Autor Tópico: "Engatar" a velocidade elevada?  (Lida 6466 vezes)

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dcaldinhas

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"Engatar" a velocidade elevada?
« em: 12 de Outubro de 2010, 17:27 »
Visto ser a minha primeira mota com transmissão por variação contínua, gostava que me explicassem uma coisa:

- Visto que as scooters só "engatam" quando se atinge uma certa rotação, imaginem que vamos numa descida e por algum motivo a sccoter abranda de tal modo que desengata. Depois deixamos ir ao ralenti até atingir uma velocidade considerável. Entretanto ela vai em "ponto morto" e queremos engatar. Aceleramos. O que acontce?

Tito77

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Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #1 em: 12 de Outubro de 2010, 17:34 »
Na minha, nota-se perfeitamente a engatar, dá um pequeno solvanco, mas nada que prejudique a condução.

Offline sepossivel

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Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #2 em: 12 de Outubro de 2010, 17:34 »
 _pensador_ _pensador_ _pensador_   Estranho algum  dos companheiros conseguiu colocar a moto em ponto morto? lol
 


A minha se eu deixar de desacelerar ela simplesmente vai reduzindo de velocidade até parar.. nada de pontos mortos .....


Serei só eu ?
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dcaldinhas

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Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #3 em: 12 de Outubro de 2010, 17:38 »
_pensador_ _pensador_ _pensador_   Estranho algum  dos companheiros conseguiu colocar a moto em ponto morto? lol
 


A minha se eu deixar de desacelerar ela simplesmente vai reduzindo de velocidade até parar.. nada de pontos mortos .....


Serei só eu ?

Ponto morto / desengatada / sem transmissão do motor para a roda traseira... como lhe queiram chamar  _careta_ _careta_

ZEV

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Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #4 em: 12 de Outubro de 2010, 18:50 »
A minha desengata (e depois embala) com relativa assiduidade (eu já conheço os semáforos do meu trajecto diário, e vou poupando os travões).

Mesmo a velocidades mais altas (a descer o túnel do marquês), nunca tive sensação de que ela fizesse "travão-motor" ao re-engatar, apenas um ligeiro solavanco.


No entanto, se com a tua sentires isso, a melhor forma será rodar logo bastante o punho, para que a transmissão «saiba» que queres acelerar e já esteja pronta para rodar depressa...

TOG

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Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #5 em: 12 de Outubro de 2010, 20:11 »
A minha também só desengata abaixo dos 20 kms/hora, até aí o motor vai reduzindo mas sempre engatada e é só acelerar.

Offline cristina

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Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #6 em: 12 de Outubro de 2010, 22:18 »
A minha dá um bom solavanco, e evito sempre deixar que ela desengate  _polb_  não gosto nada  :(




Offline Paulo Varela

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Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #7 em: 12 de Outubro de 2010, 22:29 »
Eu penso que a minha desengata às 2000 rpm... não posso precisar...
Mas evito. Não gosto pois parece que estou a dar um safanão à correia.
Por sorte a Majesty trava muito bem com o motor. E consigo controlar as travagens antes dela desengatar...
« Última modificação: 12 de Outubro de 2010, 22:49 por Paulo Varela »
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Bonneville Street Twin - Ducati Monster


dcaldinhas

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Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #8 em: 12 de Outubro de 2010, 22:47 »
A minha dá um bom solavanco, e evito sempre deixar que ela desengate  _polb_  não gosto nada  :(

Ora aí está, ainda não fiz com a minha, mas foi o que pensei... _pol_
Provavelmente se o piso estiver molhado ou escorregadio a roada traseira até deve patinar.


...Não gosto pois parece que estou a dar um safanão à correia.

E deve ser isso mesmo que acontece.

Offline Carlujo

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Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #9 em: 12 de Outubro de 2010, 22:55 »
A minha dá o mesmo safanão, nunca reparei a que velocidade ou rotação. Mas tento evitar que aconteça, quando abrando por existir uma lomba, por exemplo, nunca deixo baixar muito a rotação. Quando isso acontece transmite uma sensação de falta de aderência e insegurança, tal como nos enlatados.
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Offline Pardal

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Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #10 em: 13 de Outubro de 2010, 00:02 »
Companheiros lamento.. :( .. informar que quem tem scooters com variador tem de se habituar a conduzir com esse "defeito", também conhecido por travão motor. A excepção é a famosa Suzuki Burgman 650 onde o condutor pode escolher o modo de transmissão.
 Não há maneira de evitar o desengatar muitas vezes quando precisamos, e somos obrigados a travar em piso onde seria aconselhável nem tocar nos travões. Já apanhei alguns sustos nos empedrados das colinas de Lisboa, o ABS tem me ajudado nesses apertos.
A velocidade/rotação a que se dá o desengate varia de scooter para scooter, com a experiência tentamos manter o engate dando aceleradelas.. _pensador_ ..mas é um sufoco se a calçada está molhada... :P ...recomendo velocidades baixas e travar com suavidade e moderação... _pensador_ ...também podem comprar uma scooter com ABS.... _rir_
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paufer

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Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #11 em: 13 de Outubro de 2010, 12:56 »
Viva companheiros

Subscrevo a maioria do que foi já foi dito...acrescento que no meu caso entra em "roda livre" às 2000 RPM. Com tempo seco já experimentei (em descida ecentuada) rolar sem transmissão engrenada até aos 60 km/h. A Burgman dá sempre um "saltinho" quando engrena, mas nada exagerado.

Abraço

neves

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Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #12 em: 13 de Outubro de 2010, 13:20 »
Hoje também tomei atenção para ver a partir de que velocidade é que ela "engata"... 20 km/h, com o tal solavanco. Como isso não deve ser nada bom para o material, vou evitando deixá-la desengatar quando não é mesmo para parar (ex: semáforos).

Cumps e boas curvas  _convivio_

nunoc

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Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #13 em: 13 de Outubro de 2010, 13:47 »
Hoje estive a reparar e a minha "engata" às 2000.
Mas eu sem me dar conta disso, já me habituei a manter sempre um bocado de acelerador e a travar ao mesmo tempo, principalmente nas descidas lentas.

eucurto

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Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #14 em: 14 de Outubro de 2010, 09:26 »
Eu se pudesse até preferia escolher qd queria desengatar e até desligar o motor...
Não vejo qualquer problema eu andar com a mota desengatada a descer. Basta ter o cuidado de acelerar progressivamente para que o "solavanco" nem se note...
Não dispensa cuidados especiais em piso perigoso ao travar.

Offline Joaocruz

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Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #15 em: 14 de Outubro de 2010, 09:56 »
Para não deixar que a moto desengate (na minha Sym GTS 125 é por volta das 3000/4000 rpm), ás vezes o que faço é manter o acelerador na mesma posição (por exemplo, para ela se manter pelas 4500/5000 rpm), mas vou travando. Assim ela vai sempre "engatada" ou não faz o "on-off" que realmente ás vezes chateia.
Não sei é se com isso estrago alguma coisa. Claro que não o faço com o motor a fundo.

Um abraço,

JPC
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miguel de obidos

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Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #16 em: 14 de Outubro de 2010, 15:49 »
Nunca dei pela minha a fazer nada disso.... se o faz não se nota nada.  _Rolley_

nunoc

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Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #17 em: 14 de Outubro de 2010, 15:50 »
Desculpem lá… a correia engata ou agarra?
 _Rolley_ _Rolley_

Offline mpaneves

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Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #18 em: 09 de Dezembro de 2017, 13:43 »
Pode acontecer,dá um esticão daqueles e pouca saúde a embraiagem,mas as vezes acontece... _Rolley_
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