Autor Tópico: TEST DRIVE Honda VFR800X CrossRunner-JPA  (Lida 8799 vezes)

Offline JPA

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TEST DRIVE Honda VFR800X CrossRunner-JPA
« em: 18 de Maio de 2015, 22:10 »
Viva Companheiros.

Eis o meu test drive à VFRx800 CrossRunner modelo este que não é propriamente uma novidade no catálogo da Honda, mas é destacável a evolução apresentada nesta edição de 2015 que recebeu alguns melhoramentos. Sendo uma “trail”,  tripulamos com as costas muito direitas, e braços numa posição muito confortável – para mim é a postura ideal
 _pol_ _pol_ _pol_


Não pretendendo entrar em considerações muito técnicas, mas apenas partilhar a minha experiência, visto que apenas fiz uns 20 Km num misto estrada /cidade  e logo com dois em cima, pelo que esta abordagem é puramente pessoal.

 
Esteticamente todo o conjunto é apelativo, harmonioso,  sem entrar em certos disparates a evocar algum radicalismo das linhas - por vezes em certos ângulos está lá uma NC com outra roupa. A frente muito interessante e com um vidro modesto, destaca desde logo a colocação dos piscas de dupla função ( servem idem de luzes de presença ) em LED nos retrovisores ficando muito bem conseguida está opção , se bem que estes últimos deveriam ser um pouco maiores – destaco uma quase ausência de vibrações em qualquer regime do motor.  O grupo ótico principal é igualmente interessante  e bem  enquadrado -  não é zarolha e os LED  conferem não somente uma assinatura, mas uma grande eficácia . Dá muito nas vistas! ;)



A traseira é curta, e esguia, conferindo visualmente e em destaque o largo Pirelli Scorpian que sem dúvida ajuda a qualificar a CrossRunner.


 Motor:
A grande alma deste modelo. Um V4 a 90º DOHC 16  106 Cv, com V-TEC, e uma caixa de velocidades  de acionamento hidráulico com uma suavidade fantástica que se pudesse andava o dia inteiro a trocar de velocidades. Com a 1ª engrenada e soltado a embraiagem, nota-se logo o nervosismo. Poderá não ser fácil equilibrar a embraiagem e o acelerador nos primeiros segundos, mas desde logo descobre-se uma grande entrega de força de 4 cilindros após as 2.500 rpm.  Pareceu-me que o motor deveria ser mais redondo em baixas rotações, pelo menos garantia alguma vantagem em cidade em baixa velocidade.

Ao fim de uns KM, chegou a hora da “sopradela”. LOL e mais LOL e um grande LOOOOL. Isto é muito bom. Muito rápido a atingir as 4.000, 5.000, 6.000 rpm, 7.000 rpm… chega! Confirmo que isto anda  muito bem nota-se o“coice” quando o Vtec dispara, ou seja modo 16 válvulas.  A minha pendura não gostou, mesmo tenho avisado previamente para se agarrar com alguma  firmeza. _anjo_

Ciclistica:
Uma moto com um V4 é naturalmente  pesada, mas a Honda conseguiu equilibrar e muito bem este conjunto, fazendo uma correta distribuição do peso que aparenta ser pluma. Ao curvar, nota-se bem que tudo está equilibrado.  O mono amortecedor traseiro a gás é regulável com articulação PRO LINK com um monobraço PRO ARM cujo o design é notável , não me pareceu tão progressiva como deveria ser, sendo por vezes um pouco seca em piso menos bom, enquanto a frente é telescópica a óleo é bastante neutra, mas com a tendência de afundar um pouco.  Acredito que uma outra regulação para 2 seria mais acertada. No global e em bom piso, é muito confortável. _pol_


O assento é confortável, baixo e largo, o que obriga a ter as pernas mais fletidas – tivesse eu  1,70 e encaixava muito melhor nesta mota -  tudo bem que  o assento pode ser levantado, mas não há milagres! A pendura está numa posição mais elevada num bom assento, e com as pernas fletidas nuns estribos pequenos. Não me parece ser muito apropriado para uma trail esta disposição.  Neste ponto a NC 700 está melhor conseguida, e ajustada ao pendura. _pol_


Os pneumáticos são muito bons, e sem dúvida que cumprem as suas pretensões de garantirem uma excelente aderência. Nem quero imaginar em modo rédea solta em estradas sinuosas…
 _pol_ _pol_ _pol_

Travagem:
Muito forte, impressionante na eficácia  e  a requerer  alguma habituação quer no tato quer na distribuição da força. Aquilo que uma NC 700 não faz tão bem, este modelo fá-lo com muita convicção e potência. A travagem podia ser um pouco mais progressiva e dócil o que evita o afundar repentino da frente, mas aqui não há desculpas. Trava com “T” grande. – um nota muito positiva, o ABS não é intrusivo!
 _pol_ _pol_

Diversos:

Não gostei do painel de instrumentos conhecido por quadrante. É pequeno para tanta e completa informação,  e nem sempre de fácil leitura, com a devida exceção do indicador de velocidade digital. Este modelo podia ter levado um misto de mostradores redondos. A retro iluminação  negativa podia ser melhorada. O canhão da chave está lá no fundo, e podia ser mais ergonómico na acessibilidade. _pensador_


Existe nesta moto um botão o HSTC (Honda Selectable Torque System ), numa localização que requer alguma habituação o alcance e manuseio do mesmo. Podia ficar no mesmo grupo de comandos por exemplo no local de acionamento dos punhos aquecidos, mas não, ficou destacado e afastado.  ???_ Quanto ao botão dos piscas está trocado com a buzina, mas o acionamento é muito intuitivo e à prova de esquecimentos.



Mota com tanta alma, deveria ter um escape menos abafado e não tão metálico que grita bem alto após o VTEC dar o kick, porventura até ficaria bem um 4-2. Acho que aqui é que a Honda deveria ter-se esmerado, pois o escape apresenta um mau acabamento com umas soldaduras manhosas e nada bonitas. Aquele inox a amarelecer e descolorado a fingir que é cromado é mesmo para inglês ver e contrasta e muito com o refinamento e qualidade global da moto. Pequeno pormenor: óleo a sair pelo escape! Numa moto com poucas centenas de KM’ isto não me parece muito bom. _pensador_ _Rolley_


Conclusão:

Tirando um ou outro pormenor, é sem dúvida uma moto que nos faz sorrir e muito. Adorei fazer este test drive, e penso que a aposta é ganha, para quem quer um trail de médio porte  com  muito motor, rigorosamente equilibrada, confortável e com caracter. Acredito que a Honda teve em mente uma polivalência de utilização e alguma vertente mais sport, e conseguiu com distinção.  _pol_
Estou convencido que a estatura do condutor é muito importante, o que granjeia e favorece  muito potencias compradores que se intimidam com as trail mais encorpadas. Falta um vidro mais alto e envolvente  e um Akrapovic  para animar, e fica quase tudo um pouco mais perfeito.

Quanto aos consumos, duvido que esteja alinhada com  poupados modelos da Honda de média e alta cilindrada, aliás a CrossTourer 1200 consegue gastar menos! O CB nunca baixou da indicação dos 7.4l /100, mesmo não puxando por ela em 90% do percurso. Acho elevado e nada convincente. Talvez numa tirada de 100-200Km em velocidades constantes nos limites da lei  o consumo seria outro e  bem mais comedido. Será?
 _Rolley_
Ao perguntar ao vendedor aonde era fabricado este modelo, ele hesitou e disse qualquer coisa como India ou China  a exemplo da Vision e da Forza… A ser verdade, o preço praticado até que poderia ser mais em conta. :-?
Deixo um pergunta. Como seria um DCT nesta moto?


 _lool_ _lool_

Cortesia da OndaCoimbra  _pol_
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CarlaLopes

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Re: TEST DRIVE Honda VFR800X CrossRunner-JPA
« Responder #1 em: 19 de Maio de 2015, 05:05 »
Bom teste.
Em relação ao assento, se calhar estava na posição mais baixa. 815 mm?

Marco46

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Re: TEST DRIVE Honda VFR800X CrossRunner-JPA
« Responder #2 em: 19 de Maio de 2015, 09:50 »


Só uma pequena rectificação no tipo de moto apresentada! Esta nao é uma Trail Pura, mas sim uma semi-trail, porque a trail é a CrossTourer, uma vez que com a CrossRunner nao fazes incursoes fora de estrada.  _pol_


Gostei da analise!  _palmas_


saudações

 _convivio_





Offline JPA

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Re: TEST DRIVE Honda VFR800X CrossRunner-JPA
« Responder #3 em: 19 de Maio de 2015, 11:03 »
@Carla Lopes.

Sim, assento estava na posição mais baixa por opção do stand o que desde logo aumenta um maior leque de potenciais compradores deste modelo.

