Autor Tópico: Troca de Pneus Honda PCX  (Lida 12748 vezes)

Offline MLDA

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 38
  • Localidade: Guarda
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Troca de Pneus Honda PCX
« em: 12 de Junho de 2015, 12:36 »
Olá Companheiros
Sendo possuidor de uma Honda PCX de 2011, na qual, logo no inicio montei pneus Michelin City Grip, tendo presentemente quase 15K Kms, e estando dentro de pouco tempo a necessitar de trocar o pneu traseiro, que tem a medida de 100/90-14”, venho pôr a questão, sabendo ser ilegal, mas se a estrutura da scooter permite colocar lá um pneu com a medida 110/90-14” ou 110/80-14”.
Cumprimentos _convivio_
Honda PCX-Abril 2011/Outubro 2015 ... 15875Kms
Honda Forza 125 ABS-Outubro 2015 ...

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #1 em: 12 de Junho de 2015, 13:05 »
Largura de jantes/pneumáticos maior e igual à frente e atrás... _pensador_

Mesmo já tu sabendo que será ilegal essa alteração, acredito ainda assim que passe quase despercebida às autoridades. De qualquer forma tenta aconselhar-lhe junto de uma casa de pneus ou num concessionário da marca se estruturalmente o espaço para as jantes comportará sem problemas essa alteração. Estamos a falar de um aumento de +/- 10-15%.... scooter_

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #2 em: 12 de Junho de 2015, 23:20 »
ja vi videos no youtube em que puseram um 140.... ehehehehhe justinho. Quanto á ilegalidade, é sempre arriscado mas numa stop normal acho que nem se repara nisso, só mesmo numa concentração onde o objetivo é esfolar... se é que me fiz entender  _Rolley_
_fcp_
 

Wilaxxx

  • Visitante
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #3 em: 15 de Dezembro de 2015, 17:30 »
Pelo menos cabe, está um vendedor no olx que vende 140/70 r14 e 120/70 r14 para a frente e diz que ambos cabem na estrotura/quadro da mota. Agora não sei é se vale o risco de multa :/ porque eu até gostava de ver a minha com um peneus mais grossinho :D

guiZmo

  • Visitante
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #4 em: 15 de Dezembro de 2015, 17:58 »
Tambem ando a ponderar aumentar as medidas...

Mas como nao ando em cabos da roca e afins... é so casa trabalho, trabalho casa e voltinhas.. acho que até arrisco...

Ang3lo

  • Visitante
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #5 em: 16 de Dezembro de 2015, 10:26 »
Qual a vantagem de se fazer esta alteração?

guiZmo

  • Visitante
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #6 em: 16 de Dezembro de 2015, 11:07 »
Qual a vantagem de se fazer esta alteração?

Referes-te a pneus? ou medidas?

Ang3lo

  • Visitante
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #7 em: 16 de Dezembro de 2015, 11:31 »
Relativamente ao aumento das medidas do pneu.

Wilaxxx

  • Visitante
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #8 em: 16 de Dezembro de 2015, 11:37 »
Relativamente ao aumento das medidas do pneu.
Tens mais contacto de borracha no chão por isso supostamente deveria ter mais aderencia, agora a minha dúvida é na chuva/estada encharcada pois a superficie de contacto aumenta logo num lencol de agua teoricamente é mais propício a aquaplanaguem,

Digo supostamente pois com o aumento de apenas uma medida de pneu não sei se a difença seja assim tão notoria para arriscar a multa, mas isto é só a minha forma de pensar.

guiZmo

  • Visitante
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #9 em: 16 de Dezembro de 2015, 11:43 »
Ao teres mais aderência de pneu, tb vais ter mais escoamento...

Se fizeres uma utilização "normal" da mota, penso que nao terás problemas. Agora se andares em sitos onde há fiscalizações apertadas, não aconselho.

