Autor Tópico: Conduzir Mota com caixa.  (Lida 26685 vezes)

CarlaLopes

  • Visitante
Conduzir Mota com caixa.
« em: 21 de Maio de 2015, 13:25 »
Já há algum tempo que me tenho perguntado e visto ser um fórum sobre Scooters...  qual a vossa experiência com motas de caixa.  Se acham fácil de conduzir,  ou se a dificuldade foi o que vos levou às scooters.
Eu nunca conduzi nenhuma mas faz-me especial confusão a travagem.
 scooter_

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #1 em: 21 de Maio de 2015, 13:33 »
Carla,

Eu iniciei-me nas scooters, tive duas e depois passei para uma mota de caixa e posso-te dizer, que é como tudo, é uma questão de hábito e de te adaptares a um tipo de condução diferente. A travagem é igual, só que para accionar o travão traseiro é com o pé, mas no meu caso é tão raro utilizá-lo, que ás vezes até me esqueço que existe. A caixa trabalha quase como a caixa de um carro, ao fim de pouco tempo já é intuitivo.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #2 em: 21 de Maio de 2015, 13:38 »
Eu não tive qualquer dificuldade com as mudanças, a única coisa que requereu algum cuidado foi a troca da manete de travão pela embraiagem  _Rolley_

O que me faz preferir as scooters, é a forma de montar ( _corado_ a idade não perdoa) e não gosto de andar com o depósito entre as pernas  _thumbdown_

JViegas

  • Visitante
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #3 em: 21 de Maio de 2015, 14:03 »
Lembro-me de há 20 anos atrás conduzir motas com mudanças. Optei pela maxi talvez pela facilidade do acelerar/travar apenas.
Hoje provavelmente se passasse para uma mota, preferia em primeiro lugar algo com DCT.  _lol_

Offline jacreis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 388
  • Localidade: carvoeira-mafra
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza750
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #4 em: 21 de Maio de 2015, 14:23 »
Eu nunca tinha andado de moto ou scooter, e quando comecei fiquei pelas mudanças tradicionais.
Levei algum tempo até estar automatizado com embraiagem e pedal de mudanças. No inicio algumas vezes as mudanças entraram mesmo sem enbraiagem, e o pedal de travão tinha de pensar em calca-lo.  _corado_ _corado_
Com o tempo os processos ficaram automatizados, de tal forma que quando ando nalguma scooter a reaçao inicial e carregar na manete esquerda (travao) como se fosse mudar de mudança  _corado_ _corado_
Cada um tem o seu tempo de adaptaçao mas depois é um gosto andar nelas  scooter_ scooter_
Honda CBF 600 SA (2011)
Suzuki Vstrom 650 xt (2015)
Sym Cruisym 300 (2019)
Forza 750 2022

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #5 em: 21 de Maio de 2015, 14:25 »
O que me faz  confusão a travar é  o facto de ter que por exemplo numa travagem brusca ter que reduzir.
Por exemplo se forem em terceira e tiverem que travar porque se atravessa algo à  vossa frente.  Têm que reduzir 3, 2,1  é travar ao mesmo tempo.  Acho que  é  assim?
Pergunto dá tempo para tudo?

Offline jacreis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 388
  • Localidade: carvoeira-mafra
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza750
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #6 em: 21 de Maio de 2015, 14:34 »
falo por mim.
Numa situaçao de travagem brusca, a primeira coisa que faço por intuiçao travo imediatamente com o travão da frente e logo a seguir pé no pedal do travao de tras e carrego na embraiagem, quase tudo ao mesmo tempo, logo a seguir e que começo a reduzir mudanças para ajudar (quando dá tempo para isso)
Honda CBF 600 SA (2011)
Suzuki Vstrom 650 xt (2015)
Sym Cruisym 300 (2019)
Forza 750 2022

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #7 em: 21 de Maio de 2015, 14:53 »
 A cbf125 foi a primeira mota com caixa manual que experimentei. Tive curiosidade uma vez que até então só tinha tido caixa automática e lá veio a cbf.

