Geral > DIY - Faça você mesmo

[Yamaha] substituição das pastilhas de trás na Xmax

(1/4) > >>

interceptor:
É uma operação bastante simples no entanto se não se sentir à vontade prefira antes conferir esta operação a um profissional. Se mesmo assim preferir insistir em fazer a substituição e correr mal o único responsável será você mesmo.

A minha xmax têm o escape akrapovic e como tal para ter acesso a bomba é necessário desmontar o escape e respectivo suporte. No entanto com o escape original o aceso ao mesmo é feito facilmente.

Desapertar os dois parafusos que suportam a maxila


os parafusos são tambem guias e apenas roscados no inicio



a maxila sai por cima e as pastilhas ficam à vista, é só puxar para si e elas saem facilmente


saem as gastas com aproximadamente 14mk


aproveite para limpar as zonas mais escondidas da bomba e introduza as novas na posição correcta o mais possível encostadas ao disco, só entram de uma forma portanto não há margem para erro


à medida que as pastilhas se vão gastando os êmbolos vão ficando mais saídos e consequentemente o óleo baixa no copo


devem recolher facilmente se empurrarem para dentro à mão


a bomba vai entrar facilmente no local de onde saiu. É fundamental lubrificar os parafusos de fixação do embolo que também servem de guia para a bomba deslizar facilmente


não apertei a bomba com chave dinometrica embora seja aconselhável e o valor de aperto é de 27nm


Antes de arrancarem devem accionar varias vezes a manete do travão de forma a ajustar os êmbolos à pastilha/disco.

O fabricante indica um período de rodagem para o material acamar de 300 km.

Cumprimentos a todos

Sapiens21:
Publicado que está este tópico desde há quase 2 meses, com uma explicação detalhada passo a passo e perfeitamente documentada por fotos que não deixam margem para dúvidas quanto às operações realizadas (e que podem vir a ser úteis aos actuais proprietários do modelo), só lhe encontrei um problema que não poderia continuar a deixar em branco....

Não tem um único aplauso ou palavra de agradecimento pelo trabalho feito...e estas coisas dão de facto o seu trabalho em prol dos outros....

Como tal, aqui vai o meu.... _palmas_ _pol_ _convivio_

Bela explicação, obrigado!

Paulo Jorge Lopes:
 _convivio_ Olá
Tens razão Isaac e peço desculpa mas deve ter sido colocado em algum dia que eu nem cá vim
mas muitos Parabéns para o Interceptor bom trabalho coisa que eu nem penso em fazer
tenho que confiar a minha menina nas mãos do mecânico para não me sair mais caro mais tarde
é que com o jeitinho que eu tenho com as minhas duas mãos esquerdas a coisa ia ficar feia
 _palmas_  _palmas_  _palmas_
abraços

mapa:
Boas pessoal.

Eu tenho a mota (SYM GTS 125i) desde 11/2014 e vai agora com 10mK, já se sente a travar mais "longe" nas mãos. Como está em garantia não sei se devo/posso eu mesmo fazer a troca.
Mas ainda assim, depois da excelente explicação  _pol_ fiquei apenas com a duvida de: que marca/tipo de pastilhas de travão são aconselháveis e onde podemos adquirir as mesmas.

Porque se a troca não implicar perda de garantia vou ser eu a tratar. no carro já o faço à anos, ou desde de que tenho carro, + 20 anos, logo isto não pode ser mais difícil.

Boas curvas a todos.  scooter_  _scp_

TMaxer:
Só agora vi este tópico e queria dar os parabéns ao Pedro  _palmas_ Pela elaboração e clareza do mesmo  _pol_

Seria ótimo se conseguíssemos elaborar uns mini tutoriais mecânicos dos modelos mais comuns cá no Cpm  _pol_

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa