Autor Tópico: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015  (Lida 66867 vezes)

Offline Sapiens21

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TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« em: 06 de Junho de 2015, 16:10 »



Olá caros companheiros,

Trago ao vosso conhecimento um projecto que se encontra em preparação desde há cerca de 3 semanas, e de que apenas alguns companheiros CPM e a Administração/Moderação do fórum têm conhecimento quase desde o seu início.

Como é do conhecimento da população em geral, entrou plenamente em vigor o Decreto-Lei 6/2015 de 16 Janeiro, relativamente à obrigatoriedade dos postos de combustível passarem igualmente a vender a "gasolina simples", que mais em concreto se trata de gasolina Euro Super (IO95) sem aditivação suplementar para além do mínimo necessário ao cumprimento das especificações decorrentes da Lei.
Ou seja, a sua venda veio gerar mais uma oferta de combustível em postos de abastecimento de marca, com um custo mais reduzido na esmagadora maioria dos casos…mas também acabou por levantar naturais dúvidas quanto ao seu efeito prático em termos de desempenho, até porque, como é igualmente do conhecimento geral, a diferença salda-se em pouquíssimos cêntimos por Litro, face àquela que é vendida como aditivida.

Ora isto despoletou pela Internet e meios de comunicação social uma série de informações e contra-informações que, por muito boa vontade que estivesse na sua base e que não coloco minimamente em causa, na verdade pouco ajudou no descortinar concreto da verdade no que respeita ao consumo, sendo este no presente momento um tema na ordem do dia, não só porque a entrada da Lei é relativamente recente, mas também porque nos deparamos regularmente com a presença de diferentes ofertas que podem ou não ter reflexo num depósito cheio.

E aqui entra este projecto propriamente dito, em que faço questão de honrar a chancela de qualidade CPM....dizendo-vos desde já que tomei como uma decisão pessoal que deveria ser um teste o mais ousado, rigoroso, preciso e real que nos fosse possível, levando a que se torne igualmente bastante detalhado e inteiramente documentado desde o seu início.

O teste levará a que se coloquem na estrada 3 unidades (Forza NSS300) completamente iguais, sem acessórios – estado stock, todas com menos de 10.000Kms e sob condições rigorosas que adiante explicarei, mas não sem antes dizer que cada uma delas fará uso de um tipo de gasolina diferente…

Assim, o objectivo será o de se fazer um teste de autonomia muito rigoroso, num só dia, em que cada uma das 3 unidades fará respectivamente uso de:

Unidade 1 - gasolina 95 "simples";
Unidade 2 - gasolina 95 Hi-Energy;
Unidade 3 - gasolina 98 Hi-Energy.

O percurso escolhido tem uma extensão (ida e volta) de aprox. 450Kms no total e, como é nossa pretensão, todos os depósitos se esgotarão antes....sendo o objectivo saber quantos quilómetros farão com cada tipo de gasolina.

No fundo, pretende-se com este teste desmistificar de uma vez por todas se aquilo que nos dizem nos meios de comunicação social, na internet ou que ouvimos aqui e ali, tem ou não efeitos práticos e concretos no terreno…na realidade!  Este teste não irá debruçar-se sobre o complexo tema do desgaste mecânico a longo prazo, com o uso de cada tipo de combustível aqui em teste…. Aqui a clareza e objectivo fulcral deste teste, versa sobre as diferentes autonomias conseguidas com cada um dos combustíveis indicados (a havê-las,claro).

