os mesmos sintomas, por isso acho estranho.

Eu até fiz um corte de corrente ao alarme a pensar que mesmo desligado no comando ele consumi-se por ter os cabos ligados á bateria fiz um corte de corrente e só ligando o corte é que ele tem energia, mas se andar todos os dias pega bem, se tiver 2 dias também, agora a partir do 3 dia dou ao start da sinal não pega, se der um pouco de acelerador pega bem, é aqui que me faz confusão se fosse bateria mesmo que desse acelerador não devia pegar certo?

Amanhã vou trocar a vela, tinha uma NGK e troquei por uma denso e ver se faz diferença.

Nas vossas motas qual o consumo que têm na bateria com tudo desligado?

Offline filipecduarte

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2016
  • Mensagens: 103
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 300i ABS
Re: SYM 125i GTS Consumo da bateria
« Responder #9 em: 07 de Dezembro de 2017, 22:13 »
Pera, então não tens falta de bateria. o motor de arranque dá sempre, so não pega à primeira.
Na minha tambem faz isso, se tiver algum tempo parada, tenho de dar um pouco de acelerador para ela pegar.

Até aos dois dias, ainda tens gasolina na camara de combustao, usa essa para pegar. Mais que isso tens de dar um pouco de acelerador, para a camara volte a encher com nova.

Outro factor é que a evaporação da gasolina é que faz a explosão, com o tempo frio isso é mais dificil...

Trocar a vela, pode ajudar (isso e a bobine) pois passas a ter uma faisca mais forte...

Honda CB250 - Honda NTV650 - Suzuki Burgman UH200 - Kymco Downtown 300i ABS

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Re: SYM 125i GTS Consumo da bateria
« Responder #10 em: 07 de Dezembro de 2017, 23:30 »
Não me parece normal, a minha fica muitas vezes uma semana sem andar e pega sempre á primeira sem dificuldade, das duas uma ou a bateria tem defeito ou tens aí um consumo residual que te vá dando cabo da bateria .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: SYM 125i GTS Consumo da bateria
« Responder #11 em: 08 de Dezembro de 2017, 03:58 »
4mA é uma corrente muito baixa.
Quando voltar a falhar mede a tensão na bateria com o voltimetro.  O da mota não e muito fiável muito menos da um valor em "tempo real" demora um pouco a actualizar.

Quando a bateria esta muito baixa. O motor de arranque nao chega a girar e a bomba de gasolina faz um barulho anormal e ouvem-se uns click...click....

Quanto ao estar parada... pelo menos a minha 125i chega a estar meses parada (com a bateria desligada) e quando a vou por a trabalhar. Liga na primeira tentativa sem ter de estar a dar  acelerador.... portanto pelo menos na versão de injeção isso da gasolina evaporar ja devem ser outras coisas

scarreira

  • Visitante
Re: SYM 125i GTS Consumo da bateria
« Responder #12 em: 08 de Dezembro de 2017, 10:38 »
porque não falas com um electricista auto, deve saber responder-te, se ela morreu por algum motivo foi... não vale a pena andar a inventar...
muito simples ou vais a uma loja de baterias e explicas a situação e eles fazem o teste com uma nova ou vais a uma tertulia de enlatado, combinas com um camarada com uma montada igual e num fim de semana esse camarada desloca-se a tua garagem, trocam de baterias e logo se vê medições consumos e o primeiro arranque do dia... daí tiram se conclusões...

se é assim tão nova é agarrar na factura e ir à loja e accionar a garantia...

 _pensador_ _pensador_
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2017, 10:39 por scarreira »

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: SYM 125i GTS Consumo da bateria
« Responder #13 em: 08 de Dezembro de 2017, 11:59 »
Pera, então não tens falta de bateria. o motor de arranque dá sempre, so não pega à primeira.
Na minha tambem faz isso, se tiver algum tempo parada, tenho de dar um pouco de acelerador para ela pegar.

Até aos dois dias, ainda tens gasolina na camara de combustao, usa essa para pegar. Mais que isso tens de dar um pouco de acelerador, para a camara volte a encher com nova.


É mais ou menos isso filipe, o que noto na minha, agora se evapora a gasolina não sei mas não devia alias ela até dorme na garagem.

4mA é uma corrente muito baixa.
Quando voltar a falhar mede a tensão na bateria com o voltimetro.  O da mota não e muito fiável muito menos da um valor em "tempo real" demora um pouco a actualizar.

Quando a bateria esta muito baixa. O motor de arranque nao chega a girar e a bomba de gasolina faz um barulho anormal e ouvem-se uns click...click....

