Autor Tópico: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015  (Lida 66839 vezes)

Offline pgomes78

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #150 em: 05 de Maio de 2016, 22:48 »
Eu não sou engenheiro quimico nem estou ligado a esta industria, mas o primeiro passo no processo de refinação é precisamente a "purificação" (limpeza/remoção de impurezas) do petróleo antes de passar à fase destilação (destilação fraccionada, de nome próprio) feita na torre de destilação.

Quanto mais "limpo" o petróleo estiver na fase de purificação, menores são os custos desta etapa... ao inverso, se o petróleo estiver mais "sujo" esta primeira fase é bem mais demorada e os custos aumentam bastante.

Ora quando a matéria prima é comprada ao preço da chuva (e por preço da chuva quero dizer um preço de 5-10% do preço do barril), o agravamento dos custos desta primeira etapa elevam o custo do produto final que, mesmo assim, fica bastante abaixo do preço dos combustiveis de marca pois, tudo o que é feito após a "purificação" do petróleo tem custos iguais seja de petróleo "limpo", seja de petróleo "sujo".

Básicamente, se os custos de refinação daqueles 5% que ficam para trás (transformados em barris) for superior a 5-10% do preço do barril, eles preferem vender ao desbarato.


http://alunosonline.uol.com.br/quimica/refino-petroleo.html

http://www.infoescola.com/quimica/refinaria-de-petroleo/
Pedro Gomes

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pjmartinho

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #151 em: 05 de Maio de 2016, 23:06 »

http://alunosonline.uol.com.br/quimica/refino-petroleo.html

http://www.infoescola.com/quimica/refinaria-de-petroleo/

O primeiro link é mais informativo do que o segundo, mas vem dizer o mesmo que já tinha dito das fases inciais do processo  _pol_

Offline pgomes78

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #152 em: 05 de Maio de 2016, 23:11 »
Não existem refinamentos de vários tipos de petróleo.  Tudo se aproveita logo não justifica o que se afirmou inicialmente.  Todo o combustível é igual. Cumpre as normas europeias. Depois cada um mete os aditivos que entende  (será que metem?).
Pedro Gomes

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Offline mpaneves

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #153 em: 05 de Maio de 2016, 23:14 »
Não existem refinamentos de vários tipos de petróleo.  Tudo se aproveita logo não justifica o que se afirmou inicialmente.  Todo o combustível é igual. Cumpre as normas europeias. Depois cada um mete os aditivos que entende  (será que metem?).
Pois aí também começa a haver dúvidas em alguns casos,com tanta corrupção....
Só não há dúvidas que é refinado ou em Sines ou em Matosinhos para todas as marcas o resto só eles sabem....

 Marco Neves

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Marco Neves

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #154 em: 06 de Maio de 2016, 14:07 »
Se forem à porta da refinaria vêm que todos os camiões de todo tipo de marcas e pinturas ao lado (qualquer que seja a cor que tenham) carregam exactamente pela mesma boca no mesmo sitio do mesmo circuito.
A diferença é que dependendo da encomenda leva os tais "pozinhos" no final, mas só no fim.

Isto quer dizer que nunca é igual e depende de cada camião ou melhor dizer de cada carga.

Se forem sérios leva os tais extras na quantidade devida senão também ninguém dá por isso ou ninguém pode reconhecer que sim tem ou não tem.

É tudo um problema de vontade pelo legislador e não tecnológico.

Podem pôr corantes ou mecanismos de controlo de qualidade mas não  dá  jeito (à muita gente na cadeia de distribuição) ... que o povo saiba.

Sobre o que as distribuidoras fazem antes de chegar às bombas é outra história como também o que se faz no retail na bomba também.
 No gasóleo é só  adicionar um pouco de água e siga para bingo vende se mais um litros.


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TMaxer

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #155 em: 06 de Maio de 2016, 14:31 »
No gasóleo não da para juntar muita agua por causa da pressão a que funcionam os common-rails e os IBs.... A agua aquela pressão corta e se tivesses esse azar, ficavas logo com um buraco no piston..

isto para não falar que a agua não é comprimível, pelo que ia subir-te a taxa de compressão, o que num motor diesel é perigoso.


Na gasolina, sim, podes ter agua e em zonas tropicais onde há grande humidade e muito calor quase de certeza que terás fenómenos de condensação dentro dos tanques  _pensador_


E por causa destes fenómenos que geralmente aparece agua nos depósitos tanto da gasolina como do gasóleo, mas geralmente existe filtragem que impede que esta chegue ao motor


Acho que ja tinha postado isto, mas aqui na firma, temos o filho de uma colaboradora que faz precisamente o transporte e transfega de combustiveis e a informacao que ele me deu a esse respeito é que carrega dos tanques da Trafaria e depois tanto pode ir descarregar à BP, como à Galp, como ao Jumbo. Ja houve uma altura em que a aditivacao era feita directamente para o deposito na bomba de gasolina, penso que hoje é feito para dentro da cisterna do camiao  _pol_



Isto é um assunto em que cada um tem a sua crença... mas se pensarmos um bocado, isto não é muito diferente do armário dos iogurte nos Hipers... temos os simples de marca branca que são os mais baratos, depois temos outros, com aromas, com fruta batida, com pedaços, liquidos, etc... todos eles ligeiramente mais caros.