Na verdade há uma automatismo que tem de se adquirir, lado direito (mão e pé), é para travar e o lado esquerdo (mão e pé) para a caixa.

Não pode ser tão difícil senão não víamos a quantidade de motas a circular. Levei algumas horas a praticar e não me senti intimidado.

Neste momento já tenho cerca de 4000km feitos e sem stress. Tenho mais controlo sobre o regime motor mas menos descontração.

Apenas uma questão de aprendizagem, nada mais.

Quanto à questão mota vs scooter já é outro filme.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Marco46

  • Visitante
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #8 em: 21 de Maio de 2015, 15:57 »
Já há algum tempo que me tenho perguntado e visto ser um fórum sobre Scooters...  qual a vossa experiência com motas de caixa.  Se acham fácil de conduzir,  ou se a dificuldade foi o que vos levou às scooters.
Eu nunca conduzi nenhuma mas faz-me especial confusão a travagem.
 scooter_



Carla, faz-te confusao travar porque??? nao travas da mesma maneira com a scooter? continuas a travar com o da frente, apoiado com o de tras, so que em vez da mao esquerda, usas apenas o pe direito, e que só o accionas para parar mesmo a moto em velocidades muito pequenas.  :)

isso é capaz de te custar ao inicio, depois é intuitivo, como nos carros, literalmente!! :)

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #9 em: 21 de Maio de 2015, 16:50 »
Eu vou pelos companheiros quando dizem que é uma questão de habito.

Primeiro estranha-se e depois entranha-se, lá dizia o Fernando Pessoa!

De qualquer modo o problema é por vezes quando está automatizado, e não o fazer de modo automático na altura errada... se bem me entendem.
Por exemplo passamos de uma moto com mudanças para uma scooter com travão na manete esquerda... e lá vai disto travar quando não queremos e de uma maneira brusca por sinal.

Temos aqui em casa uma DCT que pelo menos não tem manete e já evita esse mal.

Por isso depende. Eu utilizo alguns truques que ajudam. Por exemplo nos carros de mudanças automáticas, desde à muitos anos ponho o pé esquerdo no apoio encostado ao lado esq.  e faço força antes de me pôr à estrada. De certa maneira o pé lembra-se que tem que estar ai... para mim resulta e evita a tradicional travagem brusca quando vamos com o pé à embraiagem...

Na mota cerro o punho esquerdo completamente nos punhos, normalmente conduzo sempre com 2 dedos na embraiagem. Faz quase o mesmo efeito  :))

Outro exemplo é o habito de acelerar quando se está parado... o tal vrumm..vrumm...  Numa scooter ou de caixa automática vais te lembrar rapidamente depois de acontecer a primeira ou alguém vem e vai direito ao acelerador e zaaasss ....já foste. No caso da DCT pensam que é uma mota "normal"...  _martelada_

Para mim o sistema perfeito era, ter embraiagem opcional, isto é, caixa automática mas na opcção manual ter embraiagem, para manobras de baixa velocidade com embraiagem para ter um controlo absoluto, subir passeios, curvas apertadas baixa velocidade, piso escorregadio, ou quando me apetece etc... e depois em andamento ela que faça o trabalho!

talvez aja este sistema mas eu desconheço.

boas curvas  _pol_

Offline Pedro Alexandre Silva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 524
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400 I
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #10 em: 21 de Maio de 2015, 18:13 »
Olá Carla,

Eu quando iniciei no mundo das 2 rodas foi com mota de caixa manual, claro que quando comecei fez-me alguma confusão, mas com o passar do tempo é algo normal e intuitivo.

