Autor Tópico: Yamaha Xmax 250 (2010-2013)  (Lida 9954 vezes)

Offline Filipe Pombo

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Yamaha Xmax 250 (2010-2013)
« em: 09 de Maio de 2015, 23:36 »
Estou numa de Test Drives, desta vez peguei numa usada, um modelo que é uma referência no mundo das scooters.

Esta scooter é a do Fábio Pombo, o meu filho , ainda não tem carta, falta a condução, ela fica na garagem enquanto ele não tem o seu DB eu aproveitei para um TR que penso que servirá para quem esteja a pensar comprar uma usada , ou mesmo a de 2014 /2015 já que em termos de motor e performance são semelhantes.

Esta Xmax de 2012, com 4,450 kms veio equipada com Akrapovik , amortecedores de competição, vidro mais elevado da Yamaha , e ABS.
Motor monocilindrico de 4 tempos de 249,8 cc , 20,4 cv de potência e 184 kgs comn ABS, suspensão dianteira telescópica e traseira de braço com amortecedores YSS (extra)



Fizemos o negócio perto do Porto e eu fui para aconselhar e para a trazer ...caso houvesse negócio.

Assim foi o meu segundo contacto com a Xmax 250 cujo a fama a persegue, e no meu caso até agora considerei a Xmax mais equilibrada, partilhando até agora esta opinião com muitos dos meus conhecidos.

A Xmax 250 chegou ao mercado em 2005 como um modelo scooter funcional em urbano e misto de estrada, a fazer parelha com a Tmax 500, foi um sucesso desde logo, e dando inicio aos modelos todos da Xmax.

A testada neste TR é a Xmax 250 anterior á que está em vigor, motor semelhante, manómetros analógicos e estética característica da gama com mais arredondados .

Habituado á Xmax 400 e anteriormente á Xmax 125, esta 250 não me trouxe nada de novo em termos de utilização, confortável com  amortecedores desportivos, e o Akrapovik com DB killer..o vidro ligeiramente mais alto do que o original, não me perturbou e nada..









Dei á chave  e o ronco grave do Akra deu logo de si.. preparei-me para os 300 kms que iria fazer esta tarde.. em estrada nacional claro!




Acelerei em circuito urbano e achei o motor muito parecido com a 125, com alguma genica..o conforto em  geral bom , pernas estendidas para chegar ao chão onde assento bem os pés, talvez seja o hábito.

Perfomance:

Fiz os primeiros 50 kms e depois deixei o Fábio levar a X250 até perto de Pombal,




Onde voltei a pegar na X250. Nos primeiros 50 km's incluí AE entre Porto e SM da Feira, mais sensível a ventos laterais do que a Xmax 400, senti o motor muito preso, com dificuldade em chegar aos 120 kms/h e timidamente aos 130 Kms/h ...isto nos primeiros quilometros, deixei-a percorrer sem esforço , e rodei o punho á espera de aceleração que foi sendo gradual...quando descia para SM da Feira, já o ponteiro marcava 135 kms/h , mas sem passar disto, preocupei-me...mas saí da AE e segui até á NC1 onde almoçamos,  _convivio_   ...depois do almoço. 

Continuamos estrada a baixo e já senti a X250 mais solta.. enchi o depósito e passei a X250 ao Fábio que fez mais cerca de 50 quilometros com tiradas em velocidades de 120-140 Kms/h ...já em Pombal, voltei a pegar no guiador da X250 e já notei a scooter cada vez mais solta e na fabulosa IC2 entre a Batalha e rio Maior, foi sempre a abrir com punho trancado, 120...130...140...140... e foi até Vila Franca um condução desportiva de quem está habituado a cilindradas maiores...sempre com segurança a condução foi rápida e satisfatória.. _pol_

Aos 216 ks, passei por uma estação de serviço , atestei novamente com uma média de 3,6 litros que considero excelente face ao tipo de condução desportiva que fiz....

Em alguns pontos experimentei os travões, de disco , sendo o da frente monodisco  de 267 mm de diametro , em comparação com a Xmax 400 que tem dois  _thumbdown_  no entanto os discos da X250 mostraram eficácia e zero de cansaço nas travagens que foram sempre curtas em piso seco.



A suspensão com os amortecedores YSS  é excelente, absorve as irregularidades, embora ligeiramente seca, permite uma condução e abordagem das curvas de forma suave e sem sobressaltos, ao que tem ajuda dos excelentes City Grip de origem.



