Autor Tópico: Furto de peça terminal de escape  (Lida 5070 vezes)

Offline pavlov

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 212
  • Localidade: Sesimbra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125i
Furto de peça terminal de escape
« em: 12 de Junho de 2015, 11:39 »
As nossas máquinas (GTS 125i) vêm com uma peça circular  que envolve a parte final da panela do escape. Esta tem apenas um efeito de estético e talvez de proteção de segurança perante o aquecimento do escape.
Hoje na revisão o mecânico perguntou-me pela peça e eu fiquei surpreendido,  porque não me tinha apercebido da sua falta. De seguida informou-me que não sou o primeiro a quem lhe aconteceu isto e que parece que anda aí uma onda de furtos da mesma dado que tem um custo elevado (cerca de de 50€). Basta desapertar 3 parafusos e tchau.
Fiquei sem a dita e espero que não me aconteça o mesmo na protecao lateral (esta parece que é mais barata) mas não estou a ver como evitar.
Fica aqui o alerta.
Boas curvas!



Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk
« Última modificação: 12 de Junho de 2015, 11:43 por pavlov »
Sym GTS 125i (29-07-2014): [0 km; 21.000Km...]; média: 3,0 l/100km
Yamaha FZ6 S2 (24-06-2015):[32.000km; ...]; a rolar com a carta A desde 9/7/2015 ;)

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Furto de peça terminal de escape
« Responder #1 em: 12 de Junho de 2015, 12:06 »
Obrigado pela partilha.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Furto de peça terminal de escape
« Responder #2 em: 12 de Junho de 2015, 12:40 »
É o "preço" de andar na "scooter" mais popular do mercado, pelo menos aqui pelos meus lados.
Uma ideia que lhe sugiro e tentar arranjar parafusos com a mesma rosca (no caso da Sym não sei se é "métrica" ou em "polegadas") mas com uma cabeça diferente. Lembra-se daqueles electrodomésticos que trazem parafusos com encaixe de chave "esquisito", bem diferente dos costumeiros "philips" ou "de fendas"? Mais do que por razões de segurança, é para obrigar  a levar os aparelhos ao representante, às vezes para resolver avarias fáceis.
Não é remédio santo mas será algo que complicará a vida dos "mecânicos" de ocasião.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Furto de peça terminal de escape
« Responder #3 em: 12 de Junho de 2015, 12:52 »
Tudo se furta e já nem é às escondidas....é mesmo à descarada! Mesmo tendo o cuidado de deixar o nosso veículo em locais movimentados e perto de estabelecimentos onde não faltam pessoas a entrar e sair, nos consegue safar de os nossos veículos serem alvo do apetite voraz dos larápios. Ficarem com o que não lhes pertence é algo que ocorre seja dia ou noite...é quando calha e vêm a oportunidade. _martelada_

Offline PePeFerraz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2012
  • Mensagens: 103
  • Localidade: Paço de Arcos
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 - 2019
Re: Furto de peça terminal de escape
« Responder #4 em: 12 de Junho de 2015, 14:35 »
eu também já não tenho a minha peça, mas no meu caso deve ter caido pois andava meio solta....

Nunes

  • Visitante
Re: Furto de peça terminal de escape
« Responder #5 em: 12 de Junho de 2015, 15:14 »
Eu também não tenho a peça. Mas acho que deve ter caído.

Marco46

  • Visitante
Re: Furto de peça terminal de escape
« Responder #6 em: 12 de Junho de 2015, 17:42 »

Soldem os parafusos, pois a dificuldade fica acrescida e por vezes mesmo impossivel. Por acaso tenho de pensar nisso o quanto antes  _pensador_


Jaques

  • Visitante
Re: Furto de peça terminal de escape
« Responder #7 em: 13 de Junho de 2015, 19:40 »
Uns dias antes da MegaCaravana da PVG, desloquei-me a Lisboa à Rua Terreiro do Trigo, estacionei a máquina frente à Alfandega, bastaram 20 minutos e lá foi a tampa do escape (a redonda). Quer-me parecer que estavam de chave na mão à minha espera. Preço 42 aérios.

interceptor

  • Visitante
Re: Furto de peça terminal de escape
« Responder #8 em: 13 de Junho de 2015, 19:53 »
Pelo sim pelo não de vez em quando dêem um aperto em todos os parafusos que encontrarem à vista.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Furto de peça terminal de escape
« Responder #9 em: 13 de Junho de 2015, 21:20 »
E um pingo de solda em cima, como atrás foi referido...

Pelo menos dificulta o furto.  _mau_

Du Art

  • Visitante
Re: Furto de peça terminal de escape
« Responder #10 em: 24 de Junho de 2015, 22:27 »
No outro dia falei com um companheiro sobre este problema e ele levantou uma questão bastante pretinente.

E se os amigos do alheio por raiva por não conseguirem tirar essa peça se lembram de partir um espelho, ou os dois, fazer uns riscos, mandar a mota ao chao porque trocamos os parafusos ou colocamos um pingo de solda?

Fiquei a matutar nisto porque infelizmente é o que acontece muitas vezes.