Autor Tópico: [Downtown 125i] Não liga, não faz check  (Lida 5049 vezes)

bmg-pego

  • Visitante
[Downtown 125i] Não liga, não faz check
« em: 16 de Maio de 2015, 00:58 »
Boas pessoal.

Após alguma pesquisa aqui pelo fórum, não consegui encontrar nenhum caso igual ao meu e por isso peço a vossa ajuda.. _anjo_

A minha DT com cerca de 10.000km teve parada cerca de 2 meses e ontem vou para a ir buscar, ligo a chave, o check inicia mas os ponteiros ficam parados a meio do percurso, ouve-se um ruído e não termina o check.  _thumbdown_

Pensei.. Pois, lá se foi a bateria..
Trato de arranjar um carregador, e lá vou sacar a bateria para levar para casa e por a carregar..

Verifico com o multímetro antes de colocar na carga e a bateria está com 11,80v.. _pensador_

De qualquer modo coloco à carga mas o carregador como é automático, identifica de imediato que a bateria está carregada, e volto a verificar com o multímetro e com o carregador ligado, apresenta ter 12,50v.

Agora alguém tem idéia do que pode estar a acontecer? A bateria apresenta estar ok.. _confuso_

Queria tentar evitar a chamada de reboque..  :-[

Desde já obrigado a todos.

Cumprimentos. _pol_

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: [Downtown 125i] Não liga, não faz check
« Responder #1 em: 16 de Maio de 2015, 03:04 »
Companheiro bmg-pego:
O facto de medires a bateria e ela dar-te os 12V não quer dizer nada, porque quando ligas a bateria ela pode não ter "capacidade" para manter a tensão quando lhe colocas a carga em cima (quando o circuito se fecha e há passagem de corrente).

Como me parece que estás à vontade com a utilização do multímetro, proponho-te o exercício:

Liga a bateria aos terminais da mota;
Com o aparelho de medida na função de Voltímetro (corrente contínua, claro, cuidado com a escala) liga as pontas de prova aos terminais da bateria (cuidado com a polaridade), se tiveres umas "garras" dá jeito;
Depois, liga a mota e olha para o valor que aparece no voltímetro. Se o valor da tensão baixar muito (5 V às vezes), já sabes, bateria esgotada (se depois de a carregares ela fizer isso, acabou de encomendar a alma ao criador).

Nota: quando a bateria está boa e ligas a mota, há sempre uma ligeira queda de tensão (V), o que é normal devido à "solicitação" de corrente, depois, com o motor a trabalhar, verificarás que a tensão andará por volta dos 14 Volt. Está ser "alimentada".

Espero ter ajudado.
OBS: Há por aí uns equipamentos milagrosos que, dizem, rejuvenescem a bateria. Sobre isso outros companheiros que falem. Todavia, advirto, só dão vida ao que ainda tem vida...
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Marco46

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Não liga, não faz check
« Responder #2 em: 16 de Maio de 2015, 09:31 »

bmg-pego tens de ir com ela ao Franklin Motos para ele inspeccionar a menina!! :D

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: [Downtown 125i] Não liga, não faz check
« Responder #3 em: 16 de Maio de 2015, 09:55 »
Olá bmg-pego.

Passa pela área Convívio->Apresentação e faz a tua, ela não é opcional! _pol_

Ha por aqui muitos companheiros com DT, tenho a certeza que terás ajuda rapidamente para pores a tua DT a andar!

_convivio_
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

bmg-pego

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Não liga, não faz check
« Responder #4 em: 16 de Maio de 2015, 13:09 »
Companheiro bmg-pego:
O facto de medires a bateria e ela dar-te os 12V não quer dizer nada, porque quando ligas a bateria ela pode não ter "capacidade" para manter a tensão quando lhe colocas a carga em cima (quando o circuito se fecha e há passagem de corrente).

Como me parece que estás à vontade com a utilização do multímetro, proponho-te o exercício:

Liga a bateria aos terminais da mota;
Com o aparelho de medida na função de Voltímetro (corrente contínua, claro, cuidado com a escala) liga as pontas de prova aos terminais da bateria (cuidado com a polaridade), se tiveres umas "garras" dá jeito;
Depois, liga a mota e olha para o valor que aparece no voltímetro. Se o valor da tensão baixar muito (5 V às vezes), já sabes, bateria esgotada (se depois de a carregares ela fizer isso, acabou de encomendar a alma ao criador).

Nota: quando a bateria está boa e ligas a mota, há sempre uma ligeira queda de tensão (V), o que é normal devido à "solicitação" de corrente, depois, com o motor a trabalhar, verificarás que a tensão andará por volta dos 14 Volt. Está ser "alimentada".

Espero ter ajudado.
OBS: Há por aí uns equipamentos milagrosos que, dizem, rejuvenescem a bateria. Sobre isso outros companheiros que falem. Todavia, advirto, só dão vida ao que ainda tem vida...

Desde ja muito obrigado pela ajuda.

Ok, apesar da voltagem medida, a bateria pode não conseguir dar o "pico" de tensão para o motor de arranque trabalhar.. Compreendo, tem sentido.

No entanto, a mota não passa a fase de check, logo, ficando a meio do mesmo.. Nao vai ser possível fazer o teste de tensão quando acciono a ignição.. :-?

Acho que não me sobra muito para além do reboque para a oficina..  _thumbdown_



bmg-pego

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Não liga, não faz check
« Responder #5 em: 16 de Maio de 2015, 13:12 »
Olá bmg-pego.

Passa pela área Convívio->Apresentação e faz a tua, ela não é opcional! _pol_

Ha por aqui muitos companheiros com DT, tenho a certeza que terás ajuda rapidamente para pores a tua DT a andar!

_convivio_

Ola twin.

A minha apresentação ja foi feita há algum tempo, podes encontrar tópicos meus antigos pelo fórum..

O que se passou foi que estive algum tempo se vir cá e perdi o login, tendo de o refazer.

Cumprimentos. ;)

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: [Downtown 125i] Não liga, não faz check
« Responder #6 em: 16 de Maio de 2015, 13:22 »
Upsss... Desvantagens de estar a consultar no telemóvel... _Rolley_
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)