Os farois não são um must de luz, mas são o suficiente , embora com dois anos, estão impecáveis, tal como os plásticos em geral da X250 que os tem impecáveis..





Em Alverca, tomei a A1 e progressivamente fui dando-lhe pulso até chegar ligeiramente acima dos 140 kms/h  ficando-me pelos 145 , que considerando o erro que detectei no velocímetro do enlatado , deve ser na casa dos 10 kms/h de erro, portanto a velocidade máxima deve ter andado nos 135 kms/h que penso ser pouco e com um grande abismo entre a Xmax 250 e a Xmax 400 o que me faz acreditar que este motor ainda está muito preso, pelo estado geral da Scooter que fez os seus primeiros 1250 kms em seis meses
e os 4500 kms em 30 meses , e deve ter sido em regimes muitos baixos..agora há que a esticar... _Rolley_

No geral, achei uma 250 bem equilibrada com condução agradável, permite ultrapassar quando se pretende com facilidade mesmo em subidas.

Tem um regime calminho em baixas e quando se sobe de regime passa a ter um som mais grave e comportamento mais nervoso.
Esta passagem na embraiagem faz perder um pouco de arranque que tenho da Xmax 400.

Referi que até agora defendi a Xmax 250 como a mais equilibrada, mas ..deixei-me disso, a XMax 400 é para mim a topo das Xmax sem dúvida, acelerações, resposta do motor, equilibrio e estabilidade..só perde no consumo de 4,2 litro em média para consumos mais moderados nas 125 e 250 , mas isso que se dane...só o facto de percorrer AE sem abanar e a velocidades acima dos limites legais e com pendura estar sempre disponível para responder, é para mim uma mais valia importante que faz com que não me arrependa de ter optado pela 400 cc ..de certo que a 250 sendo uma maquina equilibrada, de acordo a minha condução...mais tarde ou mais cedo já se teria esgotado para mim...  _Rolley_


Gostei:

 _pol_ consumo
 _pol_ conforto
 _pol_ suavidade
 _pol_ segurança
 _pol_ espaço de arrumos no baú
 _pol_ ABS
 _pol_ comportamento geral

 _thumbdown_ estética ultrapassada mas aceitável
 _thumbdown_ acelerações em baixo regime
 _thumbdown_ falta de travão de parque
 _thumbdown_ um só disco de travão frontal
 _thumbdown_ falta de ajuste das manetes de travão
« Última modificação: 27 de Maio de 2015, 03:32 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

Offline Scooterado

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Re: Yamaha Xmax 250 (2010-2013)
« Responder #1 em: 10 de Maio de 2015, 07:49 »
...Muito bom teste companheiro e eu também sou daqueles que aprecio muito a XMAX 250 e tivesse eu na altura ( 2010 ) a carta de moto que tirei apenas em Janeiro 2013 e teria quase de certeza sido esse o modelo que teria comprado ( em vez da 125 ).
Continua a ser uma das melhores e depois de lhe mudares o óleo e filtro e com + uns esticões vai satisfazer e muito e para 1 jovem piloto é + do que apropriada _pol_
1 abraço
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desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

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Re: Yamaha Xmax 250 (2010-2013)
« Responder #2 em: 10 de Maio de 2015, 08:37 »
Só uma correção Filipe: os amortecedores são YSS e não VSS...



_pol_
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Duarte Victor

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Re: Yamaha Xmax 250 (2010-2013)
« Responder #3 em: 10 de Maio de 2015, 17:02 »
Tive uma Xmax 250 de 2010 e é uma excelente máquina, mas concordo que a 400 é de facto o topo das Xmax's. Claro que depende sempre da utilização pretendida e as três motorizações Xmax's são solução para qualquer uma. É só escolher a mais adequada.
No entanto, fiquei curioso relativamente à suspensão YSS e questiono se não seria uma boa alternativa à atual suspensão da Xmax 400  _pensador_. A minha coluna agradecia e talvez pusesse a cinta de parte.  _pol_

Offline Paulo Silveiro

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Re: Yamaha Xmax 250 (2010-2013)
« Responder #4 em: 11 de Maio de 2015, 09:50 »
A scooter está com muito bom aspeto, e esses amortecedores são um must. Eu na minha antiga PCX tinha uns bitubo e o comportamento melhorou. Na minha Xmax 125 acho os amortecedores bons, não vendo necessidade de trocas. Já na 400 talvez uns amortecedores com outro setup a tornassem perfeita nas curvas.
O Fábio deve estar feliz com essa compra, venha a carta para nos acompanhar nos passeios.
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Re: Yamaha Xmax 250 (2010-2013)
« Responder #5 em: 11 de Maio de 2015, 10:02 »
Filipe, quero ver isso ao vivo... Estou com curiosidade de perceber as diferenças para a 125cc e ver se os amortecedores YSS fazem a diferença... _pensador_
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TMaxer