Eu vou mudar de pneus, e vou aumentar 1 medida à frente e 2 medidas atrás.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #10 em: 16 de Dezembro de 2015, 13:22 »
Penso que a qualidade do pneu e o desenho dos sulcos é mais importante que a largura, de qualquer maneira fico na expectativa da tua opinião depois de mudares ( embora não ponha essa hiótese para mim)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Wilaxxx

  • Visitante
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #11 em: 16 de Dezembro de 2015, 13:47 »
Penso que a qualidade do pneu e o desenho dos sulcos é mais importante que a largura, de qualquer maneira fico na expectativa da tua opinião depois de mudares ( embora não ponha essa hiótese para mim)
X2  :P

Tambem vou ficar a espera de feedback :P

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #12 em: 23 de Dezembro de 2015, 17:58 »
Existe algum resistente como eu com pneus de origem numa de 2015?? quais são as queixas? Eu como maçarico nas duas rodas não encontrei...mas tambem não tenho como comparar porque nunca tive outros!  _pol_
_fcp_
 

JoãoNunes

  • Visitante
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #13 em: 23 de Dezembro de 2015, 18:16 »
Existe algum resistente como eu com pneus de origem numa de 2015?? quais são as queixas? Eu como maçarico nas duas rodas não encontrei...mas tambem não tenho como comparar porque nunca tive outros!  _pol_

Eu por enquanto também faço parte do grupo dos resistentes, mas não por muito tempo pois a minha menina está agora com 3850 kms e na próxima revisão vai levar uns Michelin  citygrip. Já apanhei uns quantos sustos com os pneus de origem, nunca nada de grave mas agora surgiu a oportunidade de trocar de pneus e como só ouço bem sobre os Michelin vou trocar para ver se noto uma grande diferença,  sabendo de antemão que os IRC de origem não são grande coisa principalmente em piso molhado.

mslopes

  • Visitante
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #14 em: 23 de Dezembro de 2015, 18:19 »
Eu por enquanto também faço parte do grupo dos resistentes, mas não por muito tempo pois a minha menina está agora com 3850 kms e na próxima revisão vai levar uns Michelin  citygrip. Já apanhei uns quantos sustos com os pneus de origem, nunca nada de grave mas agora surgiu a oportunidade de trocar de pneus e como só ouço bem sobre os Michelin vou trocar para ver se noto uma grande diferença,  sabendo de antemão que os IRC de origem não são grande coisa principalmente em piso molhado.



Atenção que, pelo que dizem, esses Michelin são muito bons enquanto são novos. Depois de algum uso tornam-se muito rijos e "manhosos".

Eu também vou agora trocar de pneus, e já várias pessoas me aconselharam os Dunlop ScootSmart  ;)

Informa-te bem.  scooter_

mslopes

  • Visitante
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #15 em: 23 de Dezembro de 2015, 18:20 »
Ao teres mais aderência de pneu, tb vais ter mais escoamento...

Se fizeres uma utilização "normal" da mota, penso que nao terás problemas. Agora se andares em sitos onde há fiscalizações apertadas, não aconselho.

Eu vou mudar de pneus, e vou aumentar 1 medida à frente e 2 medidas atrás.


Já fizeste essa mudança? Se sim, mete umas fotos e preços sff  _Rolley_

Wilaxxx

  • Visitante
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #16 em: 30 de Dezembro de 2015, 11:55 »
eu tambem fasso partes dos resistentes da IRC mas tenho muito medo destes peneus a chuva. agora com a revisão dos 4000km tambem quero mudar os peneus :D

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #17 em: 30 de Dezembro de 2015, 12:24 »
Tenho ideia que dos principais concorrentes (a saber, Dunlop ScootSmart, Michelin CityGrip, Bridgestone Battlax SC e Pirelli Diablo Scooter) os mais baratos serão os Dunlop, e para mim os que oferecem a melhor relação desempenho/preço/durabilidade.

Os Michelin duram muito, mas é sabido que a partir de um certo ponto ficam "duros" e quando chegam a esse ponto não são melhores que os IRC de origem. Os Pirelli serão os melhores em termos de desempenho, mas são caros e o feedback que tive é que são claramente os mais propensos a desgaste! Mas para quem curva agressivamente não deve escolher outros! Os Bridgestone são recentes, não há ainda muito feedback, mas noutras scooters tem tido excelentes opiniões mas são mais caros que os Dunlop...

Os Dunlop que montei na minha PCX 2010 eram excelentes a seco e molhado, e após cerca de 4.500 km com eles não apresentavam sinais visíveis de desgaste, pelo que penso que fariam 12.000 a 15.000 km nas calmas. E foram a minha escolha para a X-Max, um scooter com outras características e desempenho, e não podia estar mais contente!

Decidam bem, mas não se esqueçam que os pneus são os responsáveis pelo contacto com o solo, e o barato sai caro...
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2015, 12:27 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #18 em: 30 de Dezembro de 2015, 14:30 »
Tenho ideia que dos principais concorrentes (a saber, Dunlop ScootSmart, Michelin CityGrip, Bridgestone Battlax SC e Pirelli Diablo Scooter) os mais baratos serão os Dunlop, e para mim os que oferecem a melhor relação desempenho/preço/durabilidade.