Altamente relevante para este projecto, será o cuidado tido com as unidades que farão o teste de autonomia com os diferentes combustíveis - percurso  ÉVORA » FARO » ÉVORA - e que terão de seguir uma série de situações, já amplamente discutidas e que começam mesmo antes de os modelos iniciarem a marcha:
 
> As 3 unidades, todas com quilometragem inferior a 10.000Kms, estarão completamente stock (escape original, pneus originais, correia original, roletes originais, variador original, etc...), sem top-case ou side-bags e com o vidro de série montado;

> A pressão dos pneus será exactamente igual entre as 3 unidades e colocada no mesmo local e com o mesmo aparelho;

> O último abastecimento antes da realização do teste e que pode ocorrer até vários dias antes, terá de ser feito já com o tipo de gasolina que essa mesma unidade fará uso, por forma a evitar a existência de quaisquer vestígios no depósito de outra gasolina com diferente octanagem da que se fará uso;

> Os depósitos das unidades em teste (Forza’s NSS300) serão atestados até ao topo, com respectivamente gasolina 95 “simples” / gasolina 95 Hi-Energy / gasolina 98 Hi-Energy;

> Havendo diferenças no peso dos condutores (que há mesmo!), far-se-á uso de 1 garrafão de água (colocado debaixo do banco) contendo o peso que dista do condutor mais pesado e assim ficarem todos em condições de igualdade em plena condução;

> Ao longo do percurso haverá uma rotação na liderança a cada 50Kms para evitar que os resultados saiam inquinados por haver sempre um mesmo líder. Haverá assim uma regular alternância nas posições, do início ao fim do teste;

> A velocidade praticada situar-se-á na grande maioria do percurso nos 90-100Km/h, respeitando naturalmente a sinalética de menor velocidade que nos for apresentada ao longo do percurso;

> A distância entre os 3 participantes do teste nunca poderá ser, em qualquer momento, superior a 10-15m, por forma a manter as unidades num andamento com o mesmo regime/velocidade;

> Sempre que houver paragens (em número máx. de 3 ao longo do teste), as unidades serão desligadas ao mesmo tempo e depois repostas em funcionamento também em simultâneo aquando do reinício da marcha. Nestas paragens iremos igualmente trocar entre nós a unidade testada, por forma a evitar qualquer tipo de viciação de resultados por via de um tipo de condução diferente, por mais pequeno que o mesmo fosse;

> O teste será acompanhado por 2 membros CPM que irão, cada um deles, transportar um jerrican com gasolina, por forma a poderem colocar combustível nas unidades de teste, à medida que vão parando por falta de combustível.  Ex. Imaginando que eu levo uma unidade com gasolina **** e sou o primeiro a parar por falta de combustível ao Km 370 (será individualmente documentado em fotografia), serei dessa forma o primeiro a ser alvo de recolocação de combustível suficiente para chegar ao destino;

> Desde o início até ao seu términus, será feito uso de uma aplicação que permitirá acompanhar, em tempo real, o percurso feito por todos os participantes;

O objectivo é assim saber qual o combustível (dos 3 em teste) que na realidade se mostra melhor no seu desempenho de combustão e, consequentemente, mais Kms permite extrair de um depósito totalmente atestado…

Trata-se de algo inédito...pelo menos em 2 rodas não existe nada igual e teremos todo o gosto em partilhar, discutir e debruçarmo-nos com atenção sobre tudo o que este teste envolve.

Tenho a certeza que irá gerar uma discussão salutar em torno deste tema e que pode mesmo ditar a escolha e/ou opção de muitos consumidores, não só motociclistas mas em número muito mais vasto de utilizadores de veículos.
O resultado é neste momento uma completa folha em branco que eu pretendo preencher, documentar e apresentar fotograficamente, desde o início!



NOTA FINAL: O financiamento e facilidades concedidas para a colocação em prática deste teste, numa atitude louvável em prol das iniciativas de âmbito e interesse motociclista generalizado, cabe à Honda Portugal e ao concessionário Motodiana.
« Última modificação: 24 de Junho de 2015, 13:03 por Sapiens21 »

TMaxer

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #1 em: 06 de Junho de 2015, 16:21 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Um teste muito interessante que certamente irá desmistificar alguns preconceitos que existem.


Ja tinha trocado umas MPs com o Isaac e devo acrescentar que este formato está muito, mas muito mais interessante  _pol_ _pol_


Obrigado ao Isaac e à Honda Portugal (e já agora ao simpatico staff e gerencia da MotoDiana) pelo apoio a esta iniciativa inedita  _palmas_ _palmas_


Offline Sapiens21

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #2 em: 06 de Junho de 2015, 16:38 »
POST ONDE SERÃO COLOCADOS OS RESULTADOS FINAIS....

(EDITADO A 28/Junho - ver pag. 5 e 7 deste tópico)
« Última modificação: 28 de Junho de 2015, 19:55 por Sapiens21 »

Offline José Luís Ferreira

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #3 em: 06 de Junho de 2015, 17:23 »

Mais uma excelente iniciativa que irei seguir com muito interesse.  _pol_


EdaSilva

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #4 em: 06 de Junho de 2015, 17:44 »
Fico curioso em saber os resultados.

Excelente iniciativa!


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Offline cross

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #5 em: 06 de Junho de 2015, 17:45 »
Acho uma excelente ideia companheiros!

Permitam me algumas observações!

Nos parâmetros definidos para o teste acho que deveriam equacionar que nenhuns dos condutores deveria saber a priori que combustível tem cada unidade que está a conduzir. Evitar que o sub consciente dê asas a algumas ideias pré concebidas quer queiram quer não sempre acontece. Juntar as características técnicas das maquinas aos dados e resultados do testes seria boa ideia também. :-)

Por outro lado apenas como nota e isto num plano diferente que seria um exercício já muitíssimo mais complicado que creio não é de todo o objectivo deste teste porque afinal os resultados seriam pouco afectados mas que como vão existir comentários certamente a considerar-los  que esta marca de gasolina é melhor que aquela e coisas parecidas como óleos que nada tem a ver com o que se quer aqui fazer!!!

São 3 maquinas diferentes. Apesar de ser o mesmo modelo nunca podemos dizer que não existe diferenças tanto na ciclística como no motor e todo conjunto.... Neste caso só rodando as três maquinas com os três combustíveis e do mesmo lote e por varias vezes conseguiam resultados estatísticos com um nível de confiança mais elevado. Será um bom exemplo para uns testes de laboratório que o governo deveria considerar mandar fazer para entender os efeitos da mer... De leis que fazem e os seus resultados práticos. Conseguiram colocar no mercado uma gasolina em teoria pior porque não tem aditivos e que está ao preço igual que era antes a que tinha aditivos sendo agora mais cara! Mais uma para o lobby das gasolineiras e paga o Zé Povinho!


No final o que interessa realçar é o esforço do Isaac e os demais companheiros participantes que outra vez de uma maneira totalmente desinteressada e em detrimento de estarem com a família (por exemplo) e em prol de algo que acreditam que é este CPM !!!! terem estas ideias e projectos e de os levarem para a frente. Já o outro está sempre a dizer ".....não há almoços grátis e custa a todos...!!!
Do mesmo modo parabéns a Honda e ao concessionário Motodiana em ajudarem a que estes projectos se tornem realidade aproximando os consumidores dos produtos e serviços que comercializam e que por isso também merecem a nossa preferência! ( pelo menos merecem a minha...)

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Offline Sapiens21

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #6 em: 06 de Junho de 2015, 18:03 »
Sim, estou ciente do que mencionas caro Cross.  _pol_

Mas no fundo, até mesmo em unidades completamente novas (zero Kms) podem acontecer pequenas variações no desempenho geral dos modelos.