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Re: Yamaha Xmax 250 (2010-2013)
« Responder #6 em: 11 de Maio de 2015, 10:40 »
O Joao SPS38  _pol_ também tinha uns amortecedores desses na dele, com rebranding "Malossi" e dizia maravilhas  _pol_


Parabens Fabio pela nova montada!!!  _pol_ _pol_ _pol_
« Última modificação: 14 de Maio de 2015, 20:51 por TMaxer »

Offline twin-pt

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Re: Yamaha Xmax 250 (2010-2013)
« Responder #7 em: 14 de Maio de 2015, 20:07 »
Essa 250 está um mimo, parece nova, que saiu do stand agora mesmo! Era de garagem, de certeza...

Mas falta ser oLEDizada... _Rolley_
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Offline Sapiens21

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Re: Yamaha Xmax 250 (2010-2013)
« Responder #8 em: 16 de Maio de 2015, 01:09 »
Essa X-Max 250 está impecavelmente estimada.

Até mesmo pelas fotos se percebe que os pneus (de origem) estão como novos ou muito perto disso.

Foi mesmo um achado e o teu filho fez uma muito boa compra. Felicidades e muitos Kms de prazer.

RSTeixeira

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Re: Yamaha Xmax 250 (2010-2013)
« Responder #9 em: 26 de Maio de 2015, 23:06 »
Olá a todos, tenho uma Xmax 125 de 2012 também com Akrapovic e decidi que estava finalmente na altura de tirar a carta!! Visto que me inscrevi hoje na escola de condução, está na altura de trocar de montada 😊. A minha escolha racional seria ficar-me pela Xmax 250, por muitos considerada a mais equilibrada das 3, mas tenho receio de não notar muita diferença para a 125. O que acham? Vale a pena o investimento adicional? Faço a A5 algumas vezes por semana e gostava de mais genica nas subidas. Obrigado e boas curvas

interceptor

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Re: Yamaha Xmax 250 (2010-2013)
« Responder #10 em: 26 de Maio de 2015, 23:15 »
Vais notar a diferença para a 125 garantidamente ;) Eu à dois anos atrás estava na mesma situação que tu, optei pela 250 porque não queria uma mota que gastasse mais de 4L/100, a manutenção é barata e até fácil de sermos nós próprios a fazer, o seguro e iuc são os mesmos de uma 125.

Alguns dizem "que é curta" mas eu passados dois anos e 22mk cá continuo com ela, dá-me um gozo enorme conduzir-la todos os dias de verão e de inverno e apesar de não vislumbrar nenhuma scooter que me faça trocar neste momento vou olhando para outras "motas a serio" sem grande pressa.

Mario Fernando Carvalho

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Re: Yamaha Xmax 250 (2010-2013)
« Responder #11 em: 26 de Maio de 2015, 23:33 »
Tenho uma xmax 250 2014 quando dizem que diferença para a 125 é curta, ou então como já li aqui no forum que não existem grandes diferenças só posso dizer que não sabem do que falam...
Actualmente a minha tem 12500 Kms sem problemas consumos 3.7 l andar bem( facilmente faço 3.4l).
Resumindo se achas que as 125cm fazem 10 segs dos 0 aos 100k/h e em recta dão 145 e a descer 158 km então não existem diferenças... _lol_

Nota: esta já é a minha quinta montada de diferentes cm3 desde 1990 a rolar.
 

Offline Filipe Pombo

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Re: Yamaha Xmax 250 (2010-2013)
« Responder #12 em: 27 de Maio de 2015, 03:22 »
Tenho uma xmax 250 2014 quando dizem que diferença para a 125 é curta, ou então como já li aqui no forum que não existem grandes diferenças só posso dizer que não sabem do que falam...
Actualmente a minha tem 12500 Kms sem problemas consumos 3.7 l andar bem( facilmente faço 3.4l).
Resumindo se achas que as 125cm fazem 10 segs dos 0 aos 100k/h e em recta dão 145 e a descer 158 km então não existem diferenças... _lol_

Nota: esta já é a minha quinta montada de diferentes cm3 desde 1990 a rolar.