Os Michelin duram muito, mas é sabido que a partir de um certo ponto ficam "duros" e quando chegam a esse ponto não são melhores que os IRC de origem. Os Pirelli serão os melhores em termos de desempenho, mas são caros e o feedback que tive é que são claramente os mais propensos a desgaste! Mas para quem curva agressivamente não deve escolher outros! Os Bridgestone são recentes, não há ainda muito feedback, mas noutras scooters tem tido excelentes opiniões mas são mais caros que os Dunlop...

Os Dunlop que montei na minha PCX 2010 eram excelentes a seco e molhado, e após cerca de 4.500 km com eles não apresentavam sinais visíveis de desgaste, pelo que penso que fariam 12.000 a 15.000 km nas calmas. E foram a minha escolha para a X-Max, um scooter com outras características e desempenho, e não podia estar mais contente!

Decidam bem, mas não se esqueçam que os pneus são os responsáveis pelo contacto com o solo, e o barato sai caro...


E está tudo dito... _palmas_

Ainda que a nova PCX traga agora uns pneus IRC mais macios e de alguma forma melhores na sensação de segurança proporcionada (face à geração anterior)....os Dunlop ScootSmart parecem ser uma óptima escolha logo que os montados de série sejam trocados.  :)

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #19 em: 30 de Dezembro de 2015, 22:01 »
Na empresa onde trabalho tenho 6PCX das novas com os "famosos" IRC que não valem nada _thumbdown_

Eu na minha PCX de 2013 tenho ao fim de quase 30000kms os IRC de origem e só posso dizer muito bem deles, claro que em dias de chuva não há milagres e já são muitos kms com os mesmos pneus, atrás tenho os CityGrip e não os trocava pelos Dunlop  _Rolley_

A PCX realmente foi projectada para ser a melhor scooter citadina do Mundo, baixos custos de manutenção e excelentes prestações/consumos

Em relação ao companheiro(s) que querem aumentar a medida dos pneus _lol_ _lol_ não se esqueçam de comprar também uma nova correia pois esta vai ter um maior desgaste, etc... preparem-se para estragar o que é bom ;)


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #20 em: 30 de Dezembro de 2015, 22:26 »
Olá companheiro Panda,  _pol_

Em que medida achas os novos IRC inferiores aos colocados na geração anterior?

Duração? Desempenho em curva? Grip?

Da duração ser menor, essa não tenho a menor dúvida...

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #21 em: 30 de Dezembro de 2015, 22:53 »
No desempenho/aderencia, em termos de durabilidade não consigo confirmar pois a PCX com mais kms tem cerca de 6000 _Rolley_

Quero só fazer uma chamada de atenção para a pressão dos pneumáticos que no caso dos IRC  (e todas as marcas) influência  em muito o comportamento.
Eu pessoalmente utilizo mais 0,1 bar do que recomenda o manual ;)

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #22 em: 30 de Dezembro de 2015, 23:59 »
A minha PCX é de 2015. Eu nunca tive outra mota, nem outros pneus. Recuso acreditar que haja pneus piores que estes. Hoje tive que descer do palácio da ajuda para Belém... Com esta chuva. Acho que metade do caminho foi feito de lado, parecia que tava em cima de um par de skis. Estes pneus são mesmo mesmo mesmo maus, mas estão pagos e enquanto durarem...  scooter_


Edit: Para quem não conhece a zona, é em parte paralelos, com carris do eléctrico e a desceeeeeeeeeeeeer.... A descer muito  _lol_
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2015, 00:02 por NunoMiguel »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Troca de Pneus Honda PCX
« Responder #23 em: 31 de Dezembro de 2015, 19:44 »
Companheiro Nuno existem para aí uns vídeos da condução de scooters em ziguezague, da Tailândia, de tivesses filmado podias competir com eles na YouTube ;).  Agora a sério, temos avisado aqui que os IRC são perigosos em pouso molhado e que uns tostões a mais na compra de melhores pneus evita uma despesas bem maior em caso de queda, para não falar de danos pessoais que são incalculáveis. Faço votos que não tenhas problemas e faças o inverno ileso,, mas com os IRC a probabilidade de acontecer algo desagradável é maior que com outro dos modelos aqui falados
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"