Não tendo possibilidade de ter 3 unidades em que fossem feitos pré-testes para atestar a sua equitatividade total (se é que tal existe)  :-\, tentarei ser ainda assim o mais escrupuloso possível ao longo deste teste e tentar minimizar, tanto quanto possível, qualquer diferença entra as unidades, por mais pequenas que sejam.  _pol_

Sempre a considerar-te, Cross.  _convivio_

Offline Ferro

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #7 em: 06 de Junho de 2015, 18:55 »
Excelente iniciativa!  _palmas_

Como em qualquer trabalho científico, existem sempre limitações provocadas por motas diferentes, condutores diferentes, entre outros. Tal como diz o Companheiro cross teriam que se replicar as experiências para garantir que todas as motas tivessem acesso a todas as gasolinas várias vezes. No entanto, se quisermos ser ainda mais fundamentalistas do ponto de vista investigacional teríamos ainda que acrescentar, por exemplo, a rotação de condutores pois os estilos de condução também influenciam o consumo... Se todos os investigadores do mundo fossem tão "puristas" nunca teriam testado nada e ainda estaríamos na idade da pedra, pois toda a investigação alguma vez realizada possui sempre algum tipo de limitação...
No entanto, as condições definidas pelo nosso investigador Sapiens21, são perfeitamente plausíveis e contribuirão para uma justa interpretação dos resultados. Claro que os "adeptos" das diferentes gasolinas irão sempre encontrar "defeitos" caso o teste apresente piores resultados para a sua "amada", mas, com bom senso e sentido de rigor, poderão ser tiradas excelentes ilações para quem quiser aproveitar estes resultados para as suas escolhas diárias em termos de gasolinas.

Parabéns mais uma vez Sapiens21!

 _convivio_
« Última modificação: 06 de Junho de 2015, 19:06 por Ferro »


interceptor

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #8 em: 06 de Junho de 2015, 22:39 »
Grande iniciativa Isaac é desta dinâmica que o CPM merece e nós agradecemos _pol_

Offline horacioalgar

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #9 em: 06 de Junho de 2015, 23:18 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ Parabéns pela iniciativa companheiro Sapiens21  _pol_ _convivio_

Offline Sapiens21

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #10 em: 07 de Junho de 2015, 01:20 »
Obrigado pelas vossas felicitações, que faço questão de estender aos companheiros CPM que comigo irão fazer este teste aos combustíveis em unidades Forza NSS300, juntamente com mais 2 "auditores"...que mais não são do que dois membros CPM convidados a fazer parte deste projecto, num total de 5 elementos na estrada.   _pol_


E aqui aproveito para convosco partilhar um dilema que não me sai da cabeça...... _pensador_

Falei com um experiente mecânico na área de motociclismo e que já conheço há alguns anos )pessoa de quem tenho a máxima consideração) e foi-me dito que, mesmo em modelos precisamente iguais (como é o caso), pode perfeitamente existir uma diferença de 1% nos odómetros....basta haver uma diferença de 2mm no desgaste do piso dos pneus entre as unidades em teste.
O que quero dizer com isto, é que hipoteticamente ao Km 250, as 3 unidades podem não estar a indicar precisamente o mesmo... :-\

Posto isto e porque não pretendo que nem esse 1% se intrometa nos resultados, solicito que me indiquem, na vossa opinião, uma boa aplicação para servir como medidor oficial dos Kms percorridos e que será usado por um dos "auditores".
Assim, à medida que as unidades vão parando por falta de combustível, será esse o marcador pelo qual nos iremos guiar.
O Pirelli Diablo Super Biker será um dos melhores para esse efeito?   _pensador_

JViegas

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #11 em: 07 de Junho de 2015, 08:33 »
Não posso deixar uma nota de apreço pelo que tens feito. Obrigado Isaac pela tua dedicação e disponibilidade. Este é um assunto deveras importante para mim, uma vez que o teste irá ser feito aos comandos do mesmo modelo de que sou proprietário. Boa sorte.