Estas Scooters são e serão sempre curtas _martelada_

Quando temos uma 125 queremos uma 250 e depois uma 400 e depois uma 650 e depois uma bi-cilindrica e depois uma 750 ... :-?

Hoje em dia sinto a Xmax 400 curta, andei um fim‑de‑semana prolongado a curtir a Integra (800 kms) e a Tmax do Tmaxer (200 kms) e foi a minha desgraça  _martelada_ _martelada_

Este fim‑de‑semana andei numa Xmax 125 (2014)  e aquilo parecia-me estranho, rodava o punho e nada...a subir 35...45....60....68...69...70...80....80 ..82  kms/h em recta lá fui até aos 100 ..120 e precisava de estrada para continuar acredito que chegasse aos 130 e tal  _pensador_

Este paragrafo lento foi a minha experiência com as 125 actualmente, tirando a PCX a a Downtown do Axe que têm sempre aquele arranque  _pol_  .  Quando fui buscar esta 250 do Fábio tinha a sensação de estar presa, o que aconteceu, mas á medida que fui descendo pela  EN1 já ia nos 140 sempre com um consumo moderado.

Acho que com o tempo precisamos sempre de mais e mais , a sensação de aceleração e a necessidade de nos afastarmos dos enlatados são sempre incentivos ao aumento de cm3.

Portanto, tive a Xmax 125 de 2013 , andei e está comigo esta 250 (2012) do Fábio e tenho a Xmax 400 de 2014, considero das três a 250 uma 125 encorpada, tem aceleração, anda mais do que parece, é muito estável , silenciosa, e tem uma suavidade impressionante. Acelera muito mais do que a 125 e não se engasga nas subidas... muito equilibrada.  _pol_  no total tem-me feito 3,5 litros em média, já que andei cerca de 400 kms com esta.

Com a 400 as coisas são outra loiça, tem arranque e consumos superiores, como é óbvio  _Rolley_ , considerando a família Xmax , neste momento não era capaz de voltar para trás,  para cilindradas de 125/250 cm3 , gasta mais ou menos 4,3 lts/100 embora ultimamente tenha subido para os 4,5lts , o que se deve ao desgaste dos roletes e correia , já que está com 18,000 kms .

Se fosse para andar só na cidade , a 250 era melhor compra sem dúvida, mas para estrada nacionais e com pendura a 400 é o mínimo que pretendo,  gosto de acelerar e ela responder logo, gosto de sentir que posso escapulir do transito e de maioria dos enlatados.

Contudo a 250 não nos deixa ficar mal e em relação á Xmax 125, nada a haver...é um upgrade evidente , se vai ficar curta ...vai claro, tal como a 400 e sucessivamente ...  _mau_  uma coisa é certa..a 250 ainda está no mundo económico e restrito das 125, depois disto é para esquecer a economia pura, este mundo de revisões económicas, de IUC barato, de consumos moderadíssimos...
« Última modificação: 27 de Maio de 2015, 03:43 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

Offline Filipe Pombo

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Re: Yamaha Xmax 250 (2010-2013)
« Responder #13 em: 27 de Maio de 2015, 03:41 »
Tive uma Xmax 250 de 2010 e é uma excelente máquina, mas concordo que a 400 é de facto o topo das Xmax's. Claro que depende sempre da utilização pretendida e as três motorizações Xmax's são solução para qualquer uma. É só escolher a mais adequada.
No entanto, fiquei curioso relativamente à suspensão YSS e questiono se não seria uma boa alternativa à atual suspensão da Xmax 400  _pensador_. A minha coluna agradecia e talvez pusesse a cinta de parte.  _pol_

Não uso cinta, muito embora com a 125 tivesse tido essa necessidade, com a X400 fiz desde Agosto 2014 cerca de 15,000 kms e não tenho tido essa necessidade ...há quem me diga que deveria alterar a suspensão, tenho andado com esta X250 e com os amortecedores YSS não noto assim uma diferença abismal que justifique o investimento de 300€  _pensador_

A verdade é que fiz 250 kms com a X250 entre Espinho e Lisboa e nada de cansaço da coluna.

Atenção que tenho 48 anos e já tive problemas de lombares e como fotógrafo tenho sempre alguma sensibilidade extra na coluna  :-?

Notei sim diferença no comportamento da X400 com a aquisição do Akrapovic, mais equilibrada e com um curvar mais equilibrado e menos limites nas passagens entre enlatados.
Espirito Aventura