Autor Tópico: Reparar em casa tampa de reflector de Top Case Givi  (Lida 3716 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Reparar em casa tampa de reflector de Top Case Givi
« em: 20 de Maio de 2015, 10:55 »
Queria partilhar com todos a minha reparação de um problema, porque também tenho aprendido muito nestas páginas do fórum.

Parti os pinos de plástico que prendem a tampa de reflector da top case Givi ao puxá-la para cima (a parte onde devemos segurar para puxar a tampa para cima é muito estreita e por isso facilmente a mão escorrega para a tampa do reflector (erro de engenharia no desenho da peça?). Por isso fiquei com a top case parcialmente "despida"  :D


Em primeiro lugar fiz um furo de cada lado, junto à inserção dos suportes dos parafusos ( se virem a espessura, admiram-se de não partirem mais vezes, são muito frágeis). Para isso recomendo o uso de broca de madeira ( 4 mm), rotações muito lentas para não estalar e o uso de um pouco de fita cola para localizar o ponto de entrada e não derrapar.



depois foi só colocar um elástico grosso, bem esticado por dentro e enfiar um travão ( dois pedacinhos de arame, no meu caso de um clip grosso) no lado de fora e a mesma coisa do lado de dentro(parafuso), liberta-se o elástico e já está alegria



No final, por cima um pouco de fita isoladora escura que tinha lá em casa.
Ficou por 0 euros e fica fixo, quando muito, se sentir que o elástico começa a perder força, posso trocá-lo ou colocar uma fita plástica definitiva.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Reparar em casa tampa de reflector de Top Case Givi
« Responder #1 em: 20 de Maio de 2015, 11:30 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

Offline Miguel Rosinha

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 439
  • Localidade: Almeirim
  • What Else?
  • Marca: Honda
  • Modelo: GoldWing GL1800
Re: Reparar em casa tampa de reflector de Top Case Givi
« Responder #2 em: 25 de Maio de 2015, 21:37 »
 _pol_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Reparar em casa tampa de reflector de Top Case Givi
« Responder #3 em: 01 de Junho de 2015, 10:02 »
Alteração à reparação anterior.
O elástico que coloquei começou a ceder lentamente, o suficiente para ficar um pouco mais solto, o que não foi novidade uma vez que era esperado que pudesse ter este comportamento.
Solução: uma fita plástica das que se usam para prender os fios, comprei um pacotinho de 2,5 mm (0,89€), e prendi da mesma forma que com o elástico, usando dois pequenos pregos de aço.
Voltei a colocar a cobertura em fito isolante escura, e cobri com película reflectora escura (como aliás coloquei de lado e atrás na mota
Ficou firme como uma rocha e é definitivo :)
Para quem q
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Reparar em casa tampa de reflector de Top Case Givi
« Responder #4 em: 01 de Junho de 2015, 10:07 »
Alteração à reparação anterior.
O elástico que coloquei começou a ceder lentamente, o suficiente para ficar um pouco mais solto, o que não foi novidade uma vez que era esperado que pudesse ter este comportamento.
Solução: uma fita plástica das que se usam para prender os fios, comprei um pacotinho de 2,5 mm (0,89€), e prendi da mesma forma que com o elástico, usando dois pequenos pregos de aço.
Voltei a colocar a cobertura em fito isolante escura, e cobri com película reflectora escura (como aliás coloquei de lado e atrás na mota
Ficou firme como uma rocha e é definitivo :) A imagem final é igual à que eu postei com a solução elástico, porque repus a cobertura
Para quem tiver o mesmo problema recomendo que vão diretamente para esta solução, é mais eficaz, definitiva e escusam de fazer um buraco tão grande como eu fiz, reduzindo a possibilidade de estalar o plástico.
fotos:
na imagem ainda não tinha cortado a parte excedente da fita, para a tornar mais visível
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"