Autor Tópico: Rodagem  (Lida 3690 vezes)

forfun

  • Visitante
Rodagem
« em: 16 de Maio de 2015, 13:41 »
Carissimos,

Ontem foi o meu batismo encima de uma Maxiscooter kymco DT 125, ate agora a experiência tem sido fantastica.

O unico senão é a rodagem, foi-me dito no concessionário que teria de andar com as rotações entre as 4000/5000, nos primeiros 500km,  isto representa andar a 30/40 km/h _Zang_. Seca.

Estarei a fazer bem? Alguem com mais experiência que me de alguma dica, estou completamente a zero.
Como devo fazer para uma rodagem bem feita e mais tarde não ter chatices? Please HELP.

ABRAÇOS
LUIS DUARTE

bmg-pego

  • Visitante
Re: Rodagem
« Responder #1 em: 17 de Maio de 2015, 00:07 »
Carissimos,

Ontem foi o meu batismo encima de uma Maxiscooter kymco DT 125, ate agora a experiência tem sido fantastica.

O unico senão é a rodagem, foi-me dito no concessionário que teria de andar com as rotações entre as 4000/5000, nos primeiros 500km,  isto representa andar a 30/40 km/h _Zang_. Seca.

Estarei a fazer bem? Alguem com mais experiência que me de alguma dica, estou completamente a zero.
Como devo fazer para uma rodagem bem feita e mais tarde não ter chatices? Please HELP.

ABRAÇOS
LUIS DUARTE

Boa noite Luis.

Grande Escolha, espero que tenhas toda a sorte com ela.

No meu caso, o que fiz durante os primeiros 1000kms foi evitar atingir o limite de velocidade, nunca rodar punho muito rapido a frio, ligar a mota uns 2/3 min antes de andar tentar sempre andar nas calmas, nunca puxando muito por ela, o que para mim foi fácil pois quando a fui buscar apenas tinha feito cerca 300 metros de mota na minha vida.. ;D

Acima de tudo anda com calma e segurança. Disfruta da maquina.

Cumprimentos,
Bruno

forfun

  • Visitante
Re: Rodagem
« Responder #2 em: 19 de Maio de 2015, 17:37 »
É  isso Bruno, obrigado,

Disfrutando ao maximo.

 scooter_
 _pol_

Offline jiujiman

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 293
  • Localidade: Loures
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting 400i
Re: Rodagem
« Responder #3 em: 20 de Maio de 2015, 13:24 »
Bela maquina controla nos primeiros 1000 depois sem a esforçares muito é só gozares a maquina
Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita

JViegas

  • Visitante
Re: Rodagem
« Responder #4 em: 20 de Maio de 2015, 14:33 »
Da minha pouca experiência com 2 rodas e relatando um pouco como fiz a rodagem da minha:
1. Deixar sempre aquecer a maquina (por exemplo enquanto te equipas: luvas, capacete, apertar o blusão, etc.);
2. Ter atenção aos arranques repentinos;
3. Não passei das 5000 rpm nos primeiros 1000 kms (velocidade máxima entre os 70/80 - penso eu);
4. Tentar sentir a máquina se vai em esforço ou não.

Depois da rodagem:
1. O mesmo procedimento. Ou seja nunca arranco a frio com a scooter, ou seja, a minha preocupação inicial é coloca-la em funcionamento, enquanto arrumo as coisas na topcase ou coloco o equipamento;
2. Gradualmente e conforme vais-te sentido à vontade subir as rotações, tendo atenção para não sentir a máquina em esforço;
3. Basicamente fazer uma utilização normal no sentido de se ir conhecendo melhor a máquina que nos transporta, respeitando sempre os nossos limites ou o bom senso.