Quanto ao estar parada... pelo menos a minha 125i chega a estar meses parada (com a bateria desligada) e quando a vou por a trabalhar. Liga na primeira tentativa sem ter de estar a dar  acelerador.... portanto pelo menos na versão de injeção isso da gasolina evaporar ja devem ser outras coisas

Piedade a minha tb é igual a tua, em relação ao motor de arranque ele gira sempre só que na altura não pegou nem na 1ª nem na 2ª vez e a terceira quando dei um pouco de acelerador pegou logo, se fosse a bateria em baixo será que ainda tinha força para a 3ª vez?

porque não falas com um electricista auto, deve saber responder-te, se ela morreu por algum motivo foi... não vale a pena andar a inventar...
muito simples ou vais a uma loja de baterias e explicas a situação e eles fazem o teste com uma nova ou vais a uma tertulia de enlatado, combinas com um camarada com uma montada igual e num fim de semana esse camarada desloca-se a tua garagem, trocam de baterias e logo se vê medições consumos e o primeiro arranque do dia... daí tiram se conclusões...

se é assim tão nova é agarrar na factura e ir à loja e accionar a garantia...

 _pensador_ _pensador_

Scarreira ela não tem mais de 7 meses, eu troqueia pela antiga que tb não tinha muito tempo mas o antigo dono disse que a mota esteve muitos meses parada e não tinha desligado a bateria, mas como estava na garantia que falou om o mecanico dele e que trocava a bateria e assim o fiz quando ela começou a dar os mesmos sintomas que a anterior, de modo que não tenho factura para ir novamente reclamar.  Se for a bateria compro outra e ai já tenho factura.

Vou agora a meter a trabalhar a ver, ela está parada desde ontem as 15h15.

Já a foi ter com a minha amante, cheguei ao pé dela dei ao start e pegou logo, fiz um video digam o que acham se está alguma coisa mal ou se é normal.

Inclusive dei varias vezes ao start e pegou sempre  _pensador_, e vejam o promenor de quando desligo e ligo varias vezes a chave a voltagem descem até que estabiliza, e mesmo assim pega logo, mas esteve um dia só parada.

https://www.flickr.com/gp/158758574@N02/8qd6t8
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2017, 13:00 por PSH72 »

Offline ruisimoes

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2017
  • Mensagens: 161
  • Andar e deixar andar, sempre com o vento na cara.
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 350
Re: SYM 125i GTS Consumo da bateria
« Responder #14 em: 08 de Dezembro de 2017, 12:49 »
A Motinhas no domingo passado também não quis pegar, o problema era que estava no bomba de gasolina :-?, e lá foi eu a empurra-la ate a casa 20 minutos depois e a meio caminho de casa, tentei de novo e lá pegou _lool_. Foi ao mecânico e ele disse que era a bateria, para eu andar um pouco mais, ela esteve parada 3 dia _Rolley_, eu ando 28 Km todos os dias tenho que carregar a bateria _Rolley_.
O Vadiagens.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: SYM 125i GTS Consumo da bateria
« Responder #15 em: 08 de Dezembro de 2017, 13:10 »
Só agora vi que o video não descarregou por completa, tive de o dividir em duas partes

https://flic.kr/p/ZWfKLz

https://flic.kr/p/ZWfSUx

scarreira

  • Visitante
Re: SYM 125i GTS Consumo da bateria
« Responder #16 em: 08 de Dezembro de 2017, 14:11 »
só mais um esclarecimento, não me lembro se já disses-te à quanto tempo tens a moto, mas chegas-te a ir ao fim de semana cpm na praia da vieira? ou já alguma vez fizes-te uma viagem longa? isso as vezes resolve nas baterias...

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: SYM 125i GTS Consumo da bateria
« Responder #17 em: 08 de Dezembro de 2017, 15:29 »
só mais um esclarecimento, não me lembro se já disses-te à quanto tempo tens a moto, mas chegas-te a ir ao fim de semana cpm na praia da vieira? ou já alguma vez fizes-te uma viagem longa? isso as vezes resolve nas baterias...

A mota é de 2015 tenho a 1 ano, o único encontro foi o de sintra no passeio nocturno, e costumo as vezes dar umas voltas de 50km ou mais mas nunca mais de 100km até ao momento mas faço pouca cidade, é percursos de 8km media de 20 por dia.

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: SYM 125i GTS Consumo da bateria
« Responder #18 em: 08 de Dezembro de 2017, 20:44 »
3 dias e muito pouco tempo para uma bateria descarregar ao ponto da mota nao pegar.
Ou a bateria esta nas ultimas ou tem algum problema electrico.
O mais provavel e ser a bateria se esta ja tiver algum tempo

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: SYM 125i GTS Consumo da bateria
« Responder #19 em: 08 de Dezembro de 2017, 21:00 »
3 dias e muito pouco tempo para uma bateria descarregar ao ponto da mota nao pegar.
Ou a bateria esta nas ultimas ou tem algum problema electrico.
O mais provavel e ser a bateria se esta ja tiver algum tempo

Pois não sei piedade por isso vim pedir a vossa opinião, viste os 2 videos que fiz hoje?

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: SYM 125i GTS Consumo da bateria
« Responder #20 em: 08 de Dezembro de 2017, 22:28 »
Não vi nada de errado no video... tenta apanhar em filme uma dessas situações em que ela não quer trabalhar

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: SYM 125i GTS Consumo da bateria
« Responder #21 em: 09 de Dezembro de 2017, 00:16 »
Não vi nada de errado no video... tenta apanhar em filme uma dessas situações em que ela não quer trabalhar

Pois tenho de filmar quando voltar acontecer isso.