Autor Tópico: Botão de arranque... e nada!  (Lida 4203 vezes)

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João Borges

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Botão de arranque... e nada!
« em: 12 de Maio de 2015, 13:02 »
Olá!
Fui dar um giro á praia com a Maria na LuZinete.
Na volta, não pegava... Pelos sintomas era bateria.
Fui comprar uma bateria e pegou logo!

As minhas duvidas são as seguintes:

1-Quanto tempo deve durar uma bateria?
Sabendo que a Maxi circula todos os dias e não tem alarme nem nenhuma gigajoga que a faça gastar mais bateria.

2- Há nas maxi algo que carregue a bateria, algo como o alternador nos carros?
É que me preocupa o facto do "alternador" não estar a funcionar bem!

3 - Não há nenhum aviso, tipo uma luzinhha, no painel de instrumentos que avise que a bateria pode estar em vias de ir ás urtigas?

Deixo também a informação que a bateria que morreu era a de origem do ano 2011!

Obrigado por lerem, desculpem o testamento e agradeço a quem souber responder.
Cumps!  _pt_
« Última modificação: 12 de Maio de 2015, 16:35 por José Luís Ferreira »

Rodrigues

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Re: botão de arranque... nada!
« Responder #1 em: 12 de Maio de 2015, 14:03 »
Amigo, a minha Gts 125i também é de 2011 e ainda é a mesma bateria, até agora tem pegado sempre á primeira e se estiver um mês a chover é o tempo que fica parada _Rolley_

Nunca se sabe quando vai morrer, estas coisas são quase sempre de morte súbita, num dia pega á primeira, no outro vou á loja comprar uma !....

O sintoma mais comum é a luz dos médios a enfraquecerem em andamento porque apesar do alternador estar a funcionar bem á sempre uma perda á saída da bateria.



 
« Última modificação: 12 de Maio de 2015, 14:10 por Rodrigues »

Offline fastnet

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Re: Botão de arranque... e nada!
« Responder #2 em: 12 de Maio de 2015, 17:24 »
O tempo de vida duma bateria depende de vários fatores como descargas profundas, deficiência no circuito de carregamento, temperatura de funcionamento, etc.
Fora alguma destas deficiências/mau uso, a bateria não deve durar menos de 3 anos e 5-6 anos é um tempo razoável. Pode durar mais ou menos mas também há marcas e preços diferentes.

Existe um circuito de carga com alternador e regulador de carga, senão pouco andarias com a scooter. Com o consumo do motor de arranque e farol de 55w sempre aceso a bateria duraria pouco.

Alguns modelos possuem voltímetro permitindo ver a voltagem inicial da bateria, luz de avaria no sistema de carga não conheço mas pode haver.

Há uns medidores de tensão baratos que medem a carga da bateria e controlam o sistema de carga, não são super fiáveis mas é melhor que nada  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

João Borges

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Re: Botão de arranque... e nada!
« Responder #3 em: 12 de Maio de 2015, 18:31 »
Que azar!
Bem, que susto!

Depois de meter a bateria nova, fui dar uma volta com a maxi, ao fim de cerca de 4 km's, noto um cheiro intenso a queimado.
Paro a mota e era uma fumarada a vir debaixo do banco, levanto o banco e não vi nada queimado!
Dei a volta á mota e por cima do tubo de escape perto do que me parece ser o regulador de corrente (acho, não tenho a certeza) estavam lá os fios a arder!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Lá consegui apagar o fogo. Já aconteceu algo parecido, alguma ideia do porquê?

Felizmente ainda me trouxe até casa, parando varias vezes para a arrefecer! :(

Junto fotos do local em chamas.




Offline wime

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Re: Botão de arranque... e nada!
« Responder #4 em: 12 de Maio de 2015, 19:01 »
Ora aí tens a resposta à morte da anterior bateria e olha que a nova também já não deve estar famosa.

Esse regulador de tensão "já foi".

Boa sorte com a reparação.
DT125LC-VFR750F-B200-GTS300i ABS/SS

João Borges

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Re: Botão de arranque... e nada!
« Responder #5 em: 12 de Maio de 2015, 19:38 »
Epá...
Mas a bateria nova é mesmo nova! Tem 2 dias na mota! _policia_
Ainda está na garantia... devo reclamar uma nova? _reg_
Ando aqui todo lixado... lixado com F.
Enfim, já contactei a MotoCenter e responderam-me que já têem uma ideia do que foi... para lá a scooter_ deixar assim que puder...
Será que vai ser muito caro? :-?
Cum Catano...!! :-\
« Última modificação: 12 de Maio de 2015, 19:40 por João Borges »

Offline AMonteiro

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Re: Botão de arranque... e nada!
« Responder #6 em: 21 de Maio de 2015, 10:26 »
Companheiro João Borges,já sabe o que se passou?

