Eu não sou engenheiro quimico nem estou ligado a esta industria, mas o primeiro passo no processo de refinação é precisamente a "purificação" (limpeza/remoção de impurezas) do petróleo antes de passar à fase destilação (destilação fraccionada, de nome próprio) feita na torre de destilação.Quanto mais "limpo" o petróleo estiver na fase de purificação, menores são os custos desta etapa... ao inverso, se o petróleo estiver mais "sujo" esta primeira fase é bem mais demorada e os custos aumentam bastante.Ora quando a matéria prima é comprada ao preço da chuva (e por preço da chuva quero dizer um preço de 5-10% do preço do barril), o agravamento dos custos desta primeira etapa elevam o custo do produto final que, mesmo assim, fica bastante abaixo do preço dos combustiveis de marca pois, tudo o que é feito após a "purificação" do petróleo tem custos iguais seja de petróleo "limpo", seja de petróleo "sujo".Básicamente, se os custos de refinação daqueles 5% que ficam para trás (transformados em barris) for superior a 5-10% do preço do barril, eles preferem vender ao desbarato.
http://alunosonline.uol.com.br/quimica/refino-petroleo.htmlhttp://www.infoescola.com/quimica/refinaria-de-petroleo/
Não existem refinamentos de vários tipos de petróleo. Tudo se aproveita logo não justifica o que se afirmou inicialmente. Todo o combustível é igual. Cumpre as normas europeias. Depois cada um mete os aditivos que entende (será que metem?).
No gasóleo não da para juntar muita agua por causa da pressão a que funcionam os common-rails e os IBs.... A agua aquela pressão corta e se tivesses esse azar, ficavas logo com um buraco no piston.. isto para não falar que a agua não é comprimível, pelo que ia subir-te a taxa de compressão, o que num motor diesel é perigoso.Na gasolina, sim, podes ter agua e em zonas tropicais onde há grande humidade e muito calor quase de certeza que terás fenómenos de condensação dentro dos tanques E por causa destes fenómenos que geralmente aparece agua nos depósitos tanto da gasolina como do gasóleo, mas geralmente existe filtragem que impede que esta chegue ao motorAcho que ja tinha postado isto, mas aqui na firma, temos o filho de uma colaboradora que faz precisamente o transporte e transfega de combustiveis e a informacao que ele me deu a esse respeito é que carrega dos tanques da Trafaria e depois tanto pode ir descarregar à BP, como à Galp, como ao Jumbo. Ja houve uma altura em que a aditivacao era feita directamente para o deposito na bomba de gasolina, penso que hoje é feito para dentro da cisterna do camiao Isto é um assunto em que cada um tem a sua crença... mas se pensarmos um bocado, isto não é muito diferente do armário dos iogurte nos Hipers... temos os simples de marca branca que são os mais baratos, depois temos outros, com aromas, com fruta batida, com pedaços, liquidos, etc... todos eles ligeiramente mais caros.Penso que ninguem vai achar que os marca branca são feitos com leite azedo porque senão alguém ia morrer e a o Hiper estava metido em trabalhos Na gasolina é a mesma coisa, má gasolina ou gasolina adulterada, para alem de se poder criar um serio problema para o vendedor (hiper) com os clientes, poderia ainda vir a criar problemas legais com a ASAE pois eles fazem fiscalização não só da aferição das bombas como da qualidade do combustivel
Só por curiosidade em relação à mistura com água:http://www.razaoautomovel.com/2015/02/bmw-m4-motogp-safety-car-com-sistema-de-injecao-de-agua