Penso que ninguem vai achar que os marca branca são feitos com leite azedo  _lol_ porque senão alguém ia morrer e a o Hiper estava metido em trabalhos  _pensador_   Na gasolina é a mesma coisa, má gasolina ou gasolina adulterada, para alem de se poder criar um serio problema para o vendedor (hiper) com os clientes, poderia ainda vir a criar problemas legais com a ASAE pois eles fazem fiscalização não só da aferição das bombas como da qualidade do combustivel  _pol_







Offline José Bairrada

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #156 em: 06 de Maio de 2016, 15:16 »
Cada um terá a sua crença, eu pessoalmente coloco dos dois tipos de combustíveis (Low-cost e marca galp,bp, repsol...), mas confesso que não sinto muito á vontade em abusar nas low-cost, especialmente no Diesel, eu noto diferenças.
Isso de uma cisterna carregar apenas em um bocal e depois ir descarregar tanto em low cost como em marca, tem muito que se lhe diga, pois as cisternas tem capacidade de transportar mais que um tipo de combústivel numa só viagem.
A comparação com as marcas brancas (EDIT: das grandes superficies) será um bom exemplo, pois mal não fará (tenho muitas dúvidas em alguns artigos), mas não acreditarão que a qualidade é igual, pois garantidamente não o é.
« Última modificação: 06 de Maio de 2016, 19:34 por José Bairrada »
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

TMaxer

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #157 em: 06 de Maio de 2016, 17:47 »
uma cisterna tem vários tanques, quando chega a bomba, o funcionário que faz a transfega de combustível apenas esvazia os tanque para dentro dos reservatórios da bomba de combustível...

O método de transferência do combustível é apenas por mera acao da gravidade, o combustível não é bombeado  _pol_



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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #158 em: 06 de Maio de 2016, 22:08 »
No gasóleo não da para juntar muita agua por causa da pressão a que funcionam os common-rails e os IBs.... A agua aquela pressão corta e se tivesses esse azar, ficavas logo com um buraco no piston..

isto para não falar que a agua não é comprimível, pelo que ia subir-te a taxa de compressão, o que num motor diesel é perigoso.


Na gasolina, sim, podes ter agua e em zonas tropicais onde há grande humidade e muito calor quase de certeza que terás fenómenos de condensação dentro dos tanques  _pensador_


E por causa destes fenómenos que geralmente aparece agua nos depósitos tanto da gasolina como do gasóleo, mas geralmente existe filtragem que impede que esta chegue ao motor


Acho que ja tinha postado isto, mas aqui na firma, temos o filho de uma colaboradora que faz precisamente o transporte e transfega de combustiveis e a informacao que ele me deu a esse respeito é que carrega dos tanques da Trafaria e depois tanto pode ir descarregar à BP, como à Galp, como ao Jumbo. Ja houve uma altura em que a aditivacao era feita directamente para o deposito na bomba de gasolina, penso que hoje é feito para dentro da cisterna do camiao  _pol_



Isto é um assunto em que cada um tem a sua crença... mas se pensarmos um bocado, isto não é muito diferente do armário dos iogurte nos Hipers... temos os simples de marca branca que são os mais baratos, depois temos outros, com aromas, com fruta batida, com pedaços, liquidos, etc... todos eles ligeiramente mais caros.

Penso que ninguem vai achar que os marca branca são feitos com leite azedo  _lol_ porque senão alguém ia morrer e a o Hiper estava metido em trabalhos  _pensador_   Na gasolina é a mesma coisa, má gasolina ou gasolina adulterada, para alem de se poder criar um serio problema para o vendedor (hiper) com os clientes, poderia ainda vir a criar problemas legais com a ASAE pois eles fazem fiscalização não só da aferição das bombas como da qualidade do combustivel  _pol_
Sim quando digo água ainda hoje acontece mas de forma mais comedida.  Os carros modernos têm sistemas para filtrar a água e evitar que aconteça problemas.
O que é  facto é  que era prática comum juntar água ao gasóleo era mesmo.

Mais uma curiosidade porque  estas coisas quando se aprende não se esquece nem que seja a muitos anos... posso estar e desactualizado. É relacionado com isso da água e gasóleo misturado.
Acho que ainda hoje em dia existe motores para aplicações de máquinas de grande porte a diesel (ou combustíveis parecidos com gasóleo no método da combustão) que utilizam um processo de mistura de gasóleo e água por emulsão. Ou seja este processo de emulsão não é nada mais que por processos de deslocamento turbulento ou outros atingir uma mistura em que consegue-se uma microgota de água totalmente coberta por gasóleo que depois é injectado com o mesmo processo. Isto é  assim porque os gasóleo e água não  se misturam quimicamente. Como o azeite e o vinagre quando os misturamos muito bem.
Consegue-se atingir reduções de até 80% do fumo preto que são hidrocarbonetos "mal queimados" típico dos diesel e também 30 ou 40% do NOX que agora está na moda. :)
Coisas que com os lobbies do pitrol nunca foram aperfeiçoados.


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pfreire

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #159 em: 06 de Maio de 2016, 22:25 »

TMaxer

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #160 em: 06 de Maio de 2016, 22:55 »
Sim, muitos carros de competição tem injecao de agua... os mais notáveis talvez alguns WRC e carros antigos de turismo que eram sobrealimentados  _pol_ o objectivo é retardar ou eliminar a detonacao...

Offline cross

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #161 em: 07 de Maio de 2016, 08:36 »
Só por curiosidade em relação à mistura com água:
http://www.razaoautomovel.com/2015/02/bmw-m4-motogp-safety-car-com-sistema-de-injecao-de-agua
Este é um sistema diferente do que mencionei antes. Mas de qualquer modo é interessante ver que afinal estão interessados em desenvolver a utilização da água como parte do processo de combustão.
Boas curvas

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meloy

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #162 em: 30 de Junho de 2016, 14:27 »
Seria engraçado "replicar" este teste quando se organiza um passeio CPM ao estilo da N2, e perguntar aos condutores se querem aderir ao teste, assim pode-se ter várias motas com diferentes combustíveis, para depois se poder comparar e obter resultados com amostras maiores para diferentes modelos.