Offline mpaneves

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #12 em: 07 de Junho de 2015, 08:40 »
Mais uma excelente iniciativa ,parabéns Isaac  e  honda .
Vou acompanhar isto de perto e como sabem também já fiz os meus testes mesmo agora na CBF e é difícil ver a diferença  pois os consumos tem margens bem pequenas  .
Parabéns e aguardo noticias

Marco Neves

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Marco Neves

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #13 em: 07 de Junho de 2015, 09:18 »
Grande ideia. :D os meus aplausos
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline jiujiman

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #14 em: 07 de Junho de 2015, 10:31 »
Bela iniciativa .
Estou curioso com o resultado
Bora lá desmitificar isto
Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita

Offline Miguel Rosinha

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #15 em: 07 de Junho de 2015, 12:05 »
Parabéns ISAAC por mais um excelente e interessante tópico!
O CPM tem a felicidade de ter um membro como tu, com uma enorme proatividade e sempre na procura de novos e interessantes temas para discussão.  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Por sua vez também de louvar a participação da Motodiana e Honda, que permitem levar a cabo as tuas ideias!  _palmas_ _palmas_ _palmas_

A desmitificação deste tema, é efetivamente importante, uma vez que muito se diz/escreve sem apoio em factos.

Se por um lado este teste poderá revelar uma parte das duvidas, relacionadas como os consumos/desempenhos nos 3 modelos com os 3 diferentes tipos de combustível, há ainda um outro que seria importante, mas que não poderá como é evidente ser feito neste âmbito:
- Qual o impacto que cada um dos tipos de combustível tem nos motores?
- Muito se diz/escreve também sobre os combustíveis não aditivados e os eventuais danos a longo prazo nos motores!

Abraços 

Offline José Luís Ferreira

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #16 em: 07 de Junho de 2015, 12:23 »
(...)
Posto isto e porque não pretendo que nem esse 1% se intrometa nos resultados, solicito que me indiquem, na vossa opinião, uma boa aplicação para servir como medidor oficial dos Kms percorridos e que será usado por um dos "auditores".
(..)

Na minha opinião não é assim tão fundamental o rigor da medida da distância percorrida para o objectivo do teste.

Não sei qual a metodologia que vão adoptar quando uma das Forza parar por falta de gasolina. Pararão todas?, "auditores" incluídos? Então talvez seja suficiente escolher uma das motos dos auditores para ser a referência "oficial" da distância percorrida; ou então podem usar a média da distância registada nas motos dos dois auditores.

Enfim... é uma opinião. :)


TMaxer

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #17 em: 07 de Junho de 2015, 12:58 »
Como vao todas fazer o mesmo percurso ao mesmo tempo penso que a questão de qual está a medir os Kms correcto é pouco significativo.


Penso que o mais importante será os Kms a partir do momento em que a primeira parar  _pol_ _pol_

scooteraddict

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #18 em: 07 de Junho de 2015, 14:56 »
Obrigado pelas vossas felicitações, que faço questão de estender aos companheiros CPM que comigo irão fazer este teste aos combustíveis em unidades Forza NSS300, juntamente com mais 2 "auditores"...que mais não são do que dois membros CPM convidados a fazer parte deste projecto, num total de 5 elementos na estrada.   _pol_


E aqui aproveito para convosco partilhar um dilema que não me sai da cabeça...... _pensador_

Falei com um experiente mecânico na área de motociclismo e que já conheço há alguns anos )pessoa de quem tenho a máxima consideração) e foi-me dito que, mesmo em modelos precisamente iguais (como é o caso), pode perfeitamente existir uma diferença de 1% nos odómetros....basta haver uma diferença de 2mm no desgaste do piso dos pneus entre as unidades em teste.
O que quero dizer com isto, é que hipoteticamente ao Km 250, as 3 unidades podem não estar a indicar precisamente o mesmo... :-\

Posto isto e porque não pretendo que nem esse 1% se intrometa nos resultados, solicito que me indiquem, na vossa opinião, uma boa aplicação para servir como medidor oficial dos Kms percorridos e que será usado por um dos "auditores".
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O Pirelli Diablo Super Biker será um dos melhores para esse efeito?   _pensador_

Esquece os odometros.Nem precisas de uma aplicação...
Leva 3 GPS (configurados com o mesmo numero de registos por distancia para que os track-logs fiquem com percursos exactamente iguais) ;)

Offline Sapiens21

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #19 em: 07 de Junho de 2015, 18:04 »
Lendo a vossa opinião e sugestões, sou levado a concordar inteiramente que pode haver uma medição de outra forma, não passando necessariamente pela utilização de uma aplicação de telemóvel.