Na minha acende a luz da bateria e os médios perdem intensidade.

Boas curvas scooter_

João Borges

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Re: Botão de arranque... e nada!
« Responder #7 em: 23 de Maio de 2015, 10:20 »
Foi mesmo o rectificador de corrente que acabou com a bateria de origem, e com a nova sobreaqueceu de tal forma que ardeu.

No seu caso desconfio que a sua bateria nao esta a levar carga.

Pode ser a bateria na sucata, ou pode ser o alternador que nao esta a fazer o que deve.seja como for ,aproveite e mude o rectificador de corrente, pois é um problema comum nelas, o motorista do reboque quando chegou perguntou logo se tinha sido o rectificador de corrente, disse que pelo menos uma vez por semana carrega uma para a oficina.

Offline Du Art

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Re: Botão de arranque... e nada!
« Responder #8 em: 23 de Maio de 2015, 10:44 »
Será que nos modelos mais recentes também acontece o mesmo?

Por enquanto a minha está na garantia mas não estou para ficar sem mota por carta de uma brincadeira destas. Se calhar era bom andar com uma garrafa de água á mão.

Offline AMonteiro

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Re: Botão de arranque... e nada!
« Responder #9 em: 25 de Maio de 2015, 13:43 »
Já troquei o rectificador de corrente e a bateria.

Com a bateria antiga e com a gts a trabalhar conseguia medir 13 e tal volts na bateria.
Desligando a gts os volts na bateria começavam a descer.

Offline Du Art

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Re: Botão de arranque... e nada!
« Responder #10 em: 27 de Maio de 2015, 08:20 »
Já troquei o rectificador de corrente e a bateria.

Com a bateria antiga e com a gts a trabalhar conseguia medir 13 e tal volts na bateria.
Desligando a gts os volts na bateria começavam a descer.

E agora já não acontece?

Offline AMonteiro

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Re: Botão de arranque... e nada!
« Responder #11 em: 27 de Maio de 2015, 09:07 »
Agora já não acontece.  _pol_

Volts mantêm-se e as luzes não perdem intensidade.

Boas curvas  scooter_

Offline Du Art

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Re: Botão de arranque... e nada!
« Responder #12 em: 27 de Maio de 2015, 21:22 »
Agora já não acontece.  _pol_

Volts mantêm-se e as luzes não perdem intensidade.

Boas curvas  scooter_

Allright  _convivio_

João Borges

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Re: Botão de arranque... e nada!
« Responder #13 em: 26 de Junho de 2015, 11:25 »
Já troquei o rectificador de corrente e a bateria.

Com a bateria antiga e com a gts a trabalhar conseguia medir 13 e tal volts na bateria.
Desligando a gts os volts na bateria começavam a descer.

Trocou o rectificador de corrente por um igual ou por algum melhor compativel com a maxiscooter?
Obg.

Offline AMonteiro

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Re: Botão de arranque... e nada!
« Responder #14 em: 30 de Junho de 2015, 17:52 »
Trocou o rectificador de corrente por um igual ou por algum melhor compativel com a maxiscooter?
Obg.

Comprei na HMotos,é da Sym.
É igual ao de origem.
Até agora não tive problemas.

Boas curvas  scooter_

João Borges

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Re: Botão de arranque... e nada!
« Responder #15 em: 01 de Julho de 2015, 01:01 »
ok...
Bom, peço-vos que dêem alguma atenção ao rectificador de corrente ( ou regulador de tensao)...
Aquilo aquece a mesmo a sério!
Também me parece falha de concepcão instalar uma peça que aquece tanto, por cima do tubo de escape, que também de fresco não tem nada!

Em movimento talvez até consiga arrefecer, mas se assim fosse não tinha começado a arder em andamento.

Uma vez a mota parada, e sabendo que o ar quente, sobe... enquanto o escape se mantiver quente, o rectificador de corrente tem alguma dificuldade em arrefecer!

Boas curvas e andém atentos!