@Marco46

Compreendo a tua opinião, mas o conceito de semi trail nem sempre é pacifico de "vender". A lógica de marketing da Honda define a trajetória deste modelo na categoria das "aventure", logo é aparentada das trail por afinidade.  ;)

A CrossRunner não sendo muito moderna, é sublime na sua categoria das Big-trail. ( grande suspiro.... :)))
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Offline Sapiens21

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Re: TEST DRIVE Honda VFR800X CrossRunner-JPA
« Responder #4 em: 21 de Maio de 2015, 23:38 »
Um test-ride muito abrangente, companheiro JPA.  _pol_

A posição de condução encontra-se de forma natural e ajuda ao controlo da máquina (posição de costas direitas), o motor em tudo igual ao presente na VFR800F e agradável q.b., a instrumentação de facto podia ter mais legibilidade sob a acção directa do sol, ser um nadinha mais leve...e o preço ser 15% inferior.

Mas não me importava nada de ter uma... _Rolley_


Offline marb

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Re: TEST DRIVE Honda VFR800X CrossRunner-JPA
« Responder #5 em: 01 de Julho de 2015, 00:22 »
Também fiz recentemente um test-ride à Crussrunner e fiquei um pouco desiludido.
Em primeiro lugar, porque tinha experimentado primeiro a CBR650F, que adorei, ofuscou um pouco esta.
Depois porque tinha uma top-case e estava um pouco de vento, varejou um pouco.

O que gostei mais: O motor, com bom desempenho, o conforto e a posição de condução.

O que gostei menos: A proteção aerodinâmica, o peso (que se nota), a dificuldade em chegar com os pés ao chão (disseram-me que estava na posição mais baixa) mas tive muita dificuldade nas pequenas manobras ou quando parava, a instabilidade com a top-case e o consumo (a andar sem grandes exageros fez-me 6 e tal)  _confuso_.

Esperava mais da Crossrunner e a CBR850F acabou por superar as minhas expetativa, mas disso flarei noutro tópico.
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline pedroareias

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Re: TEST DRIVE Honda VFR800X CrossRunner-JPA
« Responder #6 em: 01 de Julho de 2015, 02:21 »
Companheiro Marb: também concordo consigo. O reparo anterior do JPA sobre o escape já o fiz à Honda Portugal na altura da FIL porque quer a CrossRunner quer a VFR800F tinham os escapes com os cordões de soldadura corroídos. É na conhecida ZAC (zona afectada pelo calor) e parece tratar-se de corrosão intergranular:  https://en.wiki2.org/wiki/Intergranular_corrosion.

Posso assegurar-lhe que, depois de ter falado com muitas pessoas (donos de Stands, proprietários e motards velhotes) que para quem gosta dos motores V4 da Honda, os modelos a comprar são os 1200 (VFR1200 e CrossTourer).

Em relação aos V4, os motores 4 em linha têm muitas vantagens e alguns incovenientes. Atenção que não sou especialista em motores, mas faço perguntas a colegas da especialidade. Os motores 4 em linha são menos demonstrativos mas mais eficientes. Especialmente em altas RPM conseguem aquele empurrão para a frente que conhecemos.

Não é por acaso que, no dinamómetro, a BMW S1000RR continua a ser a raínha, com a Yamaha R1 a seguir de perto. Reparem que a Ducati Panigale 1299 (V2 ou mais precisamente L2) necessita de mais 30% de cilindrada para competir. O V4 da Aprilia também tem aquele problema de vazio.

Para além disso, deve ser relativamente fácil "tunificar" a CBR650F para ficar com o potencial todo (100-110 cavalos).

Concluindo: imagino que sim, que prefira a CBR650F. Os consumos são também mais baixos. Aliás em termos de eficiência os V4 800 e 1200 são gulosos até ao ridículo.


Também fiz recentemente um test-ride à Crussrunner e fiquei um pouco desiludido.
Em primeiro lugar, porque tinha experimentado primeiro a CBR650F, que adorei, ofuscou um pouco esta.
Depois porque tinha uma top-case e estava um pouco de vento, varejou um pouco.

O que gostei mais: O motor, com bom desempenho, o conforto e a posição de condução.

O que gostei menos: A proteção aerodinâmica, o peso (que se nota), a dificuldade em chegar com os pés ao chão (disseram-me que estava na posição mais baixa) mas tive muita dificuldade nas pequenas manobras ou quando parava, a instabilidade com a top-case e o consumo (a andar sem grandes exageros fez-me 6 e tal)  _confuso_.

Esperava mais da Crossrunner e a CBR850F acabou por superar as minhas expetativa, mas disso flarei noutro tópico.
« Última modificação: 01 de Julho de 2015, 02:42 por pedroareias »