Assim, parece-me consensual e justo que caiba a uma unidade exterior ao teste a indicação dos kms oficiais e a respectiva diferença na autonomia das Forza's NSS300, à medida que forem parando por falta de  _vinho_...  Agradeço bastante as vossas sugestões.  _convivio_


Confesso-me bastante curioso com o resultado que este teste aos combustíveis nos dará...

Serão 5Kms de diferença entre elas?...

Serão 10Kms?.....

Ou não haverá diferença alguma que se possa considerar relevante?

No fundo, saber se o diferente custo/Litro tem ou não reflexo algum num depósito cheio.  scooter_ scooter_ scooter_

interceptor

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #20 em: 07 de Junho de 2015, 18:14 »
Acho que usando uma expressão que a deco usou num teste semelhante: é tudo igual ao litro _pol_

Offline mpaneves

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #21 em: 07 de Junho de 2015, 20:19 »
Interceptor,igual, igual não é bem assim ,na mecânica está provado que 98 num vulgar motor provoca sempre menos desgaste e chatisses e  isso esta referido em muito manual que ninguém liga"caso haja batimentos no motor mudar de marca ou aumentar octanas" ,ou do tipo"combustíveis de qualidade superior podem ser usados havendo melhor agrado na condução e melhor longevidade mecânica "
Eu se pudesse gostava de entrar num teste destes com a CBF e fico muito curioso com a iniciativa

Marco Neves
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Marco Neves

interceptor

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #22 em: 07 de Junho de 2015, 20:31 »
Claro que sim, estava a brincar obviamente, acredito sinceramente que há-ja divergência nos consumos das 3 scooters _pol_

Offline Sapiens21

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #23 em: 08 de Junho de 2015, 01:08 »
Refinaria de Sines 



Daqui vem praticamente todo o combustível refinado que a grande maioria de nós consumimos na nossa moto, scooter, barco ou automóvel.

A refinaria de Sines é uma das maiores da Europa, com uma capacidade de destilação de 10,9 milhões de toneladas por ano, ou seja, 220 mil barris por dia!!!

Ocupa uma área de 320 hectares, com uma capacidade de armazenagem de 3 milhões de m³, dos quais 1,5 milhões de petróleo bruto e o restante de produtos intermédios e finais, como o gás, a gasolina, o gasóleo, etc.. A refinaria compreende 34 unidades processuais.


Mas vindo refinados do mesmo local os 3 tipos de combustível aqui em teste...tal implica que sejam iguais no desempenho da combustão e que não haja reflexo algum ao nível da autonomia?

Essa é mesmo a pergunta fulcral e eu (neste momento!) não faço a mais pequena ideia da resposta a dar, até fazer o teste....

Offline José Luís Ferreira

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Re: TESTE INÉDITO AOS COMBUSTÍVEIS » 27-06-2015
« Responder #24 em: 08 de Junho de 2015, 01:22 »

Não estou à espera de grandes diferenças de autonomia. A minha pouca experiência leva-me a apostar que a gasolina de 98 octanas dará vantagem à scooter que a utilizar...

Qual é a autonomia, aproximada, das Forza? Que diferença nas distâncias percorridas poderá ser considerada significativa (que resulte apenas da diferença de combustíveis e não de outros quaisquer imponderáveis)?

Sugiro que o custo por litro de combustível seja registado e que depois seja feito o cálculo do custo por quilómetro (ou por cem quilómetros) percorrido.