Quando mudei para as scooters..ai sim, alguma dificuldade em habituar-me à manete esquerda esquecia-me completamente que era o travão traseiro..  _Rolley_   _Rolley_ 

Racing is life..
Anything that happens before or after is just waiting

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #11 em: 21 de Maio de 2015, 20:23 »
Ao travar, não têm logo que reduzir as mudanças?

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #12 em: 21 de Maio de 2015, 20:29 »
Ao travar, não têm logo que reduzir as mudanças?

Como é que fazes no carro?
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #13 em: 21 de Maio de 2015, 21:09 »
Desde que  carregue na embraiagem posso travar a fundo sem reduzir as mudanças.  Se assim for até é fácil.

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1791
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #14 em: 21 de Maio de 2015, 21:49 »
Desde que  carregue na embraiagem posso travar a fundo sem reduzir as mudanças.  Se assim for até é fácil.

tal e qual
Rui

Offline MRider

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2014
  • Mensagens: 178
  • Localidade: Ilha da Madeira
  • Marca: Erider
  • Modelo: Thunder 9kw
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #15 em: 21 de Maio de 2015, 23:44 »
Desde que  carregue na embraiagem posso travar a fundo sem reduzir as mudanças.  Se assim for até é fácil.

Mas isso é errado. Devemos sempre que possível ir reduzindo com as velocidades de caixa para travar com o motor.
So se for em caso extremo de urgência, ai sim é os 2 pés ao fundo  _martelada_

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #16 em: 21 de Maio de 2015, 23:46 »
Daí a minha dúvida.  Mas acho que fiquei esclarecida.
Mais opiniões e experiências são bem vindas.  _pol_

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #17 em: 22 de Maio de 2015, 00:09 »
Mas isso é errado. Devemos sempre que possível ir reduzindo com as velocidades de caixa para travar com o motor.
So se for em caso extremo de urgência, ai sim é os 2 pés ao fundo  _martelada_

Tanto no carro como na mota de caixa, é igual.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

nlad

  • Visitante
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #18 em: 22 de Maio de 2015, 00:17 »
Olá Carla,

Ando de scooter mas tenciono comprar uma moto clássica para passeio e para praticar e não me esquecer  da caixa manual.

Na travagem brusca, é como nos carros, travas com mão e pé e não dá tempo para reduções... O que vais sentir é q no fim quando ela está quase imobilizada se não apertares a embreagem ela vai a baixo, exatamente como nos carros...
Se der para reduzir,  em princípio só reduzo uma a abaixo, não dá tempo para mais..

Offline PMarques

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 278
  • Localidade: Santa Cruz - Torres Vedras
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #19 em: 22 de Maio de 2015, 10:28 »
É como mais ou menos já foi dito, se for travagem de emergência as reduções pouco importam, é manete e travão de pé no fundo (isto se tiver ABS claro, senão também não vai correr bem). Em situações de travagem normal, ou mesmo um pouco mais apertada basta travão da frente e ir reduzindo sem nunca largar embraiagem por completo.
Na scooter quando travamos mesmo que seja só com o travão de trás a mota trava muito mais que numa mota de caixa, na mota de caixa se travarmos só com o de trás, a mota não pára lol acho que só serve mesmo para uma emergência, de resto é travão da frente e reduções.
Pode parecer complicado ao início, mas treinar e com a utilização fica automatizado.
Boas curvas
Jet4 0km (06-2011) - 12694km (18-03-2014)
GTS 0km (18-03-2014) - 5600km (11-09-2014)
NC750X 0km (11-09-2014) < scooter_

Marco46

  • Visitante
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #20 em: 22 de Maio de 2015, 10:53 »
Companheira Carla Lopes,

Aconselho-te vivamente a veres este filme do grande mestre  Keith Code. O filme chama-se A Twist of the Wrist II

e ensina-nos tudo o que necessitamos de aprender sobre pilotar correctamente uma moto! Podes pesquisar no Youtube e tens lá em varias linguas, incluindo Ingles com legendas!!

E tal como os demais companheiros aqui esclareceram, nunca se trava a fundo a apertar a embraiagem, pois travar em porto morto é o mesmo que travares um veiculo desgovernado.
O efeito travao motor é muito importante para imobilizar uma moto, mas ai tens de ir travando aos poucos. Se precisares de travar a serio com mudança engrenada, independentemente da mudança metida, ela vai-te proporcionar esse efeito, mas nunca traves a apertar a embraiagem!!

Mas vê esse filme vezes sem conta, vais ver que é uma grande lição.   _pol_



saudações e sem medos!

 _convivio_
« Última modificação: 22 de Maio de 2015, 14:50 por Marco46 »

TRUX

  • Visitante
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #21 em: 22 de Maio de 2015, 13:18 »
Companheira
É claro que com um bate-boca ficas com noção semi-teórica dos procedimentos de condução.
Alerto para o facto de que deves experimentar conduzir uma mota (dita de caixa ) para a tua percepção avaliar a tua perícia para veículos deste tipo, de facto há muitas a circular, mas também há bons, maus e condutores assim-assim...
Gostaria de te desafiar a conduzir uma Harley que tem alavanca de mão de velocidades junto ao depósito...o que haveria a dizer neste caso por exemplo???
O que é bom para mim pode não ser bom ou comportável para ti.

" as motas falam connosco, é só uma questão de as saber ouvir"

É como educar os filhos...não há fórmula perfeita!!!!!!!!!

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #22 em: 22 de Maio de 2015, 16:08 »
Boas,

Só um detalhe, devemos sempre ao reduzir de velocidade como quando travamos claro, acompanhar com a caixa para depois podermos acelerar na mudança correcta, mas não utilizar o motor para travar!
Isso é um dos mitos na minha opinião continua a ser uma pratica menos correcta. Lembrem-se que subir de rotação gasta gasolina e os motores são mais caros que as pastilhas de travão que estão lá para isso mesmo e serem usadas!

Como o companheiro Marco46 aqui referiu (video) os instrutores da superbike school assim o dizem também.

Companheira Carla acho que um teste drive tirava todas as duvidas... ;)

Boas curvas

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk
« Última modificação: 23 de Maio de 2015, 01:02 por cross »

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #23 em: 22 de Maio de 2015, 16:21 »
Olá.

Não custa nada usar uma caixa. Pela experiência que entretanto adquiri, é todo uma questão de coordenação entre o travão motor, o travão da frente ( principal) e um pouco do trás -  é divertido por um lado, e um pouco cansativo por outro em cidade.

 scooter_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Conduzir Mota com caixa.
« Responder #24 em: 22 de Maio de 2015, 21:49 »
Ola,tinha eu os meus 16 anos qd me iniciei neste mundo com uma sasch lebre e com uma casal k50 cross,em 1997 tive uma target e ai ate 2014 foi só scooters 6 no total e agora a cbf125 .
Confesso que agora fui um bocado azelha pois perdi a pratica  e andava a contar as engrenagens ainda mas a CBF é a prova disto e mais ainda.
Agora ela conta com 5800 km e já brinco com a caixa mas atenção, uma scooter é sempre mais pratica  e útil no transito principalmente ,é só rodar punho .comparando directamente uma mota de caixa controla sempre melhor o motor ,logo é mais fácil consumir menos,mais segura em travagens (tem de usar a caixa claro)mais rápida em ultrapassagens ,logo mais segura.
Atenção comparo a CBF com uma scooter dentro da gama de 125,embora a sua Vmax seja inferior a minha ex por exemplo,mas,há sempre um mas,não cansa tanto e dá mais gozo isto porque por ex posso ir a 60 em 5as 5000 rpm e vou a dormir ,de repente dou 2 abaixo e vou- me embora logo ate aos 100 e só meto a 5 aqui se quiser que não parto nada.
É só um exemplo,boas curvas é o que conta!!!

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves